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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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JT8D
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#24871 Mensagem por JT8D » Qua Jul 25, 2012 10:25 pm

lelobh escreveu:
LeandroGCard escreveu:Bom, para começo de conversa a Embraer não é uma empresa ineficiente, muito pelo contrário, é tão eficiente que tornou-se a terceira maior do mundo competindo contra outros fabricantes do setor que tinham muito mais experiência e apoio de seus governos. Além disso, a capacidade de engenharia e gerenciamento de projetos da Embraer é algo que não tem paralelo em nosso país, e isso por si só é um patrimônio estratégico que precisa ser preservado, como acontece em qualquer nação séria do mundo.

Agora, se em uma época de crise mundial que afeta todas as companhias do setor no planeta a Embraer encontra dificuldades na comercialização de seus produtos (cuja qualidade ninguém questionou), e o governo pode ajudar com encomendas de unidades que de qualquer forma precisaríamos ter, porquê não? Será a Embraer culpada pela péssima administração do país, que faz com que suas linhas de suprimentos sejam submetidas a variações de custos absurdas (pelas flutuações tresloucadas do valor de nossa moeda), ou pelo fato das empresas de aviação brasileiras não poderem adquirir seus aviões devido aos altos impostos que tornam o produto estrangeiro muito mais barato aqui dentro? Não caberia ao governo pelo menos compensar estas distorções? Porque podem ser gastos dezenas de bilhões em estádios de futebol para a Copa e praças de esportes para a Olimpíada, mas não para salvar uma das poucas empresas no Brasil (talvez a única) capacitada a desenvolver produtos com tecnologia de ponta competitivos mundialmente?

Não se solucionam problemas de engenharia apenas com pesquisadores e modelos CAD/CAE no computador, por melhores que sejam os engenheiros e doutores envolvidos. São necessárias linhas de produção ativas e produtos em operação (veja o imbróglio que está sendo o F-35 pela tentativa justamente de resolver tudo na prancheta antes de testar adequadamente os protótipos e ajustar a produção, e isso nos EUA, que são bons no assunto). E se é para se ter uma fábrica completa com facilidades de testes e linhas de produção ativas, a própria Embraer já está aí mesmo, porque iniciar tudo do zero novamente?

Outra questão é que a Embraer não estará demitindo seus engenheiros e projetistas altamente especializados, ela precisa deles para o projeto do KC-390 e a atualização dos E-Jets. Quem está correndo o risco de demissão é o pessoal da linha de produção, pois a quantidade de aviões a serem entregues nos próximos anos vai cair e haverá gente demais para o ritmo de produção esperado (que aliás foi o que aconteceu em 2008). Qualquer ajuda à Embraer agora serviria para salvar o emprego deste pessoal de fabricação e no máximo de seus supervisores, a capacidade de engenharia da empresa por enquanto não corre risco de ser afetada. Mas pode vir a ser no futuro próximo, se os custos da linha de montagem não puderem ser cobertos por novas encomendas ou reduzidos, e a empresa entrar realmente em dificuldades financeiras antes de seus novos produtos estarem disponíveis para venda. É isso que se deve evitar que aconteça.

O setor aeronáutico não é regido pela lógica de mercado em lugar nenhum do planeta, ele é regido pelos interesses nacionais. Se tentarmos fazer diferente aqui, em breve não teremos mais é um setor aeronáutico nacional para seguir lógica alguma.


Um grande abraço à todos,


Leandro G. Card
Sei de todo valor do setor aeronáutico, mas até que ponto o Brasil (não os acionistas) tem auferido vantagens com a Embraer? É uma questão que devemos colocar na mesa, sem nacionalismos deslocados ou oba oba (não falo de você, falo de mim, eu mesmo antigamente me orgulhava como brasileiro pela Embraer, mas sinceramente, orgulhar de que?) Em ocasiões passadas o governo brasileiro deixou sem amparo empresários audaciosos e inventores, que realmente contribuiriam para um salto tecnológico no país, enquanto salvava empresas que nada somavam, enfim, players que fora do jogo seriam substituídos por outros da mesma qualidade. Em que caso a Embraer está?

