NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#6376 Mensagem por Andre Correa » Seg Jul 23, 2012 8:48 pm

Cel. Jauro, se me permite, mas na minha opinião, isso é resultado da política de não envolver-se em coalizões.
Se no principal, falta muito, imagina então aquilo que, em tempos de paz, vem no fim da lista para as prioridades de quem está no topo...
É triste saber que está assim... e mais triste ainda saber que não tem previsão para mudar..

Eu, pessoalmente, já começo a ver qual será o único caminho para as FFAA poderem receber as verbas que necessitam... mas isso é assunto para outro tópico...

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37676
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6377 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 23, 2012 9:18 pm

Andre Correa escreveu:Cel. Jauro, se me permite, mas na minha opinião, isso é resultado da política de não envolver-se em coalizões.
Se no principal, falta muito, imagina então aquilo que, em tempos de paz, vem no fim da lista para as prioridades de quem está no topo...
É triste saber que está assim... e mais triste ainda saber que não tem previsão para mudar..

Eu, pessoalmente, já começo a ver qual será o único caminho para as FFAA poderem receber as verbas que necessitam... mas isso é assunto para outro tópico...

[009]
Permita-me contradizer. Não é questão de previsão André, é questão de inexistência de vontade, de conhecimento, de consciência e de responsabilidade da parte do poder político nacional.

Para o politico brasileiro, defesa, simplesmente diz respeito a um assunto indigesto com o qual tem que lidar, e que deve desempenhar-se a contra-gosto. Por mais que notas de rodapé na imprensa leiga digam o contrário.

De que adianta Livro Branco, END, PND, PAED's da vida se não há vontade e interesse verdadeiros da parte dos decisores do poder na consubstanciação real, concreta do assunto?

Quanto tempo vamos esperar, novamente, em discussões, e discursos, na arena politica até que, quem sabe, um dia, possamos transformar idéias, conceitos e planos em ações reais?

Já vimos que a temporalidade do planejamento dos planos de reequipamento das ffaa's não foram respeitados, encontrando-se já defasados antes mesmo de começarem, com inúmeras e sequentes desculpas sendo dadas para simplesmente não se fazer nada, porque não se queria realmente fazer.

Como também já foi dito aqui neste tópico, nada que não possua a alcunha do "social" frutificará no seio do MD. E sinceramente, não podemos esperar nada de diferente enquanto o atual grupo político esteja no poder. Pior, nem sequer alternativas ao atual projeto nós temos. Estamos em uma situação bipolar politicamente falando.

Então, parafraseando o colega do Jauro, é pegar ou largar...

Mas será que um dia foi diferente?

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6378 Mensagem por crubens » Seg Jul 23, 2012 9:26 pm

Em comparação a hoje, no meu tempo na década de 80, eu era feliz e não sabia. No meu batalhão só não tinha míssil, mas mrt pesado, canhão sem recuo, mag, Fap, e etc, tinha. :cry:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6379 Mensagem por jauro » Ter Jul 24, 2012 4:58 pm

crubens escreveu:Em comparação a hoje, no meu tempo na década de 80, eu era feliz e não sabia. No meu batalhão só não tinha míssil, mas mrt pesado, canhão sem recuo, mag, Fap, e etc, tinha. :cry:
Mas não tinha combustível, munição, viaturas e rancho.
É o velho cobertor curto ou o copo pela metade: Você se agrada com a metade cheia ou lamenta a metade vazia.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6380 Mensagem por jauro » Ter Jul 24, 2012 5:10 pm

Permita-me contradizer. Não é questão de previsão André, é questão de inexistência de vontade, de conhecimento, de consciência e de responsabilidade da parte do poder político nacional.

Para o politico brasileiro, defesa, simplesmente diz respeito a um assunto indigesto com o qual tem que lidar, e que deve desempenhar-se a contra-gosto. Por mais que notas de rodapé na imprensa leiga digam o contrário.

De que adianta Livro Branco, END, PND, PAED's da vida se não há vontade e interesse verdadeiros da parte dos decisores do poder na consubstanciação real, concreta do assunto?

Quanto tempo vamos esperar, novamente, em discussões, e discursos, na arena politica até que, quem sabe, um dia, possamos transformar idéias, conceitos e planos em ações reais?

