NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10051 Mensagem por Penguin » Sex Nov 23, 2012 5:48 pm

crubens escreveu:Mas não reclamavam que o Rafale é caro, e vão agora de Typhoon que é muito mais caro. Vá entender. :roll:



2011 Dubai Airshow:

Abu Dhabi Crown Prince and UAE Deputy Supreme Commander Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan was quoted by the UAE’s official news agency as saying that:

“Bilateral relations have never been stronger and [President Sarkozy’s] constant personal intervention in this process has sustained Dassault at the forefront of our considerations. Regrettably Dassault seems unaware that all the diplomatic and political will in the world cannot overcome uncompetitive and unworkable commercial terms.”




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10052 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 24, 2012 7:15 pm

Pelo menos o valor do Rafale na Wikipédia na língua francesa, que infelizmente servia de referência para muita gente se agarrar, saiu aquela bobagem e foi colocado o custo de produção documentado e atual do caça: € 101,1 milhões (quase USD 130 milhões).

O Rafale e o Typhoon são caças que custam 30% a mais que a versão mais avançada do F-15 (o Silent Eagle) e praticamente o dobro do Sukhoi Su35BM e do Super Hornet. Caças que tem capacidades semelhantes.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10053 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Nov 24, 2012 10:40 pm

knigh7 escreveu:Pelo menos o valor do Rafale na Wikipédia na língua francesa, que infelizmente servia de referência para muita gente se agarrar, saiu aquela bobagem e foi colocado o custo de produção documentado e atual do caça: € 101,1 milhões (quase USD 130 milhões).

O Rafale e o Typhoon são caças que custam 30% a mais que a versão mais avançada do F-15 (o Silent Eagle) e praticamente o dobro do Sukhoi Su35BM e do Super Hornet. Caças que tem capacidades semelhantes.

Considerando os custos por unidade a obtenção de uma aeronave de menor valor comparado ao do RAFALE deveria estimular a aquisição de mais exemplares. O atraso no programa também justificaria um lote inicial de pelo menos 60 aeronaves.

sds

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10054 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Nov 24, 2012 10:40 pm

knigh7 escreveu:Pelo menos o valor do Rafale na Wikipédia na língua francesa, que infelizmente servia de referência para muita gente se agarrar, saiu aquela bobagem e foi colocado o custo de produção documentado e atual do caça: € 101,1 milhões (quase USD 130 milhões).

O Rafale e o Typhoon são caças que custam 30% a mais que a versão mais avançada do F-15 (o Silent Eagle) e praticamente o dobro do Sukhoi Su35BM e do Super Hornet. Caças que tem capacidades semelhantes.

Considerando os custos por unidade a obtenção de uma aeronave de menor valor comparado ao do RAFALE deveria estimular a aquisição de mais exemplares. O atraso no programa também justificaria um lote inicial de pelo menos 60 aeronaves.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10055 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 25, 2012 12:45 am

knigh7 escreveu:Pelo menos o valor do Rafale na Wikipédia na língua francesa, que infelizmente servia de referência para muita gente se agarrar, saiu aquela bobagem e foi colocado o custo de produção documentado e atual do caça: € 101,1 milhões (quase USD 130 milhões).

O Rafale e o Typhoon são caças que custam 30% a mais que a versão mais avançada do F-15 (o Silent Eagle) e praticamente o dobro do Sukhoi Su35BM e do Super Hornet. Caças que tem capacidades semelhantes.
Mas este valor de U$ 130 mi se refere exatamente à que???

Pergunto, pois foi noticiado que o Gripen NG custa U$ 50 mi, o Super Hornet custa U$ 55 mi.
Porém estes valores se referem ao preço do caça PELADO.
O pacote oferecido pelos americanos da Boeing daria em torno de U$ 150 mi para cada Super Hornet.
Lembro que na época o pacote com desconto dos franceses para o Rafale, daria POUCA coisa a mais.
Não lembro exatamente mas seria MENOS que U$ 170 mi por caça.

Só para constar, a Suíça acabou de fechar um contrato para 22 Gripen NG por U$ 3,25 Bi
O que da U$ 147,7 mi por CADA Gripen.

