NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24886 Mensagem por lelobh » Sex Jul 27, 2012 6:28 pm

LeandroGCard escreveu:
lelobh escreveu:Sei de todo valor do setor aeronáutico, mas até que ponto o Brasil (não os acionistas) tem auferido vantagens com a Embraer? É uma questão que devemos colocar na mesa, sem nacionalismos deslocados ou oba oba (não falo de você, falo de mim, eu mesmo antigamente me orgulhava como brasileiro pela Embraer, mas sinceramente, orgulhar de que?) Em ocasiões passadas o governo brasileiro deixou sem amparo empresários audaciosos e inventores, que realmente contribuiriam para um salto tecnológico no país, enquanto salvava empresas que nada somavam, enfim, players que fora do jogo seriam substituídos por outros da mesma qualidade. Em que caso a Embraer está?

Nos últimos 10 anos tem sido grande a demanda por seus jatos regionais, mas a empresa tem aproveitados os incentivos fiscais e ajudas governamentais (compras) para incentivar a construção de uma rede de fornecedores nacionais, ou simplesmente segue a lógica do mercado e compra de quem fornece mais barato (normalmente um fornecedor estrangeiro)? Já passamos dos 50% de conteúdo nacional? Sim o mundo empresarial não funciona assim, concordo, mas quando se trata de recursos públicos a gestão da empresa deve também se pautar pelo ganho da sociedade como um todo. Quando é empregado recurso público o mundo empresárial tem, por obrigação, que se pautar por outros objetivos que não apenas o lucro.

Não sei qual é a realidade da Embraer, não conheço a empresa, mas conheço o Brasil. Sinceramente, atualmente coloco a Embraer no mesmo patamar da Fiat, se bem que a Fiat provavelmente investe mais no Brasil do que a Embraer, além de provavelmente ter mais empregados.

Enfim, vai ver eu estou sendo "ácido" demais, se for o caso me desculpe. Em verdade espero estar errado.
Na verdade você não está de todo errado, mas também não está apontando as armas para o alvo certo.

Em qualquer setor industrial existem divisões muito claras entre os montadores do produto final e seus fornecedores. A Embraer é a montadora final, e tem seu foco no desenvolvimento, comercialização e suporte-técnico dos aviões que projeta. Ela não pode se responsabilizar pela produção de cada sub-sistema ou peça que coloca em seus produtos, até porque a escolha em muitos casos cabe aos seus clientes e não a ela. Agora, se nossa legislação, estrutura de impostos, etc... torna os produtos da Embraer mais caros aqui dentro do que no mercado mundial, fazendo com que pouquíssimas empresas brasileiras possam adquirir os seus aviões, e os clientes externos exigem componentes que tenham já tradição no mercado (até por questões de confiabilidade e disponibilidade de suporte técnico e mão de obra treinada), o que a Embraer poderia fazer? Insistir em usar componentes de fabricantes nacionais que sequer existem e teriam que ser desenvolvidos do zero e perder praticamente todas as suas vendas, ou adotar os componentes dos fornecedores existentes (a maioria lá de fora) e continuar vendendo e existindo?

Caberia ao governo criar um ambiente que permtisse a empresas brasileiras adquirir os produtos da Embraer, bem como o surgimento de fornecedores locais. Em alguns casos ele até tenta fazer isso, como quando escolheu a AEL para fornecer a aviônica de aviões como o Tucano ou para as modernizações do F-5, o AMX e o A-4. Mas como até bem pouco tempo sequer existia uma definição de empresa estratégica nacional não havia como evitar que empresas estrangeiras viessem aqui e simplesmente comprassem as nacionais, como aconteceu com a própria AEL e em diversos outros casos comentados aqui mesmo no fórum. Qual a culpa da Embraer nisso?