Já vimos que a temporalidade do planejamento dos planos de reequipamento das ffaa's não foram respeitados, encontrando-se já defasados antes mesmo de começarem, com inúmeras e sequentes desculpas sendo dadas para simplesmente não se fazer nada, porque não se queria realmente fazer.

Como também já foi dito aqui neste tópico, nada que não possua a alcunha do "social" frutificará no seio do MD. E sinceramente, não podemos esperar nada de diferente enquanto o atual grupo político esteja no poder. Pior, nem sequer alternativas ao atual projeto nós temos. Estamos em uma situação bipolar politicamente falando.

Então, parafraseando o colega do Jauro, é pegar ou largar...

Mas será que um dia foi diferente?

abs
Exatamente, sem tirar nem por.
Defesa não dá voto.
Segurança.....até que pode ter resultados para os políticos.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6381 Mensagem por crubens » Qua Jul 25, 2012 12:19 pm

jauro escreveu:
crubens escreveu:Em comparação a hoje, no meu tempo na década de 80, eu era feliz e não sabia. No meu batalhão só não tinha míssil, mas mrt pesado, canhão sem recuo, mag, Fap, e etc, tinha. :cry:
Mas não tinha combustível, munição, viaturas e rancho.
É o velho cobertor curto ou o copo pela metade: Você se agrada com a metade cheia ou lamenta a metade vazia.
Eu pensava que hoje estaria melhor que naquela época, e olhe que a década de 80 era considerada a "década perdida". Sem querer entrar em polêmica, mas não me lembro dessas dispensas por falta racho que há hoje em dia, inclusive logo no início dos anos 80 o expediente de quarta-feira que era meio expediente passou a ser integral, os treinamentos de tiro tanto de armamento individual como coletivo nunca foram suspenso por falta de munição. Só me lembro mesmo da restrição com combustível mas que não chegavam a prejudicar nenhum exercício pois a unidade não era uma unidade motorizada, era infantaria a pé mesmo e as poucas vtr que tinham era só para levar o material pesado.
Não me contento com o copo pela metade, mas lamento que a situação em vez de melhorar com o crescimento e a importância do país no mundo, pelo visto só fez piorar com essa corja que assaltou o poder no Brasil nesses últimas duas décadas.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6382 Mensagem por jauro » Qui Jul 26, 2012 5:02 pm

Exército Brasileiro desencadeia nova operação na fronteira com a Bolívia
Redação 24 Horas News
O Exército Brasileiro em conjunto com os órgãos de segurança pública e de fiscalização estaduais e federais estão realizando, desde o dia 23 de julho de 2012, a Operação Atalaia, sob a coordenação geral da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. É uma atividade da Força Terrestre, com respaldo na Lei Complementar Nr 117, de 02 de outubro de 2004, que ampliou a atribuição de atuar contra os delitos transfronteiriços e ambientais.
A Operação Atalaia, que se caracteriza por uma intensificação repressiva na fiscalização ao longo de toda faixa de fronteira, tem por objetivo controlar o fluxo de pessoas, viaturas e embarcações nas principais vias de acesso penetrantes no Estado de MATO GROSSO, particularmente as advindas da linha de fronteira, exercendo eficaz combate à ocorrência de ilícitos transfronteiriços e ambientais, orientando e, eventualmente, autuando e, se for o caso, responsabilizando infratores, com penas que vão desde advertência à prisão em flagrante delito.
As atividades serão desenvolvidas no período de 05 (cinco) dias, podendo se estender, conforme o andamento dos trabalhos, abrangendo a área que se prolonga da divisa com o Estado de Rondônia, ao Norte, até a divisa com Mato Grosso do Sul, ao Sul, na fronteira Brasil-Bolívia.
Além das tropas do Exército, a operação conta com a participação de integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, IBAMA, ICMBio, Polícia Rodoviária Federal, Departamento da Polícia Federal, ABIN, Secretaria da Receita Federal e do GAECO, somando cerca de 350 militares, 50 viaturas, 15 embarcações e um helicóptero.
Que MEM são necessários para uma Op como essa?
Só material de emprego policial! Então está bem!
Para que Mrt, Mtr, Can, Míss, Obuseiros e AAAe?




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6383 Mensagem por jauro » Qui Jul 26, 2012 5:10 pm

TSE prevê quando Forças Armadas podem prender e atirar nas eleições
Tropa deve filmar agressões e não pode ser usada em policiamento na rua.
Oito estados já pediram apoio militar: 4 para segurança e 4 para logística.
Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu, em acordo firmado com o Ministério da Defesa, quando as tropas
da Marinha, Exército e Aeronáutica poderão atirar ou realizar prisões durante as eleições municipais neste ano. Pelo
menos oito estados já pediram apoio militar para o pleito: quatro para segurança e outros quatro, para distribuição
logística das urnas e material de votação.
O acordo, assinado pelo ministro Celso Amorim e pela presidente do TSE, Cármem Lúcia, prevê que os soldados
das Forças Armadas só poderão atuar na segurança dos lugares e do material de processo eleitoral, não podendo ser
empregados em segurança pública.
Dentre as regras está estipulado que o contato dos militares com as autoridades eleitorais e com o público deve
limitar-se ao estritamente necessário e eles não poderão dar entrevista ou manifestar opinião sobre partidos políticos.
Homens do Exército, Marinha e Aeronáutica também deverão filmar ou fotografar ações em que haja perturbação
da ordem pública, para que a polícia possa posteriormente identificar e prender os agressores, e é proibida a prática de
tortura ou discriminação.
O uso da força e o disparo de armas fica condicionado à defesa pessoal e de outros militares ou para defender o
material e o local de votação.
Em caso de alguém lançar algo sobre a tropa, apontar armas, realizar disparos, usar explosivos ou outro tipo de
ataque, é permitido o uso de armas, desde que haja graduação e primeiro, o uso de munições não-letais, como balas de
borracha, sprays de pimenta e disparos de advertência.
O TSE pediu ainda que os tiros dos militares sejam sempre para ferir e não matar o agressor. A algema será
usada somente em casos de risco de fuga, resistência ou perigo.
O emprego da tropa no dia da votação será para garantia da lei e da ordem (nome que a Constituição dá para o
emprego das Forças Armadas em situações esporádicas internas de segurança com tempo e período determinado) e
ocorrerá por autorização da presidente da República. Eles não podem atuar no policiamento ostensivo.
Pedidos de apoio
Segundo o TSE, até o momento, pelo menos oito estados já pediram apoio militar para as eleições: quatro estados
pediram para a garantia da segurança no dia da votação (Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro e Tocantins) e outros
quatro solicitaram apoio logístico para distribuição e recolhimento de urnas (Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e
Roraima).
Dentre os pedidos há 77 relativos a localidades de difícil acesso, muitas delas, comunidades indígenas.
Nisso o EB também tá ficando bom:
"Dar garantias aos vagabas para o ingresso nas instituições que dirigem o Brasil"




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6384 Mensagem por jauro » Qui Jul 26, 2012 5:23 pm

Comando Militar do Sudeste comemora aniversário de 66 anos
Evento contou com presença de diversas autoridade e tradicional desfile da tropa
Do R7
O Comando Militar do Sudeste comemorou, nesta última terça-feira (24), seu aniversário de 66 anos. A
comemoração contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e o tradicional desfile da tropa.
No evento, foram homenageados com o diploma de Colaborador Emérito do Exército 52 personalidades que
prestaram relevantes serviços ao Exército Brasileiro.
O comando
O Comando Militar do Sudeste teve início em 1946, com a Zona Militar do Centro, sediada na cidade do Rio de
Janeiro. Em 6 de junho de 1968, o Quartel General do II Exército ocupou instalações no bairro Ibirapuera, em São Paulo,
projetadas especialmente para abrigá-lo.
Com a reestruturação da Força Terrestre, em 1985, o Comando do II Exército passou a denominar-se Comando
Militar do Sudeste. Com a mudança, o CMSE teve modificada sua área jurisdicional, passando a abranger apenas o
Estado de São Paulo.
O CMSE, hoje é um dos centros de excelência da FTerr com 02BdasInfLv completas e 02 duas Bdas 'sui generis' importantes a 1ªBdaAAAe e o CmdoAvEx.
Parabéns ao CMSE.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37676
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6385 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 26, 2012 6:29 pm

jauro escreveu:
TSE prevê quando Forças Armadas podem prender e atirar nas eleições
Tropa deve filmar agressões e não pode ser usada em policiamento na rua.
jauro escreveu:
Jauro, eu até abri há tempos atrás um tópico específico sobre a criação de um "Corpo de Carabineiros Militares do Brasil", que infelizmente se perdeu por aí, dentre tantas discussões, que penso poderia substituir, desde que com planejamento e organização, a FNS, e ficar subordinado ao MJ, e que poderia com todas as vantagens advindas de legislação própria, preparo e amparo técnico-operacional e a experiência de outras forças congeneres no mundo, inclusive aqui perto de nós mesmo, na Argentina e Chile, este trabalho de policia e segurança pública a nível federal, que vem sendo cada vez mais imposto as ffaa's.

infelizmente a mentalidade coronelista, mesquinha e atrasada da classe politica, que ainda vê, convenientemente, as ffaa's como meros jagunços de luxo a disposição de seus interesses, não permite a evolução desta proposta.

mas eu gostaria de saber se internamente às ffaa's esta idéia não poderia render frutos, no sentido de convencer o GF a compor tal força, afastando definitivamente os militares deste apêndice, já que um Corpo de Carabineiros poderia de forma mais justa e equânime levar a cabo todas estas imposições de "missões subsidiárias" e de policiamento. qual a opinião do EB sobre o assunto?

sabemos que o aparelhamento ideológico e partidário do GF não permitiria o desenvolvimento profissional e técnico a contento de tal organização, mas creio que se o MD se dispusesse a princípio orientar e organizar tal força, a bem do apoio de forças congeneres de países amigos, talvez, quem sabe, no médio/longo prazo poderíamos contar com uma força moderna e com total aprestamento em função própria.

uma sugestão inclusive, se não me falte a memória, que fiz no tópico citado sobre o assunto, era que poderíamos formar esta força tendo como referencial de tropa operacional, um btl por estado fronteiriço, o que nos daria mais ou menos uma tropa de 8.415 homens, mais os quadros complementares Adm. e de logística, contando inclusive com recursos aéreos, navais e terrestres próprios. Com todos estes aparatos, ainda assim teríamos uma força muitíssimo enxuta, mas extremamente operacional e competente. E o melhor, livraria as ffaa' deste papel ridículo de polícia.

acho que já passamos mais do que da hora de alguém no MD ou nas ffaa's chamar a atenção para estes desvios de função cada vez maiores e mais frequentes de nossos militares, que a cada dia que passa está se tornando cada vez mais "normal", e principalmente, oferecer além da crítica, soluções competentes e objetivas para esta questão. Penso que uma força militar federal como este corpo de carabineiros poderia ser a solução mais do que bem vinda.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6386 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 26, 2012 6:47 pm

FCarvalho escreveu:
jauro escreveu:
Jauro, eu até abri há tempos atrás um tópico específico sobre a criação de um "Corpo de Carabineiros Militares do Brasil", que infelizmente se perdeu por aí, dentre tantas discussões, que penso poderia substituir, desde que com planejamento e organização, a FNS, e ficar subordinado ao MJ, e que poderia com todas as vantagens advindas de legislação própria, preparo e amparo técnico-operacional e a experiência de outras forças congeneres no mundo, inclusive aqui perto de nós mesmo, na Argentina e Chile, este trabalho de policia e segurança pública a nível federal, que vem sendo cada vez mais imposto as ffaa's.
infelizmente a mentalidade coronelista, mesquinha e atrasada da classe politica, que ainda vê, convenientemente, as ffaa's como meros jagunços de luxo a disposição de seus interesses, não permite a evolução desta proposta.
mas eu gostaria de saber se internamente às ffaa's esta idéia não poderia render frutos, no sentido de convencer o GF a compor tal força, afastando definitivamente os militares deste apêndice, já que um Corpo de Carabineiros poderia de forma mais justa e equânime levar a cabo todas estas imposições de "missões subsidiárias" e de policiamento. qual a opinião do EB sobre o assunto?
sabemos que o aparelhamento ideológico e partidário do GF não permitiria o desenvolvimento profissional e técnico a contento de tal organização, mas creio que se o MD se dispusesse a princípio orientar e organizar tal força, a bem do apoio de forças congeneres de países amigos, talvez, quem sabe, no médio/longo prazo poderíamos contar com uma força moderna e com total aprestamento em função própria.
uma sugestão inclusive, se não me falte a memória, que fiz no tópico citado sobre o assunto, era que poderíamos formar esta força tendo como referencial de tropa operacional, um btl por estado fronteiriço, o que nos daria mais ou menos uma tropa de 8.415 homens, mais os quadros complementares Adm. e de logística, contando inclusive com recursos aéreos, navais e terrestres próprios. Com todos estes aparatos, ainda assim teríamos uma força muitíssimo enxuta, mas extremamente operacional e competente. E o melhor, livraria as ffaa' deste papel ridículo de polícia.
acho que já passamos mais do que da hora de alguém no MD ou nas ffaa's chamar a atenção para estes desvios de função cada vez maiores e mais frequentes de nossos militares, que a cada dia que passa está se tornando cada vez mais "normal", e principalmente, oferecer além da crítica, soluções competentes e objetivas para esta questão. Penso que uma força militar federal como este corpo de carabineiros poderia ser a solução mais do que bem vinda.
abs
Eu fiz a mesma sugestão a um ou dois anos atrás.

