Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4771 Mensagem por FoxHound » Qua Jul 18, 2012 3:24 pm

Rússia, EUA e Alemanha comentaram atentado na Síria.
Moscou considera a intensificação de atividade da opoisição armada na Síria como uma tendência perigosa, declarou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Guennadi Gatilov, durante o debate no Conselho de Segurança da ONU sobre regularizarão da situação no país.

As autoridades dos EUA estão preocupadas com a escalada da violência na Síria e apelam à comunidade mundial para aumentar a pressão sobre o regime do presidente Bashar al-Assad, disse esta quarta-feira o secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta, em conferência de imprensa.

Por sua vez, a chanceler da Alemanha Angela Merkel pediu aos países-membros do CS da ONU para aprovarem a resolução sobre a Síria, de maneira a dar o início às mudanças políticas no país.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_07_18/82036197/




hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 85 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4772 Mensagem por hades767676 » Qua Jul 18, 2012 3:48 pm

Primeiro atentado a bomba que vejo que o ocidente não condena, curioso.




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4773 Mensagem por FoxHound » Qua Jul 18, 2012 3:49 pm

Assad pode terminar como Kadafi (morto), Mubarak (preso) ou Ben Ali (no exílio) .
Bashar al Assad se formou em medicina e nunca pretendeu comandar um regime ditatorial como o de Damasco. Era o filho do meio de Hafez e foi treinado apenas para exercer a oftalmologia. O sucessor do pai seria Bassil. Mas este morreu e o irmão acabou se tornando o próximo da lista a assumir o poder.

Quando assumiu, Assad queria reformar a Síria e democratizar aos poucos. Mas rapidamente, sob pressão dos tradicionais membros do regime, percebeu que sua opção era ser o comandante de uma ditadura ou ir para o exílio. Acabou optando pela primeira opção.

Até 2010, não havia tanto problema em ser ditador, apesar das crises depois da queda de Saddam Hussein e do atentado que matou Rafik Hariri, culminando na retirada das tropas sírias do Líbino. Depois dos levantes de 2011, tudo mudou. Com o atentado de ontem, Bashar descobriu que pode morrer ou ser deposto a qualquer momento, independentemente do apoio que possui.

Certamente, neste momento, o líder sírio está calculando as suas opções. Pode fazer como Ben Ali e ir imediatamente para o exílio. Seu destino provável seria Moscou ou Kiev. Pode renunciar ficando na Síria, como Hosni Mubarak no Cairo, que acabou atrás das grades. E pode morrer cruelmente como Muamar Kadafi. A chance de virar um Abdullah Saleh, saindo do poder mas mantendo a influência, não existe mais.

Diante deste cenário, o oftalmologia talvez insista por mais um tempo. Lançará a sua última cartada de usar todas as armas à sua disposição para massacrar a oposição, multiplicando o número de mortos. Mas seria mais lógico pensar como Ben Ali. Ainda dá tempo. Isso, claro, solucionaria a sua vida. A Síria, independentemente dele, já virou o caos.
http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4774 Mensagem por marcelo l. » Qua Jul 18, 2012 4:07 pm

hades767676 escreveu:Primeiro atentado a bomba que vejo que o ocidente não condena, curioso.
É curioso também que foi uma arma que os sírios usaram para matar seus adversários no Líbano durante e depois da guerra civil para ganhar mais poder e desarticular seus desafetos.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4775 Mensagem por FoxHound » Qua Jul 18, 2012 4:15 pm

marcelo l. escreveu:
hades767676 escreveu:Primeiro atentado a bomba que vejo que o ocidente não condena, curioso.
É curioso também que foi uma arma que os sírios usaram para matar seus adversários no Líbano durante e depois da guerra civil para ganhar mais poder e desarticular seus desafetos.
O mundo dá voltas quem com ferro fere com ferro será ferido.




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4776 Mensagem por NettoBR » Qua Jul 18, 2012 7:52 pm

Oposição denuncia mais de 60 mortes em ações do regime sírio após atentado
Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 18/07/2012 16:20

Imagem

Cairo, 18 jul (EFE).- A oposição síria denunciou nesta quarta-feira a morte de mais de 60 pessoas em bombardeios e ataques das forças do regime, que sofreu o maior golpe desde o início da revolta com o atentado realizado hoje em Damasco.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos 62 civis e rebeldes (20 deles na capital) perderam a vida. Os Comitês de Coordenação Local (CCL) elevaram este número para 102 pessoas.

O atentado realizado hoje em Damasco pelos rebeldes matou três integrantes do alto escalão do governo de Bashar al Assad.
O Observatório apontou que além dos mortos em Damasco, 14 vítimas foram registradas em Deraa, oito em Idleb e cinco nos arredores da capital.

