Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37491
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9751 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 23, 2012 3:00 pm

"Segundo ALIDE apurou recentemente no Brasil a MB gostaria de ver na sua nova fragata de 6000 toneladas uma torreta do canhão de 30mm “Millenium Gun” sobre o hangar e ainda dois canhões laterais de 40mm daqueles que serão fabricados no Brasil pela ARES. Aparentemente, existe ainda a intenção de equipar estes novos navios com ambos os modelos da família de mísseis antiaéreos Aster da MBDA, o 15 e o 30."

fonte: http://www.alide.com.br/joomla/componen ... -da-franca

Hammer, poderia comentar mais um pouco sobre esta questão, pois se tal vontade/decisão da MB vier a ser concretizar seria de fato algo inédito nos meios navais brasileiros, a utilização de dois sistemas de calibres tão parecidos. Seria possível mesmo falar na duplicação de sistemas na nova escolta.

http://en.wikipedia.org/wiki/Oerlikon_M ... Gun_System

abs.




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9752 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 23, 2012 3:09 pm

Bem sucedido teste de tiro duplo do RAM Block 2

''O míssil superfície-ar RAM Block 2 completou com sucesso seu terceiro voo guiado. O mais recente ensaio representou uma operação de tiro em salva, que incluiu o lançamento de dois mísseis para verificar as capacidades de comando e controle do sistema de armas. O engajamento resultou no impacto direto contra o alvo.''


Eu, sou da opinião que as futuras corvetas da classe Barroso poderiam ter em seu sistema de armas o míssil superfície-ar RAM em substituição ao canhão MK.3 40/70 mm instalado sobre o hangar. Quanto ao canhão de proa considero que seria razoável se pensar no Bofors 57 mm MK.3, sendo que este poderia ser padronizado com o futuro armamento dos NaPaOc. O MK.3 tem um alcance eficaz de 17.000 m e com munição 3P possui razoável capacidade AAe. Vale a pena lembrar que a versão MK.2 desta arma equipa as fragatas classe Halifax da Marinha do Canadá.
Também penso que o RAM deveria ser pensado para o NAe São Paulo.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18522
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2388 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9753 Mensagem por knigh7 » Ter Out 23, 2012 11:40 pm

"Segundo ALIDE apurou recentemente no Brasil a MB gostaria de ver na sua nova fragata de 6000 toneladas uma torreta do canhão de 30mm “Millenium Gun” sobre o hangar e ainda dois canhões laterais de 40mm daqueles que serão fabricados no Brasil pela ARES. Aparentemente, existe ainda a intenção de equipar estes novos navios com ambos os modelos da família de mísseis antiaéreos Aster da MBDA, o 15 e o 30."

fonte: http://www.alide.com.br/joomla/componen ... -da-franca


abs.
Que bom que a MB, ao que tudo indica, vai de Aster para os escoltas de 6.000t.

O que me deixou de certa forma controvertido foi a informação de colocar um canhão de 30mm sobre o hangar, no lugar do 76mm...
O canhão Super Rapid 76mm da Oto Melara seria de boa valia para auxiliar na destruição de mísseis que apresentariam uma boa resistência a projéteis de 40mm.

Gostaria de saber qual foi o argumento da MB para colocar esse canhão de 30mm ali...




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9754 Mensagem por Corsário01 » Qua Out 24, 2012 7:29 am

Muito do que está escrito ali em cima não corresponde a realidade. Puro chute.
Basta ler o artigo do comandante Vinícius na Coluna Mae &Guerra para ver que isso não passa nem perto.
O projeto escolhido pela MB está lá entre os expostos e nenhum possui essas "gambiarras".
Muita gente fala essas coisas para "entendidos" com segundas intenções e cabe a quem ouve,
saber filtrar isso e não passar adiante, mas.......!




Abraços,

Padilha
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9755 Mensagem por lynx » Qua Out 24, 2012 11:22 am

knigh7 escreveu:
"Segundo ALIDE apurou recentemente no Brasil a MB gostaria de ver na sua nova fragata de 6000 toneladas uma torreta do canhão de 30mm “Millenium Gun” sobre o hangar e ainda dois canhões laterais de 40mm daqueles que serão fabricados no Brasil pela ARES. Aparentemente, existe ainda a intenção de equipar estes novos navios com ambos os modelos da família de mísseis antiaéreos Aster da MBDA, o 15 e o 30."

fonte: http://www.alide.com.br/joomla/componen ... -da-franca


abs.
Que bom que a MB, ao que tudo indica, vai de Aster para os escoltas de 6.000t.

O que me deixou de certa forma controvertido foi a informação de colocar um canhão de 30mm sobre o hangar, no lugar do 76mm...
O canhão Super Rapid 76mm da Oto Melara seria de boa valia para auxiliar na destruição de mísseis que apresentariam uma boa resistência a projéteis de 40mm.