Minha sugestão foi recebida com repulsa pelo pessoal deste sitio.

Bacchi




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37676
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6387 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 26, 2012 8:11 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Jauro, eu até abri há tempos atrás um tópico específico sobre a criação de um "Corpo de Carabineiros Militares do Brasil", ...

Eu fiz a mesma sugestão a um ou dois anos atrás.

Minha sugestão foi recebida com repulsa pelo pessoal deste sitio.

Bacchi
Bacchi, acredito que hoje, é bem provável que as opiniões já não sejam tão negativas a esta ideia.

Não só o EB, como as demais forças, aliás o país, precisam de uma opção, de alternativas para conjugar a necessidade de uma política federal para a segurança pública com os recursos materiais e humanos necessários à consecução desta.

Creio que não podemos mais admitir, como sociedade, ver nossos militares sofrerem todo tipo de espezinhamento político e profissional a bem dos interesses mesquinhos de quem quer que esteja esquentando a cadeira do palácio do planalto.

nossos netos e filhos poderão nos cobrar isso no futuro.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6388 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 26, 2012 8:40 pm

Outra força policial??? Não acham que já temos tantas??? Acho que deveriam investir nas que já existem e não criar outra!




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61349
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6597 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#6389 Mensagem por Túlio » Qui Jul 26, 2012 9:38 pm

Eu penso que a PF não iria querer uma Força desse tipo. Recordo que anos atrás essa charla pipocou na imprensa e justamente a PF foi contra o quanto pôde, pois seria algo como uma versão fardada dela... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37676
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6390 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 26, 2012 9:42 pm

henriquejr escreveu:Outra força policial??? Não acham que já temos tantas??? Acho que deveriam investir nas que já existem e não criar outra!
Henrique, há atribuições da PF que são tão militares quanto o verde da farda do EB, assim como há atribuições ditas subsidiárias impostas as ffaa's que seriam muito mais pertinentes ao oficio de policia do DPF, que seja por insuficiência pessoal e material, seja por omissão legal, não pode de todo assumi-las.

mas a questão aqui não é simplesmente de se criar mais uma polícia. na verdade precisamos fazer ambas as coisas. fortalecer e melhorar cada vez mais as PM's e GC's, em recursos, treinamento e qualificação pessoal e material, assim como oportunizar à PF exercer melhor o seu trabalho de polícia judiciária, quer seja, de investigação e inteligencia policial.

acredito que um corpo de carabineiros traria não só benefícios para as ffaa's como também ao DPF, e seria mais um componente a colaborar no desenvolvimento das atividades ostensivas/repressivas, típicas de policias militares e da nossa cultura de segurança pública. mas ressalto, isto é válido se a coisa for parte de um planejamento de longo prazo, com organização e empenho não somente de um ou outro ministério, mas como parte de um projeto do Estado nacional brasileiro.

espaço e necessidade existem. se elas serão notadas e acatadas, aí já é uma outra história.

abs




Carpe Diem
Responder