vamos lá...disvirtuando totalmente o tópico...e sugerindo a moderação mudar os post para topico dedicado...segue as respostas
FCarvalho escreveu:
Vivemos num Estado de Direito porque existem leis e elas, vis a vis, precisam e devem obrigatoriamente serem cumpridas por todos.
Sim e concordo plenamente, porém, vemos o não cumprimentos às leis todos os dias, farois vermelhos sendo furados, vagas preferenciais a deficientes sendo usurpados por outros motoristas, acordos comerciais sendo quebrados, assassinatos, roubos, furtos, estupros e toda a sorte de corrupção pra citar só alguns, enfim....apesar do esforço do Estado e cidadãos no cumprimento das leis, essas não são infalíveis, uma diferença entre nós é que você acredita fielmente nas leis...eu quero acreditar.
Nisto subsiste a materialidade do equilíbrio social.
Rousseau e seu "Contrato Social explicam isso.
Existem imperfeições na lei e no seu cumprimento, mas isto não nos autoriza a relativizar seu cumprimento, e nem menos creditá-la por menos.
Isso seria o máximo da civilidade, mas no mundo real, creio ser um pouco diferente, arrisco dizer, muito diferente....as pessoas relativizam sempre que podem, a obdiência depende de fatores como Educação, Esclarecimento, Estado não omisso, Leis menos fantasiosas e atendimento pleno ao cidadão.... pessoas, na sua maioria, mal conhecem leis, quiçá compreêndem-nas, na
minha opnião de leigo em direito, acho nosso arcabouço legal um conjunto de escritas conveniêntes para favorecer o mais privilegiado, deixando o abastado jogado a própria sorte, parece papo de comuna, mas experimenta resolver uma questão jurídica séria pela defensoria pública? agora se puder pagar um advogado caro de renome...será que o resultado seria o mesmo?
Se acreditar no dever do cumprimento fiel à lei pelo poder constituído é suposição ou achismo, então então é melhor rasgar de vez as constituições,
Amigo...a constituição é rasgada todos os dias, não sei se teves oportunidade de lê-la, eu li e acho ela fantástica, mas impossivel de implementá-la em sua totalidade na prática, rasgaram para o Collor no seu impeachmant e depois ele foi absolvido no STF por falta de provas, onde estava a garantia ampla e irrestrita de defesa? ja leste sobre os "Direitos e garantias fundamentais do cidadão" ? começa assim: " Da Igualdade - Todas as pessoas são iguais perante a lei e blá, bla, bla....", pois é, lindo!!
acabar com eleição
A humanidade passou seus quase cinco mil anos de existência sem eleições, e pelo jeito, conseguiu sobreviver icólume, me desculpe amigo! mas eleição é um meio de lubridiar o povo, passando-lhe a ideia de que detém o controle de seu próprio destino, o povo aceita pois não é instruido o suficiente para buscar alternativas, eu prefiro eleições, mas se inventarem um ditadura inédita onde se faça o bem estar geral, to dentro.... coincidência ou não, a eleições tiveram sua ampla utilização no implemenar do sistema capitalista, e hoje sabemos que(inferência minha) o grande capital determina as grandes questões da humanidade...kkk...outro papo de comuna!
fechar os tribunais
Tribunais pra mim são uma grande incógnita, o que mais vejo, e posso estar errado, são reclamações de injustiças e demoras do atendimento às demandas da sociedade, sei la, se não faz parte da solução, faz parte do problema!!!....deixar estar...quem sabe uma hora funciona!
terminar com a divisão de poderes. Afinal, para que tudo isso sob o império da lei, se crer na mesma não passa de mera especulação?
O termo que empreguei é
suposição!...não disse especulação!...como eu disse...a expectativa de cada um em relação a lei e sua eficácia varia de pessoa pra pessoa, aquela uma que for atendida plenamente pela lei confiará e afiançará esta última, aquela outra, que, apesar da lei lhe dar cobertura, e não for atendidas confiará e afiançará a mesma? enfim...discussão inutel para o caso inicial em questão.
Sobre os tres poderes.... são uma invenção, salvo engano, francesa, piramide e tal, lindo!!!, sinceramente não sei se funciona.... dizem que sim, como não temos coisa melhor, pois não há pensamento em envoluirmos nesse sentido, deixar estar.
FCarvalho escreveu:Não vejo nenhum ufanismo na frase escrita, mas tão somente a afirmação do que creio ser, ou ao menos assim deveria, a realidade institucional. E responder Gerson, a meu ver, não significa necessariamente submissão ou compactuação. Quer dizer antes, na linguagem diplomática, adaptação, regulação ou ainda ato concorde. Afinal, todos os países, inclusive o USA, em maior ou menor medida tem de responder as leis de outros países em qualquer tipo de negociação, por força de suas próprias legislações e da lei internacional. E isto não é diferente para ninguém. E nem eles se sentem ingeridos em sua soberania ou submetidos a interesses de outrem.
Sobre o negrito, peço que pesquise...
.Invasão de Granada, Panamá, Guerra preventiva, Iraque 2003, Guantânamo, Ditaduras na America Latina, Irã-contras...só pra citar algums...
vamos ver se continuará acreditando no que escreveu.
FCarvalho escreveu:Me esforço sempre para deixar o que escrevo bem claro, mas nem sempre consigo. Continuarei me esforçando.
Continue o esforço...não desista!
FCarvalho escreveu: Gerson Victorio escreveu:O FHC sancionou a lei e o Lula regulamentou, oque sei é que essa regulamentação foi discutida com os americanos, se isso não é relativizar a soberania....não sei o que é mais
Não existe e nunca existiu soberania absoluta de nenhum país. Se existisse, democracia seria só uma mera retórica grega até hoje. Já submissão é outra coisa.
Pra eu não divagar demais....peço-lhe que defina "soberania absoluta"...oque seria isso? democracia é uma ideia teórica longe da prática, os gregos desenvolveram a ideia, mas não viviam em democracias...democracia com escravos? sobre submissão...nem lembro onde começamos essa discussão!
FCarvalho escreveu: Gerson Victorio escreveu:Ficar jogando panos quentes, a meu ver, não ajuda muito.
Não se trata de jogar panos quentes, mas de interpretação dos fatos. E isto cabe diferenças de visões e correições.
Como gostam de dizer os politicos...proselitismo.
FCarvalho escreveu: Abs.
Outros cordiais.
de volta a Campo Grande - MS.