ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves novas!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#61 Mensagem por sapao » Sex Nov 09, 2012 11:30 pm

sarto escreveu:Se forem 6 black's, acho que irão fazer C-SAR, 2/10º.
E o pedido foi feito em 2008?

Acho que não, até porque a FAB está investindo BASTANTE na versão C-SAR do Caracal; não acho que haveria uma mudança assim de ultima hora.
Se houvesse essa possibilidade, não teriam colocado dinheiro no 725 e sim mantido as versões basicas.

Mas vai saber?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
dafranca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 10:53 pm
Agradeceram: 19 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#62 Mensagem por dafranca » Sáb Nov 10, 2012 12:45 am

sapao escreveu:
sarto escreveu:Se forem 6 black's, acho que irão fazer C-SAR, 2/10º.
E o pedido foi feito em 2008?

Acho que não, até porque a FAB está investindo BASTANTE na versão C-SAR do Caracal; não acho que haveria uma mudança assim de ultima hora.
Se houvesse essa possibilidade, não teriam colocado dinheiro no 725 e sim mantido as versões basicas.

Mas vai saber?
Faltava entregar 6 Blacks, 3 foram entregues este ano. Então o valor de $160 milhoes seria referente a mais 3 blacks? $53 milhoes para cada black, não seria meio caro ou esse é o preço?




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#63 Mensagem por sapao » Sáb Nov 10, 2012 5:13 am

Que eu saiba, do segundo lote de 10 aeronaves foram entregues 09 (15 até o momento).
A ultima deve ser entregue essa ano e a FAB ficaria com 16 no total.

Havia um rumor de mais celulas, mas não sei se é disso que se trata.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#64 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 10, 2012 11:03 am

Até onde se possa perceber, a FAB parece ter dividido os BH e H-36 entre os 7o e 5o do 8 GAV, para os primeiros, e 1o e 3o do 8o GAV, mais o 2o/10o em CG, este último com a versão padrão de C-SAR da FAB para aqueles últimos. Seriam 8 BH para 2 esquadrões, e uma conta mais complicada para dividir-se 16 H-36 entre 3 esquadrões. Isso daria não mais que 5 helos por esquadrão, o que seria muito pouco, e nada convidativo em termos de logística.

Contudo, na edição passada da RFA, comentava-se que seriam 18 BH até o final do ano, o que daria 9 undes para dividir entre os dois esquadrões mencionados.

Com os boatos de que seriam comprados mais BH, desta vez em possível versão Pave Hawk, ou não, a mim pelo menos não seria de estranhar que a FAB possa vir a adotar esta dupla concepção de helos para suas missões C-SAR, já que pelo tanto que se comentou aqui, ambos são considerados helos de categoria diferentes. Penso mesmo que se tal opção seja a que ora se vê sobre o valor em questão, poderia ser esta compra daquela versão, servindo os BH como que um coringa aos H-36 C-SAR da FAB.

Neste sentido, insisto no que coloquei no post anterior e povo aqui parece não perceber. A FAB continua ansiosa e vorazmente comprando BH sempre e todas as vezes que a oportunidade, diga-se $, apresente-se, já faz algum tempo. Prova disto, é só observar o números de células de BH's em relação aos Caracal na frota da FAB, adquiridas com esforço próprio da força, e com sérios "riscos" de continuar aumentando. Junte-se a isso, penso, a consciência do alto comando da FAB de que não se verão mais compras de EC-725 para as ffaa's tão sedo da parte deste ou de qualquer outro governo futuro, e quiça, nunca mais, visto ter sido esta uma "compra de oportunidade" mais em função dos interesses politico-governamentais do que de uma escolha e/ou prioridade da FAB, e demais forças co-irmãs, quanto ao tipo de helo a ser escolhido.

