Nova Metralhadora de Apoio para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Escolha a melhor opção de Metralhadora de Apoio para o EB

A. MAG/MINIMI
131
68%
B. IMI NEGEV
25
13%
C. MG
8
4%
D. DENEL
7
4%
E. PKM
9
5%
F. OUTRAS
14
7%
 
Total de votos: 194

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#196 Mensagem por Hermes » Qua Out 17, 2012 3:47 pm

Está escrito no folder:" quer seja fornecendo armas novass, peças sobressalentes e conjuntos de conversão Cano de Troca Rapida (CTR). Então acho que não são só kits de modernização não.




...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37465
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#197 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 17, 2012 7:56 pm

hmundongo escreveu:Está escrito no folder:" quer seja fornecendo armas novass, peças sobressalentes e conjuntos de conversão Cano de Troca Rapida (CTR). Então acho que não são só kits de modernização não.
Aí é que está a questão. Para fornecer armas novas, das duas uma: ou a Imbel modificou as M2HB de tal forma que possam ser consideradas armas realmente novas, ou seja, outra arma diferente da original, ou então conseguiram o abits da Browning para produzi-la sob licença. Mas se não fizeram nenhuma coisa e nem outra, não se pode falar então de produção de armas novas. O desenho desta metralhadora é muito antigo, e mesmo as ffaa's americanas já utilizam outras armas mais modernas do modelo. Em todo caso, como se trata de um desenho antigo, talvez entre naquele caso de superação ou caducamento do desenho, liberando assim o mesmo para uso por outrem sem a necessária autorização da empresa fabricante. Pode ser ou não ser. Mas enfim, acredito que não se trata a priori da fabricação de uma arma no cito calibre realmente nova, mas somente do fabrico em kits ou na integra de um sistema mais do que conhecido e dominado pela Imbel, com fins de atualização de armas mais antigas, como as do EB no caso.

Quanto as metralhadoras leves, sinceramente, se, um dia, o EB decidir substituir as MAG/Minimi, faço votos de que ao invés de mandar a Imbel desenvolver alguma coisa, que compre a licença de fabricação da NEGEV, pra ver se a Imbel antes de se meter a projetar e fabricar uma metralhadora leve, primeiro aprende a fazer uma que realmente seja algo no estado da arte, e não uma reles melhoria e/ou adaptação de um modelo antigo, como de seu costume. Se não, do contrário, vamos ver uns FAP'S 2020 nas vitrines por aí em alguma LAAD da vida.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#198 Mensagem por irlan » Qua Out 17, 2012 8:46 pm

Tem Minimi em uso no EB?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#199 Mensagem por felipexion » Qua Out 17, 2012 9:13 pm

irlan escreveu:Tem Minimi em uso no EB?
Com toda certeza.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#200 Mensagem por Clermont » Qua Out 17, 2012 9:33 pm

felipexion escreveu:
irlan escreveu:Tem Minimi em uso no EB?
Com toda certeza.
Mas, não seria apenas na Brigada de Operações Especiais?




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#201 Mensagem por irlan » Qua Out 17, 2012 9:51 pm

Foi isso que eu li no Wikipédia..




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#202 Mensagem por felipexion » Qua Out 17, 2012 9:52 pm

Clermont escreveu:
felipexion escreveu: Com toda certeza.
Mas, não seria apenas na Brigada de Operações Especiais?
Provavelmente já que o resto da tropa depende do FAP.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#203 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 18, 2012 8:07 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37465
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#204 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 18, 2012 10:38 am

felipexion escreveu:
Clermont escreveu: Mas, não seria apenas na Brigada de Operações Especiais?
Provavelmente já que o resto da tropa depende do FAP.
Se bem me recordo, a MAG opera na "infantaria comum" e nas assim chamadas tropas de pronto emprego, enquanto a Minimi na BgdaOpsEsp. Isto no EB.

A Minimi e a MAG também estão em uso corrente no CFN. Tanto na tropa "comum" quanto no Tonelero/Grumec.

abs.




Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#205 Mensagem por jauro » Qui Out 18, 2012 4:37 pm

O FAP é utilizado em todos os PelFuz na proporção de 02 por GC ou seja, a cada 09 homens 02 FAP; 06 por Pelotão e 18 por Subunidadede Fuz; 054 FAP/Btl.
A MAG é utilizada na proporção de 04 por BtlInfMtz/Lv/Sl (PelMtr); 05 na SecRec/CCAp e 01 por PelFuz (09) (GpCmdo), totalizando 18MAG/Btl.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37465
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#206 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 18, 2012 8:48 pm

jauro escreveu:O FAP é utilizado em todos os PelFuz na proporção de 02 por GC ou seja, a cada 09 homens 02 FAP; 06 por Pelotão e 18 por Subunidadede Fuz; 054 FAP/Btl.
A MAG é utilizada na proporção de 04 por BtlInfMtz/Lv/Sl (PelMtr); 05 na SecRec/CCAp e 01 por PelFuz (09) (GpCmdo), totalizando 18MAG/Btl.
Jauro, eu não compreendi a disposição das Mag's. São 4 ou 18 por Btl? Em ambos os casos, não seria de qualquer forma, muito pouco ou pra lá de aquém, para equipar-se todo um btl de infantaria?

Posso estar equivocado, mas me parece, vendo estes números tão ralos, que a utilização/disposição/organização desta arma ainda aparenta ser a mesma utilizada desde a 2a GM nos btls de infantaria do EB, trocando-se apenas de modelo. Onde antes estavam as .30, agora estão as MAG. Será que não mudamos absolutamente nada nestes três itens de lá para cá, de forma a tornar o uso destas armas mais efetivas e coerentes com as necessidades do combate moderno? A organização dos btls de infantaria do EB de hoje continua tão similar assim a de nossos avós? Não sei se consegui me expressar corretamente. É questão de doutrina, ou o quê?

Quanto aos FAP's, já não passou mais do que da hora de substituí-los por uma metralhadora leve no calibre 5,56mm? Afinal, a dificuldade concreta na questão é financeira, operacional ou doutrinária? Ou seriam todas elas juntas? Não entendo como se possa por/ter tanta dificuldade na substituição de um armamento por outro, vendo-se claramente as vantagens advindas da adoção de um modelo mais moderno e capaz.

Há sim, por obséquio, poderia colocar a disposição das .50 nos btls de infantaria?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#207 Mensagem por Clermont » Qui Out 18, 2012 9:01 pm

FCarvalho escreveu:
jauro escreveu:O FAP é utilizado em todos os PelFuz na proporção de 02 por GC ou seja, a cada 09 homens 02 FAP; 06 por Pelotão e 18 por Subunidadede Fuz; 054 FAP/Btl.
A MAG é utilizada na proporção de 04 por BtlInfMtz/Lv/Sl (PelMtr); 05 na SecRec/CCAp e 01 por PelFuz (09) (GpCmdo), totalizando 18MAG/Btl.
Jauro, eu não compreendi a disposição das Mag's. São 4 ou 18 por Btl?
Eu não sou o Jauro (aposto que vc não sabia :mrgreen:) mas o número "4" refere-se as metralhadoras do "Pelotão de Metralhadoras" orgânico do batalhão. A esse número deve-se somar mais "5" metralhadoras da Seção de Reconhecimento do mesmo batalhão (subordinada a "Companhia de Comando e Apoio") e mais "1" metralhadora por cada pelotão de fuzileiros (nove pelotões por cada batalhão).

Com uma rápida operação de avançada trigonometria, chegamos ao mágico número de "18" metralhadoras MAG por cada batalhão de infantaria (motorizados, leves e de selva).

