NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#1 Mensagem por wagnerm25 » Qua Nov 21, 2012 1:34 pm

Confesso que me causa certa ansiedade.

http://www.huffingtonpost.co.uk/2012/11 ... _ref=false

Nasa may have discovered signs of life on Mars - but it's not telling. Yet.

The space agency has reportedly found something of huge importance on the Red Planet, thanks to the latest samples gathered by the $2.5bn Curiosity rover, according to media reports which emerged on Tuesday.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#2 Mensagem por denilson » Qua Nov 21, 2012 1:58 pm

Imagem
Se realmente foi encontrada uma prova de que existiu ou existe vida em Marte... Muitas religiões terão que se explicar... [006] [005]




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#3 Mensagem por LeandroGCard » Qua Nov 21, 2012 2:22 pm

denilson escreveu:Se realmente foi encontrada uma prova de que existiu ou existe vida em Marte... Muitas religiões terão que se explicar... [006] [005]
Grande coisa, já fazem isto a milhares de anos e nada mudou. No máximo vão dizer que Deus pessoalmente criou a vida lá também, como fez aqui, e tudo continuará como dantes.

A grande importância de uma descoberta como esta seria indicar que o surgimento da vida é algo comum na evolução planetária, e não um milagre altamente improvável e único da Terra, já que teria acontecido em pelo menos dois planetas diferentes. Se isto for verdade o universo então deve estar coalhado de vida, dada a quantidade de planetas extra-solares de todos os tipos que estão sendo descobertos nos últimos anos.

E mesmo que existam vestígios de vida atual ou extinta em Marte ainda restará demonstrar que esta vida não teve exatamente a mesma origem da vida na Terra, vindo de lá para cá, indo daqui para lá ou chegando em ambos os planetas de alguma outra fonte, através de cometas, meteoros, etc... . Só uma análise detalhada do que quer que seja encontrado poderá dar respostas a estas questões, e os instrumentos da Curiosity não estão preparados para tanto. Provavelmente seria necessária no mínimo uma missão com retorno de amostras para a Terra, ou o lançamento para Marte de um laboratório muito mais complexo e equipado. O ideal mesmo seria enviar cientistas até lá.

Mas de qualquer forma temos que tomar cuidado com estas notícias, ultimamente a NASA tem andado fazendo muito barulho por pouca coisa, como no caso do meteorito com pretensos fósseis bacterianos ou das bactérias com arsênico no DNA, ambos casos que se mostraram inconclusivos para dizer o mínimo. A NASA está desesperada por conseguir mais verbas para continuar funcionando, e tem mostrado uma certa tendência ao sensacionalismo.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#4 Mensagem por FoxTroop » Qua Nov 21, 2012 2:56 pm

LeandroGCard escreveu:Mas de qualquer forma temos que tomar cuidado com estas notícias, ultimamente a NASA tem andado fazendo muito barulho por pouca coisa, como no caso do meteorito com pretensos fósseis bacterianos ou das bactérias com arsênico no DNA, ambos casos que se mostraram inconclusivos para dizer o mínimo. A NASA está desesperada por conseguir mais verbas para continuar funcionando, e tem mostrado uma certa tendência ao sensacionalismo.
Verdade, razão pela qual estou muito céptico sobre esse tal de anúncio.

Quanto a vida noutros planetas, não duvido que exista, agora com a complexidade de criar uma Consciência, como na Terra, aí duvido e muito.




Imagem
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#5 Mensagem por denilson » Qua Nov 21, 2012 3:52 pm

LeandroGCard escreveu:
denilson escreveu:Se realmente foi encontrada uma prova de que existiu ou existe vida em Marte... Muitas religiões terão que se explicar... [006] [005]
Grande coisa, já fazem isto a milhares de anos e nada mudou. No máximo vão dizer que Deus pessoalmente criou a vida lá também, como fez aqui, e tudo continuará como dantes.
A grande importância de uma descoberta como esta seria indicar que o surgimento da vida é algo comum na evolução planetária, e não um milagre altamente improvável e único da Terra, já que teria acontecido em pelo menos dois planetas diferentes. Se isto for verdade o universo então deve estar coalhado de vida, dada a quantidade de planetas extra-solares de todos os tipos que estão sendo descobertos nos últimos anos.
"Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"
Raul Seixas

