O sistema é um pouco mais complexo (e melhor) do que parece, e do que o sistema feito nas coxas para o Jararaca.Túlio escreveu:Esse sistema tipo Badger (parecido com aquele outro do Jararaca da ENGESA) é exatamente o que eu imaginava para um URUVECO 6 x 6 com função AC. Não há necessidade de encarecer tudo fazendo um 8 x 8 e botando a torre 105 Belga capaz de inclusive disparar mísseis. Não que seja indesejável, claro que não, mas se dá para fazer o mesmo (ou quase) apenas com um simples lançador de MSS 1.2 ou talvez até uma versão "anabolizada", com motor maior e ogiva em tandem, bueno...
Isso a meu ver, claro...![]()
Devido a restrições de espaço qualquer coisa melhor no Jararaca era impossivel. O carro era um desastre (para não dizer coisa pior).
No Jaguar 1 o sistema era mais sofisticado. O missil HOT era elevado mecanicamente do interior do veiculo para posição de tiro.
O atirador fazia o disparo e o controle do missil por intermedio de um periscopio.
Não era possivel uma solução mais simples já que o HOT foi projetado para uso veicular ou de helicoptero.
No Jaguar 2 (com o missil TOW) a ideia era repetir esta instalação, mas problemas de custo exigiram uma solução mais simples.
O sistema de elevação continuou o mesmo, mas o atirador passou a controlar externamente o missil utilizando o proprio sistema do TOW.
A vantagem desta instalação era o custo e o fato de que o sistema TOW, poderia ser instalado externamente caso houvesse necessidade.
Bacchi
Bacchi