Agora, uma coisa eu não sabia: então, o Exército voltou a recriar seus "pelotões de metralhadoras"? Eles tinham sido extintos na organização do batalhão, antigamente.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37465
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#208 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 19, 2012 11:06 am

Clermont escreveu:
FCarvalho escreveu: Jauro, eu não compreendi a disposição das Mag's. São 4 ou 18 por Btl?
Eu não sou o Jauro (aposto que vc não sabia :mrgreen:) mas o número "4" refere-se as metralhadoras do "Pelotão de Metralhadoras" orgânico do batalhão. A esse número deve-se somar mais "5" metralhadoras da Seção de Reconhecimento do mesmo batalhão (subordinada a "Companhia de Comando e Apoio") e mais "1" metralhadora por cada pelotão de fuzileiros (nove pelotões por cada batalhão).
Com uma rápida operação de avançada trigonometria, chegamos ao mágico número de "18" metralhadoras MAG por cada batalhão de infantaria (motorizados, leves e de selva).
Agora, uma coisa eu não sabia: então, o Exército voltou a recriar seus "pelotões de metralhadoras"? Eles tinham sido extintos na organização do batalhão, antigamente.
:lol: :lol: :lol:
Rapaz, tu quase que me enganastes...
Grato pela aula de matemática Clermont... continua um tanto que burro e meio com esta coisa de tratar com números, mesmo depois da 4a serie... [003]
Mas vejam só, este "pel de mtl" é um pelotão mesmo ou é só nomeclatura, pois, 4 Mag's para, suponho, 28 homens, base de um pel da inf leve, não seria muita coisa, digo pouca arma, não? Ou será que cada Mag no EB anda precisando de 7 homens para operá-la?
Aliás seria creio eu muito útil sabermos como ficaria estas formações dos btls de inf, se eventualmente algum dia o EB vier a adotar metralhadoras no calibre 7,62 mais modernas, capazes de serem operadas por um único soldado-metralhador, como hora vemos por aí.
Tem uma coisas no EB que realmente não entendo de tanta demora para avançarmos doutrinariamente. O que aconteceria com estes "pel's de mtr" por exemplo? Poderiam ser mandados para as cia's? Enfim, são várias as possibilidades. Acho neste sentido bastante pertinente a possibilidade do uso de ambos os calibres dentro de um mesmo btl.
A ver o que o Jauro, Guerra ou outros colegas militares podem dizer.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37465
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#209 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 19, 2012 11:33 am

alguns exemplos do que citei acima:

MI NEGEV- 7,62mm
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2012/03/iwi_negev_ng7_with_x4-tfb.jpg

FN MAG - 7,62mm
http://3.bp.blogspot.com/-Mredc2F1Jq4/Tkx-jfIniJI/AAAAAAAAE_s/cyYsZDJheOo/s1600/MK_48_MOD_0.png

HK MG-43 -7,62mm
Imagem

HK MG-121 - 7,62mm
http://img87.imageshack.us/img87/5168/hk121.jpg

Vektor SS-77 - 7,62mm
http://www.tropasdeelite.xpg.com.br/vektor_SS77.jpg

E por aí vai. Estes são apenas alguns exemplos do que existe por aí. Por sua nova ergonomia, leveza e capacidade, julgo ser quase que necessário a modificação da organização dos btls como hoje se encontram no EB, que repito, salvo engano, me parecem até hoje as Mag's serem usadas à la 2GM, co direito a tripé e tudo.

Vamos esperar para ver como fica esta situação, que no meu entendimento, já deveria estar sendo sanada a muito tempo, haja visto a larga experiência adquirida por nossas tropas a serviço da ONU nos mais diferentes tipos de missões. Nada contra o tripe, mas pelo que se vê hoje pelo mundo e nos combates mais recentes, diga-se, nas duas últimas décadas, fica cada vez mais claro o seu desuso entre as tropas, verificando-se a proximidade cada vez maior deste tipo de arma mesmo a nive de GC's.

O que será que está faltando para nós? :|

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#210 Mensagem por EDSON » Sex Out 19, 2012 1:18 pm

A que der menso manutenção é a melhor.




Responder