TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67231 Mensagem por JL » Dom Ago 12, 2012 9:42 pm

Quem acredita que um dia a "nação" vai se preocupar em dotar a FAB de caças novos de primeira linha, pode esperar sentado. Três governos, vários ministros da defesa, vários anos e não decidiram qual o melhor caça e a culpa é da nação. O que ocorre é que para muitos entusiastas, patriotas e militares a instituição e os seus líderes são intocáveis, sagrados. Mas o FX era o problema da FAB, não era um problema do Exército, da Marinha, da Polícia Federal, do Congresso. Portanto quem conduziu mal e foi diretamente prejudicada é a FAB. Por que o Fernando Henrique não fechou com o Mirage 2000-5, por que diabos o Lula não comprou o Rafale se ele próprio falou em público. Por que, não sei. Agora os brigadeiros que procurem restos, carcaças de F5. E eu não vou escrever nem ler mais sobre este assunto moribundo.

Quando eu era adolescente o nosso caça era o F5 e hoje daqui a pouco tou com cinquenta e continua sendo o F5. F5 para sempre. A culpa é da nação. Pergunta para o povo na rua o que eles acham disso.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceram: 81 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67232 Mensagem por romeo » Dom Ago 12, 2012 9:59 pm

Link oriundo do forum argentino :

Submarino nuclear sim, aviões de combate não !!!

http://www.urgente24.com/203180-submari ... combate-no




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67233 Mensagem por Guerra » Dom Ago 12, 2012 10:12 pm

JL escreveu: Agora os brigadeiros que procurem restos, carcaças de F5. E eu não vou escrever nem ler mais sobre este assunto moribundo.
O que não é novidade nenhuma na nossa defesa. Nossa vida é comprar caco. A unica novidade é que agora o governo esta implorando para a FAB aceitar caças de ultima geração e eles não querem, preferem os cacos.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67234 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 10:17 pm

PUTZ!!! :shock: :shock: :shock: :shock:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67235 Mensagem por Guerra » Dom Ago 12, 2012 10:18 pm

gribel escreveu:Eu não tenho culpa de nada...e debati...e argumentei até com o "comandante da enterprise". Que isso! A AERONÁUTICA tá na m. pq quer!
Não tem ministro da defesa nesse pais? Cade aquele pessoal que dá soco na mesa toda vez que um militar diz algo que contraria o governo? Cade aquele presidente que queria negociar com os controladores da FAB?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67236 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 10:20 pm

Guerra escreveu:
gribel escreveu:Eu não tenho culpa de nada...e debati...e argumentei até com o "comandante da enterprise". Que isso! A AERONÁUTICA tá na m. pq quer!
Não tem ministro da defesa nesse pais? Cade aquele pessoal que dá soco na mesa toda vez que um militar diz algo que contraria o governo?

MILITAR? Creio que estamos chegando ao ponto em que QUALQUER UM que discordar do governo leva fumo, POWS!!! [005]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67237 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 12, 2012 10:25 pm

Infelizmente, quase duas décadas depois de inciado este processo, até hoje está inexplicado ou muito mal explicado, porque EB e MB estão com seus principais projetos andando e no cronograma, e a FAB, continua sem um caça.

Aliás, os únicos projetos que dispõe de andamento ordenado e lógico são aqueles que não tem nenhuma ingerência direta sobre sua atividade fim. Porque? É uma resposta que creio não chegaremos a ter.

Esperemos então as estrelas começarem a cair dos céus. Talvez quando isso começar a acontecer, quem de direito se lembre que existe um céu sobre suas cabeças. E sobre as nossas também...

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67238 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 12, 2012 10:31 pm

gribel escreveu:FCarvalho...tomo a liberdade de manter meu post, apesar de ver que me confundi com seu texto.

Abração.
Sem problemas Gribel. Grato por suas palavras.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67239 Mensagem por Paisano » Dom Ago 12, 2012 10:38 pm

romeo escreveu:
Paisano escreveu:Bom...

Houve certo 7 de Setembro...

:?
É mesmo, né.... Esse 7 de setembro ficou mal explicado pra caramba...

Afinal o presidente explicitou sua escolha...

E ingenuamente acreditei que era ELE quem no final das contas escolhia...

E agora vejo dizerem por aqui que depende da vontade da Dilma...

Sei não... De fora do círculo envolvido fica difícil enxergar quem tem verdadeiramente a caneta na mão, e até mesmo em que idioma a tal caneta escreve.
O GF fez o papel dele e escolheu o vencedor do FX-2, mas alguém (não estou acusando ninguém de nada) não aceitou tal escolha e "melou" a dita cuja. :?




luisabs
Avançado
Avançado
Mensagens: 426
Registrado em: Qui Mai 19, 2005 10:29 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67240 Mensagem por luisabs » Dom Ago 12, 2012 10:40 pm

FCarvalho escreveu:Infelizmente, quase duas décadas depois de inciado este processo, até hoje está inexplicado ou muito mal explicado, porque EB e MB estão com seus principais projetos andando e no cronograma, e a FAB, continua sem um caça.