Um líder do grupo rebelde morreu nos enfrentamentos em Deraa, quando as forças governamentais dispararam e bombardearam distintas localidades do país como a zona de Qabun, nos arredores de Damasco, apontou a oposição.
Os Comitês sublinharam que a ofensiva das tropas do regime em bairros da capital, como o de Naher Isheh, no qual as forças governamentais empregaram aviões de combate e carros de combate para bombardear e destruir várias casas.

A opositora Comissão Geral da Revolução Síria acrescentou que as ruas estão praticamente vazias, na maioria das regiões da capital. Muitos comércios teriam fechado suas portas e um grande número de moradores deixou as áreas bombardeadas.

A ofensiva militar acontece depois que rebeldes promoveram o maior golpe contra o regime do presidente sírio, Bashar al Assad, desde março de 2011, com o assassinato ministro e do vice-ministro da Defesa, Dawoud Rajiha e Assef Shawkat, respectivamente.
Além disso, foi morto também o assistente do presidente, general Hassan Turkmani. Vários outros integrantes do alto escalão do regime sírio ficaram feridos.

Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx? ... =252523982




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4777 Mensagem por NettoBR » Qua Jul 18, 2012 8:02 pm

Explosão em ônibus na Bulgária mata 6; Israel culpa Irã
Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 18/07/2012 17:20

Imagem
Ônibus foi incendiado após explosão em Burgas

SOFIA, 18 Jul (Reuters) - Pelo menos seis israelenses morreram nesta quarta-feira na explosão em um ônibus no lado de fora de um aeroporto na Bulgária.
Israel imediatamente culpou o Irã e prometeu uma forte reação ao "terrorismo iraniano".

A explosão acontece no 18o aniversário de um ataque a bomba de 1994 ocorrido na sede da principal organização judaica da Argentina por um homem-bomba do grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, que matou 85 pessoas.

O chanceler búlgaro, Nikolai Mladenov, disse à Reuters por telefone que "a explosão foi causada por uma bomba no ônibus". Em comunicado, o ministério disse que cinco pessoas morreram no local e que uma sexta morreu no hospital. Trinta e duas pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos.
O prefeito de Burgas, na região do Mar Negro, afirmou que o ônibus levava turistas israelenses, mas a polícia não confirmou a nacionalidade das pessoas. Segundo a polícia, vários outros ônibus no local foram danificados.

"Eu não sei o que era, mas era uma explosão muito poderosa, e eu acho que foi algo colocado de propósito no ônibus, que transportava 47 turistas israelenses", disse o prefeito de Burgas, Dimitar Nikolov, à televisão BTV, acrescentando que 33 pessoas ficaram feridas .
Uma testemunha israelense disse em uma entrevista à rádio do Exército israelense que a explosão foi provavelmente causada por um suicida na entrada do ônibus.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, culpou o Irã pela explosão desta quarta-feira e disse que Israel iria reagir.

"Todos os sinais levam para o Irã. Somente nos últimos meses temos visto tentativas iranianas de atacar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, Chipre e em outros lugares", afirmou Netanyahu em comunicado.

"Exatamente dezoito anos após a explosão no centro da comunidade judaica na Argentina, assassinos terroristas iranianos continuam a atingir pessoas inocentes. Este é um ataque terrorista iraniano que está se espalhando por todo o mundo. Israel vai reagir fortemente contra o terrorismo iraniano", declarou.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou o ataque. "Os EUA ficarão ao lado de nossos aliados e fornecerão qualquer assistência que for necessária para identificar e levar à Justiça os autores deste ataque", disse Obama em comunicado, chamando o ataque de "completamente ultrajante".

VULNERÁVEL

Autoridades israelenses já haviam dito anteriormente que a Bulgária, um popular destino de férias para turistas israelenses, era vulnerável a ataques de militantes islâmicos que poderiam se infiltrar através da Turquia.

Diplomatas israelenses têm sido alvo em vários países nos últimos meses de bombardeiros que, segundo Israel, acontecem em nome do Irã.
Apesar de Teerã negar envolvimento, alguns analistas acreditam que o país está tentando vingar os assassinatos de vários cientistas de seu controverso programa nuclear. O Irã culpa Israel e seus aliados ocidentais.

Israel ameaçou ataques aéreos contra as instalações nucleares do Irã se os esforços diplomáticos não conseguirem interromper a busca de Teerã por armas nucleares, o que a República Islâmica nega que esteja buscando.

A imprensa israelense informou que sete pessoas morreram.
O aeroporto de Burgas foi fechado após o incidente e os voos foram redirecionados para o aeroporto de Varna, de acordo com a polícia.

Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/explos ... ir%C3%A3-3




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4778 Mensagem por NettoBR » Qua Jul 18, 2012 8:10 pm

Talibãs destroem 22 caminhões da Otan no Afeganistão
Veículos, que vinham do Uzbequistão, levavam suprimentos para forças da Otan que atuam no norte do país
Reuters | 18/07/2012 14:38:12

Imagem
Bombeiros tentam controlar as chamas após o atentado contra os caminhões-tanque da Otan, em Samangan

Ao menos 22 caminhões-tanque da Otan foram destruídos nesta quarta-feira na explosão de uma bomba no norte do Afeganistão, anunciaram à AFP as autoridades locais, acusando os rebeldes talibãs de terem realizado este atentado. Uma pessoa ficou ferida pela explosão da bomba, deixada entre os veículos de carga estacionados em Aibak, capital da província de Samangan, segundo a polícia.

A explosão ocorreu ao amanhecer e provocou um incêndio que destruiu os veículos estacionados, informou Ghulam Sakhi Baghlani, vice-governador da província de Samangan, onde ocorreu o ataque. Em nota, o Talibã disse que "às 2h (hora local) o 'mujahideen' atacou os caminhões invasores da Otan" que haviam chegado do Uzbequistão". Os veículos destruídos se dirigiam ao sul afegão.

Nessa mesma província, no sábado, um atentado suicida matou 23 pessoas num casamento, inclusive o pai da noiva, um parlamentar contrário ao Talibã. polícia da vizinha província de Baghlan disse ter prendido na quarta-feira dez supostos membros do Talibã com bombas magnéticas, que podem ser grudadas no fundo dos caminhões.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... istao.html




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7693
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 106 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4779 Mensagem por FOXTROT » Qua Jul 18, 2012 8:36 pm

Essas terríveis explosões, um dia alvejaram o Irã, hoje esatvam soiltas pela Bulgária! :twisted: :twisted:

Como eu disse esses dias, uma explosão pode ocorer em qualquer lugar. :mrgreen:

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4780 Mensagem por marcelo l. » Qua Jul 18, 2012 10:13 pm

FoxHound escreveu:
marcelo l. escreveu: É curioso também que foi uma arma que os sírios usaram para matar seus adversários no Líbano durante e depois da guerra civil para ganhar mais poder e desarticular seus desafetos.
O mundo dá voltas quem com ferro fere com ferro será ferido.
Infelizmente que em conflito normalmente quem morre, não feriu ninguém. E no caso da Síria é guerra civil sectária tem tudo para piorar mais ainda.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4781 Mensagem por marcelo l. » Qui Jul 19, 2012 10:32 am

Fontes ligadas à oposição síria afirmaram nesta quinta-feira que o líder do Partido Socialista Bahas, Bashar Al Assad se encontra na cidade portuária de Latakia.

Em Latákia, Assad estará a coordenar as respostas às operações lançadas pelos grupos de resistência da oposição síria, que na quinta-feira desferiram um golpe demolidor ao regime, quando utilizaram um ataque terrorista suicida para matar o ministro da defesa e vários dirigentes de topo de hierarquia do governo socialista, entre os quais se encontrava o cunhado de Bashar Al Assad.
cont.

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... NrNot=1213




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4782 Mensagem por EDSON » Qui Jul 19, 2012 10:35 am

NettoBR escreveu:Explosão em ônibus na Bulgária mata 6; Israel culpa Irã
Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 18/07/2012 17:20

Imagem
Ônibus foi incendiado após explosão em Burgas

SOFIA, 18 Jul (Reuters) - Pelo menos seis israelenses morreram nesta quarta-feira na explosão em um ônibus no lado de fora de um aeroporto na Bulgária.
Israel imediatamente culpou o Irã e prometeu uma forte reação ao "terrorismo iraniano".

A explosão acontece no 18o aniversário de um ataque a bomba de 1994 ocorrido na sede da principal organização judaica da Argentina por um homem-bomba do grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, que matou 85 pessoas.

O chanceler búlgaro, Nikolai Mladenov, disse à Reuters por telefone que "a explosão foi causada por uma bomba no ônibus". Em comunicado, o ministério disse que cinco pessoas morreram no local e que uma sexta morreu no hospital. Trinta e duas pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos.
O prefeito de Burgas, na região do Mar Negro, afirmou que o ônibus levava turistas israelenses, mas a polícia não confirmou a nacionalidade das pessoas. Segundo a polícia, vários outros ônibus no local foram danificados.

