PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#196 Mensagem por Guerra » Dom Set 16, 2012 9:13 pm

O que o EB esta vivendo hoje é o resultado de anos de esforço de alguns politicos para fuder o militar.
Antigamente nossos vencimentos eram baseados em gratificações. Alguém vendeu a ilusão que um soldo maior seria a solução ( o famoso soldão). O militar comprou essa sacanagem como solução e se ferrou.
Antigamente o soldo era menor, mas o militar tinha o auxilio moradia, por exemplo. Todo mundo recebia, so aqueles abençoados que conseguiam uma casa na vila militar não pagavam (porque era descontado o PNR). Hoje, ninguém recebe a gratificação e o coitado que ocupa casa dança para pagar o PNR, com o dinheiro do "soldão". O militar recebia gratificação pr tempo de serviço. Era 1% ao ano. Ainda que fosse pouco, já ajudava depois de seus dez anos de serviço. Ninguém sentiu falta, porque a amioria na epoca já tinha acumulado o seu e o resto que se foda . Hoje a diferença entre um sgt daquela epoca e um sgt atual é enorme (Palmas para os politicos que conseguiram passar uma rasteira nos miliatres a longo prazo).
Transferencias. Era a unica forma do militar conseguir uma graninha. Hoje virou castigo. O militar (principalemnte o praça) não possue um plano de carreira. É tudo feito nas coxas. O cara é obrigado a ficar até 10 anos num lugar, por falta de um plano e por falta d everba para transferir. Ele se estrutura e um belo dia é surpreedido por uma transferencia, que muitas vezes não cobre as despesas.

O unico aumento real para o militar é a promoção. Quando eu entrei na força o sgt só concorria a promoção por merecimento como 1º sgt. Hoje o cara já sai da escola concorrendo ao merecimento. Isso sem falar no sistema de promoção sem nenhuma transparencia.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#197 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Set 16, 2012 9:28 pm

Guerra escreveu:
Rodrigoiano escreveu:Eu acho que deveria haver uma lei que garantisse a todo servidor público, civil ou militar, ainda que receba subsídio, uma gratificação de aperfeiçoamento profissional. Tendo especialização ou mba, 10 %. Mestrado 20 %. Doutorado 30%.
E a atividade fim? Eu entro no EB, faço mestrado, enquanto outro rala feito louco nesses cursos opercionais e depois ganaho mais que o cara
Também deveria ter um ganho pelos tais cursos operacionais. Se o militar se aperfeiçoa, fica mais capacitado para sua função no EB, sem nenhum contraponto remuneratório, é complicado mesmo...




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#198 Mensagem por Guerra » Dom Set 16, 2012 9:42 pm

Rodrigoiano escreveu: Também deveria ter um ganho pelos tais cursos operacionais. Se o militar se aperfeiçoa, fica mais capacitado para sua função no EB, sem nenhum contraponto remuneratório, é complicado mesmo...
Outra coisa que o militar perdeu.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#199 Mensagem por Túlio » Qua Set 19, 2012 10:38 am

Fico lendo isso de "soldão" e lembrando do tale de subsídio que atualmente pretendem que substitua nosso vencimento, que tem risco de vida e vantagens por tempo de serviço e funções extraordinárias, além de horas extras, virando tudo numa coisa só, apagando direitos adquiridos ao longo de décadas. Bobear e vão botar o cara a cumprir serviço extraordinário e hora extra sem receber nada a mais, tudo no "soldão". É, não é só na caserna que a mecha tá pegando... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#200 Mensagem por Guerra » Qui Set 20, 2012 7:08 pm

Túlio escreveu: Bobear e vão botar o cara a cumprir serviço extraordinário e hora extra sem receber nada a mais, tudo no "soldão". É, não é só na caserna que a mecha tá pegando... 8-]
Já é assim.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#201 Mensagem por Túlio » Qui Set 20, 2012 8:35 pm

Conosco está em vias de ser e o pessoal não vê isso (ainda bem que já saí)... :roll: :roll: :roll: :roll:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18528
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2388 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#202 Mensagem por knigh7 » Sex Set 21, 2012 3:25 am

prp escreveu:
JT8D escreveu: Isto inclui os funcionários dos poderes legislativo e judiciário?