Nos últimos 10 anos tem sido grande a demanda por seus jatos regionais, mas a empresa tem aproveitados os incentivos fiscais e ajudas governamentais (compras) para incentivar a construção de uma rede de fornecedores nacionais, ou simplesmente segue a lógica do mercado e compra de quem fornece mais barato (normalmente um fornecedor estrangeiro)? Já passamos dos 50% de conteúdo nacional? Sim o mundo empresarial não funciona assim, concordo, mas quando se trata de recursos públicos a gestão da empresa deve também se pautar pelo ganho da sociedade como um todo. Quando é empregado recurso público o mundo empresárial tem, por obrigação, que se pautar por outros objetivos que não apenas o lucro.

Não sei qual é a realidade da Embraer, não conheço a empresa, mas conheço o Brasil. Sinceramente, atualmente coloco a Embraer no mesmo patamar da Fiat, se bem que a Fiat provavelmente investe mais no Brasil do que a Embraer, além de provavelmente ter mais empregados.

Enfim, vai ver eu estou sendo "ácido" demais, se for o caso me desculpe. Em verdade espero estar errado.
Só para colocar as coisas em perspectiva: o país mais neoliberal do mundo socorreu a GM, por que ela quebraria por sua incapacidade de concorrer com Coreanas e Japonesas (leia-se Toyota).
Se o governo brasileiro perder a Embraer vai ter muita champanha estourando nos Estados Unidos, na Russia, no Canada e em muitos outros lugares. Seria um feito histórico ...

Abraços,

JT




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#24872 Mensagem por Bourne » Qua Jul 25, 2012 10:31 pm

Quem disse que os EUA são neoliberais??? :shock: :shock: :shock:




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#24873 Mensagem por JT8D » Qua Jul 25, 2012 10:33 pm

Bourne escreveu:Quem disse que os EUA são neoliberais??? :shock: :shock: :shock:
Defina então o que eles são, por favor.

[]´s,

JT




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#24874 Mensagem por Túlio » Qua Jul 25, 2012 10:36 pm

São COMUNAZZZ, claro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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#24875 Mensagem por Makenshi » Qua Jul 25, 2012 11:11 pm

Estamos cercados de comunaz :lol:




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#24876 Mensagem por Túlio » Qua Jul 25, 2012 11:36 pm

MORTE aos EUA e seus COMUNAZZZ!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ei, estou ouvindo METAL, POWS!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#24877 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jul 26, 2012 8:20 am

JT8D escreveu:
Bourne escreveu:Quem disse que os EUA são neoliberais??? :shock: :shock: :shock:
Defina então o que eles são, por favor.

[]´s,

JT
Bom, eles pregam o neoliberalismo para os outros, é claro, mas internamente são simplesmente pragmáticos, como qualquer país de sucesso (o caso da GM é só mais um exemplo disso, mas nem de longe o único). Ideologias, à esquerda e à direita, são muito boas para engambelar as elites e os governos de países imaturos que se pretende explorar, mas nenhuma nação realmente séria as leva em consideração, e fazem o que é bom para eles independentemente de qualquer ideologia.

Agora, o que tem acontecido nos EUA ultimamente é que as elites de lá tem usado a ideologia para explorar o seu próprio povo, pois ficou meio difícil explorar os povos dos outros países após a queda do grande lençol ideológico que era a guerra fria. Por isso se vêem muitas notícias sobre ações e opiniões de fundo nitidamente neoliberal por lá, como o crescimento do Tea Party e as resistências à reforma do sistema de saúde proposta pelo Obama. Mas quem manda de fato no país só quer liberalismo para os outros, para eles próprios a receita são os Qualitative Easings da vida.


Leandro G. Card




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#24878 Mensagem por binfa » Qui Jul 26, 2012 10:52 am

Prezados(as) bom dia!