E também vi uma reportagem afirmando que os indianos ficaram impressionados com o Gripen, que era muito bom, pelo tamanho. Porém que era CARO.

Também vi uma reportagem dizendo que a Dassault (depois de ter perdido) ofereceu um contrato para 22 Rafale pelo MESMO PREÇO do Gripen.

Portanto, gostaria de mais informações para saber se é esta diferença TODA.
Eu acho difícil. Acredito que o Rafale seja mais caro, mas acho difícil que seja esta diferença toda.

É só ver o contrato australiano para perceber que os Super Hornets não sairam por U$ 75 mi a unidade.
Aliás, se eu não me engano, o valor chegou próximo de U$ 200 mi a unidade.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10056 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 25, 2012 1:00 am

Acabei de acessar a wikipedia em francês do Rafale, e está escrito entre 50 e 60 mi de euros.
O que daria a diferença que foi dita na época do AUGE do FX2.
Que era uma diferença de cerca de 30%. E os franceses culpavam justamente o Euro valorizado pela diferença.

Acho esta informação muito mais crível.
30% de diferença já é algo significativo, porém não tão exagerado, como 100% de diferença ou o dobro do preço.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10057 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 25, 2012 1:09 am

No site da wikipedia em Inglês do Super Hornet, diz: Unit Cost: U$ 66,9 mi (2012)

Se o Rafale for 60 mi de euros, daria aprox.: U$ 78 mi

Considerando, que o valor DOBRA quando incluímos um pacote e não apenas a aeronave pelada, teríamos U$ 133,8 mi para o Super Hornet
e U$ 156 mi para o Rafale.

O FX2 (36 aeronaves) teríamos uma proposta da Boeing de aproximadamente U$ 4,8 bi e uma proposta dos franceses de U$ 5,6 bi.
Na época foi noticiado que a proposta da Boeing era de U$ 5,7 bi e a Francesa era de U$ 6,2 bi. (porém a americana continha MAIS armamentos).

Eu acredito nisto. Uma diferença de cerca de U$ 1 bi entre as propostas.
Agora, se considerarmos este valor de U$ 130 mi, então a proposta francesa seria de U$ 9,3 bi.
Ai é MUITO absurdo.
Daria quase para adquirir 2 FX2 de Super Hornet. Acho muito exagerado.
Muito provavelmente este valor de U$ 130 mi deve incluir ALGUMA COISA a mais. Ou se refere a custos de desenvolvimento, ou está incluso sobressalentes, manutenção, armamento, Alguma coisa tem.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10058 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 25, 2012 1:10 am

Srs...

Preços são tãoooooooooooo relativos. Eles dependem muito do que está incluido, do cliente, dos equipamentos 'extras' instalados, do financiamento, do 'pacote', de uma eventual 'ToT', montagem, etc.

Para termos uma idéia, no tópico do Gripen coloquei umas matérias sobre o Samba que é determinar o preço do novo Gripen...

Por exemplo"
... According to AFC estimates, the Air Force would require $8.9 billion to maintain and upgrade its existing C/D fleet between 2022 and 2042. The cost of procuring 40 to 60 foreign-produced multirole combat aircraft was estimated at $16.3 billion. This estimate includes the flyaway cost, logistics, training and weapon systems.

“What materialized very clearly from the public meeting is that the government’s proposed financing of the fighter acquisition project is inadequate. This project needs to be funded properly. Talk of international partnerships to develop the E/F Gripen is nice, but without real orders, it’s just a distraction right now,” Fredrik Olovsson, the opposition Social Democrat’s group leader on the Parliamentary Finance Committee, told Defense News.

Saab’s preliminary costs submitted to the government suggest the company can deliver a Gripen E/F at roughly $80 million per jet.

Moreover, the government puts the total cost of acquiring 40 to 60 aircraft, including development and lifecycle costs, at $13.5 billion. The Air Force expects to take delivery of the first Gripen E/F aircraft in 2023, with the fighter expected to stay in service until 2043.

Swiss Partnership Shaky

Saab’s figures for serial production are based on receiving a final order for 22 E/F fighters from Switzerland. Sweden in August guaranteed delivery for a fixed cost of $3.25 billion.