Gostaria de saber qual foi o argumento da MB para colocar esse canhão de 30mm ali...
Eu não entendi que a colocação do 30mm vá eliminar o 76mm. Uma indicação a mais é o fato de ser colocado sobre o hangar, o que é impossível de se fazer com o 76mm, porque este exige um compartimento abaixo dele para servir de praça de munição ( o "carregador" do canhão). Canhões, ou melhor, metralhadoras de 30mm tem alimentação local, como nos NaPa Amazônas.
Já essa dupla de 30 e 40mm não faz muito sentido para mim... se a informação realmente proceder.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37491
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9756 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 24, 2012 11:23 am

Corsário, estás a se referir a notícia da Alide ou do RAM?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9757 Mensagem por Corsário01 » Qua Out 24, 2012 11:28 am

FCarvalho escreveu:Corsário, estás a se referir a notícia da Alide ou do RAM?

abs.
Me refiro a 100% do que foi escrito.

RAM é possível sim. 30mm em cima do hangar, sandice sem pé nem cabeça. Volto a dizer, algumas pessoas ouvem argumentos plantados justamente para ver até onde vão e repassam sem pensar.
Infelizmente é assim que eu vejo algumas coisas que saem por ai.




Abraços,

Padilha
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9758 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 24, 2012 12:19 pm

FCarvalho escreveu:Corsário, estás a se referir a notícia da Alide ou do RAM?

abs.

Prezado F. Carvalho

O meu texto sobre o RAM se refere a minha opinião e não a uma notícia. Eu sou favorável a introdução deste sistema de armas na MB devido a facilidade de instalação e a eficiência já demonstrada em serviço.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37491
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9759 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 24, 2012 12:39 pm

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:Corsário, estás a se referir a notícia da Alide ou do RAM?
abs.
Prezado F. Carvalho
O meu texto sobre o RAM se refere a minha opinião e não a uma notícia. Eu sou favorável a introdução deste sistema de armas na MB devido a facilidade de instalação e a eficiência já demonstrada em serviço.
Sds
Lord Nauta
Saudações Lorde. Compreendo sua colocação. Obrigado pela explicação. Entretanto, aproveito para tirar uma dúvida consigo.
A compra de apenas 4/5 unidades do cito material, que poderá não necessariamente poderá encontrar guarida em sua continuidade de uso em outras belonaves futuras da MB, não oneraria por demasiado o negócio, tanto no custo de aquisição como de custeio, já que cada sistema deva ser, não raro, de custo bem elevado, em se tratando de um sistema missilístico?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9760 Mensagem por Hermes » Qua Out 24, 2012 1:56 pm

Sobre o uso de canhões de 57 ou de 76mm como armamento de tubo principal dos navios só me preocupo com uma coisa. E se for preciso usá-los para bombardeio terrestre, terão alguma utilidade? Os ingleses sentiram esse problema nas Malvinas e creio que é por isso que a MB reluta em aposentar os seus canhões de 114mm.




...
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9761 Mensagem por lobo_guara » Qua Out 24, 2012 2:29 pm

Gambiarra de 30 e 40 mm na F 6000 ton. eu não sei o interessante desta notícia é a do canhão de 40 mm da ARES, existe verdade nisso?




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9762 Mensagem por lobo_guara » Qua Out 24, 2012 2:32 pm

Penso que em Fragatas de 6000 t o armamento de tubo em se tratando de MB deverá ser um Can principal de 127 mm e dois laterais de 40 mm, talvez de 30 mm a se confirmar a procedência do Navio e a possibilidade de comunalidade entre as escoltas e os NPOC.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9763 Mensagem por lynx » Qua Out 24, 2012 8:26 pm

hmundongo escreveu:Sobre o uso de canhões de 57 ou de 76mm como armamento de tubo principal dos navios só me preocupo com uma coisa. E se for preciso usá-los para bombardeio terrestre, terão alguma utilidade? Os ingleses sentiram esse problema nas Malvinas e creio que é por isso que a MB reluta em aposentar os seus canhões de 114mm.
Exatamente por isso é que, até onde eu saiba, o interesse da MB é pelo 127mm.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37491
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9764 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 24, 2012 8:48 pm

Até onde saiba, todos os navios ofertados para o Prosuper dispõe ou pode dispor de um canhão de proa, já que isto, salvo engano, é um dos requisitos da MB para o programa.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9765 Mensagem por Hermes » Qua Out 24, 2012 9:27 pm

FCarvalho, o problema não é a não disponibilização do canhão de proa, mas sim seu calibre, sendo que considero 57 e 76mm baixo para tais navios. Fiquei feliz em saber que o interesse é pelos 127mm.




...
Responder