Um substituto para os Esquilo da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual melhor subsituto para os Esquilo da MB?

AW109/AW139
51
32%
EC-135/EC-145
55
34%
EC-655 Dauphin
24
15%
KA-60 Kasatka
21
13%
Outros
10
6%
 
Total de votos: 161

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#166 Mensagem por Túlio » Qua Jun 06, 2012 12:22 am

sapao escreveu:De acordo com a atual END, eu apostaria em algo parecido com esse aqui:
http://asasrotativas.abdi.com.br/PosEve ... ndrade.pdf

Se não for agora, so daqui a 50 anos (de novo)!

ps: acho que o Tulio vai gostar um pouco da ideia...

Na verdade gostei MUITO MAIS do que apenas um pouco. E acrescento que concordo com cada palavra do PDF. :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#167 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 21, 2012 9:13 pm

Bem, outro dia conversando com o LINX, ele deixou transparecer, se o entendi corretamente, que a MB estuda a viabilidade de encetar helos na categoria de até 6t nos NaPaOc, no caso a classe "Amazonas", que conta com um convés de vôo de cerca de 20m de comprimento, isso sem angar.

Caso esta minha interpretação esteja correta, e bata com o que a MB estaria planejando, parece que os helos do programa UHL estariam crescendo de categoria, o que de certa forma, sendo pouco lisongeiro comigo mesmo, corroboraria minhas primeiras intervenções sobre os mesmo aqui. Busca-se no momento mais do que uma simples substituição de um helo por outro, mas antes, pretende-se um ganho real, um aumento da capacitação/qualificações das operações com helos nos HU's neste programa.

Neste sentido, me atrevo mesmo a dizer que as chances de a versão "K" do Kamov Ka-60 se renovam e ampliam, visto que a classe "Amazonas" ser capaz de receber até mesmo os UH-16 da MB.

Um BZ à marinha se realmente escolheram este caminho. Porque trocar seis por meia duzia, realmente estava ficando difícil de engolir.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#168 Mensagem por Túlio » Ter Ago 21, 2012 9:17 pm

Ainda não vejo razão para botar heli de guerra num PATRULHA, que é o que são os Amazonas. É como botar torre UT-30BR em VTR da Polícia...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#169 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 21, 2012 9:28 pm

Túlio escreveu:Ainda não vejo razão para botar heli de guerra num PATRULHA, que é o que são os Amazonas. É como botar torre UT-30BR em VTR da Polícia...
A pensarmos assim Túio, seria mais conveniente então, já que se trata de um patrulha, colocar nos mesmos uns R-22/44, já que o trabalho deles é só olhar mesmo...

E duvido que qualquer helo que se ponha nestes navios, em termos bélicos, seja equipado com não mais do que armas leves para auto defesa da tripulação, e quando muito, se assim a situação o exigir, uma metralhadora 5,56mm adaptada. Pods de foguetes, canhões e .50's serão coisas "do demo" para um helo que passará a maior parte da sua vida executando serviço de policia marítima e salva-vidas. Tudo muito politicamente correto... como seus vetores base.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#170 Mensagem por Túlio » Ter Ago 21, 2012 9:45 pm

Para mim o Esquilo está perfeito para as funções de um PATRULHA, inclusive o armamento que pode conduzir. Mais do que isso é desperdício, hôme! Já falamos montes de vezes nisso mas parece que não adianta, ora querem tacar sonar rebocado e capacidade ASW completa num Amazonas, depois querem que vire mini-fragata e saia por aí atuando em batalhas navais, disparando MANs nos outros, não tem como, não foi desenhado para isso, já foi explicado à exaustão por quem entende do riscado...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#171 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 23, 2012 3:51 pm

Túlio escreveu:Para mim o Esquilo está perfeito para as funções de um PATRULHA, inclusive o armamento que pode conduzir. Mais do que isso é desperdício, hôme! Já falamos montes de vezes nisso mas parece que não adianta, ora querem tacar sonar rebocado e capacidade ASW completa num Amazonas, depois querem que vire mini-fragata e saia por aí atuando em batalhas navais, disparando MANs nos outros, não tem como, não foi desenhado para isso, já foi explicado à exaustão por quem entende do riscado...
Mas não foi eu não. Apenas queria umas torres Komar e Remax nelas... só isso. :mrgreen:
Voltando ao caso dos helos, eu entendo, particularmente, que se a MB, segundo o comentário do Linx, se deu o trabalho de convidar empresas fabricantes para apresentar seus produtos na casa de até, eu disse, até, 5t, é porque das duas, uma: ou os helos na categoria dos Esquilo não estão mais dando conta do recado, no caso das missões dos HU's, ou simplesmente a MB quer um helo que traga maiores e melhores capacidades as suas missões que aqueles tipos leves já não atendem mais. Apenas isso.

É importante lembrar também Túlio, que estes novos UHL não irão operar tão somente nos navios patrulha, mas em todos os HU's espalhado por aí. E neste interim, não obstante sua necessária condição naval, a maior maior parte do tempo, muitos destes helos irão operar a partir de terra e em missões para as quais um helo leve realmente parece não mais ser o ideal. Apenas para citar, não tenho dados reais, concretos, mais é plenamente observável, que a maior parte das horas voadas hoje pelo HU's já são dedicadas às famigeradas "missões subsidiárias", não operacionais dos esquadrões, tamanha é a demanda pelos mesmo, e que tem demandado cada vez mais as células e suas capacidades.

A marinha com certeza percebeu isso, e tal o é, que agora se pretende uma aeronave biturbina, e a priori, mais pesada do que os helos atuais. Não consigo ver isso como desperdício ou algo ruim, muito pelo contrário. Se eu fosse piloto de HU e tivesse que cumprir uma missão, por exemplo, SAR, a 150 milhas mar/selva adentro, eu ficaria muito mais contente, e seguro, de estar pilotando uma máquina com 2400ships acima da cabeça, 380 milhas de alcance e 2500kg da carga abaixo, do que um Esquilo/EC-135 ou Bell 429. É só perguntar pra quem precisa operar todos os dias...

Imagino, já que as ffaa's vão ter que continuar por muitos anos, senão décadas, com essa pecha de "pronto-socorro" de programa social e desastre natural no Brasil, então que nós possamos nos servir do que for o melhor. E o melhor nem sempre é o mais barato e mais simples.

Diga-se de passagem, que nós até hoje nunca aprendemos que o barato, as vezes, sai caro...
No caso da defesa do Brasil, sempre.

abs.




Carpe Diem
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#172 Mensagem por lynx » Sex Ago 31, 2012 11:29 pm

Um dos requisitos dos NaPaOc é a capacidade de operar helicópteros à noite. Não sei se os Amazonas podem fazer isso, mas, se não, seguramente receberão as alterações necessárias. Sendo assim, o Esquilo, definitivamente, não é uma aeronave adequada para esses navios.
Não me venham citar os Fennec da ARA, porque esses eu já conheço muito bem, por ter com eles operado um sem número de vezes. Mesmo operando das Meko 360, que deslocam mais que o dobro dos amazonas, são como carrinhos de autorama: só andam na linha e se houver uma sugeirinha, capotam. Já vi muito companheiro argentino (tenho bons amigos lá) no desesespero por causa do mar...
A aeronave que for operar dos Amazonas também deverá assumir as funções dos UH-13 na antártica.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#173 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Set 01, 2012 12:56 am

lynx escreveu:Um dos requisitos dos NaPaOc é a capacidade de operar helicópteros à noite. Não sei se os Amazonas podem fazer isso, mas, se não, seguramente receberão as alterações necessárias. Sendo assim, o Esquilo, definitivamente, não é uma aeronave adequada para esses navios.
Não me venham citar os Fennec da ARA, porque esses eu já conheço muito bem, por ter com eles operado um sem número de vezes. Mesmo operando das Meko 360, que deslocam mais que o dobro dos amazonas, são como carrinhos de autorama: só andam na linha e se houver uma sugeirinha, capotam. Já vi muito companheiro argentino (tenho bons amigos lá) no desesespero por causa do mar...
A aeronave que for operar dos Amazonas também deverá assumir as funções dos UH-13 na antártica.
A coisa vai indo na direção do A 109 LUH(my two cents)




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#174 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 01, 2012 12:43 pm

