Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#16 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 06, 2012 1:09 am

Mais outro artigo que aborda um pertinente tema com um excelente conteúdo. :D :D [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#17 Mensagem por Marino » Ter Nov 06, 2012 11:41 am

Valeu. :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#18 Mensagem por Marino » Ter Nov 06, 2012 2:30 pm

Túlio,aguardando os comentários. :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#19 Mensagem por FABIO » Ter Nov 06, 2012 3:59 pm

Marino veio de guerra,diz pra nós quando chega o NDD para MB?? alias quero lembrar que
foi o Marino que há um ano e meio atras,estou contando o tempo posto que viria um NDD
para MB,por compra de oportunidade.

PS. Marino já que estais aposentado manda por MP seu numero de celular [003]




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#20 Mensagem por Marino » Ter Nov 06, 2012 7:51 pm

Nada mais sei sobre estes assuntos Fábio.
Joguei meu celular no mar, lembra? :twisted:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#21 Mensagem por Túlio » Ter Nov 06, 2012 8:01 pm

Parece que tinha um pacote de LEXOTAN preso nele... [003] [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#22 Mensagem por Corsário01 » Ter Nov 06, 2012 8:05 pm

E eu não tenho o numero, logo........................




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#23 Mensagem por Túlio » Ter Nov 06, 2012 8:14 pm

Mas ELE tem o TEU... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

PARA LOGO: comentário pessoal sobre a primeira coluna do nosso véio CMG! :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#24 Mensagem por Túlio » Ter Nov 06, 2012 8:34 pm

Sobre DISSUASÃO:

É impossível discordar das conclusões do autor à luz de suas assertivas e exemplos citados. Lembrar que tratamos com um PRO, não com um mero entusiasta de Defesa como eu. À parte a paupérrima - para dizer pouco - capacidade de entendimento do quesito DEFESA pelo atual Ministro (mas sabe-se lá a que limitações está exposto, ou seja, talvez entenda mas nada possa fazer a respeito) e leia-se GOVERNO, o que se vê é o exposto pelo autor: o constante sucateamento/obsolescência dos meios, o que em nada ajuda a uma eficiente Política de Dissuasão.

Todos sabemos que, se há uma especialidade que a MB cultiva desde os tempos de Tamandaré é a capacidade de "tirar leite da pedra". É inegável e parte de nossa História. Para exemplificar, quando da Guerra do Paraguai resolvemos construir MONITORES FLUVIAIS, belonaves blindadas e artilhadas. Bem, ATÉ OS PREGOS tiveram de ser importados da Europa...

E o que vemos hoje? Apesar dos esforços da MB - e estou me atendo a ela, em respeito ao tópico - caminhamos para desenhos e projetos estrangeiros com o "filé", ou seja, as partes mais tecnologicamente sofisticadas, encomendadas à...mesma EUROPA!

A meu ver, ainda nos resta um longo caminho a trilhar rumo a uma efetiva e credível capacidade de dissuasão. Mas que isso não seja considerado como uma espécie de "auto de desânimo": mesmo a mais longa caminhada começa com os primeiros passos... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#25 Mensagem por Corsário01 » Ter Nov 06, 2012 8:37 pm

Eu não preciso elencar as qualidades do Marino. Nosso CMG só agrega valor ao nosso site e a este fórum.
O que é preciso é entender que não dá pra ficar ligando todo dia pra perguntar se o pneu do SP foi trocado.
Quando o ceará vai pra fortaleza e etc...
As coisas na Mb acontecem devagar e não se tem news todo dia. 8-]




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#26 Mensagem por Túlio » Ter Nov 06, 2012 8:41 pm

Apenas um adendo: EB e FAB foram - ao menos a meu ver - propriamente citados no - excelente - texto em apreço. Não segui para evitar um longo off-topic...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#27 Mensagem por Túlio » Qua Nov 07, 2012 8:09 am

Sobre DISSUASÃO II:

Resolvi deixar o "filé" para hoje.

A meu ver, o maior e melhor instrumento de dissuasão de que dispomos é...um livro. Na verdade, uma tese de doutorado produzida e dada a lume em 2009 no Instituto Militar de Engenharia (IME) pelo físico Dalton Ellery Girão Barroso, onde ele apresenta todos os dados e equações que permitem o desenvolvimento de uma ogiva nuclear semelhante à W-87 norteamericana, de cerca de 300 kilotons, podendo ser expandida para 475 sem alteração de dimensões, apenas de peso. Isso gerou fortíssima reação internacional contra nosso Programa Nuclear.

http://amanturma78.blogspot.com.br/2009 ... omica.html

As razões?

:arrow: PROVAMOS que sabemos fazer um artefato nuclear de última geração, a um só tempo pequeno (cerca de 55 cm de diâmetro por 1,75 m de comprimento), leve (nessa versão pesa apenas cerca de 200 kg, na expandida para 475 KT sobe para apenas cerca de 270 kg) e muito poderoso.

:arrow: Temos um Programa nuclear que oficialmente enriquece urânio a até apenas 20%, ou seja, oficialmente apenas para fins pacíficos.

:arrow: Ao mesmo tempo, negamos acesso a grande parte dele à AIEA, na prática órgão de controle/espionagem a serviço dos EUA/OTAN, alegando segredos industriais e risco de violação de patentes.


O que EU me perguntaria se estivesse "do lado de lá?" e com má intenção?

:arrow: Esse físico formou discípulos? (Certamente sim)

:arrow: Esse modelo foi aperfeiçoado por ele e/ou discípulos? (Provavelmente sim, na verdade isso é praticamente inevitável, eis que conhecimento gera mais conhecimento)

:arrow: Os Brasleiros possuem/exploram jazidas de urânio? (Sim)

:arrow: Os Brasileiros podem enriquecer urânio em níveis suficientemente altos para montar artefatos nucleares? (Claro que sim)

:arrow: Os Brasileiros já tem prontas ao menos as partes principais, podendo montar tudo em tempo suficiente para deter/DISSUADIR um ataque assimétrico? (Possivelmente sim)


E por que diabos eles não mostram?

ÓBVIO: quem quer uma corrida nuclear na região? Quem, dependente de suas exportações de commodities e importação de bens industrializados, quer se ver sob possível boicote/embargo, alem de perder abruptamente a fama internacional de "bom moço"? Além das inevitáveis repercussões (altamente negativas) internas...

Sim, caros senhores, a meu ver nosso grande meio de DISSUASÃO não é um conjunto de armas terrestres, navais e aéreas obsoletas/obsolescentes que durariam pouco numa guerra contra um inimigo realmente poderoso, como as famigeradas Coalizões. Não...

É apenas UM LIVRO!

Mas QUE livro, vale por uma Esquadra...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceram: 320 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#28 Mensagem por NettoBR » Qua Nov 07, 2012 11:05 am

Isso me lembra uma frase que expressa muito bem essa situação:

"É a imaginação que faz com que se percam as batalhas."
(Joseph de Maistre)


Se bem que essa situação pende mais para o REAL do que IMAGINÁRIA, mas o que importa é que a dúvida vaga no ar. :twisted:




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#29 Mensagem por Marino » Qua Nov 07, 2012 12:22 pm

Túlio, excepcional visão sua.
A grande questão é que aquela foi uma ação isolada, pessoal do pesquisador, não coordenada pelo GF.
Houve reação INTERNA contra o livro e o NJ teve que intervir dizendo que não havia censura contra livros no Brasil e, muito menos, contra pesquisa universitária.
Há muito por ver detrás das cortinas.
Lembra que foi um brasileiro que traiu o Alte Álvaro Alberto?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Saiba mais sobre DEFESA. Leia a Coluna Mar & Guerra

#30 Mensagem por Túlio » Qua Nov 07, 2012 1:37 pm

Marino escreveu:Túlio, excepcional visão sua.
A grande questão é que aquela foi uma ação isolada, pessoal do pesquisador, não coordenada pelo GF.
Houve reação INTERNA contra o livro e o NJ teve que intervir dizendo que não havia censura contra livros no Brasil e, muito menos, contra pesquisa universitária.
Há muito por ver detrás das cortinas.
Lembra que foi um brasileiro que traiu o Alte Álvaro Alberto?

A dita ação INTERNA, ao menos até onde sei, não foi do EB ou de qualquer das outras FFAA. Lembro que o RENAP foi por décadas um programa praticamente CLANDESTINO, sem qualquer apoio governamental, já hoje...

De todo modo, o livro está aí, a tese - que segundo o próprio pesquisador, apenas acrescenta alguns detalhes mais específicos ao conteúdo do livro, está com o EB - idem e, portanto, o CONHECIMENTO está e estará disponível, se e quando for necessário. É como a Caixa de Pandora, depois que abriu, já era...

Mas o que eu quis dizer é: que DISSUASÃO melhor do que um possível inimigo tipo Coalizão apenas DESCONFIAR que TALVEZ tenhamos ou possamos ter rapidamente nukes?

À CN bastou um xabú nuclear para logo todo mundo ficar mansinho com ela, imagines agora alguém capaz de PROVAR que pode fazer uma ou uma porção de ogivas de última geração porque produz e refina urânio em seu próprio território (mas nega À AIEA acesso às partes mais importantes das refinarias) e demonstra conhecimento tecnológico mais do que suficiente...

EDIT - só agora vi a nova planta do nosso futuro SSN com aqueles lança-mísseis à proa. Certamente não são para SLBMs mas deve ser bem dura a vida de um planejador militar ao imaginar que tipo de ameaça pode representar uma belonave dessas que pode perfeitamente estar levando uns mísseis de cruzeiro, cada um com uma W-87 Improved na cabeça...



"A arte da guerra se baseia no engano."

Sun Tzu, O General


e


"Ninguém é doido de se meter com quem tem ou pode ser que tenha nuke."

Túlio, O Impiedoso :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder