Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Aviação do Exército

#1456 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 29, 2012 12:29 pm

eligioep escreveu:Carvalho,
discordo de você em parte.
Aqui na Amazônia, todo mundo reconhece a importância dos helos. E desejam a presença deles, ainda mais se estiverem bem armados, à exemplo dos russos da FAB....
Mas a importância deles está bem reconhecida a nível EB: tem a sua própria diretoria: DMaVEx, seus próprios recursos dentro da força, suas próprias decisões, coisa que os caríssimos blindados ainda não dispõem, apesar de que brevemente deverá ser criada a Diretoria de Blindados, só para cuidar destes equipamentos, à exemplo dos helos. E haja inveja internamente.....
Eligioep, bem sei o reconhecimento que o EB tem de sua aviação na amazônia. Principalmente por aqueles que lá estão, ou já serviram na minha região. Há muito o CMA vem insistindo na existência de uma "divisão aérea" como auxílio para suas forças neste teatro; tendo colaborado inclusive, com o aprestamento da ideia de uma aviação para o EB. O Vietnã foi uma boa escola para o EB vislumbrar tal questão. Isto já nos anos 80's.

Contudo, como disse, ainda falta uma coisa para a Avex ganhar sua maioridade, alhures os avanços citados por você: tornar-se sua sexta arma combatente. Não entendo como algo que é tido e reconhecido como, ao menos para mim, como o maior avanço doutrinal do EB nos últimos 50 anos, ainda permanece como sendo apenas mais uma, dentre tantas, especializações, dentro do EB.

A mim, me parece, seria de bom alvitre, que a formação - e as vocações- dos aviadores militares do EB fossem fomentadas e viessem de berço, ou seja, desde a Amam. Se ainda não aconteceu, é porque, como disse, ainda há quem no EB a enxergue como algo destoante do cenário verde-oliva.

Talvez quando algum 4 estrelas oriundo da Avex por os seus dedos na caneta mandante do EB, seja no cmdo da força, ou do EMex ou ainda no EMCFA, quem sabe, ela não se arrisca a ganhar sua primeira carteira de identidade.

Porque, se ainda "de menor", pode votar e sair sem os pais de casa, porque não obter logo todos os direitos e deveres da maioridade?

Aliás, mesmo diante de toda esse reconhecimento, tal fato sequer se traduziu nos planos de reequipamento da força, visto que a mesma não foi contemplada naquele, assim como aconteceu, por exemplo, com a artilharia de campanha do EB. E isto não quer dizer que uma e outra, são menos importantes para a força, mas que as prioridades estão voltadas para um outro lado. Mesmo as ralaS e poucas novas aeronaves que recebe, acabam sendo fruto menos de suas experiências, perspectivas e planejamento, do que de imposições coloquias de ações de governo.

Eu muito gostaria, e até acho que já coloquei isto diversas vezes aqui neste tópico, que a Avex fosse organizada por Bgdas, podendo contar com diversos btls/cia's de diversos tipos de helos, a fim de lhe aprouver, como de bom senso, de forma mais qualificativa, o exercício dos mais variados tipos de missões que tem de cumprir. Penso que deveríamos dispor, no mínimo, de 7 destas bgdas, para os Comandos Militares de Áreas. No entanto hoje, quase trinta anos depois, o que vemos são a continuidade do modelo original proposto quando de sua criação. E dentro desta realidade, umas poucas unidades novas conseguidas em meio a compras fortuitas, inopinadas e/ou eventuais, que na minha opinião, trouxeram menos ganhos à questão organizacional da força, do que a operacional.

É um desequilíbrio injusto a meu ver. E que parece-me, continuará nas próximas décadas. Apesar dos insistentes "recados" trazidos das experiências alheias mundo afora...

Fazer o quê?

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Aviação do Exército

#1457 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 29, 2012 12:29 pm

editado.
Post repetido.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: Aviação do Exército

#1458 Mensagem por eligioep » Seg Out 29, 2012 12:45 pm

Carvalho,
lamentavelmente você está certo.
Mas por outro lado, como só recentemente começaram a cair $$ nos cofres do EB, e dali já vieram diversas compras, creio que a turma alada também será atendida, pois isto demora um pouco mais do que a aquisição de outros tipos de equipamentos....
Tenho fé que algo virá!