Agora, se a própria Embraer falir e deixar de projetar e construir aviões aqui, que chances você acha que qualquer fornecedor de sistemas aeronáuticos nacionais atuais ou futuros teria de continuar existindo, em um mercado onde os governos dos países produtores protegem suas próprias empresas com unhas e dentes? A solução é desamparar a Embraer em um mundo onde todos os países sérios sustentam suas próprias empresas de todas as formas possíveis (a própria Dassault faliu algum tempo atrás, e foi estatizada pelo governo francês recebendo apoio financeiro e encomendas para voltar a operar), ou mantê-la funcionando e desenvolvendo novos projetos enquanto se criam as condições para que fornecedores locais de componentes também possam surgir e prosperar? Pense nisso.

Um grande abraço,


Leandro G. Card

P.S.: Com relação à FIAT, eu vi pessoalmente o documento interno que foi circulado à época do desenvolvimento do Pálio, explicando o motivo para ele ter sido desenvolvido na Itália e não no Brasil (já que nem seria fabricado lá). Dizia textualmente que a principal razão era justamente a manutenção dos empregos dos engenheiros italianos :? ! E procure verificar quanto dinheiro a FIAT tem enviado para sua matriz na Itália ultimamente, grande parte dele ganho com as reduções de impostos dos automóveis para proteger o mercado local explorado por ela (e outras empresas multinacionais) :roll: . A Embraer pelo menos não manda seus lucros para fora do país.
Respeito sua opinião, apesar de não concordar com ela.

Não acho ou espero que a Embraer se responsabilize por fabricar cada parte do avião, se dei essa impressão desculpe. O que espero é que ao receber recursos públicos exista uma exigência pública que faça reverter ao conjunto social aquele incentivo da coletividade (nação). A Embraer ao receber o estimulo estatal deve sim favorecer os fornecedores nacionais, ou mesmo estimular o surgimento destes. Não sei se a Embraer faz isto... Se a Helibras tem metas de conteúdo nacional não vejo motivos para a Embraer não ter.

Acredito, outrossim, que nem tudo cabe ao governo.

Na minha opinião, e visão, apontaste a única diferença real entre a FIAT e a Embraer, a remessa de lucros.

Abraço




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceram: 320 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24887 Mensagem por NettoBR » Sáb Jul 28, 2012 10:29 am

Exercício BOLBRA 2 - Interceptações na Fronteira BOLÍVIA BRASIL

http://www.youtube.com/watch?v=URMdDliw ... re=g-all-u

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Boliviana (FAB) realizam de 23 a 27 de julho de 2012, um exercício militar conjunto denominado BOLBRA II, na fronteira entre os dois países. A manobra tem como objetivo treinar pilotos e controladores de voo, brasileiros e bolivianos, de forma a consolidar procedimentos específicos de coordenação com vistas a combater o tráfego aéreo ilícito.

http://www.bolbra2.aer.mil.br




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24888 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jul 28, 2012 1:41 pm

lelobh escreveu:Respeito sua opinião, apesar de não concordar com ela.

Não acho ou espero que a Embraer se responsabilize por fabricar cada parte do avião, se dei essa impressão desculpe. O que espero é que ao receber recursos públicos exista uma exigência pública que faça reverter ao conjunto social aquele incentivo da coletividade (nação). A Embraer ao receber o estimulo estatal deve sim favorecer os fornecedores nacionais, ou mesmo estimular o surgimento destes. Não sei se a Embraer faz isto... Se a Helibras tem metas de conteúdo nacional não vejo motivos para a Embraer não ter.

Acredito, outrossim, que nem tudo cabe ao governo.

Na minha opinião, e visão, apontaste a única diferença real entre a FIAT e a Embraer, a remessa de lucros.

Abraço
A principal diferença nem é esta, e sim o fato da FIAT fazer questão de manter o expertise dela na Itália, enquanto a Embraer mantém o dela aqui.