Entendo isso não só como uma visão negativa quanto à opção pelos EC-725 Caracal feita pelo governo, que teve que ser engolida goela abaixo, como também fruto de uma decisão, e um desejo, já muito antigo dos fabianos em relação a dispor dos Black Hawks como sendo o helo ideal para substituir seus antigos "sapão", tornando-se assim o seu helo padrão. Inclusive como substituto dos próprios Super-Puma no 3o/8o Gav no longo prazo.

Resta saber se efetivamente estes $160 milhões de dólares pagam quantos BH, que penso, em se tratando da versão básica, possa se tratar de 8 a 10 helos, ou no caso da versão de C-SAR, de 4 a 6 aeronaves, face aos seus maiores custos.

A ver. Continuo colocando minhas fichas neste últimos. Seria uma solução de consenso para a FAB, que na visão dela, seria faz jus ao alcance de um bom equilíbrio de suas necessidades para C-SAR e transporte, haja visto esta entender, por tudo que já se viu até aqui, ser os BH o melhor helo para si. Apesar dos Caracal.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#65 Mensagem por sapao » Sáb Nov 10, 2012 4:32 pm

FC,
não acho que a FAB vai aposentar o 725 antes mesmo dele entrar em operação. Seriam, se não me engano, 8 na versão de C-SAR a serem distribuidos entre CG, BE e RJ; já que essas unidades tambem fazem SAR/C-SAR.
E a FAB colocou MUITO dinheiro nessa versão, portante eu acho IMPROVAVEL que seja alguma aeronave que venha a fazer a mesma coisa que o Caracal vá fazer.

Acho mais facil que a FAB crie uma versão nova do H-60 do que desistir de uma do 725, mas vamos esperar.

Sobre os demais H-60, como já disse chegaram 15 e TALVEZ mais um até o fim do ano, quiçá no inicio do proximo.

O rumor sobre mais unidades para a FAB está correndo ja tem algum tempo, mas é uma historia meio complicada e na verdade não seria a FAB que estaria comprando, ela estaria só utilizando...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#66 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 10, 2012 4:54 pm

Sapão, não pensei propriamente em substituir os Caracal pelos BH, mas atuar junto. Como um coringa. Além do mais acho que, 8 C-SAR do H-36 espalhados pelo Brasil, não seria interessante. Os custos podem não ser convidativos. Melhor seria, talvez, penso eu, colocar os 8 no 2o/10o Gav e dispor no médio/longo prazo de equipamentos para parte da frota dos outros esquadrões com tal capacidade. De acordo com as revisões a serem feitas.

Como disse, a FAB é fã de carteirinha dos BH. E acho eu que sempre se esforçará quando for possível e desejável para obtê-los. Se naquela ou outra versão não sei.

Estou realmente muito curioso para saber a quantas undes do BH a FAB se pretende chegar. Tal é seu afã pelos mesmos, apesar dos Caracal.

Na minha humilde opinião, se ficarmos somente com estes dois esquadrões equipados com os BH, bem que se poderia fazer um esforço para dotá-os completamente com todas as undes necessárias a um esquadrão como manda manual. Acho que entre 12 e 18 undes para podermos realmente chamar aquelas OM's de esquadrão.

Mas aí, 36 BH na FAB eu já acho que é sonhar em demasia. :wink:
Fiquemos com o que temos.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#67 Mensagem por sapao » Sáb Nov 10, 2012 5:08 pm

Certamente seriam muitas unidades mesmo, acho que com essa quantidade criariam outro Esquadrão!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#68 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 10, 2012 5:45 pm

Pois é, uma coisa que me intriga é saber qual é efetivamente o número mínimo nos manuais da FAB para que um esquadrão tenha toda a sua dotação completa. Seriam 12, 15, 16, 18, 20.... quantos afinal?

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#69 Mensagem por faterra » Sáb Nov 10, 2012 8:23 pm

Alguém pode, por caridade, me esclarecer como vão utilizar estes BH's em caso de um conflito mais sério com algum país mais "aliado" do que o Brasil dos EUA? Se é que somos considerados mesmo um!
O que fizeram com as restrições e as inspeções periódicas a que temos de nos submeter com a aquisição de cada um destes vetores, mesmo sendo um chifrim e em final de produção? Cadê a "lona preta"... aquela... que utilizam quando vão fazer alguma revisão para os mecânicos brasileiros não espionarem? Piada ou não, a possibilidade existe. Por muito menos já sofremos embargos e não foram nada agradáveis. Simplesmente porque consideram que aquilo que desejamos não é para o nosso bico.
A não ser que eles sejam utilizados como meio de transporte inofensivos durante o hipotético conflito! Será que isto pode?
Eu também sou fã de carteirinha dos vetores estadunidenses, mas... sou muito mais fã do meu país e de nossas FA's. Eu quero que elas tenham o melhor, e novo, mas, que possam utilizá-los livremente, de acordo com suas necessidades e interesses, e não tendo que nos submeter aos desejos e interesses do senhor feudal.
Sei que todos os países têm suas coleiras, mas, as necessidades são totalmente diferentes! O que os fazem mais maleáveis.
Infelizmente a escolha feita por nossos governantes, até o passado recente, foi não dotar o país de meios que o tornasse indenpendente e soberano. Parece que a ficha caiu e agora estão, aos poucos, investindo em P&D e produção. Mas, em se tratando de Brasil, temos que aguardar qual será o partido que tomará o governo e quais serão suas "prioridades" prometidas durante a campanha! :roll:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#70 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 10, 2012 8:34 pm

A revista ASAS que adquiri hoje, JÁ DÁ COMO EFETIVADA a aquisição de 8 unidades adicionais de CASA C 295M pela FAB, Inclusive detalhando que 4 dos oito JÁ VIRIAM totalmente otimizados/configurados para SAR, e que um dos C 295 será destinado para o suporte logistico do EDA.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#71 Mensagem por Skyway » Sáb Nov 10, 2012 8:36 pm

Mas se for isso, o C-295 ta baratinho heim.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#72 Mensagem por henriquejr » Sáb Nov 10, 2012 8:43 pm

WalterGaudério escreveu:A revista ASAS que adquiri hoje, JÁ DÁ COMO EFETIVADA a aquisição de 8 unidades adicionais de CASA C 295M pela FAB, Inclusive detalhando que 4 dos oito JÁ VIRIAM totalmente otimizados/configurados para SAR, [destacar]e que um dos C 295 será destinado para o suporte logistico do EDA.[/destacar]
Gostaria muito de ver um KC-390, nas cores do EDA, desempenhando esta função!




.
Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#73 Mensagem por sarto » Sáb Nov 10, 2012 8:48 pm

São os presentinhos de fim de ano da FAB,BH e os CASA. :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#74 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 10, 2012 8:49 pm

WalterGaudério escreveu:A revista ASAS que adquiri hoje, JÁ DÁ COMO EFETIVADA a aquisição de 8 unidades adicionais de CASA C 295M pela FAB, Inclusive detalhando que 4 dos oito JÁ VIRIAM totalmente otimizados/configurados para SAR, e que um dos C 295 será destinado para o suporte logistico do EDA.
Pô...

Fat Albert Tupiniquin!!!

Tomara que aconteça [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: ALELUIA IRMAOS !!!!!! A FAB esta comprando aeronaves nov

#75 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 10, 2012 11:34 pm

Skyway escreveu:Mas se for isso, o C-295 ta baratinho heim.
:lol: :lol: Compraram na loja do Brima Salim

_ "Salim tem tuda barata sim..." SAARA Rulez


Mas, veja que eu não estou afirmando que a tal info do Talha diz respeito aos C 295. Mas a ASAS, na tabela a respeito da renovação da parte aérea das FAs, da FAB em particular na página 55(topo da tabela) consta como efetivada a Compra dos CASA Adicionais(8).




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder