Foi aqui onde eu lí, se está correto ou não, eu não posso afirmar: http://landcombatcb.blogspot.com.br/201 ... chado.htmlLywis escreveu:Eu já lí que o Leopard 2A4 tinha 800mm de blindagem composta o que dava 690mm de resistência contra munição APDSFS e 1290mm contra munição HEAT.
Leopard 1A5 do EB
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Re: Leopard 1A5 do EB
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Re: Leopard 1A5 do EB
O que me deixa controvertido é a informação quanto a blindagem do Leo 1a5. O dado colocado pelo autor (35mm a 70mm) seja em RHA ou não, está presente em outros sites.
Mas pode estar errado. Acho pouco para um MBT. Ainda mais com uma nova torre no caso dessa versão. Mas eu não achei outra informação sobre a espessura.
Mas pode estar errado. Acho pouco para um MBT. Ainda mais com uma nova torre no caso dessa versão. Mas eu não achei outra informação sobre a espessura.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Procurei dados das blindagens do Leopard 1 e 2 no livro “Waffensysteme Leopard 1 und Leopard 2” de Walter J. Spielberger (Motorbuch Verlag 1995).
Não encontrei nada sobre o Leopard 2.
Sobre o Leopard 1 encontrei:
Desenho do primeiro chassi do protótipo A1: a parte superior da frente com chapa de espessura de 70 mm e a parte inferior com chapa de espessura de 50 mm. A lateral com chapa de espessura de 35 mm na parte superior (inclinada) e 30 mm na parte inferior (vertical). Os protótipos da serie A1 pesavam 34,8 toneladas. A parte dianteira da torre tinha 100 mm de espessura.
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas.
Em função destes dados, torna-se para mim muito difícil acreditar nas informações do artigo da revista Ação de Choque N°09.
Pode ser, como já escrevi acima, que os dados da blindagem do Leopard 2 façam equivalência entre blindagem composta e blindagem de aço laminado.
Será?
Bacchi
Não encontrei nada sobre o Leopard 2.
Sobre o Leopard 1 encontrei:
Desenho do primeiro chassi do protótipo A1: a parte superior da frente com chapa de espessura de 70 mm e a parte inferior com chapa de espessura de 50 mm. A lateral com chapa de espessura de 35 mm na parte superior (inclinada) e 30 mm na parte inferior (vertical). Os protótipos da serie A1 pesavam 34,8 toneladas. A parte dianteira da torre tinha 100 mm de espessura.
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas.
Em função destes dados, torna-se para mim muito difícil acreditar nas informações do artigo da revista Ação de Choque N°09.
Pode ser, como já escrevi acima, que os dados da blindagem do Leopard 2 façam equivalência entre blindagem composta e blindagem de aço laminado.
Será?
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Re: Leopard 1A5 do EB
Isto faz mais sentido para o Leopard 1!Reginaldo Bacchi escreveu:
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas.
Bacchi
Agora isto se refere ao modelo de produção Leopard 1A1? Se for, neste caso, o Leopard 1A5 teria uma blindagem mais espessa que esta.
Não sei até onde estas informações são corretas, mas observem as tabelas a seguir:
* - Blindagem composta
** - Blindagem composta acrescida de blindagem adicional modular espaçada
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Re: Leopard 1A5 do EB
Eu estava esperando ansioso por sua participação. É inevitavel que após eu fazer um comentário, você comente a seguir.Lywis escreveu:Agora isto se refere ao modelo de produção Leopard 1A1? Se for, neste caso, o Leopard 1A5 teria uma blindagem mais espessa que esta.Reginaldo Bacchi escreveu:
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas.
Bacchi
Fico sempre aguardando, o que será que ele vai escrever?
Agora ao assunto: como já escrevi umas 10 ou 20 veses (não sendo jamais contestado) nunca, repito nunca foram construidos Leopard 1A5.
Todos, repito todos os Leopard 1A5 são Leopard 1A1 repotencializados.
O Bundesheer descartou os 232 Leo 1A2, 110 Leo 1A3 e 250 Leo 1A4 e repotencializou para Leo 1A5 1225 dos 1845 Leo 1A1 (ou seja foram descartados 620 Leo 1A1 sem repotencialização.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Hehehe... É verdade, é praticamente uma regra, depois de um comentário do Bacchi, virá um comentário do Lywis!Reginaldo Bacchi escreveu:Eu estava esperando ansioso por sua participação. É inevitavel que após eu fazer um comentário, você comente a seguir.Lywis escreveu: Agora isto se refere ao modelo de produção Leopard 1A1? Se for, neste caso, o Leopard 1A5 teria uma blindagem mais espessa que esta.
Fico sempre aguardando, o que será que ele vai escrever?
Agora ao assunto: como já escrevi umas 10 ou 20 veses (não sendo jamais contestado) nunca, repito nunca foram construidos Leopard 1A5.
Todos, repito todos os Leopard 1A5 são Leopard 1A1 repotencializados.
O Bundesheer descartou os 232 Leo 1A2, 110 Leo 1A3 e 250 Leo 1A4 e repotencializou para Leo 1A5 1225 dos 1845 Leo 1A1 (ou seja foram descartados 620 Leo 1A1 sem repotencialização.
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Quanto ao seu comentário, isto é uma verdade incontestável, todos os leopard 1A5 são repotencializados.
Agora, o peso informado de 42,4t para o carro de produção 1A1 é praticamente o mesmo peso do Leopard 1A5. Sempre achei que o Leopard 1A1 pesasse em torno de 38t.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Seria possivel você informar como obter esta tabela, afim de eu procurar entende-la, para tirar mais dados da mesma?Lywis escreveu:Isto faz mais sentido para o Leopard 1!Reginaldo Bacchi escreveu:
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas.
Bacchi
Agora isto se refere ao modelo de produção Leopard 1A1? Se for, neste caso, o Leopard 1A5 teria uma blindagem mais espessa que esta.
Não sei até onde estas informações são corretas, mas observem as tabelas a seguir:
* - Blindagem composta
** - Blindagem composta acrescida de blindagem adicional modular espaçada
Bacchi
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Re: Leopard 1A5 do EB
Qual a origem dessa tabela?
Ela possui algums erros que são facilmente identificaveis:
_ A blindagem da torre do Leopard 1V chileno recebeu reforço, portanto é superior a nossa do Leopard 1;
_ A blindagem da torre dos M60A3 é superior a do Leopard 1, 1V e 1A5;
_ Idem para a blindagem total dos Ti-67 do Uruguai em relação aos Leopard 1, 1V e 1A5;
_ A blindagem dos antigos AMX-30B/B2 "Napoleon" chilenos, já fora de uso, é a mesma dos AMX-30V venezuelanos;
_ A Colombia não tem AMX-30 EM2, nem qualquer outro MBT;
_ O Peru não usa T-55AM2, mas sim a versão T-55A;
_ Faltou nessa tabela, para representar a totalidade da America do Sul, os TAM argentinos para comparar.
Abraços,
Paulo Bastos
Ela possui algums erros que são facilmente identificaveis:
_ A blindagem da torre do Leopard 1V chileno recebeu reforço, portanto é superior a nossa do Leopard 1;
_ A blindagem da torre dos M60A3 é superior a do Leopard 1, 1V e 1A5;
_ Idem para a blindagem total dos Ti-67 do Uruguai em relação aos Leopard 1, 1V e 1A5;
_ A blindagem dos antigos AMX-30B/B2 "Napoleon" chilenos, já fora de uso, é a mesma dos AMX-30V venezuelanos;
_ A Colombia não tem AMX-30 EM2, nem qualquer outro MBT;
_ O Peru não usa T-55AM2, mas sim a versão T-55A;
_ Faltou nessa tabela, para representar a totalidade da America do Sul, os TAM argentinos para comparar.
Abraços,
Paulo Bastos
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Re: Leopard 1A5 do EB
Olá Bacchi, encontrei esta tabela nos textos dos links a seguir:Reginaldo Bacchi escreveu:Seria possivel você informar como obter esta tabela, afim de eu procurar entende-la, para tirar mais dados da mesma?Lywis escreveu: Isto faz mais sentido para o Leopard 1!
Agora isto se refere ao modelo de produção Leopard 1A1? Se for, neste caso, o Leopard 1A5 teria uma blindagem mais espessa que esta.
Não sei até onde estas informações são corretas, mas observem as tabelas a seguir:
* - Blindagem composta
** - Blindagem composta acrescida de blindagem adicional modular espaçada
Bacchi
http://landcombatcb.blogspot.com.br/201 ... chado.html
http://sistemasdearmas.com.br/ter/leopard1beraldi.html
Não sei como quem a fez a obteve, e acredito inclusive que estas tabelas tem diversos erros, as pus aqui para que as analisássemos.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Sim sim, creio que o Beraldi possa explicar melhor a origem desa tabela, a primeira vez que a vi foi no texto escrito por ele.Reginaldo Bacchi escreveu:Obrigado Liwis. A tabela do Beraldi é mais entendivel.
Bacchi
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Re: Leopard 1A5 do EB
Prezado BacchiReginaldo Bacchi escreveu:Procurei dados das blindagens do Leopard 1 e 2 no livro “Waffensysteme Leopard 1 und Leopard 2” de Walter J. Spielberger (Motorbuch Verlag 1995).
...Sobre o Leopard 1 encontrei:
Desenho do primeiro chassi do protótipo A1: a parte superior da frente com chapa de espessura de 70 mm e a parte inferior com chapa de espessura de 50 mm. A lateral com chapa de espessura de 35 mm na parte superior (inclinada) e 30 mm na parte inferior (vertical). Os protótipos da serie A1 pesavam 34,8 toneladas. A parte dianteira da torre tinha 100 mm de espessura.