Desculpe a brincadeira LeandroGCard, concordo que não mudará muita coisa, essa necessidade do ser humano em crer em algo....
Abraços
Denilson




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#6 Mensagem por LeandroGCard » Qua Nov 21, 2012 4:19 pm

FoxTroop escreveu:Quanto a vida noutros planetas, não duvido que exista, agora com a complexidade de criar uma Consciência, como na Terra, aí duvido e muito.
Você diz isso com relação ao nosso sistema solar não? Porque se considerarmos a galáxia inteira ou mesmo o universo como um todo a coisa muda bastante de figura.

denilson escreveu:"Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"
Raul Seixas

Desculpe a brincadeira LeandroGCard, concordo que não mudará muita coisa, essa necessidade do ser humano em crer em algo....
Abraços
Denilson
Talvez por ser agnóstico eu costumo usar a palavra "milagre" no simples sentido de algo muito difícil, sem nenhuma conotação mística ou religiosa. Mas percebo que do jeito que coloquei ficou meio contraditório :oops: .


Um grande abraço,


Leandro G. Card




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#7 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 21, 2012 6:17 pm

90% de chances de ser só uma mentirinha para conseguirem mais verbas...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#8 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 21, 2012 7:36 pm

Desconheço qualquer religião que afirme, categoricamente, a inexistência de vida em outros planetas. Muito pelo contrário, lendo livros como a Bíblia, por exemplo, no Velho Testamento, é abundante os relatos de visitas de seres "extraterrestres", que são vistos como seres celestiais ou anjos.




.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#9 Mensagem por LeandroGCard » Qua Nov 21, 2012 7:58 pm

henriquejr escreveu:Desconheço qualquer religião que afirme, categoricamente, a inexistência de vida em outros planetas. Muito pelo contrário, lendo livros como a Bíblia, por exemplo, no Velho Testamento, é abundante os relatos de visitas de seres "extraterrestres", que são vistos como seres celestiais ou anjos.
E no entanto existem sim diversas correntes religiosas cristãs (em geral evangélicas) que pregam que a vida é uma exclusividade da Terra, já que a Biblia não diz que existam outros mundos habitados no universo físico (eles interpretam que Deus, anjos, demônios e afins vivem em um "mundo celestial", fora do mundo físico).

Por exemplo, no livro "Mostre-me Deus" o autor Fred Heeren, que em princípio estaria tentando justamente aproximar as visões religiosa e científica (mas lendo-se o livro o que se vê é pura apologia religiosa), declara logo no princípio que tudo o que ele vai dizer ao longo do texto baseia-se na premissa de que somente na Terra existe vida inteligente, implicando que o resto do universo é apenas uma "moldura bonita" para os eventos que envolvem a humanidade e são descritos na Bíblia. Já conversei com diversos pastores e crentes que expressaram a mesma opinião, ou outras até mais radicais, por exemplo negavam completamente a simples possibilidade da existência de planetas fora do sistema solar, apontando como razões o relato da gênese bíblica e "fatos científicos conhecidos", como o de nosso sistema solar ter sido formado em uma praticamente impossível quase-colisão estelar. Eu queria muito saber o que alegam agora que inúmeros planetas extra-solares já foram descobertos, mas duvido que tenham abjurado de suas creças :wink: .


Leandro G. Card




Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#10 Mensagem por cassiosemasas » Qua Nov 21, 2012 8:34 pm

eu, creio, mas não 100% que a vida veio de outro local do nosso sistema solar, vamos dar uma olhada na astro biologia....talvez o o nosso resultado tenha sido...nada mais do que alguns pedaços de "Marte" por exemplo que vei parar aqui...mas...sempre há um mas...ainda faltam muitos elementos para provar tal condição...porém...tenho quase plena certeza que os "extraterrestres" somos nós mesmos!!!!!




...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#11 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 21, 2012 9:13 pm

LeandroGCard escreveu:
henriquejr escreveu:Desconheço qualquer religião que afirme, categoricamente, a inexistência de vida em outros planetas. Muito pelo contrário, lendo livros como a Bíblia, por exemplo, no Velho Testamento, é abundante os relatos de visitas de seres "extraterrestres", que são vistos como seres celestiais ou anjos.
E no entanto existem sim diversas correntes religiosas cristãs (em geral evangélicas) que pregam que a vida é uma exclusividade da Terra, já que a Biblia não diz que existam outros mundos habitados no universo físico (eles interpretam que Deus, anjos, demônios e afins vivem em um "mundo celestial", fora do mundo físico).