[]´s,

JT
Do legislativo nao, pois sao poucos funcionários, 6000, com um orçamento gigantesco.
No judiciário sim, a evasáo é gigantesca, principalmente na área de TI.
Sobre TI? Então vamos falar sobre TI. Um colega meu fez processamento de dados na FATEC de Taquaritinga. Em 15 anos de formado passou por 7 empregos (incluindo um no serviço público) e hoje ocupa uma função gerencial na empresa que presta serviços tecnológicos para o Carrefour. Ganha R$18.000,00 mil. Quer que funcionário público de TI ganhe isso? Ademais rotatividade é enorme dos funcionários de empresas privadas ou de capital misto. Essa rotatividade de funcionários de TI no Judiciário não é nada que se possa ser contornado, certamente não é nem próximo ao que ocorre nesse setor na iniciativa privada. Ademais esse cargo é bem disputado em concursos públicos.

Parte importante do funcionalismo público federal é paga através da minha instituição. Trabalho no setor bancário, empresa pública mas de direito privado (a CEF) que aliás faz muito bem de estar em greve, pois ao contrário da grande maioria do funcionalismo público federal, tem acumulado aumentos reais pífios, basicamente apenas para repor a inflação.
Apenas a minha carteira de clientes é composta de mais de 2000 funcionários públicos (de dezenas de classes).

A ideia geral do funcionalismo público é que a sociedade é obrigada a pagar para eles o quanto eles querem. É por isso que se tem produto parado para fiscalização aduaneira há 2 meses (aliás, estou citando isso de exemplo próprio) por motivo de operação tartaruga feita por auditores que tem salários que variam de R$15.000,00 a R$22.000,00, que tem até 15o salário, que tiveram aumento de mais de 100% em 2008. Volta e meia tem funcionário público, com salário de R$18 mil, R$20 mil que senta na minha frente e reclama que está ganhando pouco. Não vejo isso de cliente da iniciativa privada. Vejo estes mudarem de emprego, aparecendo com um contracheque maior. E estão certos, na minha opinião.

Vamos continuar nos prendendo ao judiciário: existe evasão de juízes e promotores, e não é insignificante.
Tenho clientes que eram juízes que ganhavam uma média de R$300 mil/ano e que passaram a advogar. O mesmo com promotores, que deixaram o cargo e foram para a iniciativa privada para ganharem mais. E aliás, diga-se de passagem, passaram a ganhar BEM mais. Um dos juízes se tornou advogado na área previdenciária e hoje ganha por ano (declarado no imposto de renda) mais de R$9 milhões. Um promotor está ganhando um pouco menos, R$6 milhões. Nenhum, repito, nenhum deles ganham menos de R$1 milhão por ano. A saída para não haver essa evasão seria, basicamente, que o contribuinte pagasse, compulsoriamente, e não voluntariamente, pois o contribuinte paga através de tributos, esses R$6milhões, esses R$10 milhões por ano... A sociedade não aceita e nem deve aceitar isso. O funcionário público quer ganhar bem mais? Mude de emprego, como todos os outros fazem, encontrando alguém que aceite pagar voluntariamente, e não obrigatoriamente através de impostos.

A saída de funcionários públicos acarreta problemas para a instituição a que pertenciam? E em outras organizações não ocorre isso? Quando colegas de trabalho meus saem para a concorrência, levam consigo dados da empresa, clientes, melam vários negócios que estavam em vias de serem executados - e ainda temos de treinar parte relevante dos substitutos. Tem-se de lidar com isso e isso faz parte. Quem quiser moleza, não serve para trabalhar em organização alguma, seja pública ou privada.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#203 Mensagem por Matheus » Sex Set 21, 2012 7:38 am

Só uma retificação. Salário liquido de auditores federais é entre 10 e 15 mil (bruto 14 a 20). Não existe 14º ou 15º nem qualquer gratificação por produtividade pois são remunerados por subsídio. Aliás, a remuneração deles é mais baixa que de auditores estaduais de vários estados e até de algum municípios.
No mais concordo, funcionário público se quiser ficar rico, só tabelião e "piloto" de navio, no mais, tem que cair fora. Mas isso tb não permite que os governos só reajustem salários quando entrem em greve. Deve ter reposição anual e uma equialização dos ganhos entre as carreiras parecidas.
Quanto aos bancos, estes sim tem PLR, fundo de garantia, plano de saúde, vale alimentação bem maior que os servidores do executivo e ganham reposição quase todo o ano (e normalmente acima da inflação), ou não?

