Sprint Cup: Na economia Brad Keselowski vence e assume a ponta do Chase
Postado em Sprint Cup no dia 30/09/2012 com 5 Comments
http://www.nascarbrasil.net/2012/09/spr ... chase.html
Mesmo com o domínio absoluto de Kyle Busch, Brad Keselowski venceu se utilizando de sua arma mais manjada, a estratégia de combustível. Com a vitória o piloto da Penske assumiu a liderança do Chase e deu inicio a um confronto direto contra Jimmie Johnson que terá Talladega como o próximo palco.
Hamlin manteve a liderança na largada, poucas alterações nas demais posições, os pilotos se respeitavam muito. Algumas brigas no pelotão, Johnson, Keselowski e Harvick disputavam uma vaga no Top10, de significante apenas a ultrapassagem de Kyle Busch sobre Bowyer na décima sexta volta pela segunda posição.
Kyle Busch manteve o bom ritmo e encostou em seu companheiro Denny Hamlin, na volta 32 Buschinho assumiu a liderança da prova. 50 haviam sido completadas, Kyle mantinha a liderança seguido de Hamlin, Bowyer, Gordon e Johnson, Danica Patrick já se encontrava duas voltas atrás e Tony Stewart estava muito próximo de ficar uma atrás do líder.
As paradas em bandeira verde tiveram inicio na volta 66, Harvick foi o primeiro a entrar, Stewart fez sua parada e logo na volta seguinte a primeira amarela foi acionada, o pneu dianteiro direito de JJ Yeley estourou deixando detritos na pista, todos iriam aos boxes, Stewart via sua prova complicadíssima e Harvick se aproveitaria do wave around, seis apenas estavam na volta do líder. Kyle retornou na liderança seguido de Hamlin.
Busch relargou muito bem e abriu em relação a Hamlin, Bowyer perderia a posição para Jimmie Johnson, Jeff Gordon segurava Keselowski pelo quinto posto, apenas oito carros estavam na volta do líder. O numero diminuiu para 7 carros quando Bobby Labonte precisou ir aos boxes.
100 haviam sido completadas, Busch liderava com folga, Hamlin tinha Jimmie Johnson muito próximo. Bowyer, Gordon, Keselowsk e Edwards eram os únicos na volta do líder. Kyle encontrava muita dificuldade com os retardatários, ninguém queria tomar mais uma volta e perder a chance de se recuperar no wave around.
Harvick realizou mais uma parada nos boxes na volta 142, outra vez sob bandeira verde, os demais também iriam aos boxes nessas condições. Keselowski foi o ultimo a realizar sua parada, pit muito lento da equipe Penske que teve problemas com o galão de combustível, Kyle Busch retornou a liderança na volta 153.
No giro 178 a segunda amarela da prova foi acionada por detritos na curva 3, os lideres foram aos boxes, os demais ficaram para realizar o wave around. Hamlin optou por trocar dois pneus e assumiu a liderança.
Relargada na 185, Busch manteve a ponta, ninguém se arriscou muito entre os 10 primeiros, Edwards havia retornado a volta dos lideres com o lucky dog e estava em sétimo. Greg Biffle precisou ir aos boxes para trocar os pneus dianteiros e acabou 3 voltas atrás de Kyle Busch.
Após a metade da prova, apenas uma mudança significante, Keselowski assumiria a quarta posição sobre Jeff Gordon, Kyle mantinha a liderança. Mais uma sessão de paradas teve inicio na volta 225, os pilotos que fizeram o wave around realizavam suas paradas.
A prova seguia muito tranquila, Busch mantinha a liderança com facilidade e já havia conquistado o bônus de maior numero de voltas lideradas, quando a próxima sessão de paradas se aproximava a bandeira amarela foi acionada, novamente por detritos na 3, os lideres foram para os boxes. Jonhson ultrapassou Hamlin nos pits e relargaria em segundo, única alteração entre os lideres.
Busch mais uma vez manteve a ponta, no pelotão Danica sofria com os carros mais rápidos e foi tocada por Dale Jr. duas vezes. Ela era a vigésima nona 5 voltas atrás e ele o décimo primeiro uma atrás de Kyle Busch. Jimmie Johnson forçou para cima de Kyle quando restavam 133 voltas porém o piloto da Gibbs retomou o ritmo e abriu vantagem novamente.
300 haviam sido completadas, Kyle Busch ainda liderava, Johnson já não ameaçava tanto, Hamlin, Keselowski e Bowyer completavam o Top5, dos demais chasers Gordon era o sexto, Kahne o oitavo, Truex o décimo primeiro, Jr. o décimo segundo, Harvick o décimo terceiro, Kenseth o decimo quarto, Stewart o décimo sétimo e Biffle o décimo nono.
Restando 92 voltas a quarta amarela da prova foi acionada, Kenseth foi no muro após o Ford #17 ter a barra estabilizadora quebrada, Mark Martin foi o Lucky Dog, os lideres foram para os boxes, para terminarem no combustível seria preciso economizar muito. Pela primeira vez nas tarde Jimmie Johnson lideraria a prova após sair à frente dos pits, Kyle partiria em segundo, Keselowski ganhou a posição de Hamlin e relargaria em terceiro.
