TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Quer dizer que percorremos toda essa novela, para no fim, cairmos na mão dos EUA.
Brilhante.
Brilhante.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- mmatuso
- Sênior
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
EUA nunca vão apoiar o Brasil para assento permanente baseado em um negócio do tamanho do FX2.
Será que eles vão trocar o apoio aberto que fazem a Índia por um negócio de no máximo 10 bilhões que nunca sai?Sendo que nem o maior processo do setor é.
E outra, as decisões parecem que são feita em votações e devem ser por unanimidade, a ONU iria parar de vez por que o Brasil vive em cima do muro, nunca se decide.
Será que eles vão trocar o apoio aberto que fazem a Índia por um negócio de no máximo 10 bilhões que nunca sai?Sendo que nem o maior processo do setor é.
E outra, as decisões parecem que são feita em votações e devem ser por unanimidade, a ONU iria parar de vez por que o Brasil vive em cima do muro, nunca se decide.
-
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
O único assento permanente que nós merecemos é no trono da corrupção e na cadeira da incompetência.mmatuso escreveu:EUA nunca vão apoiar o Brasil para assento permanente baseado em um negócio do tamanho do FX2.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
E porque precisa trocar o apoio da Índia pelo do Brasil ?
Dá para apoiar os 2. Não estamos em uma corrida por uma cadeira só.
Dá para apoiar os 2. Não estamos em uma corrida por uma cadeira só.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- mmatuso
- Sênior
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Pelo o que da a entender Brasil, Japão, Alemanha, Índia, Africa do Sul e acho que Egito querem uma vaga.
E parece que planejam aumentar em 3 o número de assentos permanentes.
A pergunta é, os EUA deixariam de apoiar alguns desse aliados para dar a vaga ao Brasil?Apoiam abertamente Índia e Japão e suspeito que a Alemanha também.
E parece que planejam aumentar em 3 o número de assentos permanentes.
A pergunta é, os EUA deixariam de apoiar alguns desse aliados para dar a vaga ao Brasil?Apoiam abertamente Índia e Japão e suspeito que a Alemanha também.
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
AO meu ver aprenderíamos MUITA coisa com os suecos.NovaTO escreveu:Luís Henrique escreveu:Qual a importância estratégica da Suécia???
Vamos ganhar alguma coisa com isso?
Com os EUA podemos ganhar Mão Pesada para uma vaga no CS da ONU.
Com a França uma Mão Média.
Com a Suécia, ganhamos o que?
Independência, autonomia???
Tem mais equipamento americano no Gripen do que sueco....
Não é só carga paga. Seus sensores são menores e menos potentes.
Quando os suecos conseguirem IGUALAR a tecnologia, vai demorar vários anos se tudo der certo, ainda assim as prestações serão menores devido ao tamanho.
Caro Luis Henrique,
Sinceramente, não considero essas parcerias estratégicas de um só sentido: Eles vendem e nós compramos.
No caso dos EUA, vamos fazer parte da OTAN? Ficaremos sob seu guarda-chuva? E a França? Nada muito diferente.
E a Suécia? Um país pequeno, mas desenvolvido, com um dos maiores IDH? Deles só sei que sabem fazer bons aviões de caça.
E sabe o que considero interessante? Dentro de uma filosofia COTS, que não é muito diferente do que a Embraer faz com seus E-Jets, Phenons e mesmo o futuro KC-390. Vejo no JAS39 E/F uma possibilidade (que era mais forte em 2009, admito) de a Embraer participar nos processos de desenvolvimento desse caça, que somados ao aprendizado nos MLU do F-5E, A-1, etc, iria elevando a capacitação para um eventual futuro caça nacional. E sim, com muitos componentes COTS.
Não vejo muito disso no F-18E (prateleira, mas com um bom offset industrial) ou o Rafale(um bom caça, mas operacionalmente caro).
Estratégico na minha opinião seria almejar no futuro não muito distante o desenvolvimento de um caça nacional, ou em parceria. No meu entender o Gripen E/F seria o vetor que mais se aproximaria desse objetivo, na minha opinião, é claro.
[]'s
Porém as partes MAIS IMPORTANTES, as partes que mais precisamos para conseguir um caça realmente NACIONAL, os suecos não fazem.