The fragility of the Swiss order was apparent on Nov. 14, when Swiss Defense Minister Ueli Maurer said he was unsure if Parliament would approve a financing package for the Gripen E/F purchase.

“It will be difficult, but we remain hopeful it can be approved. It will be a lot harder if the final decision is decided by referendum. We could face tough opposition,” Maurer said in a statement.

For its part, Saab claims it can turn a profit on the Gripen-NG project if orders exceed 60 jets....
E tem bem mais coisa escrita por lá.

Além disso a quantidade de aeronaves produzidas é um fator importantissimo ao longo do tempo, porque algo que na 'prateleira' custa 10... pode custar muuuuuuuuuuuuuuuuuito mais ao longo do tempo.

Além disso tem o fator estratégico da compra... e aí complica mais ainda porque literalmente nesse caso o "barato" pode sair super caro...

;)

PS: Saiu na Air Combat que o Japão está prevendo os custos unitários dos seus F-35 aumentarem em pelo menos 30% ao invés de diminuirem... ;) ... mas se eles estão felizes e contentes com a compra, se é uma P... aeronave, será que é cara??

[]s
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10059 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 25, 2012 1:24 am

Ah Knigh7, ta bem explícito lá no wikipedia.

É ÓBVIO que se refere ao valor INCLUINDO os custos de desenvolvimento.


traduzido para o inglês: The overall cost of the Rafale program (development, construction, operation, modernization and maintenance), initially estimated at 33.274 billion euros for 294 aircraft in 2005 23 is revised upwards in 2008 to 39.6 billion euros 24 , then in 2010 to 40.690 billion euros 25 for 286 aircraft, including the improvements needed to adapt to changing demand. The average cost of producing a Rafale (all versions) is € 101.1 million per aircraft in 2011, an increase of 4.70% compared to the initial cost of production, one of the smallest increases weapons programs

traduzido para o português: O custo total do programa Rafale (desenvolvimento, construção, operação, modernização e manutenção), inicialmente estimado em € 33274000000 para 294 aeronaves em 2005 23 é revisto em alta em 2008 para € 39600000000 24, em seguida, em 2010-40,690 bilhões de euros 25 para 286 aeronaves, incluindo as melhorias necessárias para adaptar-se à evolução da procura. O custo médio de produção de um Rafale (todas as versões) é 101.100.000 € por aeronave em 2011, um aumento de 4,70% em relação ao custo inicial de produção, um dos menores aumentos em programas de armas.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10060 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 25, 2012 1:42 am

Já que estou defendendo o Rafale, aproveito para informar sobre algo não tão bom.

Já discuti muito sobre o alcance de detecção do RBE2 AESA. Pois sempre tive a informação que o RBE PESA possuía alcance de detecção de cerca de 135 a 145 km.
E foi noticiado que o AESA conseguiu 50% mais alcance de detecção. Portanto, fazendo as contas, fica em torno de 200 km.
E o número divulgado para o APG-79 sempre foi em torno de 200 km ou 210 km.

Portanto, sempre defendi o Rafale, dizendo que se existe diferença, deve ser MÍNIMA.

Bom, neste mesmo site da wikipedia falando sobre o Rafale, achei o seguinte texto:

Radar RBE2 [ edit ]
Designed by Thales - Electronic Dassault , the Rafale is equipped with a radar RBE2 (electronic scanning radar two shots) of 270 kg electronic passive antenna ( Passive Electronicaly Scanned Array or PESA), which allows him to no longer be limited by the speed mechanical scanning Note 7 . By shifting the signals, it can take up to 40 tracks very distant from each other and to engage in further reinforced 8 100 km away) including air-to-ground. For comparison, the F22 , which is the most advanced fighter of the U.S. Air Force , can engage two targets simultaneously-mode air-ground 43 44 with identification Friend or Foe (IFF) and automatic switch mode almost simultaneously air-ground air-to-air 44 .
The great advantage of torque air / radar Rafale F3.2/RBE2 relative to the torque 2000NK3/ANTILOPE Mirage 5 is able to follow the field using a digital database that unleashes the ability to locate radar RBE2 and engage in air-track with 6 missiles MICA with 60 to 80 km range when the Mirage 2000 NK3 must use its radar for both missions with a very low capacity for self-protection by two missiles Magic II of 15 km of range excluding the superior performance of the SPECTRA system for the Rafale.
The handicap of RBE2 PESA is considered in its scope a bit short for countries that do not have type aircraft AWACS 44 . In 2004, despite staffing in French AWACS ( E-2 Hawkeye for the Navy and the E-3 Sentry for the Air Force), the DGA and the order with Thales radar a RBE2 EASA- fifth generation with a so-called active antenna ( Active Electronicaly Scanned Array or AESA) . The first AESA Radar RBE2 chain is released in August 2010. Sixty were ordered by the DGA to equip all Rafale Unit 4 operated for Air Force and Navy and deliverables from 2013 45 . The first RBE2 EASA series was delivered by Thales to Dassault Aviation 13 April 2012 to be mounted on the Rafale C137 car, which will be delivered to the DGA in the summer of 2012. The Rafale C137 will be the first production aircraft in Europe to be equipped with an active antenna radar, allowing it to strengthen its character omnirole. The RBE2 EASA will continue to pursue and engage air targets outside the scope explored by radar. It also allows the automatic flight tracking field and presents the pilot with a high resolution mapping for identification, registration or designation of land or naval targets 46 . Finally, it provides increased resistance to interference. When tested in May 2011, the radar -EASA RBE2 mounted on the Mirage 2000 B501 was able to show its ability to detect and prosecute an airliner away at 140 km , an increase of 40% compared to the Version RBE2 PESA. The angular sector covered was increased from 120 ° to 140 ° in front of the camera and resilience to interference has been improved. Reliability will be increased compared to version RBE2 PESA to reach, according to industry, 10 years of use of the active antenna without maintenance 47 48 . During the test campaign CDG8, Rafale M02 for the first time carried a radar AESA RBE2 aboard the nuclear aircraft carrier Charles de Gaulle 49 . The 2 October 2012 the DGA took delivery of Rafale C137 first gusts of 60 Unit 4 has to be equipped with the new radar AESA RBE2 50 .


Traduzindo, segundo a wikipedia, o RBE PESA não possui alcance de 135-145 km.
O alcance de detecção seria de cerca de 100 km.
Em um M2000 o RBE AESA conseguiu chegar em 140 km.
Pelo que foi divulgado que o RBE AESA conseguiu cerca de 50% mais, então, se a informação que o PESA atinge apenas 100 km for correta, então o RBE AESA deve chegar em 150 km.

Ai faz sentido os argumentos do Knigh7 e de outros.
Ai existe uma diferença CONSIDERÁVEL entre o radar do Rafale e o radar do Super Hornet.

Só resta saber se esta informação de 100 km para o RBE pesa se é verídica ou não. Pois sempre li um valor diferente.
Se for, ponto para o SH. E reconheço o erro. O que também não interfere nas outras qualidades do Rafale.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10061 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 25, 2012 3:06 am

.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Nov 25, 2012 3:53 am, em um total de 5 vezes.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10062 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 25, 2012 3:54 am

Carlos Lima escreveu:Srs...

Preços são tãoooooooooooo relativos. Eles dependem muito do que está incluido, do cliente, dos equipamentos 'extras' instalados, do financiamento, do 'pacote', de uma eventual 'ToT', montagem, etc.

Para termos uma idéia, no tópico do Gripen coloquei umas matérias sobre o Samba que é determinar o preço do novo Gripen...

Por exemplo"
... According to AFC estimates, the Air Force would require $8.9 billion to maintain and upgrade its existing C/D fleet between 2022 and 2042. The cost of procuring 40 to 60 foreign-produced multirole combat aircraft was estimated at $16.3 billion. This estimate includes the flyaway cost, logistics, training and weapon systems.

“What materialized very clearly from the public meeting is that the government’s proposed financing of the fighter acquisition project is inadequate. This project needs to be funded properly. Talk of international partnerships to develop the E/F Gripen is nice, but without real orders, it’s just a distraction right now,” Fredrik Olovsson, the opposition Social Democrat’s group leader on the Parliamentary Finance Committee, told Defense News.

Saab’s preliminary costs submitted to the government suggest the company can deliver a Gripen E/F at roughly $80 million per jet.

Moreover, the government puts the total cost of acquiring 40 to 60 aircraft, including development and lifecycle costs, at $13.5 billion. The Air Force expects to take delivery of the first Gripen E/F aircraft in 2023, with the fighter expected to stay in service until 2043.

Swiss Partnership Shaky

Saab’s figures for serial production are based on receiving a final order for 22 E/F fighters from Switzerland. Sweden in August guaranteed delivery for a fixed cost of $3.25 billion.

The fragility of the Swiss order was apparent on Nov. 14, when Swiss Defense Minister Ueli Maurer said he was unsure if Parliament would approve a financing package for the Gripen E/F purchase.

“It will be difficult, but we remain hopeful it can be approved. It will be a lot harder if the final decision is decided by referendum. We could face tough opposition,” Maurer said in a statement.

For its part, Saab claims it can turn a profit on the Gripen-NG project if orders exceed 60 jets....
E tem bem mais coisa escrita por lá.

Além disso a quantidade de aeronaves produzidas é um fator importantissimo ao longo do tempo, porque algo que na 'prateleira' custa 10... pode custar muuuuuuuuuuuuuuuuuito mais ao longo do tempo.

Além disso tem o fator estratégico da compra... e aí complica mais ainda porque literalmente nesse caso o "barato" pode sair super caro...

;)

PS: Saiu na Air Combat que o Japão está prevendo os custos unitários dos seus F-35 aumentarem em pelo menos 30% ao invés de diminuirem... ;) ... mas se eles estão felizes e contentes com a compra, se é uma P... aeronave, será que é cara??

[]s
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É evidente que é possível comparar.

Inclusive eu já coloquei aqui diversas vezes o link com toda a estrutura de custos do Super Hornet, do documento da Us Navy.

Página 22

http://www.finance.hq.navy.mil/FMB/12pr ... 4_BOOK.pdf

E já foram colocadas aqui as regras do FMS.

É possível acessar os relatórios oficiais das estruturas dos custos do F-35, do F-15 e demais caças americanos e saber muito bem como funcionam as regras do FMS e portanto saber quanto custa realmente uma aeronave vendida por esse sistema. Cada país pode solictar algumas customizações. Mas dá sim para poder chegar a um valor aproximado.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10063 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 25, 2012 4:46 am

Luís Henrique escreveu:No site da wikipedia em Inglês do Super Hornet, diz: Unit Cost: U$ 66,9 mi (2012)

Se o Rafale for 60 mi de euros, daria aprox.: U$ 78 mi

Considerando, que o valor DOBRA quando incluímos um pacote e não apenas a aeronave pelada, teríamos U$ 133,8 mi para o Super Hornet
e U$ 156 mi para o Rafale.

O FX2 (36 aeronaves) teríamos uma proposta da Boeing de aproximadamente U$ 4,8 bi e uma proposta dos franceses de U$ 5,6 bi.
Na época foi noticiado que a proposta da Boeing era de U$ 5,7 bi e a Francesa era de U$ 6,2 bi. (porém a americana continha MAIS armamentos).

Eu acredito nisto. Uma diferença de cerca de U$ 1 bi entre as propostas.
Agora, se considerarmos este valor de U$ 130 mi, então a proposta francesa seria de U$ 9,3 bi.
Ai é MUITO absurdo.
Daria quase para adquirir 2 FX2 de Super Hornet. Acho muito exagerado.
Muito provavelmente este valor de U$ 130 mi deve incluir ALGUMA COISA a mais. Ou se refere a custos de desenvolvimento, ou está incluso sobressalentes, manutenção, armamento, Alguma coisa tem.
Luis Henrique,

Entrei lá e percebi que mudaram na wikipedia novamente o valor do Rafale e tiraram o link com o documento dos custos específicos do programa e do caça. Como eu já estou acostumado com esses expedientes rasteiro eu tenho o link bem como o documento do TCU francês:

http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf

é o documento de fevereiro de 2010.

O valor total do programa (com os custos de Pesquisa e desenvolvimento) dividido pelo número de aeronaves projetadas, era em 2010 de 142,3 milhões de Euros. O custo de produção unitário do caça francês inicilamente era de 96 milhões de euros e em 2010 era de 101,1 milhões.

O custo já anunciado da aquisição do Super Hornet, por exemplo, do contrato para 15 unidades encomendados neste ano (que fazem parte do planejamento total de 125), pelo anunciado em algumas mídias, como na RFA, cada unidade estaria custando menos de ÚS$ 41 milhões. Mas na verdade, se tratava apenas da parte da Boeing. Se observar na página 22 do documento cujo link eu coloquei em resposta ao Lima, vai ver que esse custo unitário bate com o valor do airframe, ou seja, sem o radar, motor e outros sistemas do SH. O custo total do SH em 2011 era de US$65 mi (em 2012 aumentou para USD66,9mi.). Obviamente, o que importa é o valor da configuração completa das aeronaves e não apena a parte de um dos membros do consórcio. O SH nunca custou USD 41mi, bem como o Rafale nunca custou 64mi de EUROS. Esses valores não se referem a configuração completa das aeronaves.

O Rafale custa O DOBRO do F-18E/F. Quando se observa fatores como valor da moeda, custo de mão de obra, economia de escala (e vale ressaltar que diversos sistemas que equipam os mais de 500 SH também equipam outras aeronaves, chegando a milhares), prioridade de requerimentos diferentes, podem sim levar um caça de capacidade semelhante custar a metade do outro.
E mias uma vez vou ressaltar que essa discrepância não é apenas com relação a esses 2 caças. Num dos posts acima eu já havia mencionado outros exemplo.

Com relação aos valores divulgados pela Eliane Canhaêde ao qual vc se referiu, com base no relatório vazado foi de (USD4,5 Bi para a proposta do GripenNG (que aliás poseriormente foi confirmado pelo Bengt Janér no jornal ABCD, USD 5,7 bi da proposta da Boeing, e USD 8,2 Bi da prop. do Rafale) há um comentário:

A Eliane cometeu um erro ao dizer que o Jobim disse que conseguiu reduzir a proposta dos franceses em USD 2 bi (portanto baixando para 6,2 bi). O Jobim na CRE ele não divulgou o valor das propostas, mas disse que conseguiu dos franceses uma redução de 10% do valor total da aeronave. Ou seja, nem da propsota foi. Se o desconto tivesse sido do valor total da proposta, teria uma redução de USD 820 milhões. Ou seja ela cairia para USD 7,38 Bi. E isso se fosse do valor total, e não apenas da aeronave.
A proposta do Rafale deve ser cerca de "apenas" USD 2 Bi mais cara que a do concorrente americano.

Não é a toa que há reinteradas notícias com base em fontes do Planato dizendo que o problema da proposta do Rafale é justamente o PREÇO.

Ai vem a questão: num país que tem Forças Armadas que faltam de tudo, seria coerente se gastar a mais USD 2 bi para uma aeronave em que uma outra que tem a mesma capacidade? Tudo bem, vc pode não concordar que seja gasto com o SH. Mas poderia acabar com o processo (que já está na UTI mesmo) e partir para a aquisição de um outro caça.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10064 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 25, 2012 8:22 am

knigh7 escreveu:É evidente que é possível comparar.

Inclusive eu já coloquei aqui diversas vezes o link com toda a estrutura de custos do Super Hornet, do documento da Us Navy.

Página 22

http://www.finance.hq.navy.mil/FMB/12pr ... 4_BOOK.pdf

E já foram colocadas aqui as regras do FMS.

É possível acessar os relatórios oficiais das estruturas dos custos do F-35, do F-15 e demais caças americanos e saber muito bem como funcionam as regras do FMS e portanto saber quanto custa realmente uma aeronave vendida por esse sistema. Cada país pode solictar algumas customizações. Mas dá sim para poder chegar a um valor aproximado.
Pois é,

Esse é o problema como eu disse antes.

O custo de uma aeronave para o País X por todos os motivos que citei antes e muito mais, pode ser totalmente do custo de exatamente a mesma aeronave para o para Y.

Sim, esse documento mostra quanto a US Navy pagou pelo avião... legal... ótimo... mas a US Navy encomendou mais de 400 aviões nos últimos anos, já possui toda a infraestrutura para treinamento, recebimentos da aeronave, possui sobressalentes, etc.

O mesmo acontece com a França que ainda está desenvolvendo novas capacidades no Rafale.

Será que exatamente os mesmos critérios utilizados pelo franceses para a base do seu cálculo são os mesmos dos americanos? Item por item? Fornecedor por fornecedor? Será que possuem a mesma necessidade de infraestrutura, etc? Algo me diz que não... daí começam as diferenças.

Mas tudo bem se vocês querem brincar de super-trunfo... o F-X tá sem novidade mesmo... [003] , mas isso não é realista para realmente comparar 2 aeronaves, até porque a única maneira de realmente saber disso para o Brasil (por exemplo) é ter em mãos tanto o que a FAB quer em termos de 'pacote' quanto o que foi 'oferecido' como resultado em termos de preço (só para citar um exemplo de como aproximar e 'comparar' esses custos). Se alguém tiver esses dados, daí acho que dá para fazer alguma comparação porque são aeronaves oferecidas na mesma quantidade para o mesmo cliente... e olhe lá.

Fora isso, serão posts e posts e posts com links de Internet aqui e ali com todo mundo tentando achar um 'buraco' para aumentar ou diminuir o preço desse ou daquele avião... que como eu disse antes, pode ter um custo bem diferente quando comprado País X em relação ao país Y.

Mas se vocês querem brincar de Super-trunfo... tudo bem :D

[]s
CB_Lima




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10065 Mensagem por Penguin » Dom Nov 25, 2012 10:48 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:É evidente que é possível comparar.

Inclusive eu já coloquei aqui diversas vezes o link com toda a estrutura de custos do Super Hornet, do documento da Us Navy.

Página 22

http://www.finance.hq.navy.mil/FMB/12pr ... 4_BOOK.pdf

E já foram colocadas aqui as regras do FMS.

É possível acessar os relatórios oficiais das estruturas dos custos do F-35, do F-15 e demais caças americanos e saber muito bem como funcionam as regras do FMS e portanto saber quanto custa realmente uma aeronave vendida por esse sistema. Cada país pode solictar algumas customizações. Mas dá sim para poder chegar a um valor aproximado.
Pois é,

Esse é o problema como eu disse antes.

O custo de uma aeronave para o País X por todos os motivos que citei antes e muito mais, pode ser totalmente do custo de exatamente a mesma aeronave para o para Y.

Sim, esse documento mostra quanto a US Navy pagou pelo avião... legal... ótimo... mas a US Navy encomendou mais de 400 aviões nos últimos anos, já possui toda a infraestrutura para treinamento, recebimentos da aeronave, possui sobressalentes, etc.

O mesmo acontece com a França que ainda está desenvolvendo novas capacidades no Rafale.

Será que exatamente os mesmos critérios utilizados pelo franceses para a base do seu cálculo são os mesmos dos americanos? Item por item? Fornecedor por fornecedor? Será que possuem a mesma necessidade de infraestrutura, etc? Algo me diz que não... daí começam as diferenças.

Mas tudo bem se vocês querem brincar de super-trunfo... o F-X tá sem novidade mesmo... [003] , mas isso não é realista para realmente comparar 2 aeronaves, até porque a única maneira de realmente saber disso para o Brasil (por exemplo) é ter em mãos tanto o que a FAB quer em termos de 'pacote' quanto o que foi 'oferecido' como resultado em termos de preço (só para citar um exemplo de como aproximar e 'comparar' esses custos). Se alguém tiver esses dados, daí acho que dá para fazer alguma comparação porque são aeronaves oferecidas na mesma quantidade para o mesmo cliente... e olhe lá.

Fora isso, serão posts e posts e posts com links de Internet aqui e ali com todo mundo tentando achar um 'buraco' para aumentar ou diminuir o preço desse ou daquele avião... que como eu disse antes, pode ter um custo bem diferente quando comprado País X em relação ao país Y.

Mas se vocês querem brincar de Super-trunfo... tudo bem :D

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CB_Lima
Se tem alguém que sabe exatamente os custos detalhados de cada ofertante do FX-2 é a FAB e o governo brasileiro.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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