Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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knigh7
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#5131
Mensagem
por knigh7 » Seg Nov 05, 2012 7:42 pm
Carlos Lima escreveu:Tá na boa
(...)
No momento está sendo qualificado para utilizar o Meteor... que é o próximo missil de interesse dos franceses. Não entendi o que você está querendo dizer com BVR Modernos, pois passa a impressão de que ele simplesmente não é capaz de fazer isso. O que ocorre é que o "BVR Moderno" do Rafale é o Meteor que em breve irá complementar o Mica quando entrar em serviço.
Daí será que ele poderia levar amraam? Nada diz que não... é só uma questão de conveniência francesa e falta de interesse nisso do que necessariamente falta de capacidade da aeronave.
O que são coisas bem diferentes.
Se eu não me engano quando entrar em serviço o Meteor será tão "pesado" (esse termo é estranho porque parece que estamos falando de torpedos e não de misseis ar-ar...
) quanto o amraam.
(...)
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CB_Lima
Vc não entendeu direito novamente. Vou repetir o post que deu origem ao debate, destacando:
knigh7 escreveu:A diferença do Rafale para o SH é que o caça francês, embora tenha esses 14 pontos, há pontos que tem menos possibilidades de armamentos. Por exemplo: os pontos 1, 2, 13 e 14 ou seja os 2 pontos mais externos de cada asa do Rafale, só podem receber até mísseis de cerca de dimensão/peso do Mica. No caso do Super Hornet, nos locais ao equivalente aos pontos 2 e 13 do caça francês, podem receber até mísseis de relativo grande porte, como o Harm.
Eu também nunca vi ou li o caça francês com cabides duplos de mísseis. É provável que ainda não haja certificação para isso.
Mas vale ressaltar que eu considero o caça francês, assim como o SH, uma excelente aeronave.
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knigh7
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#5132
Mensagem
por knigh7 » Seg Nov 05, 2012 7:52 pm
Vale ressaltar que os cabides homologados para o Meteor no Rafale são 4: 3, 5, 10 e o 12.
Já no Super Hornet, o AIM 120D (o equivalente americano do Meteor) pode ser levado naquele monte de pontos da figura.
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Carlos Lima
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#5133
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Nov 05, 2012 7:57 pm
Tá certo cara... como eu disse, uma coisa é no folheto dizer que o SH pode levar os mísseis nesses cabides e outra coisa é 'de fato' levar.
Mas tudo bem... bola para frente
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CB_Lima
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Boss
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#5134
Mensagem
por Boss » Seg Nov 05, 2012 8:36 pm
Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Carlos Lima
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#5135
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Nov 05, 2012 8:38 pm
Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...
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BrasilPotência
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#5136
Mensagem
por BrasilPotência » Seg Nov 05, 2012 8:52 pm
Carlos Lima escreveu:Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...
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Se fechar com os SH vai ser isso mesmo Lima, nadar, nadar e morrer na praia, vamos comer sempre nas mãos deles, essa é a verdade, a parceria vista pelos Americanos são os Brasileiros nas coleiras.
Brava Gente, Brasileira!!!
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Penguin
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#5137
Mensagem
por Penguin » Seg Nov 05, 2012 9:28 pm
Carlos Lima escreveu:Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...
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CB_Lima
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Justin Case
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#5138
Mensagem
por Justin Case » Seg Nov 05, 2012 9:32 pm
Amigos,
Realmente, quando solicitamos, logo verificamos que não nos seriam fornecidos os dados necessários para realizar as análises de "flutter" e aeroelasticidade para instalar os novos mísseis e lançadores modificados no wingtips do F-5.
Isso nos obrigou a realizar os ensaios estruturais dentro do próprio CTA, o que requereu a imobilização de uma aeronave por mais de um ano (se não me engano), além dos outros custos paralelos que tivemos.
No final, acho que não utilizar operacionalmente os Piranha no F-5M foi uma opção da FAB, uma vez que o desempenho dessa arma não estaria adequado a uma missão no ambiente ar-ar.
O fato de termos realizado esses ensaios e adquirido os dados, por outro lado, nos permitiu realizar a integração aeroelástica dos mísseis Python 4 na mesma estação.
Abraços,
Justin
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#5139
Mensagem
por LeandroGCard » Seg Nov 05, 2012 9:34 pm
Penguin escreveu:Carlos Lima escreveu:
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...
[]s
CB_Lima
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?
[]s
O mais provável é que esta informação estivesse em papel e já tenha sido comida por traças há muito tempo, e quem a escreveu faleceu muitos anos atrás já bem velhinho...
.
Operar caça "moderno" é uma dureza...
.
Leandro G. Card
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JT8D
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#5140
Mensagem
por JT8D » Seg Nov 05, 2012 9:38 pm
LeandroGCard escreveu:Penguin escreveu:
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?
[]s
O mais provável é que esta informação estivesse em papel e já tenha sido comida por traças há muito tempo, e quem a escreveu faleceu muitos anos atrás já bem velhinho...
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Operar caça "moderno" é uma dureza...
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Leandro G. Card
Ao invés de mecânicos precisamos de arqueólogos
Abraços,
JT
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#5141
Mensagem
por Penguin » Seg Nov 05, 2012 10:05 pm
LeandroGCard escreveu:Penguin escreveu:
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?
[]s
O mais provável é que esta informação estivesse em papel e já tenha sido comida por traças há muito tempo, e quem a escreveu faleceu muitos anos atrás já bem velhinho...
.
Operar caça "moderno" é uma dureza...
.
Leandro G. Card
Pela idade do Tiger, até que isso faria sentido, mas pensando bem, quando se considerou a instalação do Piranha na ponta das asas do F-5 (década de 90), ainda havia uma frota considerável deste pequeno caça em uso e um mercado ainda não desprezível para upgrade e a Northrop não foi a empresa escolhida para modernizar os F-5 da FAB em conjunto com a Embraer.
Até onde eu sei (fontes públicas), houve a recusa de se passar as informações de flutter ("vibrações") do míssil
Sidewinder nas pontas das asas do F-5E, que devem ter sido obtidas pela Northrop há muito tempo atrás através de extensivos ensaios de voo. Graças a essa recusa, tivemos que aprender a fazer essa homologação nós mesmos e como resultado o Piranha passou a ser o único míssil no mundo além do Sidewinder que pode operar nas pontas das asas do F-5 sem qualquer preparo adicional ou restrição.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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#5142
Mensagem
por Penguin » Seg Nov 05, 2012 10:50 pm
Justin Case escreveu:Amigos,
Realmente, quando solicitamos, logo verificamos que não nos seriam fornecidos os dados necessários para realizar as análises de "flutter" e aeroelasticidade para instalar os novos mísseis e lançadores modificados no wingtips do F-5.
Isso nos obrigou a realizar os ensaios estruturais dentro do próprio CTA, o que requereu a imobilização de uma aeronave por mais de um ano (se não me engano), além dos outros custos paralelos que tivemos.
No final, acho que não utilizar operacionalmente os Piranha no F-5M foi uma opção da FAB, uma vez que o desempenho dessa arma não estaria adequado a uma missão no ambiente ar-ar.
O fato de termos realizado esses ensaios e adquirido os dados, por outro lado, nos permitiu realizar a integração aeroelástica dos mísseis Python 4 na mesma estação.
Abraços,
Justin
Parace que os israelenses já haviam feito isso Justin:
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#5143
Mensagem
por Justin Case » Seg Nov 05, 2012 11:20 pm
É verdade, Penguin.
Chile e também Cingapura já voavam Python 4.
Mas é quase certo que o processo de certificação do CTA-IFI iria requerer o fornecimento dos dados originais (Northrop).
O fabricante provavelmente não permitiria que os outros usuários nos fornecessem esses dados, principalmente sem custo.
Como já conhecíamos o comportamento do avião, pelo trabalho feito no CTA, é provável que tenhamos utilizado os dados aqui adquiridos para a integração.
Abraço,
Justin
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#5144
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Nov 05, 2012 11:23 pm
Penguin escreveu:
Uma curiosidade Lima, quem deveria fornecer essa informação? A Northrop, o fabricante do F-5?
[]s
Era a Northrop / USAF (Pentagono) / Dept de Estado já que o contrato do F-5 era por via FMS.
Como não era um contrato direto com o fabricante as requisições tinham que passar por diversas "mãos". Ou seja, o fabricante pode 'prometer' o que quiser, mas no fim o Gov. americano se encontra no direito de honrar a promessa ou não... é o famoso 'catch'
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CB_Lima
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knigh7
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#5145
Mensagem
por knigh7 » Seg Nov 05, 2012 11:30 pm
Carlos Lima escreveu:Boss escreveu:Tem também o fato de que queremos colocar NOSSAS armas (diferente de uns e outros por aí) no vencedor do FX-2, e a coisa é meio "obscura" para o lado do SH...
Até hoje não recebemos as informações sobre como integrar o MAA-1 na ponta das asas do F-5...
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CB_Lima
Mas peraí.
A integração dos armamentos ao Super Hornet foram aceitos. No final de 2008 um executivo da Boeing até divulgou o valor cobrado para a integração do A-Darter: USD 50 milhões.
E não se pode esquecer que a FAB, por ser uma Força "americanizada" como bem escreve Jackson Flores Jr., tem vários equipamentos que já estão integrados ou certificados para o F-16, F-18, F15, etc, como os PODs Litening e Reccelite, kit para bombas inteligentes israelenses, etc.