Johnson manteve a lierança, Hamlin ultrapassou Keselowski, mal completaram a volta e a amarela foi acionada novamente, mais uma vez Matt Kenseth no muro, os problemas no #17 não foram solucionados e ele acabou rodando. Martin Truex Jr. foi o Lucky Dog. Kasey Kahne e Jeff Gordon foram aos boxes para completar os tanques, apenas 10 estavam na volta do líder Jimmie Johnson.
Johnson foi pressionado por Kyle na relargada, Hamlin perdeu posições mas se recuperou rápido, Keselowski seguia Kyle e Johnson de perto. Os lideres ganharam uma vantagem, Keselowski ficou mais para Hamlin que não demorou à assumir a terceira posição.
Com 45 para o final Jimmie Johnson foi ultrapassado por Kyle Busch, Kasey Kahne tinha problemas na roda dianteira direita e precisou ir aos boxes, todos trabalhavam na economia de combustível.
Muitas duvidas em relação o combustível, Johnson havia sido ultrapassado por Denny Hamlin e Keselowski, Bowyer parou quando restavam 25 voltas, a janela de economia girava em torno de 8 voltas.
Apenas 10 para o final, Busch e Hamlin entraram para um splash and go, Keselowski e Johnson permaneceram na pista. Gordon que havia parado ganhou a posição de Johnson e partiu a caça de Keselowski.
Como os Dodges são amis economicos, Keselowski não foi ameaçado por Gordon e garantiu sua quinta vitória na temporada, segunda no Chase e nona na carreira. Gordon cruzou em segundo, Martin foi o quarto, Jonhson o quarto, Edwards completou o Top5. Hamlin foi apenas o oitavo e Kyle Busch o sétimo.
Pelo campeonato Keselowski retomou a liderança com 2142 e agora tem 5 de vantagem para Johnson, Hamlin vem 16 atrás, Bowyer 25, Stewart e Kahne 32, depois deles só com um milagre alguém poderá se tornar campeão.
A Sprint Cup retorna na proxima semana no Talladega Superspeedway para a Good Sam Road Assistance 500.
Confira o resultado da AAA 400 em Dover:
Pos Num Piloto Carro Patrocínio
1 2 Brad Keselowski Dodge Miller Lite
2 24 Jeff Gordon Chevrolet Drive to End Hunger
3 55 Mark Martin Toyota Aaron’s 2000th Store / Bronx, NY
4 48 Jimmie Johnson Chevrolet Lowe’s / Kobalt Tools
5 99 Carl Edwards Ford Fastenal
6 56 Martin Truex Jr. Toyota NAPA Auto Parts
7 18 Kyle Busch Toyota Interstate Batteries
8 11 Denny Hamlin Toyota FedEx Office
9 15 Clint Bowyer Toyota 5-hour Energy
10 20 Joey Logano Toyota The Home Depot
11 88 Dale Earnhardt Jr. Chevrolet National Guard / Diet Mountain Dew
12 6 Ricky Stenhouse Jr. Ford Cargill
13 29 Kevin Harvick Chevrolet Budweiser
14 47 Bobby Labonte Toyota Kingsford
15 5 Kasey Kahne Chevrolet Farmers Insurance
16 16 Greg Biffle Ford Scotch-Brite
17 78 Regan Smith Chevrolet Furniture Row / Farm American
18 9 Marcos Ambrose Ford Dewalt
19 43 Aric Almirola Ford Super 8
20 14 Tony Stewart Chevrolet Office Depot / Mobil 1
21 39 Ryan Newman Chevrolet U.S. Army
22 27 Paul Menard Chevrolet Menards / CertainTeed
23 51 Kurt Busch Chevrolet Phoenix Construction
24 1 Jamie McMurray Chevrolet McDonald’s
25 22 Sam Hornish Jr. Dodge Shell / Pennzoil
26 42 Juan Montoya Chevrolet Target
27 31 Jeff Burton Chevrolet Caterpillar
28 10 Danica Patrick Chevrolet GoDaddy.com
29 93 Travis Kvapil Toyota Burger King / Dr Pepper
30 34 David Ragan Ford Long John Silver’s
31 13 Casey Mears Ford GEICO
32 38 David Gilliland Ford Taco Bell
33 32 T.J. Bell Ford Greensmoke
34 36 J.J. Yeley Chevrolet Drive Sober, Drive Alive DE
35 17 Matt Kenseth Ford Ford EcoBoost
36 83 Landon Cassill Toyota Burger King / Dr Pepper
37 26 Josh Wise * Ford MDS Transport
38 98 Michael McDowell Ford Phil Parsons Racing
39 87 Joe Nemechek Toyota AM / FM Energy Wood & Pellet Stoves
40 195 Scott Speed Ford Jordan Truck Sales
41 37 Dave Blaney Chevrolet MaxQworkforce.com
42 23 Scott Riggs Chevrolet North Texas Pipe
43 191 Reed Sorenson Chevrolet Plinker Tactical