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas....
Bacchi
Os numeros conferem. Os dados descritos devem ser os da página 397 do livro do Spielberger.
A legenda descreve os 3 números da blindagem como: espessura/ângulo/profundidade de penetração.
Como exemplo, no caso da parte superior da frente: 70/30/140 o numero 140 refere-se a profundidade de penetracao tomando em consideração o ângulo de 30 graus, mas a espessura da blindagem em si continua com 70mm. Talvez alguém poderia interpretar, como descrito acima, que a chapa de blindagem em si da parte superior da frente no carro de produção seja de 140mm.
Sds
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Re: Leopard 1A5 do EB
Agora entendi - Durchschlaglänge é o comprimento horizontal que o projetil iria percorrer devido a inclinação da chapa de blindagem.Afrika Korps escreveu:Prezado BacchiReginaldo Bacchi escreveu:Procurei dados das blindagens do Leopard 1 e 2 no livro “Waffensysteme Leopard 1 und Leopard 2” de Walter J. Spielberger (Motorbuch Verlag 1995).
...Sobre o Leopard 1 encontrei:
Desenho do primeiro chassi do protótipo A1: a parte superior da frente com chapa de espessura de 70 mm e a parte inferior com chapa de espessura de 50 mm. A lateral com chapa de espessura de 35 mm na parte superior (inclinada) e 30 mm na parte inferior (vertical). Os protótipos da serie A1 pesavam 34,8 toneladas. A parte dianteira da torre tinha 100 mm de espessura.
Para o carro de produção a especificação menciona 140 mm para chapa superior e 78 mm para a chapa inferior. A lateral superior tem 78 mm e a inferior 55 mm. O peso é dado como 42,4 toneladas....
Bacchi
Os numeros conferem. Os dados descritos devem ser os da página 397 do livro do Spielberger.
A legenda descreve os 3 números da blindagem como: espessura/ângulo/profundidade de penetração.
Como exemplo, no caso da parte superior da frente: 70/30/140 o numero 140 refere-se a profundidade de penetracao tomando em consideração o ângulo de 30 graus, mas a espessura da blindagem em si continua com 70mm. Talvez alguém poderia interpretar, como descrito acima, que a chapa de blindagem em si da parte superior da frente no carro de produção seja de 140mm.
Sds
Meus parabens!!! Eu não tinha entendido!!!
Excelente!!!
Nota 10!!!
Bacchi
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Re: Leopard 1A5 do EB
Prezado Bacchi
Não tinha como saber. Decifrar terminologias técnicas no idioma alemão é como querer aprender, do zero, a dança bávara no Oktoberfest.
Sds
Não tinha como saber. Decifrar terminologias técnicas no idioma alemão é como querer aprender, do zero, a dança bávara no Oktoberfest.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Fonte: http://www.defesanet.com.br/leo/noticia ... -ParanaguaAÇO - Últimos carros Leopard chegam por Paranaguá
O Porto de Paranaguá desembarcou quinta-feira (6) quatro tanques encomendados pelo Exército Brasileiro. Vindos da Alemanha a bordo do navio Grande Amburgo, os blindados seguiram até Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A retirada dos veículos foi rápida, mas contou com logística e estrutura militares pouco comuns no cais.
A descarga dos veículos foi coordenada pelo 5º Batalhão Logístico de Curitiba (5º BLog). Os representantes do Exército contaram com o apoio do Departamento de Operações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Por se tratar de equipamentos militares, a operação requeria condições especiais.
Um dos pátios foi liberado para que os caminhões e plataformas que iriam carregar os tanques ficassem posicionados até a chegada do material. Quando o navio atracou, os caminhões foram liberados para tomar nova posição no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, onde os blindados foram descarregados. Diferente da descarga de veículos comuns, nesta as manobras foram feitas pelos próprios militares.
Do navio até a plataforma, os blindados foram conduzidos pelos alemães. Segundo o Exército, isso é feito para que a entrega seja certificada. Os militares brasileiros foram responsáveis pela condução dos tanques até a plataforma e pelos outros passos do carregamento da carga, em solo nacional.
EQUIPAMENTOS – A frota adquirida pelo Exército era composta por duas viaturas blindadas (Berge Panzer Leopard), de 39,2 toneladas, específicas para manutenção e utilizadas para apoio e socorro. Uma viatura especializada de engenharia (DACHS), de 43 toneladas, – com lâminas e retroescavadeira – para trabalhos pesados. E um “lança-pontes” (BIBER), de 35,1 toneladas. Esta última, segundo o 5º BLog, carrega uma ponte, montada em duas partes, de 22 metros de comprimento.
Além dos blindados, ainda compunham a carga do Exército Brasileiro, desembarcada no Porto de Paranaguá, três contêineres com outros suprimentos. Dois desses traziam a ponte que vai sobre o blindado Biber, pesando, no total, dez toneladas.