Por exemplo, no livro "Mostre-me Deus" o autor Fred Heeren, que em princípio estaria tentando justamente aproximar as visões religiosa e científica (mas lendo-se o livro o que se vê é pura apologia religiosa), declara logo no princípio que tudo o que ele vai dizer ao longo do texto baseia-se na premissa de que somente na Terra existe vida inteligente, implicando que o resto do universo é apenas uma "moldura bonita" para os eventos que envolvem a humanidade e são descritos na Bíblia. Já conversei com diversos pastores e crentes que expressaram a mesma opinião, ou outras até mais radicais, por exemplo negavam completamente a simples possibilidade da existência de planetas fora do sistema solar, apontando como razões o relato da gênese bíblica e "fatos científicos conhecidos", como o de nosso sistema solar ter sido formado em uma praticamente impossível quase-colisão estelar. Eu queria muito saber o que alegam agora que inúmeros planetas extra-solares já foram descobertos, mas duvido que tenham abjurado de suas creças :wink: .


Leandro G. Card
É verdade. O problema é que os religiosos de plantão fazem suas suposições baseada em "achismos", muitas vezes chamadas de "revelações", tudo aquilo que não encontram respostas na Bíblia (levando em consideração os cristãos). Se formos levar em consideração a Bíblia em si, não há nenhuma frase, se quer, que negue a existência de outros mundos ou vida extraterrestre. Muito pelo contrário, no Velho testamento tem vários versículos que mostra o mundo em que vivemos como um grão de areia, no universo!

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar." João 14:2

I Coríntios 4:9 diz que os seguidores de Cristo se tornaram “espetáculo ao Universo, tanto a anjos, como a homens”, e Efésios 3:15 diz que “toda a família, tanto no Céu como sobre a Terra”, tomam o nome do Pai. Hebreus 11:3 diz que “os mundos” foram criados pela palavra de Deus.

Estes são apenas alguns exemplos de partes da bíblia onde se deixa a entender que a vida não é exclusividade da terra. Em outras partes fala da existência de outros "céus", de primeiro, segundo e terceiro céu, etc...

O problema é que muitos, ainda sob influencia dos pensamentos da idade média, onde ninguém podia dizer que a terra não era quadrada nem era o centro do universo, terminam criando dogmas sobre a exclusividade da vida no planeta Terra, sem nenhum respaldo das escrituras sagradas.




.
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#12 Mensagem por denilson » Qui Nov 22, 2012 8:18 am

henriquejr escreveu: O problema é que muitos, ainda sob influencia dos pensamentos da idade média, onde ninguém podia dizer que a terra não era quadrada nem era o centro do universo, terminam criando dogmas sobre a exclusividade da vida no planeta Terra, sem nenhum respaldo das escrituras sagradas.
Exatamente, eu não estava falando a respeito de livros, como a bíblia, falei sobre as religiões...
E principalmente esse negócio de pegar trechos, normalmente fora de contexto, de qualquer livro, que leva a "n" interpretações diferentes e possibilita a criação de "n" teorias baseadas no mesmo livro, justificando até coisas ruins como massacres, extermínios e mutilações e coisas boas como a poligamia masculina.
Grato
Denilson




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#13 Mensagem por pt » Qui Nov 22, 2012 12:59 pm

A possibilidade de haver vida em Marte, mesmo que apenas microscópica, é algo que alterará profundamente tudo o que pensamos e todas as conjecturas que se fazem sobre como será a imensidade do universo.

Se no nosso sistema solar, os dois planetas que têm melhores condições para desenvolver vida (como nós a entendemos), então isso quer dizer que a vida, ao contrário de ser algo específico do planeta terra, é, ao contrário algo de incrivelmente comum no universo.

Isto quer dizer, que em vez de um universo vazio e seco onde a raça humana vagueia no vazio, na realidade estaríamos a navegar numa gigantesca sopa de vida.

Aí, teríamos definitivamente que contar com a equação de Frank Drake, e projeta-la para lá da nossa própria galáxia.

As consequências são absolutamente espantosas. E mesmo a mais fantasiosa série de ficção cientifica poderia estar milénios atrás do que poderá ser a realidade do universo quanto à diversidade de vida.

