Nova Aquisição EB II

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Nova Aquisição EB II

#2131 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 08, 2012 12:11 pm

jauro escreveu:
Quando um amigo meu trabalhou na 4ª Subchefia do EME, encarregada da logística e mobilização da Força ele me disse que na época o EB para estar totalmente sobre rodas necessitava de 7000 Cam 05ton; 3000 Pick-up 3/4 ton e 2000 jipes 1/2 ton.
Com essas sifras, o EB não chegou ainda na metade da fase de modernização.
Olá, Jauro.

Com o PAC para o EB (+2000 caminhões 5T, etc) ainda não permite completar a modernização, mas não dá para o EB chegar próximo, em dotação, dessas quantidades?




jauro
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Re: Nova Aquisição EB II

#2132 Mensagem por jauro » Sáb Set 08, 2012 5:46 pm

knigh7 escreveu:
jauro escreveu:
Quando um amigo meu trabalhou na 4ª Subchefia do EME, encarregada da logística e mobilização da Força ele me disse que na época o EB para estar totalmente sobre rodas necessitava de 7000 Cam 05ton; 3000 Pick-up 3/4 ton e 2000 jipes 1/2 ton.
Com essas sifras, o EB não chegou ainda na metade da fase de modernização.
Olá, Jauro.

Com o PAC para o EB (+2000 caminhões 5T, etc) ainda não permite completar a modernização, mas não dá para o EB chegar próximo, em dotação, dessas quantidades?
A dotação fica próxima da completa, mas tem que continuar comprando para repor as Vtr velhas.
Só para se ter uma idéia, a dotação de Vtr 3/4 ton em 2010 era próximo do "0", tal a deficiência.
Hoje o EB deve ter adquirido em torno de umas 940, contando com as do NE.
A maioria dos jipes de Rec ainda são Willis. Só AM-10 Rec são necessários 960 para mobiliar os Esquadrões e Regimentos de CavMec. Falta ainda contabilizar os AM- 10Rec para as Sec Rec dos BtlInf e os AM-10 para transporte de pessoal.
Caminhões (2,5 e 5 Ton) mais antigos (99 até 2008) ainda tem uns 2500 para repor.




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Re: Nova Aquisição EB II

#2133 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 08, 2012 6:06 pm

Para o reconhecimento dos esquadrões e regimentos da Cavalaria, o EB não irá substituir por uma viatura leve de reconhecimento blindada, como uma VBPED específica?




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Re: Nova Aquisição EB II

#2134 Mensagem por jauro » Sáb Set 08, 2012 8:02 pm

knigh7 escreveu:Para o reconhecimento dos esquadrões e regimentos da Cavalaria, o EB não irá substituir por uma viatura leve de reconhecimento blindada, como uma VBPED específica?
O que é VBPED?
Se for substituir os AM-10 Rec, só se for por algum derivado do Guarani.




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Re: Nova Aquisição EB II

#2135 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 08, 2012 8:14 pm

jauro escreveu:
knigh7 escreveu:Para o reconhecimento dos esquadrões e regimentos da Cavalaria, o EB não irá substituir por uma viatura leve de reconhecimento blindada, como uma VBPED específica?
O que é VBPED?
Se for substituir os AM-10 Rec, só se for por algum derivado do Guarani.
Parece que já está em estudos um derivado leve do Guarani.


abraços]




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Re: Nova Aquisição EB II

#2136 Mensagem por knigh7 » Dom Set 09, 2012 12:23 am

jauro escreveu:
knigh7 escreveu:Para o reconhecimento dos esquadrões e regimentos da Cavalaria, o EB não irá substituir por uma viatura leve de reconhecimento blindada, como uma VBPED específica?
O que é VBPED?
Se for substituir os AM-10 Rec, só se for por algum derivado do Guarani.
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=198

Está em desenvolvimento no CTEx. Mas seria algo mais adaptado a função que essa aí, por isso eu usei como hipótese uma eventual VBPED específica.

No EB há um ROB a respeito de uma viatura blindada leve de reconhecimento.




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Re: Nova Aquisição EB II

#2137 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Set 09, 2012 11:04 am

Isso aí é policial e urbano até dizer chega! Não deve andar nem em gramado direito! Uma "adaptação" seria extensa pra ele fazer as vezes do AM-10 blindado... Teríamos que modificar até o formato da lataria, pra aumentar os ângulos de entrada e saída do carro, além de deixá-lo menos desajeitado... Hoje esse carro parece um caveirão que deu certo!

