Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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knigh7
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Re: Super Hornet News

#5131 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 05, 2012 7:42 pm

Carlos Lima escreveu:Tá na boa :)

(...)

No momento está sendo qualificado para utilizar o Meteor... que é o próximo missil de interesse dos franceses. Não entendi o que você está querendo dizer com BVR Modernos, pois passa a impressão de que ele simplesmente não é capaz de fazer isso. O que ocorre é que o "BVR Moderno" do Rafale é o Meteor que em breve irá complementar o Mica quando entrar em serviço.

Daí será que ele poderia levar amraam? Nada diz que não... é só uma questão de conveniência francesa e falta de interesse nisso do que necessariamente falta de capacidade da aeronave. ;) O que são coisas bem diferentes.

Se eu não me engano quando entrar em serviço o Meteor será tão "pesado" (esse termo é estranho porque parece que estamos falando de torpedos e não de misseis ar-ar... :D ) quanto o amraam.

(...)
[]s
CB_Lima

Vc não entendeu direito novamente. Vou repetir o post que deu origem ao debate, destacando:
knigh7 escreveu:A diferença do Rafale para o SH é que o caça francês, embora tenha esses 14 pontos, há pontos que tem menos possibilidades de armamentos. Por exemplo: os pontos 1, 2, 13 e 14 ou seja os 2 pontos mais externos de cada asa do Rafale, só podem receber até mísseis de cerca de dimensão/peso do Mica. No caso do Super Hornet, nos locais ao equivalente aos pontos 2 e 13 do caça francês, podem receber até mísseis de relativo grande porte, como o Harm.

Eu também nunca vi ou li o caça francês com cabides duplos de mísseis. É provável que ainda não haja certificação para isso.

Mas vale ressaltar que eu considero o caça francês, assim como o SH, uma excelente aeronave.




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Re: Super Hornet News

#5132 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 05, 2012 7:52 pm

Vale ressaltar que os cabides homologados para o Meteor no Rafale são 4: 3, 5, 10 e o 12.
Já no Super Hornet, o AIM 120D (o equivalente americano do Meteor) pode ser levado naquele monte de pontos da figura.




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Re: Super Hornet News

#5133 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 05, 2012 7:57 pm

:)

Tá certo cara... como eu disse, uma coisa é no folheto dizer que o SH pode levar os mísseis nesses cabides e outra coisa é 'de fato' levar.

Mas tudo bem... bola para frente :)

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Re: Super Hornet News

#5134 Mensagem por Boss » Seg Nov 05, 2012 8:36 pm

Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...




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Re: Super Hornet News

#5135 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 05, 2012 8:38 pm

Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...

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Re: Super Hornet News

#5136 Mensagem por BrasilPotência » Seg Nov 05, 2012 8:52 pm

Carlos Lima escreveu:
Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...

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Se fechar com os SH vai ser isso mesmo Lima, nadar, nadar e morrer na praia, vamos comer sempre nas mãos deles, essa é a verdade, a parceria vista pelos Americanos são os Brasileiros nas coleiras.




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Re: Super Hornet News

#5137 Mensagem por Penguin » Seg Nov 05, 2012 9:28 pm

Carlos Lima escreveu:
Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...

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CB_Lima
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?

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Re: Super Hornet News

#5138 Mensagem por Justin Case » Seg Nov 05, 2012 9:32 pm

Amigos,

Realmente, quando solicitamos, logo verificamos que não nos seriam fornecidos os dados necessários para realizar as análises de "flutter" e aeroelasticidade para instalar os novos mísseis e lançadores modificados no wingtips do F-5.
Isso nos obrigou a realizar os ensaios estruturais dentro do próprio CTA, o que requereu a imobilização de uma aeronave por mais de um ano (se não me engano), além dos outros custos paralelos que tivemos.
No final, acho que não utilizar operacionalmente os Piranha no F-5M foi uma opção da FAB, uma vez que o desempenho dessa arma não estaria adequado a uma missão no ambiente ar-ar.
O fato de termos realizado esses ensaios e adquirido os dados, por outro lado, nos permitiu realizar a integração aeroelástica dos mísseis Python 4 na mesma estação.
Abraços,

Justin




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Re: Super Hornet News

#5139 Mensagem por LeandroGCard » Seg Nov 05, 2012 9:34 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...

[]s
CB_Lima
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?

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O mais provável é que esta informação estivesse em papel e já tenha sido comida por traças há muito tempo, e quem a escreveu faleceu muitos anos atrás já bem velhinho... :wink: .

Operar caça "moderno" é uma dureza... :roll:.


