Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5236 Mensagem por rodrigo » Qui Out 04, 2012 2:01 pm

Está com cara de que Tio Sam e amigos vão usar a Turquia como desculpa para invadir a Síria.
Acho que os EUA não se metem, vai ser igual na Líbia, dão as ordens para os turcos como fizeram com os europeus, mais inteligência e aviões de reabastecimento. O novo governo francês não vai querer se meter, e o restante nem tem condições, já gastaram toda munição na Líbia.
Mas, realmente, Rodrigo, é impressionante, apesar das filmagens de Golan de ataques próximos a fronteira israelense, nem bala passa, os sírios não tem coragem nem mirar para lá, isso que é medo
Nesse momento de total bagunça, um dia de operações da força aérea israelense destrói a força aérea e a marinha de qualquer um desses países.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5237 Mensagem por Lirolfuti » Qui Out 04, 2012 4:50 pm

Turquia reconhece 'lamento' da Síria por disparos contra seu território
Anúncio diminui tensão após morteiro sírio matar 5 em cidade turca.
Governo turco já tem permissão parlamentar para enviar tropas à Síria.

O governo da Turquia já tem em suas mãos a permissão parlamentar para enviar tropas à Síria, mas diminuiu a tensão nesta quinta-feira (4) ao reconhecer que o regime de Damasco lamentou o ataque contra o território turco ocorrido ontem.

"Reconheceram e prometeram que isto não voltará a acontecer, e isto está bem", disse à imprensa em Ancara o vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, em referência ao projétil que atingiu um povoado turco e deixou cinco mortos e 13 feridos. "A ONU intermediou, falou ontem à noite [quarta-feira, 3] com a Síria e houve esta declaração", contou o vice-primeiro-ministro, momentos depois da aprovação da moção do Parlamento que autoriza o governo a enviar tropas "a países estrangeiros".

A moção dá carta branca ao governo e atribui às Forças Armadas sírias a responsabilidade pelas ações militares que levaram ao que o texto qualifica de "ataque abjeto".

"Não é uma moção a favor da guerra. Aprovamos a medida caso necessitemos no futuro; tem uma função dissuasória", explicou o vice-primeiro-ministro Besir Atalay ao canal "NTV".

Atalay ressaltou que a Turquia tomaria todas suas decisões em relação ao conflito sírio em coordenação com a comunidade internacional.

"A decisão que a Otan tomar será muito importante. As declarações de outros países e da ONU estão em primeira linha", assegurou o representante turco.http://g1.globo.com/revolta-arabe/notic ... torio.html




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5238 Mensagem por Lirolfuti » Qui Out 04, 2012 4:51 pm

Rússia quer declaração branda da ONU sobre ataque sírio na Turquia
País vetou condenação de lançamento de morteiro sírio pela organização.
Para Ocidente, proposta russa enfraquecerá declaração.
A Rússia vetou na quinta-feira a adoção de uma declaração na Organização das Nações Unidas (ONU) condenando o ataque com morteiro sírio contra uma cidade turca e propôs um texto mais brando pedindo por "prudência" na fronteira, sem se referir às violações à lei internacional.

Diplomatas do Ocidente reclamaram que as propostas da Rússia, caso sejam aceitas, enfraquecerão a declaração a um grau inaceitável.

"Os membros do Conselho de Segurança pediram às partes que exercitem a moderação e evitem confrontos militares que poderão levar a uma nova escalada da situação da área de fronteira entre a Síria e a Turquia", diz a declaração proposta pela Rússia. Se for adotada, a declaração que não tem força legal também pedirá que os dois vizinhos "reduzam as tensões e criem uma via rumo a uma resolução pacífica para a crise síria". O ataque sírio com morteiro matou cinco civis turcos na quarta-feira.

O texto russo mantém parte das expressões do texto original proposto pelo Azerbaijão, e pede que o governo sírio investigue o ataque. Os Estados Unidos também propuseram emendas para "fortalecer" o texto original, de acordo com um diplomata ocidental.

A proposta original, apresentada para o conselho de 15 nações na quarta-feira, condena "nos termos mais fortes" o bombardeio do Exército sírio contra uma cidade na Turquia e exigiu o fim das violações ao território turco.

As duas propostas de declaração incluem a frase: "Isso representa uma demonstração do vazamento da crise na Síria para Estados vizinhos a um grau alarmante."

Os russos, entretanto, propuseram a retirada da frase seguinte, que os diplomatas afirmam ser uma linguagem crucial: "Tais violações da lei internacional constituem uma séria ameaça à paz e à segurança internacional."

