lynx,lynx escreveu:Fcarvalho
Vamos por partes:
- quanto aos He eu não sei te dizer se já foi emitido algum documento oficial, mas alguns fabricantes já forma convidados a apresentarem palestras sobre seus produtos da faixa que mencionei. Isso ajuda à formulação de REM e RANS compatíveis com a realidade do mercado.
- quanto ao emprego dos OPV, é claro que, estando em situação crítica, você irá lançar mão de tudo o que estiver disponível para se safar. Vide o que aconteceu, por exemplo, na retirada de Dunquerque. Mas, daí a você já adquirir o meio pensando nesse "safa-onça", vai uma grande diferença.
O que quero dizer com isso? Podemos armar os OPV com MAN, MSA, torpedos, etc? Claro. Basta que ele permita isso. Ele permite? Dificilmente.
A concepção dos OPVs é de navios baratos para emprego em patrulhas em tempos de paz. Se contrapor às ameaças assimétricas, como o terrorismo e a pirataria. Dessa forma, sua estrutura mais se assemelha a de um navio mercante do que a um de guerra. Possui pouca compartimentação estanque, não há preocupação com o nível de ruído de suas máquinas e eixos, não possui material amagnético, seus motores são desenvolvidos para curtos períodos em velocidade elevada e pouca variação de velocidade, seus radares são do tipo comercial, com pouca proteção contra CME, não possuem sonares e por aí vai. Não fosse assim, seriam classificados como corvetas ou até fragatas, mas teriam custos compatíveis...
Colocar armamento sofisticado em um navio desses é possível, mas qual a proabilidade de conseguir empregá-los frente a um inimigo dotado de reais navios de combate?
Não seria por demais arriscado enviar uma tripulação em um navio com essas características para combater navios de guerra na acepção da palavra? Quais seriam suas chances de sobrevivência em caso de sofrerem um impacto direto, seja de qual armamento for?
Quem não tem cão, caça com gato. Mas penso que ainda temos alguns cachorros e planejamos comprar mais e maiores... deixem os gatos cuidando dos ratos, que isso eles fazem bem.
muito bom post...bastante esclarecedor!