Um substituto para os Esquilo da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual melhor subsituto para os Esquilo da MB?

AW109/AW139
51
32%
EC-135/EC-145
55
34%
EC-655 Dauphin
24
15%
KA-60 Kasatka
21
13%
Outros
10
6%
 
Total de votos: 161

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#226 Mensagem por sapao » Ter Set 11, 2012 6:36 pm

lynx escreveu:
Hammer-Nikit escreveu: Quantos detalhes!Com a palavra Cte Lynx!

Será que daí sai uma escola básica de pilotos de helicóptero conjunta para as três forças?

Comentários?

[]s Hammer
Do jeito que está escrito e apenas numa passada rápida de olhos, eu diria que NENHUM!!! :lol:
O ítem 34 torna o 39 redundante, além de incompleto. Houve um corte-cola mal feito, pois o MFDC trás todos os alarmes incorporados. Logo em seguida eles falam exatamente isso no ítem 41... :? tá enrolado...
Também acho muito difícil compatibilizar os ítens 43, 52 e 53. He com FADEC e que se possa controlar o fluxo de combustível sem soltar as mãos do coletivo e cíclico? Esse não é o Esquilo. Poderia ser o Bell Jet Ranger, mas não carrega 4 passageiros nem possui FADEC (não sei se há alguma nova versão).
De início achei que fosse o Esquilo, mas há ítens que o eliminam. Será que há uma nova versão dele?
No geral, ou vão aceitar a aeronave que mais se aproxime ou existe alguma que atende exatamente o que está listado, mas eu não a conheço (tô meio desatualizado sobre aeronaves leves como essas). Direcionamento? Humm...

Ajuda aí sapão!!!

Linx, eu tenho que discordar: se depender dos fabricantes (leia-se vendedor) = TODOS SE ENCAIXAM! :twisted:

Falando serio, acredito que provalvelmente pegarão uma versão já existente de um modelo atual e colocarão uma letra no final indicado a versão proposta e pronto.
Até porque atualmente da EUROCPTER acho que so o esquilo e monomotor, da BELL e demais fabricantes eu nem sei qual seria...

Estou colocando isso que os requisitos NAO dizem que não pode ser bimotor, mas o preço de difenrença e absurdo para não ser levado em conta.

Então dentre os monomotores em operação hoje em dia, eu concordaria com o Walter e colocaria o esquilo como o favorito absoluto, talvez uma versão modificada do B3 ( temos o EC-130 que ja existe) ou um futura versão B4, vai saber?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#227 Mensagem por lynx » Ter Set 11, 2012 6:37 pm

sapao escreveu:
Hammer-Nikit escreveu: Quantos detalhes!Com a palavra Cte Lynx!

Será que daí sai uma escola básica de pilotos de helicóptero conjunta para as três forças?

Comentários?

[]s Hammer
Hammer,
o estudo, ou melhor dizendo, a PROPOSTA para a escola conjunta deve acontecer ainda este ano, conforme DETERMINAÇÃO do MD.
Acho que a integração e prevista para começar a tomar forma logo depois e começar a funcionar em 2018, se nao me engano.
Fazendo um exercício de FUTUROLOGIA:
Essa escola vai ter parte dos seus custos bancados pela Petrobras e irá formar pilotos civis para o off-shore... :roll:




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#228 Mensagem por sapao » Ter Set 11, 2012 6:38 pm

lynx escreveu:
irlan escreveu:O Dauphin não serve para essa categoria?, e a função do esquilo era essa mesma?, instrução?
O Dauphin morre no item 3, pois é obrigatório que possua esqui.
FAB e EB utilizam o Esquilo para instrução. A MB o Bell Jet Ranger III.
Além de ser bimotor.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#229 Mensagem por sapao » Ter Set 11, 2012 6:40 pm

lynx escreveu:
sapao escreveu: Hammer,
o estudo, ou melhor dizendo, a PROPOSTA para a escola conjunta deve acontecer ainda este ano, conforme DETERMINAÇÃO do MD.
Acho que a integração e prevista para começar a tomar forma logo depois e começar a funcionar em 2018, se nao me engano.
Fazendo um exercício de FUTUROLOGIA:
Essa escola vai ter parte dos seus custos bancados pela Petrobras e irá formar pilotos civis para o off-shore... :roll:
Bom, elas (as escolas militares) JÁ fazem isso, né Lynx... :wink:
A unica diferença e que teria uma verba de fora!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#230 Mensagem por lynx » Ter Set 11, 2012 6:43 pm