Aliás, os únicos projetos que dispõe de andamento ordenado e lógico são aqueles que não tem nenhuma ingerência direta sobre sua atividade fim. Porque? É uma resposta que creio não chegaremos a ter.

Esperemos então as estrelas começarem a cair dos céus. Talvez quando isso começar a acontecer, quem de direito se lembre que existe um céu sobre suas cabeças. E sobre as nossas também...

abs.
Acredito que a resposta passa pela questão "Embraer". Algo assim: "Se o F-18 não levar essa, a Embraer não vende mais nenhum avião por aqui (EUA)". Acho que é por ai.........




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67241 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 10:47 pm

Paisano escreveu:

O GF fez o papel dele e escolheu o vencedor do FX-2, mas alguém (não estou acusando ninguém de nada) não aceitou tal escolha e "melou" a dita cuja. :?
Tem coisas que só no Brasil mesmo, Aiatolá. Subordinados desmentindo e dando um CALABOCA no Presidente... :roll: :roll: :roll: :roll:

Resta saber POR QUÊ ele aceitou calado...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67242 Mensagem por osolamaalua » Dom Ago 12, 2012 10:49 pm

Os navios da marinha que andam são os submarinos: Tem quase 35% do seu valor investido em metalurgicas e construtoras (isso interessa ao governo?). O EB tem seu principal projeto o Guarani tocado por uma montadora que contratou cerca de 1000 funcionrios diretamente e outros tantos indiretamente e seu sindicato é reduto do candidato do PT´em Minas.
E o F-X o que tem de ganho político a oferecer aos chefes da nação?
Quanto a culpa da FAB, ela não foi e não deve ser irresponsável de abrir mão dos requisitos técnicos que impos, pois na hora que o negócio não funcionar será chamada de incompetente. Vamos para de sonhar, ter Rafale para ficar no chão é igual a ter um carrão só para ir na Igreja pois não se tem dinheiro para manutenção e gasolina. Se dependesse da FAB se estaria com um bom avião há no mínimo 10 anos atrás.
Hoje existes alguns aspectos que são relevantes na administração da Defesa em nosso País, uma Presidente que ainda não demonstrou saber separar o passado do presente, principalmente no trato com os militares e uma administração de prioridade que prima o ganho político e não em segurança. Exemplo: O PAC caminhão que lançaram a pouco mais de um mês para manter o emprego dos sindicatos do PT.
Francamente, me deixa muito triste ver pessoas que discutem em tão alto nível neste fórum quererem demonstrar que a culpa é da FAB, quando a Defesa não é prioridade da Nação. Não vamos nos iludir com o que está sendo feito, pois é muito pouco perto do que precisamos. Do que adianta o Guarani se o fuzil do infante que vai lá dentro é um FAL de 50 anos atrás? De que adianta um Submarino nuclear se o navio que tem que dar apoio a ele tem mais de 40 anos na ativa. Do que adianta um helicóptero antisubmarino moderno se não temos plataformas para leva-lo ao mar. Não vamos tapar o sol com a peneira.
Logico que tem coisas melhorando, muitas graças ao ganho político que elas geram e trazem a reboque o ganho operacional.
Para resumir, o projeto que for apresentado sem ganho político não terá futuro, e por enquanto é o caso do F-X.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67243 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 10:54 pm

A meu ver a questão nem é essa, de FAB ou não FAB, mas dizer que o Rafale ia vir para ficar no chão me faz perguntar:

:arrow: O que diabos ele está fazendo na Short-List então?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67244 Mensagem por osolamaalua » Dom Ago 12, 2012 10:59 pm

Realmente Tulio, por que será que ele está lá? Isso não sei te responder e talvez não seja bom saber.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67245 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 11:09 pm

osolamaalua escreveu:Realmente Tulio, por que será que ele está lá? Isso não sei te responder e talvez não seja bom saber.

Pois é, índio véio, isso me deixa cá a pensaire:

Se o Rafale, biturbina e com poucas unidades construídas é "rainha de hangar", o F-18E/F não está muito adiante. Então a SL deveria ser de monomotores mais baratos, ou seja, F-16BR, Gripen (não o NG mas o C/D) e Mirage 2000BR. Todos monos e bem mais baratos que os da SL. Daí ficaríamos na nossa de grande País pequeno...

É como diz o Lima, este País tem que descobrir o que quer ser quando crescer... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder