Alcantara escreveu:P*rr4, tinha que ser aparelho específico, mais leve! Esse é o nosso Brasil... aposto que simplesmente "depenaram" alguns da versão operacional. E isso nem é a pior coisa. Pior é tirar da linha, reduzir a já pequena capacidade beligerante da FAB pra não ter que gastar uns "trocados" (sim, porque essa versão seria com certeza mais barata do que a normal, já entregue) comprando um aparelho específico pra função.
O problema com um aparelho "capado", específico para a função é meio que um desperdício, não é? Sei lá, minha opinião. Com tão poucas unidades, deixar um desses aí praticamente sem condições de serem usados para outra finalidade é um despropósito. Os T-27 do EDA, apesar da pintura, não podem ser usados para instrução também ou são específicas para demonstração aérea?
Se forem mantidos os sistemas, pelo menos, se precisar, eles voltam pra linha pintados de azul, verde e amarelo berrante, não é verdade? Seria mais ou menos como os Su-27 dos Russian Knights que são praticamente aeronaves operacionais pintadonas de vermelho e branco. Se precisar é só instalar o armamento, passar um spray de tinta fosca por cima, tudo em algumas horas, e vai pra linha de frente!
Ainda assim, não sei se o preparo para depenar o Tucanão seja mais complicado que retirar o armamento e colocar algum contra-peso para manter o CG no lugar... não sei, mas vai que seja realmente um trabalho complexo e que demanda tempo, aí pode ser que não compense mesmo.
Mas concordo que deveriam comprar uns zerados para o EDA e mais alguns para repor as perdas.
MAlmeida