Enquanto isso em um certo país tropical abençoado por DEUS e bonito por natureza, mas que beleza. Em fevereiro (em fevereiro) Tem carnaval (tem carnaval)....

Peru exibe MIG-29 SMP

71º aniversário da FAP em Lima Por Ivan Plavetz 26/7/2012

Imagem
Migs 29SMP da Força Aérea do Peru desfilam durante comemorações de sua data magna- Foto FAPClub

Força Aérea do Peru exibe em voo caças Mig- 29 SMP durante evento de comemoração do seu 71º aniversário

Durante o evento comemorativo do 71º aniversário da Força Aérea do Peru (FAP) domingo (23) na Base Aérea de Las Palmas, Lima, Peru, quatro aviões de combate Mig-29 SMP submetidos recentemente a um programa de modernização fizeram sua primeira exibição pública no desfile aéreo realizado sobre o local da cerimonia.

Essas aeronaves fazem parte do lote inicial de oito exemplares da frota da FAP (seis monoplaces e dois biplaces UM) modernizados para o padrão SMP conforme contrato assinado em agosto de 2008 com a fabricante russa. A maior parte das tarefas foram executadas no próprio Peru. Devido aos atrasos dos eventos financeiros previstos no contrato, o programa foi iniciado após aproximadamente 12 meses da assinatura do mesmo. A esta dificuldade somaram-se problemas encontrados na área logística para envio dos motores Klimov RD-33 e outros componentes das aeronaves para serem reparados na Rússia.

A presente situação da aviação de combate de primeira linha da FAP tende a colocar a continuidade desse programa de modernização como prioridade urgente, há uma requisição para modernização de mais onze Mig-29 (oito Mig-29S e três Mig-29SE) da FAP. O Ministério da Defesa do Peru conseguiu até o momento a liberação de cerca de US$ 100 milhões, quantia suficiente para modernizar apenas três Mig-29SE e um Mig-29S e adquirir novos mísseis e itens de apoio logístico para essas aeronaves. Estima-se que a modernização dos sete Mig-29S restantes demandará um montante financeiro ao redor de US$ 260 milhões.

A elevação dos Mig-29 da FAP para o padrão SMP inclui a instalação de um cockpit dominado por telas digitais multifuncionais (MFD conforme sigla em inglês), por um novo head-up display (HUD) e por comandos HOTAS (mãos na manete e no manche), bem como a integração de um novo sistema de detecção de alvos 13SM, de um radar ZHUK-ME capaz de detectar objetivos a 120 km, rastrear dez deles simultaneamente e conduzir ataques contra quatro prioritários ao mesmo tempo. Adicionalmente, os aviões estão recebendo uma sonda de reabastecimento em pleno voo e novo sistema de comunicações. De acordo com o pacote de aperfeiçoamentos, a modernização dos Mig-29 da FAP torna possível a integração de novos armamentos, entre eles, mísseis ar-ar de geração mais avançada (BVR R-77 de geração mais recente, entre outros), mísseis ar-superfície para ataques “stand off” KH-29 (AS-14 Kedge) e KH-31A (AS-17 Kripton) e bombas guiadas a laser ou por radiação infravermelha (KAB-500L, entre outras).

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=338




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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#24879 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 26, 2012 11:22 am

Interessante que antes falavam que a modernização que o Peru adquiriu não incluia o radar Zukh-ME e sim o N019M1, dita como sendo uma versão digital pesadamente modificada e atualizada do radar N019.

Agora falam que o SMP ta usando o Zukh-ME.

Ou seria apenas os próximos modernizados que viriam com o novo radar?

O preço parece ter subido também. Se bem que inclui armamentos e ai fica difícil saber quanto seria para a modernização e quanto para os armamentos.

Mas ainda acho que o MIG-29 modernizado é uma EXCELENTE opção para quem quer um caça Moderno e BARATO.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#24880 Mensagem por Boss » Sex Jul 27, 2012 3:24 am

Mais um para invejarem e ficarem babando em todo tópico... [027] [027] [027]




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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#24881 Mensagem por SUNDAO » Sex Jul 27, 2012 3:59 am

Carissimos.