obs: a grama do vizinho é sempre mais verde.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#204 Mensagem por Matheus » Sex Set 21, 2012 7:48 am

Guerra escreveu:
Rodrigoiano escreveu: Também deveria ter um ganho pelos tais cursos operacionais. Se o militar se aperfeiçoa, fica mais capacitado para sua função no EB, sem nenhum contraponto remuneratório, é complicado mesmo...
Outra coisa que o militar perdeu.
ué, e o adicional de habilitação tiraram fora??? além disso tem o adicional militar (o que seria um adicional militar?), permanência, localidade e compensação orgânica. Há outros benefícios diretos e indiretos: saúde, habitação - limitado mas tem - transferências, aposentadoria integral, desconto para previdência de 7,5% en quanto os outros descontam 11%, não descontam na inatividade, etc.

Ou seja, a grama do vizinho é sempre mais verde. Cada carreira tem seu o ônus e seus benefícios.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#205 Mensagem por Guerra » Sex Set 21, 2012 1:55 pm

Matheus escreveu:ué, e o adicional de habilitação tiraram fora???
Habilitação é curso de formação e aperfeiçoamento. Estamos falando aqui de cursos operacionais. Especialização e extenção.
Já recebemos por cursos de especialização, mas como os politicos tem uma inexplcavel vntade politica para fuder os miliatrse tiraram essa vantagem.

além disso tem o adicional militar (o que seria um adicional militar?),
Não é nada. É uma forma de dar mais para quem ganha mais. É esmola para os chefes ficarem calados.
permanência, localidade e compensação orgânica.
Isso é sério?
Há outros benefícios diretos e indiretos: saúde,
Que beneficio, Rapaz? Isso ai é pago. É um produto que o EB me vende.
habitação - limitado mas tem -
Vou ter que explicar de novo sobre moradia?
Militar não ganha auxilio moradia!! Não ganha. Quem disser que ganha esta mentindo.
"Ah, mas tem casa na vila para todo mundo"
Mesmo se isso fosse verdade, o militar não ganha para pagar isso. Ele tira do soldo para pagar.
transferências,
Transferência virou castigo. Só compensa para oficiais superiores. O que se ganha não cobre despesas de uma familia.
Transferência para localidade especial é barca furada. A amazÔnia virou uma colônia penal, como era antigamente.

aposentadoria integral, desconto para previdência de 7,5% en quanto os outros descontam 11%, não descontam na inatividade, etc.
3,5%, nossa que vantagem! Vou dizer para colocarem isso no cartaz da ESA, quem sabe assim não atrai masi candidatos.
Ou seja, a grama do vizinho é sempre mais verde. Cada carreira tem seu o ônus e seus benefícios.
Que grama de vizinho? Quem aqui esta falando em grama de vizinho? Que vizinho é esse?

Não estou fazendo comparação alguma. Vc que esta fazendo. Estou falando sobre não se ter vantagem em ser militar. Isso é realidade. Eu não preciso de nenhuma metafora para provar isso. A prova é a evasão que não paar de crescer e o desespero das escolas prorrogando inscrição para atrair pessoal.

Esses projetos que nunca levam a nada, não enganam mais ninguém dentro da força (fora eu já não sei). Se o EB quer se transformar que mude imediatamente sua politica de pessoal.
Não acredito em nenhuma transformação que não tenha isso como base




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37491
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#206 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 21, 2012 3:43 pm

Guerra escreveu:Transferência virou castigo. Só compensa para oficiais superiores. O que se ganha não cobre despesas de uma familia.
Transferência para localidade especial é barca furada. A amazÔnia virou uma colônia penal, como era antigamente.
Danou-se. [054]
abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#207 Mensagem por Guerra » Sex Set 21, 2012 5:35 pm

Pois é, o pessoal ainda não se tocou o estrago que esta sendo feito




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#208 Mensagem por JT8D » Sex Set 21, 2012 10:24 pm

knigh7 escreveu: O funcionário público quer ganhar bem mais? Mude de emprego, como todos os outros fazem, encontrando alguém que aceite pagar voluntariamente, e não obrigatoriamente através de impostos.
Você tem razão. Eu, por exemplo, preferia que o dinheiro dos meus impostos pagasse salários de engenheiros do programa nuclear da marinha ou do programa espacial brasileiro, e não os salários de bancários da CEF.
O estado deve manter os recursos que são estratégicos, o resto que recorra à iniciativa privada.