AM-10 Rec
https://lh4.googleusercontent.com/_8_fmQTTYLC0/TS2Dk8BXqVI/AAAAAAAAAwQ/z_hu3k_wwFY/Marrua%20VTL%20Rec.jpg




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Nova Aquisição EB II

#2138 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Set 09, 2012 11:12 am

Glauber Prestes escreveu:Isso aí é policial e urbano até dizer chega! Não deve andar nem em gramado direito! Uma "adaptação" seria extensa pra ele fazer as vezes do AM-10 blindado... Teríamos que modificar até o formato da lataria, pra aumentar os ângulos de entrada e saída do carro, além de deixá-lo menos desajeitado... Hoje esse carro parece um caveirão que deu certo!
Glauber, assino em baixo do que você escreveu.

Um excelente caveirão - um pessimo veiculo de reconhecimento!!!

Bacchi




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Re: Nova Aquisição EB II

#2139 Mensagem por EDSON » Dom Set 09, 2012 12:15 pm

É o que penso um Exército que tem a configuração de defesa e não de expedicionário ou de ocupação não precisa de veículos tipo policial. Alguns apenas para missão de paz e olha que um URUTU revisado não faça com grande desempenho já que é um militar desde o DNA.




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Re: Nova Aquisição EB II

#2140 Mensagem por knigh7 » Dom Set 09, 2012 12:36 pm

knigh7 escreveu:
jauro escreveu: O que é VBPED?
Se for substituir os AM-10 Rec, só se for por algum derivado do Guarani.
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=198

Está em desenvolvimento no CTEx. Mas seria algo mais adaptado a função que essa aí, por isso eu usei como hipótese uma eventual VBPED específica.

No EB há um ROB a respeito de uma viatura blindada leve de reconhecimento.
A propósito, o referido ROB que eu citei:


VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO – LEVE, DE RODAS (VBR – LR).
2. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS
a. Absolutos
1) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 75.000 N (setenta e cinco
mil Newtons). (Peso sete)
2) Ser capaz de trafegar com segurança em rodovias das classes: especial, 1 (um), 2 (dois), 3 (três)
e 4 (quatro) e através campo. (Peso dez)
3) Transpor, com carga máxima, rampa frontal com inclinação de 60% (sessenta por cento), com os
sistemas de lubrificação, de alimentação e de arrefecimento em condições normais de trabalho,
subindo e descendo, com parada e arranque. (Peso dez)
4) Transpor, com carga máxima, rampa lateral com inclinação de 30 % (trinta por cento), com os
sistemas de lubrificação, de alimentação e de arrefecimento em condições normais de trabalho,
transitando com inclinação à direita e à esquerda. (Peso dez)
5) Transpor degrau de 0,30 m (zero vírgula trinta metros), com carga máxima. (Peso dez)
6) Possuir vão livre, em relação ao solo, superior a 0,30 m (zero vírgula trinta metros). (Peso dez)
7) Transpor, sem preparação, cursos d'água de até 0,80 m (zero vírgula oitenta metros) de
profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)
8) Desenvolver, com carga máxima, velocidade superior a 90 km / h (noventa quilômetros por
hora). (Peso dez)
9) Sustentar velocidade mínima de 4 km / h (quatro quilômetros por hora). (Peso oito)
10) Possuir autonomia superior a 400 km (quatrocentos quilômetros), em rodovia da classe 2 (dois),
sem a utilização de reservatórios suplementares ou portáteis de combustível. (Peso dez)
11) Possuir condições de ser aerotransportada em aeronave do tipo C-130 ou similar. (Peso dez)
12) Ter campo visual, em qualquer condição de tempo, capaz de possibilitar que a missão de
reconhecimento seja realizada de dentro da viatura fechada. (Peso dez)
13) Ser operada e manutenida, no mínimo, sob quaisquer condições climáticas da área operacional
do continente (AOC), excluída a área estratégica da Amazônia. (Peso dez)
14) Possuir quilometragem média, entre falhas, superior a 4.000 km (quatro mil quilômetros). (Peso oito)
15) Exigir menos de 200 (duzentos) homens por hora de manutenção corretiva, excetuando-se os
serviços de 1º escalão, nos primeiros 30.000 km (trinta mil quilômetros). (Peso oito)
16) Possuir índice de disponibilidade superior a 80 % (oitenta por cento). (Peso oito)
17) Possuir motor alimentado a óleo diesel. (Peso dez)
18) Possuir caixa de transmissão automática ou de comando eletrônico semi-automático. (Peso dez)
19) Possuir sistema de transmissão que permita o uso seletivo da tração, com acionamento no
compartimento do motorista. (Peso sete)
20) Possuir trem de rolamento 4x4, com opção de trafegar 4x2, além de diferenciais autoblocantes
ou bloqueadores de acionamento manual. (Peso dez)
21) Possuir rodas e pneus que permitam o deslocamento da viatura com segurança, mesmo após
haverem sido perfurados por projetis de armamento leve ou estilhaços de granadas, por cerca de
30 km (trinta quilômetros), a uma velocidade superior a 30 km / h (trinta quilômetros por hora).
(Peso dez)
22) Possuir sistema de direção servo-assistido, com capacidade de funcionamento mecânico quando
houver falha no sistema principal. (Peso nove)
23) Possuir raio de giro inferior a 10 m (dez metros). (Peso oito)
24) Possuir sistema de freios de serviço e de estacionamento, que sejam eficientes mesmo quando
molhados. (Peso dez)
25) Possuir sistema elétrico de 24 V (vinte e quatro volts) nominais. (Peso dez)
26) Possuir sistema de iluminação militar, que permita o deslocamento da viatura com disciplina de
luzes. (Peso dez)
27) Possuir telefone externo acoplado ao sistema de comunicações. (Peso oito)
28) Possuir indicadores e medidores que dêem ao motorista informações sobre o funcionamento dos
sistemas vitais da viatura. (Peso dez)
29) Possuir tomada elétrica padronizada, com o correspondente cabo, que possibilite a partida do
motor ou a recarga da bateria por meio de outra viatura ou equipamentos externos. (Peso sete)
30) Possuir sistema de ar condicionado capaz de manter, no interior da viatura, as condições de
conforto térmico. (Peso oito)
31) Possuir eficientes sistemas de ventilação e exaustão forçadas no interior do compartimento de
combate. (Peso nove)
32) Possuir sistema com bomba elétrica e manual para esgotamento d'água que porventura penetre
na viatura durante a travessia de cursos de água. (Peso dez)
33) Possuir sistema automático para enchimento ou esvaziamento dos pneus, acionado do
compartimento do motorista. (Peso oito)
34) Possuir clinômetro no compartimento do motorista, de fácil leitura, que informe o grau de
inclinação longitudinal e transversal da viatura. (Peso sete)
35) Possuir eficiente sistema de combate a incêndios. (Peso nove)
36) Possuir pelo menos 1 (um) extintor de incêndio com carga suficiente para debelar início de
incêndio na viatura ou na carga transportada. (Peso nove)
37) Possuir, em todos os bancos, cinto de segurança com fixação em 3 (três) ou 4 (quatro) pontos.
(Peso oito)
38) Atender aos preceitos regulamentares dos órgãos oficiais nacionais de trânsito nos aspectos
relacionados à iluminação, à sinalização e à segurança. (Peso sete)
39) Possuir alças de amarração para o seu transporte multimodal, içamento e reboque rodoviário.
(Peso dez)
40) Possuir, na sua parte traseira, engate padronizado pelo Exército Brasileiro que permita tracionar
viatura reboque ou do mesmo tipo. (Peso oito)
41) Possuir tomada de ar, com engate rápido, para o sistema de freio do reboque. (Peso nove)
42) Possuir cabo de reboque que seja capaz de ser empregado para tracionar viatura do mesmo tipo e
peso. (Peso oito)
43) Possuir manuais de operação, de manutenção até 2º escalão e de manutenção de 3º e 4º escalões,
escritos em língua portuguesa. (Peso oito)
44) Possuir ferramental para a manutenção de 1º escalão, acondicionado em bolsa própria ou local
específico na viatura, de fácil acesso e manuseio. (Peso oito)
45) Possuir, fixadas em local adequado, ferramentas de sapa e cabos de aço ou fita de poliéster,
padronizados pelo EB, para rebocar outras viaturas. (Peso sete)
46) Possuir portas que permitam o embarque/desembarque, simultâneo, dos integrantes da guarnição
da viatura e o embarque/desembarque da carga a ser transportada. (Peso oito)
48) Apresentar ergonomia adequada à operação de seus diversos equipamentos. (Peso sete)
49) Possuir o banco do motorista com regulagem horizontal e vertical. (Peso oito)
50) Possuir arranjo físico interno que propicie conforto e segurança à tropa embarcada. (Peso oito)
51) Transportar uma guarnição constituída por 3 (três) homens, incluindo o motorista. (Peso dez)
52) Possuir condições para instalação de periscópio de visão diurna e noturna no compartimento do
motorista. (Peso dez)
53) Possuir condições de ser armada com 1 (uma) metralhadora 7,62 mm (sete vírgula sessenta e
dois milímetros) montada em reparo circular no teto da viatura; ou com 1 (uma) metralhadora
7,62 mm (sete vírgula sessenta e dois milímetros) montada em 1 (um) reparo simples e com 1
(um) lança-granadas de 40 mm (quarenta milímetros), montado em reparo circular ou torreta
blindada simples. (Peso dez)
54) Possuir, no compartimento de combate, capacidade para transportar, no mínimo, em cofres de
munição ou paiol, 4.000 (quatro mil) cartuchos de 7,62 mm (sete vírgula sessenta e dois
milímetros) ou 2.400 (dois mil e quatrocentos) cartuchos de 7,62 mm (sete vírgula sessenta e
dois milímetros) e 400 (quatrocentas) granadas de 40 mm (quarenta milímetros), quando armada
com metralhadora 7,62 mm (sete vírgula sessenta e dois milímetros) e lança-granadas de 40 mm
(quarenta milímetros). (Peso dez)
55) Possuir, no compartimento de combate, local apropriado para transporte do equipamento de
manutenção e sobressalentes do armamento. (Peso sete)
56) Possuir as condições necessárias para a instalação dos equipamentos de comunicações em uso
no Exército Brasileiro, para o escalão ao qual a viatura se destina. (Peso dez)
57) Possuir suporte externo para 2 (dois) camburões de 20 l (vinte litros), padronizado pelo EB.
(Peso sete)
58) Ser pintada nas cores e no padrão estabelecidos pelo Exército Brasileiro. (Peso sete)
59) Possuir tratamento anti-refletivo em todos os vidros externos da viatura. (Peso dez)
60) Possuir silhueta baixa, altura máxima de 2 m (dois metros), excluindo a torreta e o armamento.
(Peso oito)
61) Possuir motor localizado na parte dianteira da viatura. (Peso nove)
62) Possuir proteção blindada à penetração de projetis 7,62 mm Pf, disparados a trinta metros, em
toda a viatura. (Peso dez)
63) Possuir blindagem básica do chassi, que ofereça proteção na parte inferior, abaixo da tripulação,
contra explosão de minas antipessoal. (Peso dez)
64) Possuir blindagem básica do chassi e torre, quando esta existir, que ofereça proteção em toda a
viatura, contra artifícios inflamáveis do tipo “Coquetel Molotov”. (Peso dez)
fonte: Boletim do Exército Nº 31, de 3 de agosto de 2001