"Eu não sei o que era, mas era uma explosão muito poderosa, e eu acho que foi algo colocado de propósito no ônibus, que transportava 47 turistas israelenses", disse o prefeito de Burgas, Dimitar Nikolov, à televisão BTV, acrescentando que 33 pessoas ficaram feridas .
Uma testemunha israelense disse em uma entrevista à rádio do Exército israelense que a explosão foi provavelmente causada por um suicida na entrada do ônibus.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, culpou o Irã pela explosão desta quarta-feira e disse que Israel iria reagir.

"Todos os sinais levam para o Irã. Somente nos últimos meses temos visto tentativas iranianas de atacar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, Chipre e em outros lugares", afirmou Netanyahu em comunicado.

"Exatamente dezoito anos após a explosão no centro da comunidade judaica na Argentina, assassinos terroristas iranianos continuam a atingir pessoas inocentes. Este é um ataque terrorista iraniano que está se espalhando por todo o mundo. Israel vai reagir fortemente contra o terrorismo iraniano", declarou.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou o ataque. "Os EUA ficarão ao lado de nossos aliados e fornecerão qualquer assistência que for necessária para identificar e levar à Justiça os autores deste ataque", disse Obama em comunicado, chamando o ataque de "completamente ultrajante".

VULNERÁVEL

Autoridades israelenses já haviam dito anteriormente que a Bulgária, um popular destino de férias para turistas israelenses, era vulnerável a ataques de militantes islâmicos que poderiam se infiltrar através da Turquia.

Diplomatas israelenses têm sido alvo em vários países nos últimos meses de bombardeiros que, segundo Israel, acontecem em nome do Irã.
Apesar de Teerã negar envolvimento, alguns analistas acreditam que o país está tentando vingar os assassinatos de vários cientistas de seu controverso programa nuclear. O Irã culpa Israel e seus aliados ocidentais.

Israel ameaçou ataques aéreos contra as instalações nucleares do Irã se os esforços diplomáticos não conseguirem interromper a busca de Teerã por armas nucleares, o que a República Islâmica nega que esteja buscando.

A imprensa israelense informou que sete pessoas morreram.
O aeroporto de Burgas foi fechado após o incidente e os voos foram redirecionados para o aeroporto de Varna, de acordo com a polícia.

Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/explos ... ir%C3%A3-3



Agora tudo é culpa da Irã? O Corinthians ganhou a Libertadores! Também deve ser culpa do Irã. :roll:




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4783 Mensagem por marcelo l. » Qui Jul 19, 2012 10:44 am

http://radio.estadao.com.br/audios/audi ... B5E0F4076C

Presidente de investigação da ONU considera que o conflito na Síria está longe do fim - Paulo Sérgio Pinheiro entrevista a radio.

------------

C. J. CHIVERS; Syrian Rebels Hone Bomb Skills to Even the Odds

http://www.nytimes.com/2012/07/19/world ... .html?_r=1




Editado pela última vez por marcelo l. em Qui Jul 19, 2012 11:24 am, em um total de 1 vez.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4784 Mensagem por EDSON » Qui Jul 19, 2012 10:46 am

Com dinheiro saudita sendo injetado deve estar bem longe do fim mesmo só se o Assad cair ou morrer rapidamente.




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#4785 Mensagem por marcelo l. » Qui Jul 19, 2012 11:35 am

tribunal militar em Tunis condenado à revelia, quinta-feira, 19 de julho o ex-presidente Zine el-Abidine Ben Ali à prisão perpétua pela morte de 43 manifestantes em Tunis, durante a "revolução jasmim" no final de 2010 e início de 2011.
Ben Ali foi realizada com quarenta funcionários de seu regime, incluindo a General Ali Seriati , ex-chefe da segurança presidencial, condenado à prisão vinte anos, e dois ex-ministros do Interior, Rafik Belhaj Kacem, condenado a 15 anos, e Ahmed Friaa , o que o beneficia, uma desistência. As famílias das vítimas reagiram com raiva com o veredicto, alegando que era demasiado branda para o MM. Seriati e Kacem e denunciando a absolvição do Sr. Friaa.

JÁ condenado à prisão perpétua

Eles foram julgados por seu papel na morte de 43 manifestantes e ferimentos a 97 outros na governadoria de Tunis e outras cidades no norte e como Bizerte Nabeul. No total, mais de 300 pessoas foram mortas durante a revolta começou a 17 de dezembro de 2010 e culminando 14 de janeiro de 2011 em fuga Ben Ali para a Arábia Saudita .

O presidente deposto foi condenado a penas severas em vários casos. Meados de junho, ele recebeu uma sentença de prisão perpétua imposta pelo tribunal militar de Kef por seu papel nas mortes de manifestantes.

http://www.lemonde.fr/tunisie/article/2 ... 66522.html
trad. google




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Responder