O radar é italiano e o motor americano. Ai é soda.
Se for para produzir um caça 'nacional' com motor americano e radar europeu, cancela logo o FX2 e assina contrato com a Embraer. Não precisamos do Gripen para isto.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
E' verdade, Andre. Mas nao se esqueca da epoca: 1920 e bolinhas...Andre Correa escreveu:viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5271912&hili ... o#p5271911Túlio escreveu:Não vi essa: link?
E o alcmartin ainda disse que quem costumava fazer isso eram os franceses:
viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5272653&hili ... o#p5272330
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Sim, eu percebi que explicaste a "origem" do termoalcmartin escreveu:E' verdade, Andre. Mas nao se esqueca da epoca: 1920 e bolinhas...Andre Correa escreveu: viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5271912&hili ... o#p5271911
E o alcmartin ainda disse que quem costumava fazer isso eram os franceses:
viewtopic.php?f=1&t=2114&p=5272653&hili ... o#p5272330
Audaces Fortuna Iuvat
- NovaTO
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Luís Henrique escreveu:AO meu ver aprenderíamos MUITA coisa com os suecos.NovaTO escreveu:
Caro Luis Henrique,
Sinceramente, não considero essas parcerias estratégicas de um só sentido: Eles vendem e nós compramos.
No caso dos EUA, vamos fazer parte da OTAN? Ficaremos sob seu guarda-chuva? E a França? Nada muito diferente.
E a Suécia? Um país pequeno, mas desenvolvido, com um dos maiores IDH? Deles só sei que sabem fazer bons aviões de caça.
E sabe o que considero interessante? Dentro de uma filosofia COTS, que não é muito diferente do que a Embraer faz com seus E-Jets, Phenons e mesmo o futuro KC-390. Vejo no JAS39 E/F uma possibilidade (que era mais forte em 2009, admito) de a Embraer participar nos processos de desenvolvimento desse caça, que somados ao aprendizado nos MLU do F-5E, A-1, etc, iria elevando a capacitação para um eventual futuro caça nacional. E sim, com muitos componentes COTS.
Não vejo muito disso no F-18E (prateleira, mas com um bom offset industrial) ou o Rafale(um bom caça, mas operacionalmente caro).
Estratégico na minha opinião seria almejar no futuro não muito distante o desenvolvimento de um caça nacional, ou em parceria. No meu entender o Gripen E/F seria o vetor que mais se aproximaria desse objetivo, na minha opinião, é claro.
[]'s
Porém as partes MAIS IMPORTANTES, as partes que mais precisamos para conseguir um caça realmente NACIONAL, os suecos não fazem.
O radar é italiano e o motor americano. Ai é soda.
Se for para produzir um caça 'nacional' com motor americano e radar europeu, cancela logo o FX2 e assina contrato com a Embraer. Não precisamos do Gripen para isto.
Caro Luis Henrique,
Se a Embraer afirmar que consegue projetar e desenvolver um caça do nível de um Gripen / F-16 / M-2000 sem apoio de uma empresa multinacional, ok, mas tenho minhas dúvidas. A expertise da Embraer está no transporte regional e jatos executivos. Um caça de 4.5ª geração seria um desafio bem maior que um KC-390. Será que ela já está capacitada para liderar um projeto desses? Tenho minhas dúvidas. Por exemplo a Índia sofre e vem sofrendo com seu Tejas. A Coréia do Sul usou do know-how da LM para seu T-50/FA-50. Talvez se tívessemos dado continuidade ao desenvolvimento de versões avançadas do AMX, a Embraer hoje poderia estar apta para executar a tarefa. Mas hoje acredito que ela precise sim do apoio seja da SAAB, ou Dassault, LM, Sukhoi, etc. E o Gripen E/F poderia ser uma etapa, uma escala nessa direção.
[]'s
- Luís Henrique
- Sênior
Discordo.
Se for para desenvolver um caça 'nacional' com produtos SENSÍVEIS importados, como motores e sensores, a Embraer da conta do recado.
O Ozires Silva carimba minha afirmação.
Claro que não seria fácil, mas não precisamos comprar o Gripen para isto. Aliás, se tivermos demanda para um projeto próprio este não será limitado como o Gripen.