O trecho retirado pelos russos, afirmam diplomatas da ONU, tinha a intenção de sinalizar que o Conselho de Segurança, que supostamente é o guardião da segurança e da paz internacional, deve se manter envolvido na questão.

Outro problema com a proposta russa, segundo diplomatas ocidentais que pediram para manter o anonimato, é que ela tenta equiparar o ataque sírio com a resposta turca e retira a culpa do Exército sírio, sugerindo a necessidade de uma investigação para verificar se o Exército sírio esteve por trás do ataque.

"Não acho que a proposta russa fará muito para unificar o conselho", disse um diplomata ocidental. "Não acho que seja aceitável, mas talvez consigamos chegar a um acordo." Outro diplomata afirmou: "É muito típico da Rússia tentar proteger (o presidente sírio) Assad."http://g1.globo.com/revolta-arabe/notic ... rquia.html




hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 909
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 85 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5239 Mensagem por hades767676 » Qui Out 04, 2012 8:12 pm

A Turquia se apoia na OTAN para falar grosso, como não tem apoio logo recua nas suas declarações.




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6096
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5240 Mensagem por marcelo l. » Qui Out 04, 2012 10:42 pm

Brilhante trabalho da cartonista Nina Paley que conta a História da região.



No endereço abaixo todos os "personagens" que aparecem.
http://blog.ninapaley.com/2012/10/01/this-land-is-mine




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6096
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5241 Mensagem por marcelo l. » Sex Out 05, 2012 10:34 am

As autoridades turcas têm reforçado nas últimas horas a ideia de que não existe por parte da Turquia nenhuma intenção de agir militarmente contra a Síria, após os incidentes da passada quarta-feira, em que uma pequena cidade turca foi alvejada por fogo originário do outro lado da fronteira, responsabilidade das forças leais ai Partido Socialista Bahas, de Bashar Al-Assad.

O governo da Síria foi aliás rápido em reconhecer o erro, apresentando um pedido oficial de desculpas e disponibilizando-se por pagar indemnizações às famílias.
O ministro das relações exteriores da Turquia, Selcuk Unal, já afirmou mais uma vez que a resposta turca, retaliando contra as forças sírias, foi resultado de o ataque ter resultado em morte de civis.
Segundo o ministro o território turco já foi alvejado várias vezes, sem que a Turquia respondesse. Desta vez teve que ocorrer uma resposta e foi pedido um pedido de desculpas à Síria.

O governo sírio foi pressionado por Ankara no sentido de não agir contra forças rebeldes junto à fronteira para evitar a repetição destes acontecimentos. Os Turcos não estão ainda a pedir o estabelecimento de uma zona-tampão junto à fronteira, pedindo apenas mais apoio da comunidade internacional para tratar dos refugiados que se acumulam nas suas fronteiras.

Já a Síria teme que o estabelecimento de uma zona-tampão servisse apenas como um santuário para onde as forças rebeldes poderiam escapar depois de combates contra as forças do regime.

cont.
http://www.areamilitar.net/noticias/not ... NrNot=1252




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5242 Mensagem por Lirolfuti » Sex Out 05, 2012 3:43 pm

Turquia volta a bombardear Síria e premiê cogita conflito
Novo ataque disparado do território sírio é noticiado e Ancara responde com mais um bombardeio

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira (05/10) que o seu país pode estar próximo de entrar em conflito contra a Síria e elevou ainda mais a tensão na região. O discurso foi mais uma resposta do governo de Ancara ao ataque disparado do território sírio que matou cinco civis na fronteira dos dois países nesta quarta-feira (03/10).

Em discurso público para milhares de pessoas em Istambul, o premiê disse que o governo de Bashar al Assad estaria cometendo um erro de provocar a guerra contra a Turquia. “Àqueles que tentam testar a dissuasão, a determinação e a capacidade da Turquia, eu lhes digo que eles estão cometendo um erro fatal", afirmou.

“Nós não estamos interessados em guerra, mas não estamos longe dela também”, disse ele segundo a agência Reuters. De acordo com a Agência Efe, mais um projétil lançado da Síria atingiu o território turco nesta sexta (05/10) sem causas vítimas. A Turquia respondeu com um bombardeio na região fronteiriça do lado sírio.

O pronunciamento de Erdogan vem apenas um dia depois do Parlamento do país ter autorizado o envio de tropas militares para países estrangeiros pelo período de até um ano e das Forças Armadas da Turquia terem bombardeado alvos na Síria.

