EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Hubo un rumor que los EE9 y EE11 chilenos vendidos a Nimda tenian por destino a Paraguay, pero nunca pude confirmarlo.
Saludos,
Sut
Saludos,
Sut
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
O pessoal tem que ver que cada país tem os seus conceitos de defesa e hipóteses de conflito. No meu ponto de vista, com exceção do velho conflito com a Bolívia, as forças paraguaias somente tem utilidade para uso em operações de segurança interna ou em caso de guerra civil, golpe de estados etc. E nestes casos o M3 Stuart com algum tipo de torre moderna, dotada de um canhão automático 20/25 ou 30 mm ou outra arma, tem utilidade sim.
Já defendi aqui, neste Fórum, que em termos de Paraguai até o Sherman tem utilidade, podem por exemplo serem usados para segurança externa de um prédio do governo em um golpe de estado ou revolta, perante uma força irregular sem armas anti carro o Sherman assusta, desde claro que se mova e que as suas armas atirem, senão deixa ele em uma praça qualquer de monumento.
Já defendi aqui, neste Fórum, que em termos de Paraguai até o Sherman tem utilidade, podem por exemplo serem usados para segurança externa de um prédio do governo em um golpe de estado ou revolta, perante uma força irregular sem armas anti carro o Sherman assusta, desde claro que se mova e que as suas armas atirem, senão deixa ele em uma praça qualquer de monumento.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
SutSUT escreveu:Hubo un rumor que los EE9 y EE11 chilenos vendidos a Nimda tenian por destino a Paraguay, pero nunca pude confirmarlo.
Saludos,
Sut
Existe uma legislação no Paraguai que proibe a compra de equipamento usado. eles podem até receber equipamento usado como doação mas não podem adquirir.
Hélio
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5957 vezes
- Agradeceram: 3354 vezes
helio escreveu:SutSUT escreveu:Hubo un rumor que los EE9 y EE11 chilenos vendidos a Nimda tenian por destino a Paraguay, pero nunca pude confirmarlo.
Saludos,
Sut
Existe uma legislação no Paraguai que proibe a compra de equipamento usado. eles podem até receber equipamento usado como doação mas não podem adquirir.
Hélio
Penso que tal legislação no Brasil seria não só muitíssimo útil, como extremamente propícias às nossas ffaa's.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6465 vezes
- Agradeceram: 6827 vezes
- Contato:
FCarvalho escreveu:helio escreveu: Sut
Hélio
Penso que tal legislação no Brasil seria não só muitíssimo útil, como extremamente propícias às nossas ffaa's.
abs
Sei não. Olhes no Paraguai: não podem comprar de segunda mão, assim não compram nada e, consequentemente, ficam sem nada. No nosso caso, bastaria trocar o verbo "poder" pelo verbo "querer"...
Agora, não me posso impedir de assumir um comportamento algo irreverente no caso: imaginem se o nosso véio FABIO fosse Paraguaio? Já teria se enforcado ou dado um golpe de estado para mudar essa lei que proíbe as "compras de oportunidade"...
Finalizando, diria que para ELES os Stuarts, mesmo com o mísero 37 (pior, gosto daquele canhãozinho, se pudesse usar munição APDS moderna ainda daria um caldo, creio) ainda serve, afinal, não é para enfrentar nenhuma potência mesmo, só o Povo (como sempre)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
O povo muitas vezes esta bem armado, vide Líbia, Síria, Vietcong, Taliban, Sendero Luminoso, FARC, PCC, Comando Vermelho etc e etc.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- FCarvalho
- Sênior
Túlio escreveu:Penso que tal legislação no Brasil seria não só muitíssimo útil, como extremamente propícias às nossas ffaa's.
abs
Sei não. Olhes no Paraguai: não podem comprar de segunda mão, assim não compram nada e, consequentemente, ficam sem nada. No nosso caso, bastaria trocar o verbo "poder" pelo verbo "querer"...
Agora, não me posso impedir de assumir um comportamento algo irreverente no caso: imaginem se o nosso véio FABIO fosse Paraguaio? Já teria se enforcado ou dado um golpe de estado para mudar essa lei que proíbe as "compras de oportunidade"...
Finalizando, diria que para ELES os Stuarts, mesmo com o mísero 37 (pior, gosto daquele canhãozinho, se pudesse usar munição APDS moderna ainda daria um caldo, creio) ainda serve, afinal, não é para enfrentar nenhuma potência mesmo, só o Povo (como sempre)...[/quote]
Tulio, se as ffaa's paraguaias não fossem um elemento meramente figurativo em termos de operacionalidade, poderiam até pensar em uma legislação diferente, mas no entanto...