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Aviação do Exército

#1459 Mensagem por irlan » Seg Out 29, 2012 2:42 pm

É sério esse papo que os blackhawks do EB são usados?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Aviação do Exército

#1460 Mensagem por BrasilPotência » Seg Out 29, 2012 3:08 pm

Se forem usados, é a MAIOR FURADA. [002]




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Aviação do Exército

#1461 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 29, 2012 9:09 pm

eligioep escreveu:Carvalho,
lamentavelmente você está certo.
Mas por outro lado, como só recentemente começaram a cair $$ nos cofres do EB, e dali já vieram diversas compras, creio que a turma alada também será atendida, pois isto demora um pouco mais do que a aquisição de outros tipos de equipamentos....
Tenho fé que algo virá!
Eligioep, eu nem me preocupo como o que e se virá alguma coisa para a Avex. O que me preocupa na verdade, é vir coisas que simplesmente não são fruto de um planejamento de longo prazo do EB para a mesma, ou fruto de uma visão organizacional para o futuro em que não se veja aquela área do EB tão somente como mais uma a receber recursos, onde e quando possível, na forma de mais mais uma daquelas indefectíveis compras de oportunidade.

Gostaria que estas aquisições e os novos aportes de verba fossem resultado de uma vontade e intencionalidade motivadas pelo reconhecimento desta mesma área para o próprio futuro do EB, expressada na sua inclusão na EBF.

Mas infelizmente isto não ocorrerá, e continuaremos a ver a Avex, assim como as demais organizações de helos das forças co-irmãs, sendo equipadas e aquinhoadas da maneira de sempre, fortuita, inopinada e intempestiva.

Como eu já coloquei aqui no fórum em outras oportunidades, tal realidade e situação explicita-se por um ditado meu que diz: "vira-lata acostumado a roer osso, quando encontra uma bisteca, acha que é filé mignon."

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Valentim
Júnior
Júnior
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Ago 10, 2008 10:24 am
Localização: Brasil
Agradeceram: 4 vezes

A verdade sobre o EC-725

#1462 Mensagem por Valentim » Sáb Nov 24, 2012 8:16 am

Já algum tempo vinha me furtando em postar no fórum devido a certa dificuldade de "convencer" alguns foristas, digamos, mais apaixonados, a respeito de características técnicas de aeronaves francesas, já conhecidas pelos militares da AvEx e das forças co-irmãs.
Mas passados 7 meses de operação do 725 no Brasil, já podemos tirar algumas conclusões a respeito do modelo e para mim, sem nenhuma surpresa, já concluímos se tratar de mais uma "armadilha" imposta pela política comercial França-Brasil. Vamos as fatos apresentados até agora.
As três primeiras aeronaves entregues, foram totalmente montadas na França, sem nenhuma participação da Helibrás e sem nenhuma transferência de tecnologia.
A aeronave entregue a AvEx, não possue os equipamentos de emprego militar, como por exemplo os dissipadores de calor dos motores e sua configuração é exatamente igual ao EC225 de série (civil), inclusive seu acabamento interno é impróprio para embarque de tropa armada.
Não existe por parte do treinamento da Eurocopter documentação especifica do modelo 725 "militar" sendo utilizado a documentação civil, provavelmente não há sequer homologação aeronáutica militar para o modelo.
Na operação da aeronave, tbm não há novidade, a aeronave passa o maior tempo no solo, em manutenção e ou aguardando chegada de peças ou ferramentas especificas.
Em visita ao 1o BAvEx, unidade que recebeu o EC725, foi afirmado por ninguem menos que seu Cmt que a aeronave simplesmente não voa, e que foram os 42 milhóes de euros mais mau gastos. Já os mecânicos que lidam com o modelo o tempo todo, também a condenaram como péssima aeronave e reclamaram da nuvem de fumaça negra que sai de seus motores e que na operação no pairado, causa intoxicação a tripulação, colocando em risco as operações de carga externa e guincho.
O Cmt do BavEx comentou que com o dinheiro jogado fora na compra do EC725, daria para comprar 3 S-70 (Black Hawk) já amplamente reconhecido como superior a família Super Puma, a qual o caracal está inserido.
Para não dizer que a Eurocopter só fabrica bomba, reconheceu que o Fennec/Esquilo como unica aeronave que realmente voa na frota do 1o, que possue também o Panther versão K.
Bom para mim que lido com aeronaves francesas a minha vida toda, como já disse, sem novidades.
A única luz no final desse túnel operacional tenebroso, é a promessa de compra de 20 S-70 M (UH-60M) dentro do projeto PROTEGER, na modalidade aeromobilidade, que tem motivado os pilotos e mecânicos da AvEx, que finalmente receberiam uma frota de aeronaves de projeto militar adequado as necessidades da AvEx.
Eu aqui, ainda sonho em ver um S-70 voando em Ala com Mi-17, como podemos ver na vizinha Colombia...




S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército
Imagem
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Aviação do Exército

#1463 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Nov 24, 2012 9:17 am

Aproveitando o post bastante esclarecedor do prezado Valentim, em Dezembro passado visitei o 1º BAvEx em Taubaté/SP e pude ver alguns testes do Caracal, tirei algumas fotos e fiz alguns videos, na época não postei aqui por motivos particulares (preguiça de abrir conta em algum servidor e postar !! :mrgreen: ) até tentei, mas o servidor que abri a conta não era compativel com o Defesa Brasil, sei lá, ai desisiti...mas se algum de vocês, que já possuem conta, assim desejar, me passe MP que envio as fotos por e-mail para serem postadas.