WalterGaudério escreveu:
lynx escreveu:Um dos requisitos dos NaPaOc é a capacidade de operar helicópteros à noite. Não sei se os Amazonas podem fazer isso, mas, se não, seguramente receberão as alterações necessárias. Sendo assim, o Esquilo, definitivamente, não é uma aeronave adequada para esses navios.
Não me venham citar os Fennec da ARA, porque esses eu já conheço muito bem, por ter com eles operado um sem número de vezes. Mesmo operando das Meko 360, que deslocam mais que o dobro dos amazonas, são como carrinhos de autorama: só andam na linha e se houver uma sugeirinha, capotam. Já vi muito companheiro argentino (tenho bons amigos lá) no desesespero por causa do mar...
A aeronave que for operar dos Amazonas também deverá assumir as funções dos UH-13 na antártica.
A coisa vai indo na direção do A 109 LUH(my two cents)
Olha, acho difícil não ser o EC-625BR.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#175 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 01, 2012 12:44 pm

WalterGaudério escreveu:A aeronave que for operar dos Amazonas também deverá assumir as funções dos UH-13 na antártica.
Também por isso, eu tendo a acreditar que a MB, talvez, tenda a vir operar aeronaves na categoria de 5/6 toneladas.
Walter escreveu:A coisa vai indo na direção do A 109 LUH(my two cents)
A AgustaWestland também pode estar oferecendo o AW139, que está na faixa das 4,5t, ou seja, apenas uma a mais que o AW109. E com uma série de ganhos que o gabaritam a ser um sério candidato ao UHL da marinha.

Na revista Força Aérea, até o momento há duas reportagens que ilustram os possíveis candidatos ao UHL, quer sejam, o Bell 429 e o AW109LUH. Ainda falta saber qual o candidato da Helibrás/Eurocopter, e se eventualmente haverá mais algum além destes.

Lembrar que futuramente, na prática, todos os novos navios da esquadra, incluindo os da classe Amazonas, terão seus convés de vôo preparados para atuar com helos naquela faixa de peso de 5 toneladas. E sendo assim, como ainda não se estabeleceu um RFI oficial, até que ele seja divulgado, penso ser interessante abordarmos a possibilidade de helos médio-leves neste programa.

Neste sentido, ainda mantenho minha opinião sobre esta possibilidade. Creio que ela vai de encontro à lógica da força em não fazer apenas uma simples troca de vetores, mas de auferir um novo patamar de operacionalidade e capacidades e competências para os HU's.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#176 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 01, 2012 12:54 pm

Brasileiro escreveu:
WalterGaudério escreveu:A coisa vai indo na direção do A 109 LUH(my two cents)
Olha, acho difícil não ser o EC-625BR.
abraços]
Já penso ser difícil o mesmo ser escolhido, haja visto que o EC-635 não possuir versão naval. E não teria tanta certeza de que a Eurocopter se daria todo um trabalho de desenvolver uma versão só para a MB. Seria em todo caso, muito mais conveniente, financeira e politicamente, a ela a propositura da versão naval do AS365 Dauphin, posto que esta versão daquele helo já possui uma infraestrutura industrial baseada na Helibrás e está em operação no EB. Neste sentido, não vejo muita dificuldade deles conseguirem convencer a politicagem local sobre as vantagens da implementação de mais um contrato sob o manto do que foi praticado no EC-725.

A ver.

abs.




Carpe Diem
lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#177 Mensagem por lynx » Sáb Set 01, 2012 11:20 pm

Nosso novo navio polar, o Alte Maximiniano, não comporta He de mais de 4 ton. Se avançarmos além desse patamar, traremos o Lynx de volta para o páreo, com suas 5.2ton e o fato de que os atuais deverão permanecer na ativa por mais uns 10 anos, pelo menos.
O Dauphin/Panther, que pesa mais de 4 ton eu arrisco dizer que só receberiam as cores da MB por meio de uma ordem superior. Já foram avaliados no passado e, literalmente, execrados pela força...
O EC-625 teria que sofrer muitas alterações para atender as necessidades navais e, mesmo assim, seriam muitíssimo limitados. São aeronaves terrestres.
Não desprezo a capacidade de convencimento político dos franceses... mas o AW-109 desponta como franco-favorito em uma análise técnica isenta.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3220 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#178 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 02, 2012 11:50 am

lynx escreveu:Nosso novo navio polar, o Alte Maximiniano, não comporta He de mais de 4 ton. Se avançarmos além desse patamar, traremos o Lynx de volta para o páreo, com suas 5.2ton e o fato de que os atuais deverão permanecer na ativa por mais uns 10 anos, pelo menos.
O Dauphin/Panther, que pesa mais de 4 ton eu arrisco dizer que só receberiam as cores da MB por meio de uma ordem superior. Já foram avaliados no passado e, literalmente, execrados pela força...
O EC-625 teria que sofrer muitas alterações para atender as necessidades navais e, mesmo assim, seriam muitíssimo limitados. São aeronaves terrestres.
Não desprezo a capacidade de convencimento político dos franceses... mas o AW-109 desponta como franco-favorito em uma análise técnica isenta.
O Alte Maximiano, tal como seus predecessores, foi uma aquisição de oportunidade, e não fruto de um projeto com requisitos originais da MB. Em sendo assim, a vigir integralmente os novos parâmetros para a expansão e manutenção de nosso poder naval, segundo a END, espera-se naturalmente que seus sucessores possam sair de nossos estaleiros, com as capacidades demandarmos.

Eu sempre defendi aqui neste tópico o Ka-60, menos por ser russo do que se tratar da proposição de um avanço real, concreto e palpável nas capacidades e condições de operacionalidade atual dos HU's. Pensando sobre este prisma, entendo que os Linx também poderiam ser naturalmente os substitutos do Esquilo. Os AW159 estão aí para provar a longevidade e qualidade do projeto. E nossas projeções sobre a capacidade e diversidade dos novos navios com que se propõem equipar a esquadra indicam que este seria um caminho não só possível como viável. Acrescentaria desejável.

Quanto ao Dauphin/Panther, entendo que a Eurocopter/Helibrás deve estar tentada a repetir com ele a mesma coisa que fizeram com o Caracal, haja visto não disporem de um modelo leve nos moldes daquilo que a principio a MB quer. E em sendo assim, estão/estariam em desvantagem em relação ao demais concorrentes. E não duvido absolutamente em nada de que se eles, percebendo esta desvantagem, não optem por tentar cooptar a politicagem local sobre as "vantagens" de se manter um frota homogênea e sob frabico local, como feito com o EC-725. Na verdade, olhando-se o quadro atual de concorrentes, é o que estou esperando que aconteça. Eles não tem alternativas viáveis a ofertar para esta possível concorrência. A não ser que eles consigam a proeza de fazer com que os políticos obriguem a MB a alterar seus critérios a fim de favorecê-los de alguma forma, ainda que indiretamente. Disto também não duvido nada. Depois do que fizeram no EC-725, pode-se esperar por qualquer coisa. E a MB infelizmente terá de engolir isso.

Salvo os critérios atuais sejam alterados, penso que não hajam outras alternativas meritórias e qualitativas que não passem pelo AW109LUH para este programa da marinha. Em sendo assim, me dou o direito de perguntar: se a pretensão é substituir os Esquilo por helos pura e simplesmente mais novos e do mesmo nível (e capacidades), e não helos mais capazes, qual o sentido então da abertura de uma concorrência, quando já "sabe-se" quem será o vencedor? Porque não uma compra direta com a aquisição integral das 50/60 pretendidas? A questão quantitativa poderia ser facilmente utilizado como fator de barganha junto ao fornecedor, e quiçá talvez como indicativo de uma planta industrial no Brasil da AW, como já aventado de outras vezes.

A pensar.

abs.




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#179 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 02, 2012 12:01 pm

Tudo indica que a Helibras esta oferecendo o modelo EC 645 para substituir os HB 350/355 da MB. Existem comentários referentes a estudos para que as pás dos rotor fossem dobradas para facilitar hangaragem.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#180 Mensagem por Paisano » Dom Set 02, 2012 12:14 pm

Dauphin SA 365:

Fonte: http://www.netmarine.net/
Imagem
Diamètre rotor : 11.94 m
Longueur : 13.68 m
Hauteur : 4 m
Poids à vide : 2740 kg
Poids maximum au décollage : 4100 kg
Vitesse de croisière : 135 noeuds
Plafond pratique : 12000 pieds
Distance franchissable normale : 400 nautiques
Autonomie : 5 heures
Moteur : 2 turbines Turbomeca Ariel 1 MN de 770 ch chacune
Armement : néant
Imagem




Responder