Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2206 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 25, 2012 10:18 pm

Por enquanto, são apenas testes de um pesquisador da área, mas com potencial enorme de melhora de performance, e eu achei legal postar aqui porque dependendo de resultados, pode ser aplicado no AMX. Não disse em momento nenhum que isso seria aplicado. É apenas uma demonstração que o setor de pesquisa nacional não está correndo atrás apenas de coisas mirabolantes, como aeronaves hipersônicas, e sim de coisas práticas, como melhorar a performance de uma aeronave que ainda tem anos de uso na FAB.


[]´s!!!!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2207 Mensagem por JT8D » Dom Nov 25, 2012 10:26 pm

Glauber Prestes escreveu:Por enquanto, são apenas testes de um pesquisador da área, mas com potencial enorme de melhora de performance, e eu achei legal postar aqui porque dependendo de resultados, pode ser aplicado no AMX. Não disse em momento nenhum que isso seria aplicado. É apenas uma demonstração que o setor de pesquisa nacional não está correndo atrás apenas de coisas mirabolantes, como aeronaves hipersônicas, e sim de coisas práticas, como melhorar a performance de uma aeronave que ainda tem anos de uso na FAB.


[]´s!!!!
É muito legal saber que estamos fazendo este tipo de pesquisa no Brasil. 8-]
Por favor, mantenha-nos informados.

Abraços,

JT




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2208 Mensagem por Skyway » Seg Nov 26, 2012 8:56 am

Caraca, show de bola heim! Depois conta como foram os testes!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#2209 Mensagem por Alcantara » Seg Nov 26, 2012 11:20 am

Carlos Lima escreveu:Nesse caso como o AM-X não tem FBW pode ser que estejam pensando em Canards fixos.

Além disso esses são testes e pesquisas e mesmo que no fim das contas não resultem em nada ou mesmo que o custo seja proibitvo estou muito feliz em ver que esses tipos de extrapolações estão sendo feitas no Brasil à nível acadêmico!!

BZ Glauber :D :D [009]

[]s
CB_Lima
A informação não procede, Lima. O AMX conta sim com comandos Fly-By-Wire (FBW).


SOLUÇÕES FBW
CONTROLE DAS SUPERFÍCIES POR COMPUTADOR DOS NOVOS LEGACY GARANTE SEGURANÇA DE VOO SEM TIRAR AUTONOMIA DOS PILOTOS
O sistema full fly-by-wire (FBW) do Legacy 500 é resultado da experiência da Embraer com o avião militar AMX, que já contava com spoilers e lemes comandados via FBW, e também com os E-jets, que só tem os ailerons convencionais.

:idea: Fonte: Revista Aero Magazine


Embraer has a lot of experience with FBW. In the 1980s, it was put on its AMX military jet, co-developed with Aeritalia, and more recently on its ERJ 170/190 regional jets which join the Boeing 777, 787 and Airbus A340-600 and A380 in using FBW technology. The ERJs include FBW flight control in pitch and yaw axis and a Hybrid FBW/hydro-mechanics roll axis with FBW spoiler married to a conventional aileron. Embraer is the owner of some of the patents related to FBW, such as steep approach and angle-of-attack limiter systems now on the regional jets.

:idea: Fonte: Aviation Today




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2210 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 26, 2012 1:58 pm

Alcantara escreveu:
Carlos Lima escreveu:Nesse caso como o AM-X não tem FBW pode ser que estejam pensando em Canards fixos.

Além disso esses são testes e pesquisas e mesmo que no fim das contas não resultem em nada ou mesmo que o custo seja proibitvo estou muito feliz em ver que esses tipos de extrapolações estão sendo feitas no Brasil à nível acadêmico!!

BZ Glauber :D :D [009]

[]s
CB_Lima
A informação não procede, Lima. O AMX conta sim com comandos Fly-By-Wire (FBW).


SOLUÇÕES FBW
CONTROLE DAS SUPERFÍCIES POR COMPUTADOR DOS NOVOS LEGACY GARANTE SEGURANÇA DE VOO SEM TIRAR AUTONOMIA DOS PILOTOS
O sistema full fly-by-wire (FBW) do Legacy 500 é resultado da experiência da Embraer com o avião militar AMX, que já contava com spoilers e lemes comandados via FBW, e também com os E-jets, que só tem os ailerons convencionais.