Contudo, no Brasil, que teoricamente ainda possui uma industria de defesa, mesmo que pífia, esta fórmula seria bastante útil no sentido de obter certa obrigatoriedade de investimentos na mesma, ainda que a troco de caixa, mas criaria ao menos um certo fluxo continuo de investimentos das e nas ffaa's através da BID. Além de impor ao GF a continuação dos investimentos, excluindo-se as onipresentes situações de pontualidade e execepcionalidade das compras governamentais na questão defesa.
Algumas MP's importantes já foram aprovadas para tentar-se garantir um mínimo de manutenção da BID, mas a medida mais importante, que seria a que garante a impositividade de investimentos em defesa por parte do governo, esta meu amigo, infelizmente continua, e continuará ad ifinitum em alguma gaveta da Casa Civil ou bloqueada pelos MF/MPOG da vida, visto que estas áreas são as que realmente administram o país.
Então acho melhor nós esperarmos sentados, ou deitados, que até sentar cansa, pois está mais fácil o exercito do Paraguai chegar a dispor de CC Abrams e M-19A6 do que as ffaa's brasileiras contarem com uma legislação que garanta investimentos fixos em defesa.
abs
Carpe Diem
- Paulo Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
O problema do Paraguai não poder comprar mais produtos usados foi em função da enorme corrupção que esta instalada lá (perto deles nós somos a Suíça), por isso preferiram engessar a sua legislação como forma de tentar coibir isso.
Agora o Paraguai recebe muito mais equipamento doado do que compra usado, isso é fato, e essas doações ainda continuarão, tanto que o Governo de Taiwan esta negociando atualmente uma doação de diversos veículos militares, inclusive blindados.
Abraços,
Paulo
Agora o Paraguai recebe muito mais equipamento doado do que compra usado, isso é fato, e essas doações ainda continuarão, tanto que o Governo de Taiwan esta negociando atualmente uma doação de diversos veículos militares, inclusive blindados.
Abraços,
Paulo
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
-
- Sênior
O Paulo tem toda razão, a unica forma de evitar este "vicio" de adquirir coisa barata à la Uruguai, foi de aplicar esta lei que proibe comprar equipamento usado.
Acho que o governo paraguaio agiu certo
Hélio
Acho que o governo paraguaio agiu certo
Hélio
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Hélio e Paulo véio, em minha opinião agiram apenas MEIO-certo: por um lado proibiram as aquisições corruptas de ferro-velho, por outro não adquirem nada novo. Então, a rigor não resolveram nada, porque compra de material novo também envolve corrupção (ou mais precisamente, PODE ENVOLVER)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
-
- Sênior
TulioTúlio escreveu:Hélio e Paulo véio, em minha opinião agiram apenas MEIO-certo: por um lado proibiram as aquisições corruptas de ferro-velho, por outro não adquirem nada novo. Então, a rigor não resolveram nada, porque compra de material novo também envolve corrupção (ou mais precisamente, PODE ENVOLVER)...
Eu não pensei no aspecto corrupção. Pensei no comodismo do governo em oferecer apenas equipamento de quinta mão, só para contentar as FA. Se é exigencia adquirir equipamentos novos, por um lado compra-se bem menos, mas pelo menos quando se adquire vem equipamento novo.
Hélio
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Hélio, apenas vimos a mesma coisa (intenção política - governamental, no caso) por ângulos diferentes: olhaste aparentemente para a parte do "fim das bugigangas" mas que resultou em depender de doações, ou seja, mais bugigangas; eu olhei para a parte "fim da corrupção" significando também fim no reequipamento com armas modernas (porque não as compram e muito menos têm capacidade de fazê-las).
Para falar claro a colegas que estão recém vendo agora a charla, refiro-me ao PARAGUAI. Nada a ver com o Brasil, que não entrega material aos cacos às FFAA nem sofre de qualquer problema com corrupção...
Para falar claro a colegas que estão recém vendo agora a charla, refiro-me ao PARAGUAI. Nada a ver com o Brasil, que não entrega material aos cacos às FFAA nem sofre de qualquer problema com corrupção...
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Túlio escreveu:Hélio e Paulo véio, em minha opinião agiram apenas MEIO-certo: por um lado proibiram as aquisições corruptas de ferro-velho, por outro não adquirem nada novo. Então, a rigor não resolveram nada, porque compra de material novo também envolve corrupção (ou mais precisamente, PODE ENVOLVER)...
A MB vai no Mesmo Barco. Não por conta de corrupção, mas de alguma opercionalidade. Só que isto tem um custo. A redução dramática de meios operativos.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- FCarvalho
- Sênior
Paulo, se a legislação paraguaia não permite a compra de meios usados, como então eles compram usados? Não entendi.Paulo Bastos escreveu:O problema do Paraguai não poder comprar mais produtos usados foi em função da enorme corrupção que esta instalada lá (perto deles nós somos a Suíça), por isso preferiram engessar a sua legislação como forma de tentar coibir isso.
Abraços,
Paulo
abs
Carpe Diem