É difícil fazer uma argumentação sólida pelo cel. As vezes preparo algo e simplesmente a mensagem se perde pelo "estouro da memória".

Me perdoem se faltarem todas os argumentos para defender as opiniões.

O ponto é a Embraer:
1. A Embraer não pode ser comparada com as outras fábricas ela nunca comprará do mercado interno simplesmente porque não e o modelo de negócio dela!
Ela não quer e não tem interesse em vê em verticalizar os componentes! Diferente da Boeing e mesmo da Fiat. Bem lucrativas e verticalizada por sinal.

Deste modelo só surgirão empresas franksteins com Israel em que o GF paga a conta.

Este modelo funciona mas não é o melhor para o país como um todo.




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#24882 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jul 27, 2012 3:09 pm

SUNDAO escreveu:Carissimos.

É difícil fazer uma argumentação sólida pelo cel. As vezes preparo algo e simplesmente a mensagem se perde pelo "estouro da memória".

Me perdoem se faltarem todas os argumentos para defender as opiniões.

O ponto é a Embraer:
1. A Embraer não pode ser comparada com as outras fábricas ela nunca comprará do mercado interno simplesmente porque não e o modelo de negócio dela!
Ela não quer e não tem interesse em vê em verticalizar os componentes! Diferente da Boeing e mesmo da Fiat. Bem lucrativas e verticalizada por sinal.

Deste modelo só surgirão empresas franksteins com Israel em que o GF paga a conta.

Este modelo funciona mas não é o melhor para o país como um todo.
Porque você considera que a Fiat é verticalizada? Eles são clientes da empresa em que trabalho e por isso temos um certo contato com eles (já visitei a fábrica em Betim algumas vezes e já recebemos gente deles em nosso escritório), e na verdade pelo menos aqui no Brasil eles terceirizam desde a engenharia de componentes até o desenvolvimento de ferramental, coisas que a Embraer faz internamente. E a Boeing faz como a Embraer, compra de motores a aviônicos, passando por assentos, trem de pouso e etc... de outras empresas, o que é o mais comum no setor aeronáutico.

O que diferencia estas empresas (em seus países de origem) da Embraer é que lá existe um ambiente (economia, mão-de-obra, infra-estrutura, burocracia, etc...) que favorece o surgimento e o crescimento de empresas em geral e consequentemente de fornecedores locais para as OEM's. Isso é o que falta no Brasil, mas a Embraer não tem o que fazer a respeito disso, ela não decide o que acontece no país fora de suas cercas.


Leandro G. Card




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#24883 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 27, 2012 3:16 pm

Túlio escreveu:São COMUNAZZZ, claro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Os EUA são liberais , com o fiofó dos outros.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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#24884 Mensagem por Bourne » Sex Jul 27, 2012 3:35 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:São COMUNAZZZ, claro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Os EUA são liberais , com o fiofó dos outros.
Melhor definição até agora. Nada a acrescentar senhores.

Exemplos estão no suco de laranja, aço, carros, salvaram empresas nacionais Boeing, GM e Ford, mantém estatais como NASA. Na área de defesa eles praticam o maior programa de subsidio do mundo chamado Foreign Military Sales (FMS). Ao qual fornece condições de financiamento irrecusáveis aos compradores estrangeiros.

No fim das contas eles são pragmáticos. O governo república ou democrata pouco muda nas questões fundamentais.




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#24885 Mensagem por lelobh » Sex Jul 27, 2012 6:10 pm

Túlio escreveu:São COMUNAZZZ, claro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Bom, eles tem uma educação pública melhor do que a nossa, seus impostos não incidem prioritariamente sobre o consumo e sim sobre a renda, portanto, possuem um sistema tributário mais justo e igualitário que o brasileiro, eles gastam em proporção ao PIB mais recursos que nós "brasileiros de esquerda" em ajuda aos pobres...




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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