TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67216 Mensagem por Penguin » Dom Ago 12, 2012 10:14 am

Bourne escreveu:
Italo Lobo escreveu:parece até que o trem bala foi negociado($$$$) no governo Lula., tamanha a insistência neste projeto que não vai trazer retorno de desenvolvimento!!! Todos sabemos que tem muita grana na jogada e muita gente pra levá-la. Antes do trem bala tem que resolver o problema do transporte urbano, aonde a construção de metrô nas capitais é muito mais urgente.. Gastar mais de 40 Bilhões em trem bala , é um crime de lesa pátria. Além disso temos a necessidade de construção de ferrovias para transporte de safra que daria um retorno infinitamente maior que um trem bala....Trem bala é pior do que a Copa(33 Bilhões) e as Olimpíadas..
O trem bala serve para satisfazer a classe média que tem medo de voar e quer passar o fim de semana em São Paulo ou Rio de Janeiro. Nada que uma reforma nos aeroportos não desse jeito. Imaginem com essas dezenas de bilhões quantos milhares de quilômetros de ferrovias, estradas e portos poderiam ser construídos. Seria um beneficio para o país que precisa de melhores vias de transporte para produção. Sem isso as cadeias de produção industrial não funcionam direito ou ficam mais caras do que deveriam. Essa tinha que ser a prioridade e não satisfazer uma ínfima parcela da classe média que não gosta de avião.

Se for para transportar passageiros que melhorem o transporte público nas cidades. Se não a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras vai ficar cada vez pior. Não tem como todo mundo ir trabalhar e estudar de carro. É fisicamente impossível. Pelo que sinto em Curitiba faltam investimentos em transporte público. É desconfortável. Não adianta dar a desculpa que o carro cara para evitar congestionamento. Não sei quem inventou a desculpa, mas não está funcionando.

Pelo menos parece que a Presidenta deixou os custos com a iniciativa privada. Vamos ver se aparecem investidores querendo gastar os bilhões para fazer a olha do trem bala. Desde que não peçam subsídios e dinheiro do BNDES podem gastar quanto quiserem nessa aventura.
O TESOURO ASSUME RISCO FINANCEIRO EXCESSIVO

Outro problema grave está no mecanismo financeiro criado para financiar o investimento. O risco é suportado inteiramente pelo Tesouro Nacional. Isso ocorre porque o BNDES concederá um investimento de R$ 20 bilhões ao consórcio escolhido para fazer a obra. O Tesouro será o garantidor do empréstimo: se o consórcio não pagar, o Tesouro paga ao BNDES. Para tanto, o Tesouro receberá contragarantias da parte do consórcio. Se tiver que honrar o empréstimo, o Tesouro acionará tais contragarantias para ser ressarcido. O problema é que tais contragarantias são muito frágeis. Ficou estabelecido que elas serão representadas pelas ações do consórcio e pela sua receita operacional. Ora, se o TAV enfrentar dificuldades financeiras, as ações vão valer pouco (ações de empresas com problemas se desvalorizam) e a receita operacional será baixa. Logo, as contragarantias não serão suficientes para ressarcir o Tesouro.

E mesmo que o Tesouro receba as ações do consórcio para se ressarcir, isso significará uma estatização do TAV. E o que o governo vai fazer: passar a operar o trem com uma empresa estatal, engordando a administração pública com uma atividade não-típica de governo, e com incentivos à ineficiência? A outra opção seria leiloar novamente a concessão, mas um novo concessionário fará grandes exigências financeiras para assumir o negócio, tendo em vista que as perspectivas de ganho já se mostraram restritas, a ponto de o primeiro concessionário não ter conseguido pagar a dívida do empreendimento.

Frente à ameaça de ter que estatizar o TAV, o resultado provável é que o governo fique refém do consórcio operador do trem, concedendo-lhe mais e mais subsídios fiscais e creditícios ao longo do tempo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61482
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6310 vezes
Agradeceram: 6661 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67217 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 10:24 am

Senhores, aqui o assunto é FX, tri? Se querem tanto falar do bendito trem, criem um tópico nos "Geraes"... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67218 Mensagem por Penguin » Dom Ago 12, 2012 10:39 am

Luís Henrique escreveu:O negócio é iniciar o desenvolvimento do Super AMX. Para chegar nos 100% de nacionalização, falta pouco. Projetar um turbofan e estaremos quase lá.
Criar um caça semelhante ao AMX, só que maior, bimotor.
120 unidades e colocar para exportação.

Em seguida um 5ª geração otimizado para superioridade aérea.