Sapao
O item 1, absoluto, diz que tem que ser monomotor. O que faz sentido para uma aeronave de instrução. E elimina o EC-145, como foi perguntado pelos colegas.
Concordo contigo que os requisitos serão relaxados em um momento futuro. O que NÃO é INCOMUM nesse tipo de concorrência.
Também acho o Esquili favorito, mas, como eu disse antes, vão ter que mudar alguns requisitos.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#231 Mensagem por sapao » Ter Set 11, 2012 6:45 pm

Bom, "depende" do esquilo que nos for oferecido...
Vai saber o que o fabricante tira da cartola?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#232 Mensagem por lynx » Ter Set 11, 2012 6:46 pm

sapao escreveu:
lynx escreveu: Fazendo um exercício de FUTUROLOGIA:
Essa escola vai ter parte dos seus custos bancados pela Petrobras e irá formar pilotos civis para o off-shore... :roll:
Bom, elas (as escolas militares) JÁ fazem isso, né Lynx... :wink:
A unica diferença e que teria uma verba de fora!
Claro... agora podemos ter a chance de ganhar alguma coisa que não só os custos, sempre subdimensionados, pagos por esses alunos até hoje... :wink:
Vamos ver.




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#233 Mensagem por lynx » Ter Set 11, 2012 6:47 pm

sapao escreveu:Bom, "depende" do esquilo que nos for oferecido...
Vai saber o que o fabricante tira da cartola?
Ai ai... em se tratando da Helibras/Eurocopter... :(




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#234 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 11, 2012 8:54 pm

O EC-130 ou o Jet Ranger poderiam ser candidatos?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#235 Mensagem por BrasilPotência » Ter Set 11, 2012 10:18 pm

Resumindo isso é um RFP???




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#236 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 11, 2012 10:47 pm

BrasilPotência escreveu:Resumindo isso é um RFP???
RFP é pedido de proposta. Que é quando as forças armadas estão interessadas em algum tipo de equipamento envia um comunicado aos fabricantes para que encaminhem suas propostas. Isto se chama "emitir RFP".

Isso aí que temos são requisitos operacionais básicos. São eles que nortearão a escolha e a obtenção de tais meios aéreos.



abraços]




----------------
amor fati
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#237 Mensagem por lynx » Qua Set 12, 2012 9:41 am

Carlos Lima escreveu:O EC-130 ou o Jet Ranger poderiam ser candidatos?

[]s
CB_Lima
Como falei antes, qualquer candidato vai depender de alguma relaxação nos requisitos. Logo, isso ocorrerá. Qual? Impossível dizer agora. Dessa forma, listo os seguintes modelos como possíveis, na minha ótica, totalmente expeculativa:
- Eurocopter:
EC-120
EC-130
Esquilo B3 ou C3 (baeado apenas no fato de serem os mais novos, o que não impede que um mais antigo seja mais adequado)
- Bell:
206 L4
407
- AW
A-119 Koala
- Robinson R66 (correndo por fora, já que a ele faltam muitos requisitos)
Acho que o vencedor está entre esses aí. Qualquer outro fabricante, que tenha modelos nessa faixa, teria custos muito mais elevados, por conta de não dispor de uma infraestrutura de manutenção adequada, já instalada no país.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#238 Mensagem por alcmartin » Qua Set 12, 2012 12:55 pm

lynx escreveu:
sapao escreveu: Bom, elas (as escolas militares) JÁ fazem isso, né Lynx... :wink:
A unica diferença e que teria uma verba de fora!
Claro... agora podemos ter a chance de ganhar alguma coisa que não só os custos, sempre subdimensionados, pagos por esses alunos até hoje... :wink:
Vamos ver.
Aì essa solução agradaria bastante gente, porque economizaria os custos individuais das formações separadas das FA´s, mais o choro das cias. de off shore, sem desagradar os sindicatos dos aeronautas civis(o que reflete diretamente nos politicos), que nao querem nem ouvir falar da liberação de pilotos gringos. De cara, ainda devem pegar tambem a formação dos pilotos das policias militares, que hoje em dia é "cada um é cada um".