:idea: Fonte: Revista Aero Magazine


Embraer has a lot of experience with FBW. In the 1980s, it was put on its AMX military jet, co-developed with Aeritalia, and more recently on its ERJ 170/190 regional jets which join the Boeing 777, 787 and Airbus A340-600 and A380 in using FBW technology. The ERJs include FBW flight control in pitch and yaw axis and a Hybrid FBW/hydro-mechanics roll axis with FBW spoiler married to a conventional aileron. Embraer is the owner of some of the patents related to FBW, such as steep approach and angle-of-attack limiter systems now on the regional jets.

:idea: Fonte: Aviation Today
Pois é :)

Uma vez eu conversei com alguém ligado ao assunto e me disseram que o Am-X tinha algo como um "pseudo" FBW.

:lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2211 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Nov 26, 2012 3:53 pm

Os testes estão rodando.... É um absurdo a diferença entre uma aeronave com e outra sem canards! Estamos no 3º canard diferente. Esse týnel é muito barulhento! Falha luz e tudo quando ele funciona!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2212 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 26, 2012 3:56 pm

Glauber Prestes escreveu:Os testes estão rodando.... É um absurdo a diferença entre uma aeronave com e outra sem canards! Estamos no 3º canard diferente. Esse týnel é muito barulhento! Falha luz e tudo quando ele funciona!
Fantástico!!!

Parabéns cara :D

Já que você está aí lidando com a 'fera'.

O Am-X tem FBW ou não? :D

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2213 Mensagem por Matheus » Seg Nov 26, 2012 4:06 pm

Eu li há um tempo atrás que o FBW do A1 era só de leme, não sei se existe isso, nem mesmo lembro onde li.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2214 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 26, 2012 4:38 pm

Matheus escreveu:Eu li há um tempo atrás que o FBW do A1 era só de leme, não sei se existe isso, nem mesmo lembro onde li.
Tb já li algo nesse sentido. Acho que existem/existiam 2 tipos de FBW. Um que atuava em "um só eixo", e outro que atuava em "dois eixos", ou coisa que o valha. O pessoal da turma aviatória deve esclarecer.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2215 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 26, 2012 4:59 pm

WalterGaudério escreveu:
Matheus escreveu:Eu li há um tempo atrás que o FBW do A1 era só de leme, não sei se existe isso, nem mesmo lembro onde li.
Tb já li algo nesse sentido. Acho que existem/existiam 2 tipos de FBW. Um que atuava em "um só eixo", e outro que atuava em "dois eixos", ou coisa que o valha. O pessoal da turma aviatória deve esclarecer.
Pois é,

Foi isso que estava querendo dizer com 'pseudo' FBW. :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2216 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Nov 26, 2012 5:49 pm

Sim, o FBW do AMX controla apenas Leme e Spoilers. Porém, ao controlar os Spoilers, é "fácil" atualizar o sistema pro canard ser controlado.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 383 vezes
Agradeceram: 431 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2217 Mensagem por henriquejr » Seg Nov 26, 2012 7:54 pm

Glauber Prestes escreveu:Sim, o FBW do AMX controla apenas Leme e Spoilers. Porém, ao controlar os Spoilers, é "fácil" atualizar o sistema pro canard ser controlado.
Então os carnards serão móveis???? :shock:




.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2218 Mensagem por Skyway » Seg Nov 26, 2012 8:36 pm

Acho que não foi bem isso que ele falou. A questão inicial era que um Canard móvel precisa de um FBW preciso e rápido, e o "problema" era justamente o fato do AMX "não contar com FBW".
Mas ele conta com uma versão, digamos, basicona de FBW, porém atualizável para que controle um Canard móvel, caso seja uma das opções.

É isso Glauber?




AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2219 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 26, 2012 10:38 pm

Skyway escreveu:Acho que não foi bem isso que ele falou. A questão inicial era que um Canard móvel precisa de um FBW preciso e rápido, e o "problema" era justamente o fato do AMX "não contar com FBW".
Mas ele conta com uma versão, digamos, basicona de FBW, porém atualizável para que controle um Canard móvel, caso seja uma das opções.

É isso Glauber?
Além disso, em que lugar do AMX seria instalado esse canard?

A frente da cabine do piloto? Em uma LERX, na entrada de ar?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 410 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2220 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Nov 27, 2012 12:22 pm

A principio, entre o canhão, e o início da carlinga.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder