Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2191 Mensagem por henriquejr » Ter Out 16, 2012 1:59 pm

O Tornado esta entre 5 aviões dos quais sou fã!!




.
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Carlos Lima
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2192 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 16, 2012 3:31 pm

Sou muito fã do Tornado também :D ! Acho o F3 uma das aeronaves mais lindas que já existiu e o GR4 é uma grosseria só! :mrgreen:

Como eu disse, o Tornado tinha uma tarefa ingrata, mas que já a algum tempo pode ser realizada voando alto e se expondo menos.

Os americanos criaram soluções diferentes por conta das lições do Vietnã.

;)

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2193 Mensagem por talharim » Ter Nov 06, 2012 9:22 am

COMANDO DA AERONÁUTICA
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2012 - UASG 120046
Nº Processo: 67111000067201218 . Objeto: Arrendamento, a titulo
oneroso, do lote de bens móveis da União, pertencentes ao acervo do
PAMAAF, compreendido basicamente de maquinários CELMA de
desenvolvimento do motor SPEY MK-807 e ferramentas especiais do
motor PT6A.
Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 06/11/2012 de
13h30 às 15h30 . Endereço: Av.marechal Fontenelle 1000 Campo Dos
Afonsos RIO DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: 06/12/2012
às 10h00
SERGIO DE MATOS MELLO
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 05/11/2012) 120046-00001-2012NE000063




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2194 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 25, 2012 2:41 pm

Segunda-feira eu irei com um professor meu até o DCTA pra realizar testes no túnel de vento, visando verificar os efeitos da adição de canards no AMX. Os testes de CFD foram muito promissores, e esperamos que os testes em túnel reproduzam as nossas espectativas!

Não é parte da modernização, mas se os resultados forem bons mesmo, pode ser que a Embraer faça alguma modificação.
E dá-lhe UFABC!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2195 Mensagem por Boss » Dom Nov 25, 2012 5:37 pm

Que curso você faz, Glauber ? Engenharia Aeroespacial ? (creio que é meio óbvio que seja, mas... :mrgreen: ).




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2196 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 25, 2012 6:11 pm

É engenharia Aeroespacial sim! Tô no 3º ano aqui na UFABC.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2197 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 25, 2012 7:24 pm

Nenhuma fotinho nova do A-1M?



Um abraço e t+ :D




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2198 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 25, 2012 7:27 pm

Eita...

Um Am-X com Canard transformaria ele em um 'triplano' ! :shock:

:D

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2199 Mensagem por jambockrs » Dom Nov 25, 2012 7:43 pm

Glauber Prestes escreveu:Segunda-feira eu irei com um professor meu até o DCTA pra realizar testes no túnel de vento, visando verificar os efeitos da adição de canards no AMX. Os testes de CFD foram muito promissores, e esperamos que os testes em túnel reproduzam as nossas espectativas!

Não é parte da modernização, mas se os resultados forem bons mesmo, pode ser que a Embraer faça alguma modificação.
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Prezado Glauber Prestes: o que é CFD?




Um abraço e até mais...
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2200 Mensagem por henriquejr » Dom Nov 25, 2012 7:49 pm

Qual seria a finalidade de se colocar canards (creio que fixos) num caça-bombardeiro subsônico, como o AMX?




.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2201 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 25, 2012 8:59 pm

Existem basicamente 4 tipos de canards. De controle, de sustentação, de vibração e o Close-coupled (desculpa gente, mas eu esqueci o nome em português.)

-O de controle atua como um profundor, mas deslocado pra frente. Normalmente não tem a função de gerar sustentação, só de por a aeronave pra cima e pra baixo. O Eurofighter é um exemplo bom de canard de controle.

-O de sustentação visa (obviamente) o aumento da sustentação da aeronave nas mais variadas situações, dependendo da necessidade. As vezes é porque a asa da aeronave é muito pequena (corda ou envergadura), muito deslocada pra trás, e outros problemas que tornam o aumento da área de sustentação necessária. Um bom exemplo é o 14-bis, que tinha a asa numa extremidade do corpo, e um canard que trazia a sustentação necessária pro avião se manter reto. (ele também era de controle, mas o principal era a sustentação. Ele não teria uma trajetória reta se simplesmente fosse arremessado, ia sempre cair de bico)

-O de vibração é um canard feito pra anular (ou pelo menos atenuar) as vibrações de voos a baixa altura e alta velocidade. A grande vantagem disso é que quem vibra menos voa mais horas sem fadigar (piloto e avião). Até hoje, a única aeronave que realmente se beneficiou desse canard foi o B-1. Esse canard funciona "lendo" a turbulência, e se ajustando ativamente pra diminuí-la.

-O Double Coupled é um canard fixo, que é colocado logo acima da asa aeronave, de modo que quando ela entra num ângulo de ataque alto, o canard canaliza o ar pra parte de cima da asa, diminuindo a turbulência, já que não existe um "vácuo" na parte de cima da asa, e aumentando a sustentação do avião.

Mas qual canard vão testar no AMX? Bom, serão vários testes. O AMX é uma aeronave de ataque que no geral carrega muita carga na asa, o que compromete a sustentação, e também faz voos a baixa altitude e alta velocidade. Achar uma configuração mista, que ajude a sustentação, e ainda anule as vibrações num perfil de voo tão turbulento não é fácil, e não tem receita de bolo. Agora, se ele vai ser fixo, móvel, grande, pequeno, inclinado, reto, com corda, chapado, é um certo mistério. Não vi todos os testes em computador (CFD é dinâmica de fluidos computacional. São programas de computador que simulam o deslocamento de fluidos por corpos, como o vento passando por uma asa. Não são tão precisos quanto um túnel de vento nos resultados, mas dão uma prévia muito boa do que pode acontecer.), mas eu apostaria num canard pequeno, ativo para gerar mais sustentação, e ainda atuando pra diminuir a turbulência do A-1.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2202 Mensagem por LeandroGCard » Dom Nov 25, 2012 9:38 pm

jambockrs escreveu:Prezado Glauber Prestes: o que é CFD?
Computational Fluid Dynamics.

São programas de computador que simulam o escoamento de fluidos em diversas condições (como por exemplo o ar em torno de um avião), através de técnicas matemáticas como os Elementos Finitos, as Diferenças Finitas ou outras similares.


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Re: Modernização dos AMX!!!

#2203 Mensagem por Paisano » Dom Nov 25, 2012 9:45 pm





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Re: Modernização dos AMX!!!

#2204 Mensagem por JT8D » Dom Nov 25, 2012 9:47 pm

Mas a aplicação de alguns tipos de canard não depende de um complexo sistema fy-by-wire? Especialmente os tipos que dependem de sensores e atuadores rápidos para compensar forças aerodinâmicas, como parece ser o caso do B-1?
Seria viável técnica e economicamente fazer isso no AMX?

[]´s,

JT




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2205 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 25, 2012 10:03 pm

Nesse caso como o AM-X não tem FBW pode ser que estejam pensando em Canards fixos.

Além disso esses são testes e pesquisas e mesmo que no fim das contas não resultem em nada ou mesmo que o custo seja proibitvo estou muito feliz em ver que esses tipos de extrapolações estão sendo feitas no Brasil à nível acadêmico!!

BZ Glauber :D :D [009]

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