Abraços




Imagem
Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Aviação do Exército

#1464 Mensagem por sarto » Sáb Nov 24, 2012 12:34 pm

MUITO ESTRANHO!! Tem uma reportagem extensa em uma revista de grande circulação sobre o 1º BAVEX, que rasga pesados elogios a aeronave EC 725 CARACAL,inclusive salientando que o EB encontra-se em outro patamar com essa aeronave,positivamente é claro.Eu fico sem entender...




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Aviação do Exército

#1465 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Nov 24, 2012 12:39 pm

Pô Sávio, posta aí pra gente. 8-]




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Aviação do Exército

#1466 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Nov 24, 2012 1:23 pm

BrasilPotência escreveu:Pô Sávio, posta aí pra gente. 8-]
Se alguem me falar um bom servidor e que de certo aqui no DB, eu posto... :mrgreen:

Qual que a rapaziada geralmente usa aqui pra postaR?




Imagem
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Aviação do Exército

#1467 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Nov 24, 2012 1:28 pm

Não sei se informar se é pago, CREIO que não, mas aí vai http://imageshack.us/ :D




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6771
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: Aviação do Exército

#1468 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Nov 24, 2012 1:31 pm

irlan escreveu:É sério esse papo que os blackhawks do EB são usados?
Não. O EB recebeu uns poucos BHs usados (cerca de 4 se não me engano) faz muito tempo atrás, mais de uma década atrás. Acho que foi por causa de uma mediação num conflito entre Peru e Equador, a Guerra de Cenepa.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Aviação do Exército

#1469 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 24, 2012 2:00 pm

Bem como já disse aqui diversas vezes, eu não me surpreendo com mais nada que venha da defesa neste país. E que os militares que lidam com helos no Brasil desde sempre entenderam, quiseram, e gostariam, de dispor e operar os BH, isso também não é novidade para ninguém.

Enfim, o que era para ser apenas mais uma simples aquisição de momento de helos novos para a FAB no passado, talvez, uma oportunidade para o começo da aquisição em série dos BH para as ffaa's, simplesmente foi atropelado, como sempre, pela arrogância, pretensiosidade e oportunismo de nossos ciosos políticos pela da defesa nacional.

Eu particularmente não tenho nada contra os Caracal, posto que há na internet info's a despeito do mesmo boa e ruins. Bom, nem sempre se pode agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo. Contudo, me pareceria interessante aguardar e verificar a opinião aqui de outros colegas de fórum das demais forças que pudesses corroborar ou refutar a informação do colega Valentim, quanto a operação de suas versões, apenas a título da manutenção do debate sobre o tema.

O projeto para a fabricação dos EC-725 militares, como de praxe, creio, deverá ficar apenas e tão somente nestes 50 iniciais, haja vista a politiquice de seus argumentos e subsídios. E, sinceramente, se operadores na Avex do Caracal estão achando tão ruim este modelo, presumo que seja menos por deficiências do modelo em si, do que pela porca e mal feita contratação dos mesmos, feita por políticos e para políticos.
Do contrário, penso eles não estariam operando no Afeganistão e outros TO's quentes, e mesmo nas ffaa's francesas, que agora tem a opção dos TTH-90.

Aliás, se a FAB está conseguindo comprar seus BH, mesmo que a contas gotas, como gostaria desde o início, a MB dando sequência aos seus, da mesma forma, e o EB agora engendrando esta possível aquisição de 20 UH-60M, e o governo sequer fez ou faz caso destas aquisições, apesar da "fabricação nacional dos EC-725", é porque realmente não precisamos mais falar nada sobre a continuidade da indiferença, irresponsabilidade e ignorância com que a política tupiniquim ainda vê e trata a defesa neste país. Pelo contrário, é bastante esclarecedora e explicativa destas.

Sorte ao EB e à Avex nas próximas aquisições.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Aviação do Exército

#1470 Mensagem por henriquejr » Sáb Nov 24, 2012 2:45 pm

Cross escreveu:
irlan escreveu:É sério esse papo que os blackhawks do EB são usados?
Não. O EB recebeu uns poucos BHs usados (cerca de 4 se não me engano) faz muito tempo atrás, mais de uma década atrás. Acho que foi por causa de uma mediação num conflito entre Peru e Equador, a Guerra de Cenepa.
Os quatro UH-60L adquiridos pelo EB, no final da década de 90, e utilizados operação de paz entre Peru e Equador, foram comprados novos, de fábrica, com direito a 5 anos de assistência técnica incluída no pacote.




.
Responder