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Re: Nova Aquisição EB II

#2141 Mensagem por knigh7 » Dom Set 09, 2012 12:40 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Um excelente caveirão - um pessimo veiculo de reconhecimento!!!

Bacchi
Eu não escrevi, e nem dei a entender, que seria a mesma versão...




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Re: Nova Aquisição EB II

#2142 Mensagem por knigh7 » Dom Set 09, 2012 1:11 pm

Glauber Prestes escreveu:Isso aí é policial e urbano até dizer chega! Não deve andar nem em gramado direito! Uma "adaptação" seria extensa pra ele fazer as vezes do AM-10 blindado... Teríamos que modificar até o formato da lataria, pra aumentar os ângulos de entrada e saída do carro, além de deixá-lo menos desajeitado... Hoje esse carro parece um caveirão que deu certo!

AM-10 Rec
https://lh4.googleusercontent.com/_8_fmQTTYLC0/TS2Dk8BXqVI/AAAAAAAAAwQ/z_hu3k_wwFY/Marrua%20VTL%20Rec.jpg
Com o ROB do EB, que eu havia me referido, é inviável fazer o veículo a partir do Marruá.

Talvez o projeto, saindo com base no VBPED, sim.




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Re: Nova Aquisição EB II

#2143 Mensagem por marcusv » Dom Set 09, 2012 1:49 pm

Ou um puma 4x4 da iveco.




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Re: Nova Aquisição EB II

#2144 Mensagem por gogogas » Dom Set 09, 2012 3:23 pm

Imagem
Poderiamos construir um da mesma categoria ... acho um bom blindado para reconhecimento ...




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Re: Nova Aquisição EB II

#2145 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Set 09, 2012 5:44 pm

Tipo o Gladiador da Inbra?




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