[]´s,

JT




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#209 Mensagem por Bourne » Sáb Set 22, 2012 4:52 am

Guerra escreveu:Que grama de vizinho? Quem aqui esta falando em grama de vizinho? Que vizinho é esse?

Não estou fazendo comparação alguma. Vc que esta fazendo. Estou falando sobre não se ter vantagem em ser militar. Isso é realidade. Eu não preciso de nenhuma metafora para provar isso. A prova é a evasão que não paar de crescer e o desespero das escolas prorrogando inscrição para atrair pessoal.

Esses projetos que nunca levam a nada, não enganam mais ninguém dentro da força (fora eu já não sei). Se o EB quer se transformar que mude imediatamente sua politica de pessoal.
Não acredito em nenhuma transformação que não tenha isso como base
Me convidaram para passar um tempo no exercito como oficial temporário (ou coisa parecida) na área de economia. Não vou não. Ser burocrata do exercito parece que não vale a pena financeira e profissionalmente.

Edital
http://www.11rm.eb.mil.br/publicar/selecaostteott.pdf




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18528
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2388 vezes

Re: PROFORÇA - O Processo de Transformação do Exército

#210 Mensagem por knigh7 » Seg Set 24, 2012 3:53 am

Matheus escreveu:Só uma retificação. Salário liquido de auditores federais é entre 10 e 15 mil (bruto 14 a 20). Não existe 14º ou 15º nem qualquer gratificação por produtividade pois são remunerados por subsídio. Aliás, a remuneração deles é mais baixa que de auditores estaduais de vários estados e até de algum municípios.
No mais concordo, funcionário público se quiser ficar rico, só tabelião e "piloto" de navio, no mais, tem que cair fora. Mas isso tb não permite que os governos só reajustem salários quando entrem em greve. Deve ter reposição anual e uma equialização dos ganhos entre as carreiras parecidas.
Quanto aos bancos, estes sim tem PLR, fundo de garantia, plano de saúde, vale alimentação bem maior que os servidores do executivo e ganham reposição quase todo o ano (e normalmente acima da inflação), ou não?

obs: a grama do vizinho é sempre mais verde.
Olá, Matheus.

Com relação aos rendimentos dos Auditores da Receita, há até quem recebia acima do teto do funcionalismo público federal. Em meados do ano passado, por ação da AGU, passaram a receber o teto.
É claro que eu não estou generalizando, mas vários ganham os quintos e outros "penduricálios".

O plano de saúde nosso é descontado em folha de pagamento, composto por um valor fixo mais um variável, que corresponde a 20% do que o plano paga aos profissionais/instituições da saúde, cujo desconto é limtado a 10% do salário, mas é acumulado para os meses subsequentes quando o desconto não cobre o que o plano gastou. Em maio tive de fazer uma cirurgia. O que eu estou pagando-e tenho de pagar até o ano que vem- no plano de saúde da empresa (pois é fixo + 10% do meu salário) está saindo bem mais caro que eu pagaria por uma mensalidade da Unimed. E detalhe: essa não foi a única cirurgia que tive de fazer nos útimos anos. Aliás, o Saúde Caixa, que é o plano da minha empresa, tem superávit.

O funcionalismo público federal teve, nos últimos 17 anos de 42,7%de aumento acima dainflação. Eu julgo justas as demandas de certos setores do funcionalismo, como dos militares, dos professores universitários...

Mas eu não concordo com demandas de determinadas categorias que tiveram aumentos reais enormes na ultima década e que estão desaguando em greves e operações-padrão.

Quanto a PLR nos bancos? Já deu uma olhada na proposta da FENABAN? R$1484,00 +90% do salário, o mesmo que no ano passado.
Quanto aos reajustes anuais?No anos passado, conseguimos 1,5% de ganho real. E esse foi o maior ganho real dos úlimos anos. Detalhe: na década passada, poi o período em que os bancos daqui tiveram o maior lucro na história, superior até que no período FHC.
Auxílio alimentação nosso? É R$658,00




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Set 24, 2012 10:28 am, em um total de 4 vezes.
Responder