A revista "Força Aérea" desse mes trouxe uma reportagem sobre a formação dos pilotos das FA´s britanicas e na parte dos helis, descreveu como funcionam hoje: as 3 forças dividem o treinamento com uma empresa privada, que fornece o equipamento e mais 40% do pessoal. Tipo, o Army Air corps dá a instrução básica, solando o aluno. Solado, o cara e´dado a Royal Navy, onde faz IFR, navegação, formatura, etc. Até aí, tudo no Esquilo. O deles, o Squirrel.
Aí eles trocam para Griffin, versao do Bell 412EP, sendo a instrução dada pela RAF, incrementando o IFR, mais a instrução multimotor, guinchamento de cargas, operação com flutuadores e etc.

Pergunto aos colegas: será esse tambem o nosso modelo?




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#239 Mensagem por sapao » Qua Set 12, 2012 8:35 pm

BrasilPotência escreveu:Resumindo isso é um RFP???
Request for Proposal = http://en.wikipedia.org/wiki/Request_for_proposal




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#240 Mensagem por sapao » Qua Set 12, 2012 8:51 pm

alcmartin escreveu:
lynx escreveu: Claro... agora podemos ter a chance de ganhar alguma coisa que não só os custos, sempre subdimensionados, pagos por esses alunos até hoje... :wink:
Vamos ver.
Aì essa solução agradaria bastante gente, porque economizaria os custos individuais das formações separadas das FA´s, mais o choro das cias. de off shore, sem desagradar os sindicatos dos aeronautas civis(o que reflete diretamente nos politicos), que nao querem nem ouvir falar da liberação de pilotos gringos. De cara, ainda devem pegar tambem a formação dos pilotos das policias militares, que hoje em dia é "cada um é cada um".

A revista "Força Aérea" desse mes trouxe uma reportagem sobre a formação dos pilotos das FA´s britanicas e na parte dos helis, descreveu como funcionam hoje: as 3 forças dividem o treinamento com uma empresa privada, que fornece o equipamento e mais 40% do pessoal. Tipo, o Army Air corps dá a instrução básica, solando o aluno. Solado, o cara e´dado a Royal Navy, onde faz IFR, navegação, formatura, etc. Até aí, tudo no Esquilo. O deles, o Squirrel.
Aí eles trocam para Griffin, versao do Bell 412EP, sendo a instrução dada pela RAF, incrementando o IFR, mais a instrução multimotor, guinchamento de cargas, operação com flutuadores e etc.

Pergunto aos colegas: será esse tambem o nosso modelo?
Acho no nosso caso sera mais algo no sentido de uma formação basica em comum e depois a especialização em separado, provavelmente até em centros separados.

Formar pilotos civis eu acho dificil, e isso e mais uma opinião propria.
Acredito que a FAB, ao ter que abandonar o fomento a aviação civil com a criação da ANAC; não vai voltar atras e chamar, DE NOVO, para si uma obrigação que NÃO E SUA.

Veja bem, fomentear e incentivar a formação do piloto civil É, assim como ERA do D.A.C., OBRIGAÇÃO da ANAC. Alias, ela cobra muito bem para isso...
(tai o ALC que nao me deixa mentir)

Então na minha humilde opinião a FAB, CASO seja consultada, vai ser completamente contra a adoção de mais uma responsabilidade que não lhe pertence. Mesmo com os possiveis repasses de verbas e afins...

Não acho que as FFAA tenham que ter como missão esse tipo de coisa, a menos que se considere essa formação como estratategica para o país o que eu acho dificil de justificar que se coloque meio humano militar (seu bem mais precioso e com finalidade especifica) para esse tipo de missão.
Sobre as forças de segurança, ja vi varias sendo formadas nos centros militares.
A questão de unificação e muito mais vontade delas do que outra coisa, que são quem melhor sabe que tipo de material humano precisam para cumprir seu papel.


A Cesar o que é de Cesar, ou cada macaco no seu galho, ou cada um no seu quadrado ou ainda na versão mais xula: na hora de f@%#r mamae todo mundo faz fila mas na hora de dar o c* para o papai não aparece ninguem...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Responder