Mundo Árabe em Ebulição
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6296 vezes
- Agradeceram: 3535 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
As vezes eu fico cá pensando com os meus botões, se nestes tempos tão politicamente corretos, esta situação da Turquia com a Síria se repetisse aqui conosco. O que será que faríamos? Mandávamos bomba e jatos ao outro lado como os turcos, ou metíamos o rabo entre as pernas e "pedíamos ajuda aos universitários" como a Jordânia?
Estou inclinado à segunda opção.
Abs.
Abs.
Carpe Diem
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
A Turquia é da OTAN. Está a cerca de um século metida em todo o tipo de briga. Desde a Segunda Guerra convive com vizinhos não muito amistosos como URSS/Rússia, Irã, Iraque, Grécia e problemas internos com os curdos. Se ocorre a Guerra EUA versus URSS, os turcos estariam na linha de frente para frear o avanço soviético. Acredito que eles perderam a virgindade a muito tempo. É um país com mais de 70 milhões de habitantes, rico, institucionalmente forte como forças armadas de primeira linha com interesses definidos na região. Dar um jeito na Síria não é problema.
Não tem como comparar com a Jordânia que é um país pequeno com cerca de cinco milhões de habitantes, dependente do exterior e relativamente frágil. Eles precisam pedir ajuda aos universitários. Não tem muita escolha.
Acredito que na mesma situação o Brasil deveria seguir a primeira opção, mas pelo comportamento optaria pela segunda.
Não tem como comparar com a Jordânia que é um país pequeno com cerca de cinco milhões de habitantes, dependente do exterior e relativamente frágil. Eles precisam pedir ajuda aos universitários. Não tem muita escolha.
Acredito que na mesma situação o Brasil deveria seguir a primeira opção, mas pelo comportamento optaria pela segunda.
- augustoviana75
- Intermediário
- Agradeceu: 47 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
FCarvalho escreveu:As vezes eu fico cá pensando com os meus botões, se nestes tempos tão politicamente corretos, esta situação da Turquia com a Síria se repetisse aqui conosco. O que será que faríamos? Mandávamos bomba e jatos ao outro lado como os turcos, ou metíamos o rabo entre as pernas e "pedíamos ajuda aos universitários" como a Jordânia?
Abs.
Também acredito que o Brasil iria pela segunda opção. =/
- jeanscofield
- Avançado
- Agradeceu: 70 vezes
- Agradeceram: 38 vezes
Se acontecesse aqui, o governo ia resolver "diplomaticamente" e ainda ia oferecer algum beneficio ao agressor...

- FCarvalho
- Sênior
Pois sim, nós aqui sem Otan e sem nada de guarda chuva alheio, e com essa vizinhança para lá de instável, e que bem ou mal nunca morreu de amores por nós em tempo algum, bem ao contrário do que muitos apregoam por aí, bem que deveríamos saber precaver-nos. Mas ao contrário, o que vemos aí, como de praxe, são os muitos planos de sempre e a pouca ou nenhuma vontade e menos ainda responsabilidade de os por a concreto. E agora essa novidade de politica de defesa diplomática, vinculando nossa defesa aos interesses da defesa dos vizinhos. É de matar.Bourne escreveu:A Turquia é da OTAN. Está a cerca de um século metida em todo o tipo de briga. Desde a Segunda Guerra convive com vizinhos não muito amistosos como URSS/Rússia, Irã, Iraque, Grécia e problemas internos com os curdos. Se ocorre a Guerra EUA versus URSS, os turcos estariam na linha de frente para frear o avanço soviético. Acredito que eles perderam a virgindade a muito tempo. É um país com mais de 70 milhões de habitantes, rico, institucionalmente forte como forças armadas de primeira linha com interesses definidos na região. Dar um jeito na Síria não é problema.
Chego mesmo a pensar na necessidade de um bom susto para ver se nos poríamos em alerta. Quem sabe, uma boa troca de artilharia entre vizinhos, ou umas bombas em algum lugarejo na fronteira, ou então umas invasões e tiros novamente como no Traíra, uma guerra civil bem ao lado, enfim. Em 90 tínhamos um presidente metido a fodão e caspicioso, mas agora...
Sinceramente, cada dia pareço me convencer cada vez mais que estamos a brincar com fogo e quando um dia formos obrigados a apagar algum incêndio, não teremos água ou bombeiros que cheguem. Aliás, quem brinca com fogo, sabe que vai se queimar. Mas nem isso nos damos conta.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
É bem por aí mesmo.augustoviana75 escreveu:Também acredito que o Brasil iria pela segunda opção. =/
Cara, não dá idéia... vai que tem gente do governo lendo isso aqui...jeanscofield escreveu:e acontecesse aqui, o governo ia resolver "diplomaticamente" e ainda ia oferecer algum beneficio ao agressor...

abs.
Carpe Diem
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Mas, em qual posição o Brasil estaria na "situação da Turquia com a Síria"?FCarvalho escreveu:As vezes eu fico cá pensando com os meus botões, se nestes tempos tão politicamente corretos, esta situação da Turquia com a Síria se repetisse aqui conosco. O que será que faríamos? Mandávamos bomba e jatos ao outro lado como os turcos, ou metíamos o rabo entre as pernas e "pedíamos ajuda aos universitários" como a Jordânia?
Abs.
Na posição da Síria, onde um país estrangeiro fornece abrigo, armamento e apoio a grupos guerrilheiros que estão em luta armada para derrubar o governo brasileiro?
Ou na situação da Turquia, que está intrometendo-se nos assuntos internos de um país vizinho, fornecendo abrigo, armamento e apoio a grupos guerrilheiros que estão em luta armada para derrubar o governo vizinho?
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
FCarvalho escreveu:É bem por aí mesmo.augustoviana75 escreveu:Também acredito que o Brasil iria pela segunda opção. =/
Cara, não dá idéia... vai que tem gente do governo lendo isso aqui...jeanscofield escreveu:e acontecesse aqui, o governo ia resolver "diplomaticamente" e ainda ia oferecer algum beneficio ao agressor...![]()
abs.
O agressor é a Turquia que não teve culhões até agora pra se meter sozinha na Síria eu quero que os turcos sejam comidos pelos vermes e tomara que pereçam aos milhares no campo de batalha.
Está na hora de pagarem por seus crimes de Guerra e tomara que seja justiça Divina.
- Clermont
- Sênior
EDSON escreveu:(...) eu quero que os turcos sejam comidos pelos vermes (...)

Sabe aquele jantar romântico que ela tinha marcado com vc?
Esquece.
Ela mandou dizer que não namora com gente que tem preconceito contra o povo dela.

- EDSON
- Sênior
Clermont escreveu:EDSON escreveu:(...) eu quero que os turcos sejam comidos pelos vermes (...)
Sabe aquele jantar romântico que ela tinha marcado com vc?
Esquece.
Ela mandou dizer que não namora com gente que tem preconceito contra o povo dela.
Os gregos e os armênios tem um saldo com o povo dela.
- FCarvalho
- Sênior
Na posição de quem tem o seu território bombardeado por artilharia seguidamente por forças vizinhas, e tanto faz se oficiais ou não, e tem seus cidadãos e patrimônio mortos/destruídos em função disso, apesar dos reiterados avisos da neutralidade no embate.Clermont escreveu:Mas, em qual posição o Brasil estaria na "situação da Turquia com a Síria"?
Na posição da Síria, onde um país estrangeiro fornece abrigo, armamento e apoio a grupos guerrilheiros que estão em luta armada para derrubar o governo brasileiro?
Ou na situação da Turquia, que está intrometendo-se nos assuntos internos de um país vizinho, fornecendo abrigo, armamento e apoio a grupos guerrilheiros que estão em luta armada para derrubar o governo vizinho?
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
E pelo visto, vão continuar ainda seus devedores por muitos anos...EDSON escreveu:Os gregos e os armênios tem um saldo com o povo dela.

abs.
Carpe Diem
- Clermont
- Sênior
A Turquia é tudo, menos neutra. Ela - sejam quais forem suas razões - está tentando, deliberadamente, derrubar o governo de um país vizinho, que nenhuma ameaça ofereceu a ela. Pelo contrário, com quem mantinha boas relações.FCarvalho escreveu:Na posição de quem tem o seu território bombardeado por artilharia seguidamente por forças vizinhas, e tanto faz se oficiais ou não, e tem seus cidadãos e patrimônio mortos/destruídos em função disso, apesar dos reiterados avisos da neutralidade no embate.
E, como assim, "tanto faz se oficiais ou não"?
Os explosivos caindo sobre território turco podem estar sendo lançados pela guerrilha anti-Assad. Neste caso, a Turquia estaria ameaçando o governo da Síria por algo que este não fez. E, estranhamente, arriscando-se a uma guerra com o vizinho, devido a manipulação dos próprios grupos insurgentes apoiados pela Turquia!
Ou, então, os explosivos podem estar caindo sobre território turco, como projéteis perdidos, resultado dos combates, sobre os quais nem guerrilheiros e nem forças governamentais teriam responsabilidade. Então, por que a Turquia estaria punindo, apenas, o governo sírio, e não os rebeldes? Dois pesos e duas medidas?
Dificilmente, estes explosivos estariam sendo disparados, propositalmente, pelo governo Assad, que não parece chegado a um suícídio, tentando fazer guerra contra um país mais forte e que, por coincidência, é membro da OTAN...
Se a Turquia fosse, realmente, neutra, ela interromperia o apoio aos insurgentes e procuraria mediar um acordo de paz. Como não é neutra, apesar de seus "reiterados avisos de neutralidade", ela prefere bombardear um país vizinho.
Portanto, é preciso analisar: em que situação o Brasil estaria? Na de agressor "por debaixo dos panos", batendo no peito que é neutro? Ou no de agredido?
Se quisermos usar um exemplo de vizinhos sul-americanos, o Brasil estaria no lugar da Colômbia, atacada por terroristas comunistas das FARC, homiziados na Venezuela bolivariana? Ou o Brasil estaria no lugar da Venezuela bolivariana, financiando e dando guarida a bandidos narcoterroristas, que tentam derrubar o governo da Colômbia?
- EDSON
- Sênior
FCarvalho escreveu:Na posição de quem tem o seu território bombardeado por artilharia seguidamente por forças vizinhas, e tanto faz se oficiais ou não, e tem seus cidadãos e patrimônio mortos/destruídos em função disso, apesar dos reiterados avisos da neutralidade no embate.Clermont escreveu:Mas, em qual posição o Brasil estaria na "situação da Turquia com a Síria"?
abs.
A Turquia neste caso tem a maior cara lavada da História. E os curdos?
- EDSON
- Sênior