Nada contra o BAMSE, até gosto dele, e já o defendi aqui anteriormente, mas, acho eu que o EB vai ficar no RBS-70/90 como SHORAD para simplesmente cobrir a Copa e Olimpiada e livrar a cara - diria quebrar o galho - do governo neste quesito frente à FIFA e COI. Para este tipo de cobertura, não mais que sistemas como os citados são mais que suficientes. No mais, a reorganização/reequipamento dos GAAe's vislumbrada na possibilidade de desenvolvimento do UMKHONTO e versões, em parceria com a AS, me parece muito mais atrativa para as ffaa's do que simplesmente comprar algo já pronto e acabado como o BAMSE. Lembrar que estamos em época de revivificação da industria nacional de defesa, e esta possibilidade, com certeza pelas últimas acertivas que tem tido a presidenta, deve encaminhar ou ao menos favorecer este projeto. dependendo do que e como as ffaa's vão levara a efeito este negócio da defesa AAe.Brasileiro escreveu:Logo aparece no DOU algum "extrato de inexibilidade de licitação" para compra dele, já que é um produto único no mercado. Como o ROB não especifica a bateria, não tenho como prever uma quantidade, mas eu preveria umas 20, suficiente para umas poucas baterias.
Talvez apenas o britânico Starstreak seja capaz de concorrer.
Já em defesa de unidades móveis, parece que não é esta a função dos GAAAe. Coisas como Tor, Pantsyr encontrariam seu habitat nas baterias orgânicas da cavalaria.
abraços]
A ver.
abs.