A vida e eventuais civilizações estariam portanto apenas separadas pela barreira da dimensão do universo e da distância entre os planetas.



Também acho evidente que as religiões fundamentalistas (nomeadamente os fundamentalistas evangélicos) terão muita dificuldade em adaptar-se.
provavelmente passariam para as teses dos teóricos da conspiração.
Caso fosse verdade que se encontrou vida em Marte, logo apareceriam mil teorias conspirativas a dizer que eram mentira.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#14 Mensagem por LeandroGCard » Qui Nov 22, 2012 1:50 pm

pt escreveu:A possibilidade de haver vida em Marte, mesmo que apenas microscópica, é algo que alterará profundamente tudo o que pensamos e todas as conjecturas que se fazem sobre como será a imensidade do universo.

Se no nosso sistema solar, os dois planetas que têm melhores condições para desenvolver vida (como nós a entendemos), então isso quer dizer que a vida, ao contrário de ser algo específico do planeta terra, é, ao contrário algo de incrivelmente comum no universo.

Isto quer dizer, que em vez de um universo vazio e seco onde a raça humana vagueia no vazio, na realidade estaríamos a navegar numa gigantesca sopa de vida.

Aí, teríamos definitivamente que contar com a equação de Frank Drake, e projeta-la para lá da nossa própria galáxia.

As consequências são absolutamente espantosas. E mesmo a mais fantasiosa série de ficção cientifica poderia estar milénios atrás do que poderá ser a realidade do universo quanto à diversidade de vida.

A vida e eventuais civilizações estariam portanto apenas separadas pela barreira da dimensão do universo e da distância entre os planetas.
E teremos que encontrar uma boa explicação para o Paradoxo de Fermi 8-] :wink: .


Também acho evidente que as religiões fundamentalistas (nomeadamente os fundamentalistas evangélicos) terão muita dificuldade em adaptar-se.
provavelmente passariam para as teses dos teóricos da conspiração.
Caso fosse verdade que se encontrou vida em Marte, logo apareceriam mil teorias conspirativas a dizer que eram mentira.
Pelo menos os que eu conheço (e conheço alguns, pois meus pais são católicos fervorosos e minha esposa é evangélica) vão primeiro negar até onde puderem, alegando que a ciência pode mais uma vez estar errada e se desmentir logo mais à frente. E depois, se comprovado além de qualquer dúvida, simplesmente alegarão que o surgimento da vida em outros planetas quaisquer foi apenas mais uma ação sobrenatural produzida por Deus, e mais uma prova do Seu poder. E tocarão em frente sem mudar um milímetro as suas crenças :roll: .

Acho que apenas o surgimento da vida em laboratório, em alguma variação da experiência de Ulrey-Miller, é que poderia criar algum abalo na fé dos fundamentalistas pois acabaria com um dos mais fortes argumentos deles contra a teoria da evolução (embora em princípio a biogênese não tenha nada a ver com a evolução em si, mas eles não entendem ou não querem entender isso). Mas acho que até a algo deste tipo eles se adaptariam, provavelmente afirmando que o homem pôde criar a vida em laboratório porque foi feito "à imagem e semelhança de Deus", mas que na natureza ela só surge pela intervenção de alguma inteligência superior (que eles alegarão ser a do próprio Deus). O próprio fato de ter sido o homem a criar a vida seria apontado como prova de que é preciso uma intervenção inteligente para isto acontecer. É como no caso dos fósseis de transição, não importa quantos sejam encontrados sempre será apontada uma lacuna ou discrepância temporal entre eles, ad infinitum


Leandro G. Card




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: NASA Mars Rover - importante anúncio em Dezembro

#15 Mensagem por wagnerm25 » Qui Nov 22, 2012 3:08 pm

Não esperava que esse tópico descambasse para implicações religiosas do eventual anúncio da descoberta de sinais de vida em Marte.

Com todo respeito aos que acreditam em alguma religião, para mim, religião, qualquer que seja, é a maior fonte de disseminação de ignorância que já foi inventada nesse planeta. Até onde eu consigo perceber, é apenas um meio que espertalhões usam para manter sob jugo um determinado grupo de pessoas com o único fim de atingir objetivos pouco nobres, como encher o bolso de dinheiro ou alcançar e perpetuar-se no poder.

Outrossim, acreditar em Deus não implica em associar-se a qualquer grupo desse tipo.




Responder