O ataque turco no território sírio matou dezenas de soldados de Assad, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos - grupo ligado às forças da oposição baseado em Londres.

Apesar da crescente tensão entre os dois países, um importante conselheiro do premiê turco afirmou nesta quinta-feira (04/10) que a Turquia não entrará em guerra contra a Síria. “A Turquia não tem nenhum interesse em entrar em guerra contra a Síria. Mas, a Turquia é capaz de proteger suas fronteiras e vai retaliar quando necessário”, disse Ibrahim Kalin segundo a Al Jazeera.

Por conta da resposta turca, as Forças Armadas da Síria ordenaram nesta sexta (05/10) que suas tropas permanecessem pelo menos 10 quilômetros de distância da fronteira turca, informou o jornal britânico Guardian citando fontes anônimas. A região fronteiriça entre os países é palco de confrontos entre forças da oposição e do regime e o projétil que caiu em solo turco pode ter sido do confronto.

Nações Unidas

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou o ataque sírio na cidade fronteiriça turca em reunião na noite de quinta-feira (04/10). Até a Rússia, principal aliado do presidente Assad que vetou todas as resoluções propostas sobre o conflito sírio, concordou com a resolução do grupo, mas acrescentou pedido para a Turquia agir também com cautela.

O texto final pediu para “o governo sírio respeitar completamente a soberania e integridade territorial de seus vizinhos” e pediu o fim imediato das violações da lei internacional e que essas não se repetissem. “Os membros do Conselho de Segurança ressaltaram que este incidente destaca o grave impacto da crise na Síria sob a segurança e paz de seus vizinhos”, diz o texto citado pela Reuters.

O governo russo também interveio nesta quinta-feira (04/10) na tensão entre os países, pedindo para Ancara reconhecer que o ataque sírio foi um acidente. “Nós conversamos com as autoridades de Damasco que nos asseguraram que o que aconteceu na fronteira com a Turquia foi um acidente trágico, e que não acontecerá novamente”, disse o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Lavrov pediu para que as autoridades sírias reconhecessem publicamente o incidente e pedissem desculpas a Ancara e seu apelo parece ter funcionado. “A Síria admitiu o que fez e pediu desculpas”, disse nesta quinta (04/10) o vice-premiê turco, Besir Atalay citado pelo Hurriyet.

OTAN

À pedido da Turquia, embaixadores da OTAN realizaram uma reunião emergencial nesta quarta (03/10) para avaliar o caso. Apesar de repudiarem o ataque sírio na cidade fronteiriça turca e a morte de civis, o bloco militar não convocou o Artigo Cinco que obriga todos os países-membros a responderem militarmente quando um deles é agredido. Pelo contrário, o encontro foi feito sob o Artigo Quarto que assegura a integridade dos 28 membros.

A OTAN, que no ano passado atuou durante meses na Líbia, até agora tentou se manter distante do conflito sírio. “A Síria é uma situação muito, muito complexa”, disse o secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussem, em entrevista ao Guardian. “Intervenções militares podem ter impactos amplos”, acrescentou ele.

Histórico

Não é a primeira vez em 18 meses de conflito na Síria que os dois países se desentendem. Em junho, a Turquia ameaçou usar a força contra o governo de Assad depois que as baterias antiaéreas do país árabe derrubaram um de seus caças-bombardeiros.http://operamundi.uol.com.br/conteudo/n ... lito.shtml




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6096
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5243 Mensagem por marcelo l. » Sex Out 05, 2012 9:49 pm

Apesar do texto do Ahram sobre o Irã ter ameaçado a Turquia, utilizando um jornal do Kwait
http://english.ahram.org.eg/NewsContent ... on-in.aspx

no presstv (iraniano) não fala nada, só o apoio ao protesto na Jordania e sobre a turquia e Síria que solucionem o conflito como dois Estados Muçulmanos.

A senior Iranian military commander says Syria and Turkey should realize that the United States wants a war between the two Muslim countries.


“This war is what the US wants and the officials of the two countries [Syria and Turkey] should move towards non-interference in each other’s affairs in order to see peace on the borders,” Iran's Armed Forces Chief of Staff Major General Hassan Firouzabadi said on Friday.

He went on to note that war cannot make up for the two countries' mistakes and will only face both Syria and Turkey with major challenges.

The Iranian commander expressed hope that Turkish and Syrian officials would successfully weather this critical juncture as “no one wants to see war between two Muslim states.”

“There is always opportunity for dialogue, but the flames of war burn all such opportunities,” Firouzabadi stated.

Several Syrian soldiers, whose exact number has not been announced, were reportedly killed in an attack by Turkish forces on a military post near the border town of Tel Abyad early on Thursday.

Turkey’s attack follows a Syrian mortar strike that killed five people and wounded at least 10 others in the southeastern Turkish town of Akcakale in Sanliurfa Province on Wednesday. Syria said it had started an investigation into the cause of the mortar attack on the Turkish territory.

Syrian Information Minister Omran Zoabi sent a message of condolence to the Turkish people and families of the victims on Wednesday, stating that Damascus respects the sovereignty of its neighbors and wants its own sovereignty to be respected in return.

http://presstv.com/detail/2012/10/05/26 ... go-to-war/




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6096
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5244 Mensagem por marcelo l. » Sex Out 05, 2012 10:19 pm

Faz um tempo que ia colocar essa foto...mas, como o pai falou besteira hoje...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A bela Yasmin Fostok, pole-dancer, filha do clérico radical Omar Bakri Mohammed.

Ela nega...
Imagem
maiores detalhes aqui:
http://www.dailymail.co.uk/femail/artic ... ghter.html

Antes da plástica
Imagem
by http://samiaontha.blogspot.com




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62969
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6826 vezes
Agradeceram: 7123 vezes
Contato:

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5245 Mensagem por Túlio » Sex Out 05, 2012 10:44 pm

Será que sou só eu que estou estranhando isso? Primeiro UM ÚNICO disparo de morteiro mata 5 civis na Turquia, o que dá ensejo a pesada retaliação; depois mais UM ÚNICO disparo cai inofensivamente, o que engrossa o caldo de novo. São mesmo soldados Sírios que estão atirando, tipo assim, descontentes em ter apenas um inimigo interno e querendo também um externo?




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5246 Mensagem por Boss » Sex Out 05, 2012 11:55 pm

Hitler deu aula encenando na fronteira com a Polônia...




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5247 Mensagem por EDSON » Sáb Out 06, 2012 12:06 am

Túlio escreveu:Será que sou só eu que estou estranhando isso? Primeiro UM ÚNICO disparo de morteiro mata 5 civis na Turquia, o que dá ensejo a pesada retaliação; depois mais UM ÚNICO disparo cai inofensivamente, o que engrossa o caldo de novo. São mesmo soldados Sírios que estão atirando, tipo assim, descontentes em ter apenas um inimigo interno e querendo também um externo?
É todo mundo acredita no que quer mas também acho que os sírios não são loucos assim.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5248 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Out 06, 2012 12:06 am

Ou os rebeldes descobriram que se se esconderem perto das fronteiras a chapa vai esquentar...

E claro, a OTAN já tem aquela vontade de entrar na Síria logo...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 909
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 85 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5249 Mensagem por hades767676 » Sáb Out 06, 2012 1:16 am

Túlio escreveu:Será que sou só eu que estou estranhando isso? Primeiro UM ÚNICO disparo de morteiro mata 5 civis na Turquia, o que dá ensejo a pesada retaliação; depois mais UM ÚNICO disparo cai inofensivamente, o que engrossa o caldo de novo. São mesmo soldados Sírios que estão atirando, tipo assim, descontentes em ter apenas um inimigo interno e querendo também um externo?
Não dúvido que rebeldes estejam disparando contra Turquia para forçar om confronto que certamente derrubaria Assad.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#5250 Mensagem por Clermont » Sáb Out 06, 2012 6:46 am

hades767676 escreveu:
Túlio escreveu:Será que sou só eu que estou estranhando isso? Primeiro UM ÚNICO disparo de morteiro mata 5 civis na Turquia, o que dá ensejo a pesada retaliação; depois mais UM ÚNICO disparo cai inofensivamente, o que engrossa o caldo de novo. São mesmo soldados Sírios que estão atirando, tipo assim, descontentes em ter apenas um inimigo interno e querendo também um externo?
Não dúvido que rebeldes estejam disparando contra Turquia para forçar om confronto que certamente derrubaria Assad.
Sem contar o seguinte: é muita hipocrisia da Turquia, intrometer-se como está fazendo, em assuntos internos sírios, dando apoio e abrigo seguro aos oponentes do governo do país vizinho. Imagine-se se algum outro país fizesse a mesma coisa com os curdos que lutam contra o governo turco.




Responder