Tudo nacional. Não precisa ficar pagando rios de dinheiro para os outros países. Da para desenvolver tudo aqui.
Desenvolver um turbofan militar competitivo demanda bastante tempo e recursos.
A China começou o desenvolvimento de turbinas aeronáuticas nos anos 60, passando por turbojatos e turbofans diversos, e só agora eles conseguiram desenvolver um turbofan militar competitivo (WS10).

O desenvolvimento do WS10 começou nos anos 80. 25 anos para desenvolve-la. Isso na China!

Exhibit 2: China Military Turbofan Development and Production Timeline (WS-10, WS-15)
Imagem

O desenvolvimento do turbofan Kaveri indiano teve início nos anos 80 e ainda não se sabe quando ficará pronto.




Editado pela última vez por Penguin em Dom Ago 12, 2012 4:10 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61482
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6310 vezes
Agradeceram: 6661 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67219 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 11:38 am

Turbina, radar, FMS, RWR, EWS, um dia teremos de começar, não? 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67220 Mensagem por gribel » Dom Ago 12, 2012 4:19 pm

FCarvalho escreveu:
Boss escreveu:Nos resta ficar aqui, num fórum de internet, lamentando, postando discursos impactantes pela 987ª vez.

Temos algumas ferramentas democráticas, mas preferimos apenas apertar duas teclas de 4 em 4 anos e nos sentir "com o dever cumprido".

Sabemos muito mais do que o "povão" sobre o valor do patriotismo, sobre economia, sobre o valor das Forças Armadas, sobre aspectos técnicos de equipamentos militares, sobre política, educação, etc. Mas no fim, toda essa sabedoria se resume em nada, no fim, votamos junto com o "resto", inúmeras vezes tratado de forma "inferior" aqui, nos discursos de sabedoria de muitos.

Nós somos simplesmente uma molécula no monte de bosta que é o povo brasileiro. Não somos superiores em nada, o conhecimento que temos nos assuntos principais do fórum não ajudam em nada.

Se a FAB tá sem caças, não ache que vc não tem culpa. Tem sim. 0,000000001% de culpa, mas tem. Todos nós temos.

Enquanto ficarmos botando a culpa "no governo", como se fosse um ente separado, vamos continuar na merda.

Eu inocentemente, criei um tópico, para pensarmos em maneiras de termos alguma mobilização política, mas o tópico não recebeu nenhum outro comentário. Não vou mais tentar fazer nada disso, já vi que não dá em nada.

Vamos continuar, chorando, lamentando, gritando em caps, botando a culpa dos ordinários de Brasília, e em 2014, eleger todos eles, again, again, again...

E achar que não temos culpa de nada. :lol:
Boss, eu particularmente, prefiro falar em responsabilidades, e não em culpa. E sim, somos todos nós, também, mais do que responsáveis, cada um com o seu naco, pelas decisões ou a falta delas "no governo", que salvo engano, é constituído justamente para exercer as funções par as quais a sociedade lhe delega o poder de decisão. Se eles não fazem isso, ou fazem mal, já é uma outra história, da qual inclusive nós continuamos fazedo parte, posto que os pusermos lá.

Mas, há de se lembrar também, que em um país com 40% de analfabetos funcionais, outros 10% de analfabetos, e uns tantos outros que se quer conseguem ou conseguirão chegar a uma faculdade, e se e quando chegarem, mal e porcamente saberão ler, escrever ou interpretar um texto simples, fica muito difícil para uns poucos loucos por militaria como os foristas do DB conseguirem influenciar algo neste país.

Continuaremos fazendo a nossa parte aqui, debatendo, discutindo, trocando idéias, e as levando conosco na vida privada. Se um dia as coisas que nós tanto debatemos aqui vierem um dia a se tornar assunto sério e interessante para a "sociedade civil organizada", palmas pra nós.

Mas esta realidade, me caro, eu hoje acredito, que será algo para nossos netos e bisnetos presenciarem em nosso lugar, e não a nós.

No mais podemos continuar com nossos discursos e lamentos...

abs
Salve FCarvalho;

Antes de qqr coisa....te parabenizo pelo alto nível de seus posts.

Sobre o ponto, com toda a humildade. Não acho que seja então consenso o "debatido" aqui. A FAB teve e tem responsabilidades enormes nesse FX. Evito até falar nesse tópico, mas deixo nunca de imprimir minha opinião no FRANGO do comando da AERONÁUTICA.

Grande abraço, amigo.

Arnaud.

ps: estou falando do que vivi nesse fórum, dia a dia, na época da charla.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67221 Mensagem por gribel » Dom Ago 12, 2012 4:27 pm

FCarvalho...tomo a liberdade de manter meu post, apesar de ver que me confundi com seu texto.