Deverá (em minha opinião) ser bimotor e consideravelmente maior que o Gripen, para poder carregar muito mais combustível e sensores maiores também.
Se for para desenvolver um caça 'nacional' com produtos SENSÍVEIS importados, como motores e sensores, a Embraer da conta do recado.
Claro que não seria fácil, mas não precisamos comprar o Gripen para isto. Aliás, se tivermos demanda para um projeto próprio este não será limitado como o Gripen.
Deverá (em minha opinião) ser bimotor e consideravelmente maior que o Gripen, para poder carregar muito mais combustível e sensores maiores também.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Luís Henrique
- Sênior
Complementando,
A Coreia do Sul e a Índia não possuem uma Embraer.
E os principais problemas no Tejas é justamente com relação ao motor.
POis, se o motor é cot, não tem problema. Seria apenas a integração. E isto o fornecedor do motor (que não será a Suécia) ajuda.
POis, se o motor é cot, não tem problema. Seria apenas a integração. E isto o fornecedor do motor (que não será a Suécia) ajuda.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Luiz Bastos
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
O Gripen já era. Repouse em paz. Somente muita propina pode salvar sua venda para a FAB, mas quem decide até agora não engoliu malfeitos dos outros, quanto mais ela própria. O caçinha é bonitinho e tudo, mas para a Suécia que é do tamanho de um ovo. Para o Brasil tem que ser caça de gente grande, e por isso a disputa está entre F-18 e RAFALE. O leitão está morto e a Saab precisa aceitar isso
- NovaTO
- Sênior
Será, caro Luís Henrique?Luís Henrique escreveu:Discordo.
Estamos falando de uma aeronave capaz de suportar 9G/10G durante sua vida útil. Pousar em pistas curtas. E ao mesmo tempo voar M1.4 em cruise. Será que a Embraer tem esse conhecimento todo? Alguma coisa concordo, deve ter aprendido no desenvolvimento do AMX, mas esse tinha e tem um perfil de vôo bem diferente. Talvez se a Embraer estivesse desenvolvendo modelos "X", poderia sim ter desenvolvido essa expertise. Mas que eu saiba ela não faz isso.
Um dos principais problemas do Tejas foi/é o motor, mas surgiram N fatores que contribuíram para atrasar esse programa. Talvez se eles tivessem sido menos ambiciosos, e feito uma parceria como a Coréia do Sul fez com a LM o programa não tivesse sofrido tantos atrasos.Luís Henrique escreveu:Complementando,
No mais, volto a repetir, a Embraer não é uma Dassault, ou SAAB, ou Sukhoi que dominam à décadas o desenvolvimento de caças. Aliás conta-se nos dedos empresas que são capazes disso. Devem existir gargalos que provavelmente atrasariam o desenvolvimento do projeto. Com uma consultoria/parceria, esse tempo seria diminuído, e os riscos amenizados.
[]'s
- NovaTO
- Sênior
Luiz Bastos escreveu:O Gripen já era. Repouse em paz. Somente muita propina pode salvar sua venda para a FAB, mas quem decide até agora não engoliu malfeitos dos outros, quanto mais ela própria. O caçinha é bonitinho e tudo, mas para a Suécia que é do tamanho de um ovo. Para o Brasil tem que ser caça de gente grande, e por isso a disputa está entre F-18 e RAFALE. O leitão está morto e a Saab precisa aceitar isso
Caro Luiz Bastos,
Também acho que o Gripen já era, apesar de como proposta ser a melhor (na minha opinião, claro ).
Sobre o Brasil ter um caça de gente grande, quem opera mais ou menos F-5EMs e M-2K da década de 80 sem nenhuma modernização, ter um caça do nível do Gripen E/F seria um avanço gigantesco, ainda mais se parte do desenvolvimento dele tivesse sido feito por aqui.
Agora caça de gente grande mesmo, é o F-22, PAKFA e o J-20.
[]'s
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Ainda há esperança no FX-2, a Indonésia chegou na frente em busca da xepa.pampa_01 escreveu:Srs acabou FX-2, Taiwan ira dar baixa em 45 Northrop F-5, assim que a FAB souber disso vai lá arrematar TODOS.
Então irá transformá-los no 'Millenum Falcon' tupiniquim.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King