A empresa em que trabalho atualmente é uma multinacional que desenvolve e comercializa um sistema de simulação do processo de estampagem que permite agililzar enormemente o desenvolvimento de peças automotivas e ao mesmo tempo baratear seus custos e melhorar sua qualidade. A FIAT é uma grande usuária na Itália, com mais de 20 licenças ativas. A engenharia e o departamento de manufatura da FIAT em Betim tem interesse em adquirir o software também há mais de 6 anos (só eu já fui até lé apresentar o programa e seus resultados 4 vezes, e prestamos o serviço de análise em 36 peças dois anos atrás), mas apenas este ano ele finalmente conseguiram autorização da Itália para um único assento, quando na verdade eles precisam de pelo menos 4. Agora estão tentando convencer os italianos a deixar que comprem mais um, e estão negociando conosco para que facilitemos a aquisição por uma empresa de projetos que eles contratam, já que alguém precisa fazer a análise das peças e a Itália não deixa que eles façam internamente. E isso quando a maior parte do lucro da FIAT Automotive no mundo é gerado no Brasil.

Outro ponto é relativo ao desenvolvimento de componentes, principalmente eletrônica embarcada. A FIAT dá sempre preferência à Magneti Marelli, outra empresa italiana que mantém o máximo de sua engenharia no país de origem.

Este é o esquema de trabalho das multinacionais, não é só a FIAT que trabalha assim, e isso não vem de hoje. Os engenheiros daqui já eram preteridos mesmo quando os salários deles eram relativamente baixos se comparados aos do pessoal da Europa e EUA. E quando aparece alguma equipe boa que tem a chance de mostrar o seu trabalho, como o pessoal da VW que desenvolveu o Fox, a empresa pega todos eles e leva embora para seu país de origem. Só ficaram os piores na ala-17 da VW (departamento de projeto do produto).


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Dom Jul 29, 2012 10:14 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24889 Mensagem por Naval » Sáb Jul 28, 2012 2:01 pm

NettoBR escreveu:Exercício BOLBRA 2 - Interceptações na Fronteira BOLÍVIA BRASIL

http://www.youtube.com/watch?v=URMdDliw ... re=g-all-u

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Boliviana (FAB) realizam de 23 a 27 de julho de 2012, um exercício militar conjunto denominado BOLBRA II, na fronteira entre os dois países. A manobra tem como objetivo treinar pilotos e controladores de voo, brasileiros e bolivianos, de forma a consolidar procedimentos específicos de coordenação com vistas a combater o tráfego aéreo ilícito.

http://www.bolbra2.aer.mil.br
Legal que eles trouxeram os novos jatos chineses.

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24890 Mensagem por pampa_01 » Sáb Jul 28, 2012 4:58 pm

Leandro, é isso ai.
As grandes corporações não são grandes a toa e ainda, os paises ricos e desenvilvidos são pragmáticos e por isso mesmo, são ricos e desenvolvidos. Diferente de nosso país que é rico e subdesenvolvido.

att




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24891 Mensagem por Lirolfuti » Dom Jul 29, 2012 8:31 pm

Tinta descascada tira de voo caças F-16C/D de Israel
Publicado em 29/07/2012 por Fernando Valduga em Militar

Pedaços de tinta encontrados dentro da entrada do ar do motor dos caças F-16C/D da Força Aérea de Israel fez com que diversos caças fossem retirados de operação para passar por uma nova pintura. (Foto: Xnir.com)

A força aérea israelense está mantendo no solo alguns de seus caças Lockheed Martin F-16C/D “Barak” depois que técnicos descobriram que a tinta no lado interno da entrada de ar do motor do caça está descascando, e que poderia entrar no motor. O problema foi detectado nas aeronaves operadas a partir das bases da força aérea de Hazor e Ramat David.

O comandante da Força Aérea de Israel, o Major General Amir Eshel tomou a decisão de tirar de voo os caças para evitar qualquer risco de problemas no motor devido a ingestão da pintura lascada.

Apenas os F-16s em que foram encontrados os problemas e que podem ser afetados pela pintura descascada foram tirados de voo, com todo a frota de caças F-16C/D agora passando por inspeções. As tripulações técnicas estão removendo a camada de tinta antiga e pintando a parte interna da entrada de ar.

A Força Aérea de Israel disse que o serviço de repintar as entradas afetadas estará concluído num “curto espaço de tempo” e salienta que, se necessário, todas as aeronaves serão recolocadas em operação imediatamente.

A força aérea israelense tem uma frota ativa de 325 caças F-16, compreendendo 126 unidades C/D com novos motores General Electric F110-100.

Os testes continuam na tentativa de identificar a causa do problema, mas uma avaliação inicial sugere que as altas temperaturas em Israel neste verão podem ser responsáveis.

Enquanto isso, a Força Aérea de Israel iniciou uma investigação após o incidente onde um F-16I “Sufa” e uma aeronave de reabastecimento aéreo Boeing 707 “Reem” ficaram danificados durante uma simulação de reabastecimento em voo, realizado no dia 27 de julho no sul de Israel. Ambas as aeronaves pousaram em segurança após o incidente, durante o qual a mangueira de reabastecimento do avião tanque teria se “desintegrado” e acertado o caça durante a operação de REVO.

Fonte: Flight Global – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24892 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 29, 2012 10:42 pm

Luís Henrique escreveu:Interessante que antes falavam que a modernização que o Peru adquiriu não incluia o radar Zukh-ME e sim o N019M1, dita como sendo uma versão digital pesadamente modificada e atualizada do radar N019.

Agora falam que o SMP ta usando o Zukh-ME.

Ou seria apenas os próximos modernizados que viriam com o novo radar?

O preço parece ter subido também. Se bem que inclui armamentos e ai fica difícil saber quanto seria para a modernização e quanto para os armamentos.

Mas ainda acho que o MIG-29 modernizado é uma EXCELENTE opção para quem quer um caça Moderno e BARATO.
Eu acho que não.

http://www.558arp.by/modernization-of-a ... 9-eng.html

Vendo pela modernização dos Mig-29 da Bielorússia, acho que vão ser iguais.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2477
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24893 Mensagem por zela » Seg Jul 30, 2012 11:07 am

Lirolfuti escreveu:Tinta descascada tira de voo caças F-16C/D de Israel
Publicado em 29/07/2012 por Fernando Valduga em Militar

Pedaços de tinta encontrados dentro da entrada do ar do motor dos caças F-16C/D da Força Aérea de Israel fez com que diversos caças fossem retirados de operação para passar por uma nova pintura. (Foto: Xnir.com)

A força aérea israelense está mantendo no solo alguns de seus caças Lockheed Martin F-16C/D “Barak” depois que técnicos descobriram que a tinta no lado interno da entrada de ar do motor do caça está descascando, e que poderia entrar no motor. O problema foi detectado nas aeronaves operadas a partir das bases da força aérea de Hazor e Ramat David.

O comandante da Força Aérea de Israel, o Major General Amir Eshel tomou a decisão de tirar de voo os caças para evitar qualquer risco de problemas no motor devido a ingestão da pintura lascada.

Apenas os F-16s em que foram encontrados os problemas e que podem ser afetados pela pintura descascada foram tirados de voo, com todo a frota de caças F-16C/D agora passando por inspeções. As tripulações técnicas estão removendo a camada de tinta antiga e pintando a parte interna da entrada de ar.

A Força Aérea de Israel disse que o serviço de repintar as entradas afetadas estará concluído num “curto espaço de tempo” e salienta que, se necessário, todas as aeronaves serão recolocadas em operação imediatamente.

A força aérea israelense tem uma frota ativa de 325 caças F-16, compreendendo 126 unidades C/D com novos motores General Electric F110-100.