Abração.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67222 Mensagem por Luís Henrique » Dom Ago 12, 2012 5:14 pm

Túlio escreveu:Turbina, radar, FMS, RWR, EWS, um dia teremos de começar, não? 8-]
Penguim, penso como o Tulio.

Um dia temos que começar.

Para um Super AMX não precisa ser a turbina mais moderna do mundo.
Pode ser sem pós-combustor.

Se conseguissemos produzir uma equivalente a Spey estaria EXCELENTE.

Com duas turbinas da para produzir um caça muito bom.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67223 Mensagem por Penguin » Dom Ago 12, 2012 6:09 pm

Luís Henrique escreveu:
Túlio escreveu:Turbina, radar, FMS, RWR, EWS, um dia teremos de começar, não? 8-]
Penguim, penso como o Tulio.

Um dia temos que começar.

Para um Super AMX não precisa ser a turbina mais moderna do mundo.
Pode ser sem pós-combustor.

Se conseguissemos produzir uma equivalente a Spey estaria EXCELENTE.

Com duas turbinas da para produzir um caça muito bom.
Claro que um dia teremos que começar. Já deveríamos ter começado aliás.
Se quisermos que a geração seguinte (depois do F-X2 ou 3) seja equipada com turbina nacional, deveria-se começar já um programa para o desenvolvimento de turbofan militar nacional (e outros itens críticos). Se mantivermos um ritmo similar ao "ritmo chinês" de investimentos no desenvolvimento de turbinas militares, talvez consigamos igualar o prazo que eles levaram para desenvolver um turbofan militar competitivo (WS10): aproximadamente 25 anos (e isso já tendo experiência prévia no desenvolvimento/engenharia reversa de turbojatos).
Não há como evitar que o próximo caça da FAB seja "importado".




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67224 Mensagem por osolamaalua » Dom Ago 12, 2012 7:09 pm

Sinto muito decepcionar voces, mas creio que novos caças para a FAB só após o término do mandato da atual presidenta. Infelizmente temos uma governanta com visão imediatista. Voces acham que ela vai dar um instrumento de destruição para a FAB? Se a FAB pedir para comprar o Boeing 747 para presidencia, eu acho que leva. Se pedir um monte de helicóptero para proteger a fronteira vai levar. Agora a imagem política de caças novos para a FAB remete a poder político, e faz ela lembrar de outras coisas, além do que em termo de imagem para a chapa do PT é bastante ruim eleitoreiramente. Acredito que passadas as eleições teremos a aquisição de alguma coisa usada. Li alguns comentários acima que achei injusto, não ter F-x não é culpa da FAB. É culpa da Nação. A decisão política foi por não ter caça novo, quem tomou essa decisão arque com ela daqui para frente. Vamos lembrar que o que impulsionou a FAB foi o esquadrão de caça na Segunda Guerra. O Comandante da FAB é Caçador e os demais que virão creio que o serão. Seria injusto com toda essa história. A decisão é política e tem nome. Como disse acima, se não precisarmos dos aviões tudo bem, mas se algo der errado já temos a quem culpar.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67225 Mensagem por gribel » Dom Ago 12, 2012 7:16 pm

Osol...culpa da nação e o comandante é o caçador? Culpa da nação? Nossa Senhora....




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67226 Mensagem por gribel » Dom Ago 12, 2012 7:18 pm

Eu não tenho culpa de nada...e debati...e argumentei até com o "comandante da enterprise". Que isso! A AERONÁUTICA tá na m. pq quer!




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67227 Mensagem por osolamaalua » Dom Ago 12, 2012 7:21 pm

Vou falar portugues claro.
Quem governa o País? O presidente.
Quem colocou ele no poder? O povo (Nação)
Logo de quem é a culpa? Do presidente eleito pelo povo = Nação.
E não vale dizer, eu não votei. :lol:




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67228 Mensagem por gribel » Dom Ago 12, 2012 7:28 pm

Falou e disse!




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67229 Mensagem por Paisano » Dom Ago 12, 2012 9:00 pm

Bom...

Houve certo 7 de Setembro...

:?




Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67230 Mensagem por romeo » Dom Ago 12, 2012 9:10 pm

Paisano escreveu:Bom...

Houve certo 7 de Setembro...

:?
É mesmo, né.... Esse 7 de setembro ficou mal explicado pra caramba...

Afinal o presidente explicitou sua escolha...

E ingenuamente acreditei que era ELE quem no final das contas escolhia...

E agora vejo dizerem por aqui que depende da vontade da Dilma...

Sei não... De fora do círculo envolvido fica difícil enxergar quem tem verdadeiramente a caneta na mão, e até mesmo em que idioma a tal caneta escreve.




Responder