Vamos descrever o sistema: "... A flotation device was available for both M108 and M109. It consisted of eight metal enclosed, neoprene impregnated, nylon bags for instalation on the hull sides and one aditional bag for attachment to the front, as well as water barriers, a selector valve, a turbo blower, and the neccessary hoses and fittings. ...". - de R.P. Hunnicutt "Sheridan - A history of the American Light Tank" Presidio Press, 1995.henriquejr escreveu:Lendo o artigo acima, do Carlos Expedito, tem uma parte onde ele diz que esses M109A3 podem ser equipados com boias e se tornar anfíbio, mas com isso me veio a dúvida: Como eles se deslocam na água já que não possuem propulsores para isso???
Foi fornecido para o M109 e M109A1. Não fornecido para os modelos posteriores.
A propulsão era fornecida pelo deslocamento das lagartas.
Posso informar que sistemas de flutuação (pontões frontal, laterais e trasiro) foram testados para os carros de combate medios M26/46 (Sistema de flutuação T-8), M47 (Sistema de flutuação T-15), e M48 (Sistema de flutuação T-44).
Com o T-8 o carro de deslocava propelido pelas lagartas. Nos outros dois sistemas foram previstas helices.
Estes sistemas eram previstos para serem instalados em carros de combate transportados por navio de desembarque de carros.
Revelaram-se de dificil emprego na navegação, e adicionalmente, os carros com os pontões instalados ocupavam tanto espaço no navio, que tornaram o seu uso desaconselhado.
Jamais entraram em produção.
Bacchi