Os testes continuam na tentativa de identificar a causa do problema, mas uma avaliação inicial sugere que as altas temperaturas em Israel neste verão podem ser responsáveis.

Enquanto isso, a Força Aérea de Israel iniciou uma investigação após o incidente onde um F-16I “Sufa” e uma aeronave de reabastecimento aéreo Boeing 707 “Reem” ficaram danificados durante uma simulação de reabastecimento em voo, realizado no dia 27 de julho no sul de Israel. Ambas as aeronaves pousaram em segurança após o incidente, durante o qual a mangueira de reabastecimento do avião tanque teria se “desintegrado” e acertado o caça durante a operação de REVO.

Fonte: Flight Global – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok
O louco, 325 caças...e aqui pensando pra 36. Tá certo que eles vivem em guerra, mas tem de se levar em conta eventuais baixas e disponibilidade em um conflito.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24894 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 30, 2012 1:04 pm

325 F 16 para um território de 22.072 Km²

112 Mirage/F5/A1 para um território de 8,5 milhões de Km²

Ai os ''caras'' vem com um super programa para obter 36 caças novos. Como definiu muito bem o estadista francês Charles De Gaulle: - "Este não e um país sério''.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24895 Mensagem por rodrigo » Seg Jul 30, 2012 1:59 pm

325 F 16 para um território de 22.072 Km²

112 Mirage/F5/A1 para um território de 8,5 milhões de Km²
Ainda tem os F-15.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24896 Mensagem por Bolovo » Seg Jul 30, 2012 2:08 pm

rodrigo escreveu:
325 F 16 para um território de 22.072 Km²

112 Mirage/F5/A1 para um território de 8,5 milhões de Km²
Ainda tem os F-15.
Que são uns 75, sendo 25 do F-15I e o resto em F-15A/B/C/D. São uns 400 caças na IAF.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24897 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 30, 2012 2:41 pm

E não esqueçam dos F-4!!!




.
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2477
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24898 Mensagem por zela » Seg Jul 30, 2012 3:19 pm

Serio, 36 caças pra um território do tamanho do Brasil é piada...se entrássemos em guerra, quantos desses 36 estariam disponíveis depois de uma semana?? Como alcançar uma superioridade aérea com um número de caças tão baixo? É uma pergunta séria...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37563
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24899 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 30, 2012 3:57 pm

Lord Nauta escreveu:325 F 16 para um território de 22.072 Km²
112 Mirage/F5/A1 para um território de 8,5 milhões de Km²
Ai os ''caras'' vem com um super programa para obter 36 caças novos. Como definiu muito bem o estadista francês Charles De Gaulle: - "Este não e um país sério''.
Sds
Lord Nauta
Nunca fomos Nauta. Nunca fomos. E nem seremos. Lembra do novo adágio popular: "nunca (antes) na história do Brasil..." :?

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37563
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: NOTÍCIAS

#24900 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 30, 2012 4:10 pm

zela escreveu:Serio, 36 caças pra um território do tamanho do Brasil é piada...se entrássemos em guerra, quantos desses 36 estariam disponíveis depois de uma semana?? Como alcançar uma superioridade aérea com um número de caças tão baixo? É uma pergunta séria...
zela, para responder a esta sua pergunta, parta dos seguintes raciocínio da nossa classe politica governante: "o Brasil não tem inimigos..." ou então "nossa defesa será determinada pela nossa capacidade de cooperação com nossos vizinhos..." e ainda "precisamos resolver primeiro nossos problemas sociais antes de começar a pensar em "gastar" dinheiro com ffaa's..." e esta jóia aqui "o Brasil não se pode dar o luxo de gastar dinheiro público comprando armamentos, pois somos uma nação pacífica, e não temos pretenções egemônicas no mundo como certos paises por aí..." por assim vai.

Agora pense em como um país como o Brasil pode se dar ao luxo de comprar mais do que 36 caças.

abs




Carpe Diem
Responder