Leandro G. Card




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Re: Super Hornet News

#5140 Mensagem por JT8D » Seg Nov 05, 2012 9:38 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu: Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?

[]s
O mais provável é que esta informação estivesse em papel e já tenha sido comida por traças há muito tempo, e quem a escreveu faleceu muitos anos atrás já bem velhinho... :wink: .

Operar caça "moderno" é uma dureza... :roll:.


Leandro G. Card
Ao invés de mecânicos precisamos de arqueólogos :mrgreen:

Abraços,

JT




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Re: Super Hornet News

#5141 Mensagem por Penguin » Seg Nov 05, 2012 10:05 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu: Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?

[]s
O mais provável é que esta informação estivesse em papel e já tenha sido comida por traças há muito tempo, e quem a escreveu faleceu muitos anos atrás já bem velhinho... :wink: .

Operar caça "moderno" é uma dureza... :roll:.


Leandro G. Card
:lol:

Pela idade do Tiger, até que isso faria sentido, mas pensando bem, quando se considerou a instalação do Piranha na ponta das asas do F-5 (década de 90), ainda havia uma frota considerável deste pequeno caça em uso e um mercado ainda não desprezível para upgrade e a Northrop não foi a empresa escolhida para modernizar os F-5 da FAB em conjunto com a Embraer.

Até onde eu sei (fontes públicas), houve a recusa de se passar as informações de flutter ("vibrações") do míssil Sidewinder nas pontas das asas do F-5E, que devem ter sido obtidas pela Northrop há muito tempo atrás através de extensivos ensaios de voo. Graças a essa recusa, tivemos que aprender a fazer essa homologação nós mesmos e como resultado o Piranha passou a ser o único míssil no mundo além do Sidewinder que pode operar nas pontas das asas do F-5 sem qualquer preparo adicional ou restrição.




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Re: Super Hornet News

#5142 Mensagem por Penguin » Seg Nov 05, 2012 10:50 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Realmente, quando solicitamos, logo verificamos que não nos seriam fornecidos os dados necessários para realizar as análises de "flutter" e aeroelasticidade para instalar os novos mísseis e lançadores modificados no wingtips do F-5.
Isso nos obrigou a realizar os ensaios estruturais dentro do próprio CTA, o que requereu a imobilização de uma aeronave por mais de um ano (se não me engano), além dos outros custos paralelos que tivemos.
No final, acho que não utilizar operacionalmente os Piranha no F-5M foi uma opção da FAB, uma vez que o desempenho dessa arma não estaria adequado a uma missão no ambiente ar-ar.
O fato de termos realizado esses ensaios e adquirido os dados, por outro lado, nos permitiu realizar a integração aeroelástica dos mísseis Python 4 na mesma estação.
Abraços,

Justin
Parace que os israelenses já haviam feito isso Justin:

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Re: Super Hornet News

#5143 Mensagem por Justin Case » Seg Nov 05, 2012 11:20 pm

É verdade, Penguin.

Chile e também Cingapura já voavam Python 4.
Mas é quase certo que o processo de certificação do CTA-IFI iria requerer o fornecimento dos dados originais (Northrop).
O fabricante provavelmente não permitiria que os outros usuários nos fornecessem esses dados, principalmente sem custo.
Como já conhecíamos o comportamento do avião, pelo trabalho feito no CTA, é provável que tenhamos utilizado os dados aqui adquiridos para a integração.
Abraço,

Justin




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Re: Super Hornet News

#5144 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 05, 2012 11:23 pm

Penguin escreveu: Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?

[]s
Era a Northrop / USAF (Pentagono) / Dept de Estado já que o contrato do F-5 era por via FMS.

Como não era um contrato direto com o fabricante as requisições tinham que passar por diversas "mãos". Ou seja, o fabricante pode 'prometer' o que quiser, mas no fim o Gov. americano se encontra no direito de honrar a promessa ou não... é o famoso 'catch' ;)

[]s
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Re: Super Hornet News

#5145 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 05, 2012 11:30 pm

Carlos Lima escreveu:
Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...

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Mas peraí.

A integração dos armamentos ao Super Hornet foram aceitos. No final de 2008 um executivo da Boeing até divulgou o valor cobrado para a integração do A-Darter: USD 50 milhões.

E não se pode esquecer que a FAB, por ser uma Força "americanizada" como bem escreve Jackson Flores Jr., tem vários equipamentos que já estão integrados ou certificados para o F-16, F-18, F15, etc, como os PODs Litening e Reccelite, kit para bombas inteligentes israelenses, etc.




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