Mas me conta, quando foi que eu falei em substituir armamento não-guiado??? falei em diminuir a compra de armamento guiado.... barbaridadesapao escreveu:Na boa, é a ultima vez que respondo algo por deficiência de interpretação de testo, bomba dual = guiamento GPS/laser, para lançamento standoff (guiagem intermediária por GPS) e guiagem final laser (um dos motivos pode ser a incapacidade de se obter uma coordenada do alvo e isso pode ocorrer por várias causas).
Sapão escreveu: Para simplificar algo complicado, uma bomba guiada tem um envelope de emprego que determina um cone de lançamento para atingir determinado alvo. Isso porque ela nada mais é que um planador; se estiver fora do cone ela simplesmente vai estolar e/ou não vai ter razão de planeio para alcançar o alvo.
Uma bomba com 2 tipos de guiamento teria exatamente o perfil de uso CONTRARIO ao que você citou: primeiro a guiagem por laser que é mais precisa e em caso de falha dessa uma por GPS como backup. Primeiro mais preciso e depois o menos preciso, sempre.
Porque se eu NÃO tenho as coordenadas do alvo, de que me adianta um GPS?
Posso fazer um lançamento em stand-off em determinada direção e vai dar o mesmo resultado.
Ta certo, em uns 20, 30 ou mais km o vento não vai influenciar...
A reposta n° é deficiência de interpretação, em nenhum momento eu citei primeiro a guiagem laser, e não sei por que estou respondendo.
A mudança de missão em voo pode ocorrer também por vários motivos, um deles pode ser o aparecimento de um alvo de grande valor que deve ser atacado o quanto antes, ai uma aeronave em curso para atacar um alvo de menor valor, pode ter seu alvo mudado em voo e ser enviada para atacar o alvo de grande valor (e utilizar lazer ou GPS dependendo do caso). Isso é flexibilidade.
Sapão escreveu: Segundo a FAB, no manual que está aqui mesmo no DB, Flexibilidade é a capacidade de mudar de MISSÃO durante o vôo. Por exemplo de uma missão de Interdição para uma de Defesa Aerea.
Sair para um missão de emprego de bombas e mudar o ALVO, não requer flexibilidade e sim coordenação.
A implantação desse sistema, ou não, pode se dar por vários motivos, um deles pode ser o custo impeditivo ou alguma questão técnica.
Eu acredito mais que a não implementação desse sistema (caso ocorra) tenha mais a ver com mercado, para que eu vou fazer um sistema que diminua minha possibilidade de vendas, já que um sistema dual fatalmente diminuiria a necessidade de bombas em estoque.
Uma outra visão pode ser, compre o meu sistema, porque com ele tu pode diminuir a quantidade a ser comprada, pois ele apresenta uma maior flexibilidade de emprego, e assim aumentar o numero de clientes.
Sapão escreveu: Você está tendo um pensamento de mercado comum de acesso a todos, como se fosse um produto de prateleira.
Está esquecendo que os custos envolvidos vão muito além de apenas comprar o Kit.
Tem que haver equipamento para guia-lo, integração de sse equipamento com a sua plataforma de lançamento, integração do kit com a sua munição, treinamento e desenvolvimento de Doutrina para isso.
E ela não visa substituir o armamento não-guiado, até porque com outros sistemas embarcados a capacidade de acerto desse tipo de munição é alta.
Ela é um complemento, pelo menos nos preços e tecnologias atuais.
Conjectura dos dois... e tu não apresentou nenhum motivo para não haver o sistema duplo de guiagem.
A partir desse momento, só vou responder algo que eu considere realmente relevante.
Saudações
Denilson