Então vc está procurando nivelar os procedimentos de custos da indústria aeronautica francesa com o dos americanos... Eu já coloquei no fórum o depoimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do então chefe da COPAC no FX1 Fernando Cima à respeito das críticas da hora voo cara e manutencão do Mirage 2000MK2 que estava sendo oferecido (na verdade era chamado de 2000BR) em comparação aos outros, os procedimentos dos franceses e do relato de abuso de poder econômico no caso da manutenção do Super Puma pelo Comandante Bueno.Carlos Lima escreveu: O problema dessa análise é que ela parte do principio que o FMS é composto de um contrato e ponto... e a partir daí os custos são divididos pelas células e acabou.
Pois é... aí é que mora o perigo, pois é só ver quantos contratos adicionais os australianos assinaram (e isso somente para o SH... sem contas a conversão de células para Growler), para mostrar que o custo de uma aeronave comprada FMS possui tantas facetas quanto o custo de uma aeronave comprada fora do FMS (F-16 B60) ou mesmo por outro país (Rafale ou Gripen fornecido para outros países).
Seria interessante que vc cite exemplo de algo que contrarie e coloque os 2 fornecedores no mesmo nível quanto a FAB nessa área...
Não é bem assim...Carlos Lima escreveu:
Os Suiços foram que vieram à frente e disseram... "- compramos o mais barato e ponto". O que é extremamente válido~.
http://www.aereo.jor.br/page/5/‘Mesmo que tivesse mais dinheiro, eu ainda compraria o Gripen’
Afirmação é do chefe do Departamento de Defesa da Suíça, Ueli Maurer, em coletiva de imprensa na qual a escolha do Gripen sueco foi um dos principais assuntos
Nos últimos dias, a mídia suíça deu destaque a declarações do chefe do Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esportes do país, Ueli Maurer. Uma das afirmações virou manchete do jornal “Tribune de Genève” (e outros), e usamos para o título no alto desta matéria. A coletiva de imprensa foi dada no Centro Logístico do Exército em Grolley e tratou, entre outros assuntos, dos próximos passos relacionados à pretendida aquisição do caça Gripen, da sueca Saab.
Segundo Maurer, “o Gripen é uma escolha pragmática. É um avião moderado, com bom preço e necessário para as Forças Armadas da Suíça. Nós não temos dinheiro para adquirir um avião mais caro. E isso também não é necessário, pois o Gripen cumpre os critérios. Mesmo que eu tivesse mais dinheiro, eu ainda compraria o Gripen, e utilizaria as verbas adicionais em outros projetos de modernização das Forças Armadas.”
Aliás a declaração do Saito, em abril de 2010 em São José dos Campos, se coaduna com o chefe do Departamento de Defesa da Suíca:
http://www.ovale.com.br/regi-o/saito-ne ... nts-7.7599Saito nega apoio a jato francês
Comandante da Aeronáutica afirma em São José que o novo parecer sobre o programa F-X2 não favorece o caça Rafale
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, negou que o novo parecer feito pela Aeronáutica sobre a escolha dos caças para reaparelhar a FAB (Força Aérea Brasileira) tenha apontado o avião francês Rafale como a melhor proposta.
"O novo parecer não favorece o Rafale. Para a FAB, qualquer dos três concorrentes atende às nossas necessidades.
(...)
Agora, vc tem total liberdade de discordar da FAB, claro.
Leia o que eu acabei de responder ao Luís Henrique.Carlos Lima escreveu: No mais, os argumentos utilizados para dizer que simplesmente o Rafale custa mais estão sendo baseados em "Revista Isto É Dinheiro", "declaracões de oficiais "ANONIMAMENTE" criticando o custo do caça francês"... a crítica de um Brigadeiro comparando caças franceses a "câmera polaroide" ... etc etc etc etc.
É por esse tipo de coisa que eu continuo afirmando que o que está sendo escrito aqui não passa de Super-trunfo... porque é baseado em "rumores", "anonimato", "anedotas" e suposições.
Ademais, com excessão do maior consumo de combustível do SH, Rafale tem todos os motivos para ter um custo de operração maior que o F-18E/F (questão de câmbio, economia de escala, maior manutenção, etc). E coloque todos esse fatores juntos.
E vc e seus amigos que agora estão no outro fórum as usam ("Super Lento", "Super Bug","Super Torto", "Bomb Truck"-aliás vc usou esse termo semana passada). E foram rebatidas ao longo desses 5 anos pelo Fábio Morais Castro, pelo Penguin e por mim.Carlos Lima escreveu: Imagina se todas as anedotas que circulam em relação ao SH fossem simplesmente aceitas como sendo a 'verdade'?? Não há debate saudável que sobreviva a isso... a coisa vira drama de torcidas e ninguém ganha nada com isso.
Concordo plenamente: com teus amigos pegando declarações de blogueiros contra o Super Hornet como um tal de Eric Palmer, onde no pefil no blog dele está em branco. Nem se sabe o que ele faz. Mas usavam contra o caça lá no tópico dele...Carlos Lima escreveu: Assim fica fácil criticar qualquer coisa...
Concordo plenamente. E por isso que a FAB realizou um relatório extenso, de 27 mil páginas. E o Comandante da Força deixou bem claro que qualquer um dos 3 atende às necessidades.Carlos Lima escreveu:
No mais existe o problema que está relacionado a o que é 'realmente caro'. E aí é aonde a porca torce o rabo, porque 'caro' passa a agregar outras dimensões que vão muito além do quanto dinheiro algo custa em termos de $$$$.
O F-35 é uma fortuna e toda semana saem críticas dizendo que é isso e aquilo... vários países estão alarmados sobre o quanto vai custar e sair do bolso deles... mas peraí... apesar disso tudo ninguém pulou do barco ainda... apesar das ameaças e dos dramas...
A resposta é que o retorno esperado dessa empreitada por enquanto compensa o '$$$'.
Da mesma forma apesar de ser "caro" os indianos tiveram como finalistas o Rafale e o Typhoon apesar dos outros concorrentes serem 'mais baratos' (Supostamente).
Anedotas? Putz. Aliás, nem precisa ter acesso a relatórios. Bastam as declaraçães oficiais da FAB para perceber que o Rafale não é a melhor opcão. Mas vc e o Governo antiamericano do PT pode considerar que um caça americano e um outro caça meio americano não atende, não obstante custem a metade do preço e cumpram as necessidades da Força. Mas eu considero as declarações da FAB. Até porque ela não é orientada por ideologices, como parte do Governo é. Procura tomar decisões criteriosas.Carlos Lima escreveu: Além disso... ninguém aqui leu o que está escrito no papel com relação a essas propostas para a FAB... daí voltamos a terra das 'suposições', anonimato, anedotas, estórias...
[]s
CB_Lima