Seu realismo é fora do normal.mmatuso escreveu:Seu otimismo é impressionante.Bourne escreveu:Nem tanto. Lá por 2020-25 devem chegar os primeiros Rafales usados para GDA. Seguindo a tradição brasileira veem capados e como tampões para o FX-XX (versão adulta) ou no aguardo da sexta geração. O importante é que voam e tem radar. O resto é luxo.
NOTÍCIAS DO RAFALE
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Não sei se alguém ja publicou isso por aqui, mas as primeiras hipoteses sobre a queda do Rafale da marinha francesa estão circulando na França : num dogfight contra um F-18, o Rafale teria cruzado o fluxo das turbinas do SH. Isso perturbou o funcionamento das sondas de pressão e temperatura instaladas no nariz do avião. As sondas começaram a enviar informações incoerentes e por isso o DFCS entrou num modo "degradado" (talvez até em lei direta) que não protege mais o avião contra parafusos. Justamente, o fluxo do F-18 também provocou a entrada do Rafale em parafuso (um pouco como no filme "Top Gun" se a memoria não me falha), o que teria sido impossivel com o DFCS em modo nominal.
São apenas rumores, aguardemos um relatorio oficial...
Abs
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Ue...mas mesmo que ele entrasse em direct law, o piloto poderia descomandar o parafuso. O aviao perderia as protecoes automaticas e o piloto teria que fazer o que ele aprendeu na sua formacao. Aviao e' aviao, automatico ou nao. A nao ser que ele tivesse restricao quanto a parafusos, coisa que nao acredito.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Amigos,alcmartin escreveu: Ue...mas mesmo que ele entrasse em direct law, o piloto poderia descomandar o parafuso. O aviao perderia as protecoes automaticas e o piloto teria que fazer o que ele aprendeu na sua formacao. Aviao e' aviao, automatico ou nao. A nao ser que ele tivesse restricao quanto a parafusos, coisa que nao acredito.
Independentemente do modo de controle, a recuperação de um parafuso requer grande margem de altitude, que poderia não estar disponível, se os aviões estavam mesmo treinando combate a baixa altura.
O treinamento normal de combate normalmente é encerrado quando qualquer avião cruza altura inferior a 10.000 ft.
Quando se está manobrando forte, com grande ângulo de ataque, pode ocorrer que apenas uma asa entre na esteira de turbulência. Se isto ocorrer, é muito provável que a aeronave tenha estol assimétrico (iniciando giro de asa). Se a velocidade estiver baixa, isso pode levar a aeronave a uma situação de "parafuso chato", ou até um "parafuso chato invertido". Esses tipos de parafuso ("flat") são bem diferentes dos parafusos tradicionais de nariz baixo, para os quais basta "descomandar". A saída de um parafuso "chato", se for possível recuperar, normalmente requer muito tempo (e altura) e a realização de uma sequência de manobras complexas.
Abraços,
Justin
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
E´verdade. Se foi o caso, a altura deve ter sido o fator preponderante, como na maioria. Alguns avioes tem a restrição de parafuso justamente pela tendencia em "achatar" o parafuso. A coisa complicou mais ainda depois da entrada em serviços dos CCV's com essa estoria de estabilidade artificial. Antes, como os avioes tinham naturalmente o nariz mais pesado, mesmo que fosse num parafuso chato, era esperar um pouco e o peso baixava o nariz e voce ganhava velocidade e comandos e podia sair. Quando muito, dava uma rajada no motor para provocar a saida do "embarrigamento". Hoje, com Cg traseiro e voce der o motor pode piorar a situacao, levantando o nariz. Igual o Airbus no 447...
Abs!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Isso, sem fontes, está com cara de piadinha que vai virar verdade nos Fóruns, daqui a pouco tem gente falando que os pitots do Rafale não prestam, que são os mesmos do Airbus, etc e tal.
...
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Hum??? A fonte sendo um PLA com muita experiência (A.K.A. alcmartin) não serve?hmundongo escreveu:Isso, sem fontes, está com cara de piadinha que vai virar verdade nos Fóruns, daqui a pouco tem gente falando que os pitots do Rafale não prestam, que são os mesmos do Airbus, etc e tal.
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Obrigado pela credibilidade, kekosam.
Mas, para não ficar nenhuma duvida do que afirmei, nem lançar bizu, vou detalhar: não afirmei nada sobre causa de acidente nenhum, nem do rafale, nem do Airbus.
Sobre o rafale, falei sobre o post do colega que levantou que uma falha em direct law poderia ter causado um parafuso e com isso, o acidente. Sobre o conhecimento que tenho de filosofia francesa de gerenciamento de voo, afirmei que naõ procedia. Mas o Justin bem lembrou que poderia envolver parafusos chatos e baixa altura. Concordei.
Sobre o Airbus, quis dizer que ficaria PARECIDO, pois ele entrou num "estol chato", devido as falhas de unrealible speed e stall e após isso, a tripulação tentou sair dando 100% de potencia, mas que isso num airbus e outras aeronaves modernas, é tanta potencia e eles tem tendencia a levantar o nariz novamente, o que pode causar, se nao bem administrado, a novo estol.
Só isso, comentarios, sem maiores pretensoes.
Abs a ambos!
PS- kekosam, um comentario comparativo que se tem feito na aerovia sobre o acidente do 330: é como se ele nao pudesse recuperar de um estol do primeiro tipo. a potencia faz ele levantar o nariz de novo e estolar novamente. Então, o procedimento oficial da Airbus é como o estol de 3º tipo de aeroclube: baixa o nariz, reduz motor, ganha velocidade e sai do estol. Apos isso, recupera-se a potencia. Coisa nova, que um tal de S.Dumont descobriu...
Abs!
Mas, para não ficar nenhuma duvida do que afirmei, nem lançar bizu, vou detalhar: não afirmei nada sobre causa de acidente nenhum, nem do rafale, nem do Airbus.
Sobre o rafale, falei sobre o post do colega que levantou que uma falha em direct law poderia ter causado um parafuso e com isso, o acidente. Sobre o conhecimento que tenho de filosofia francesa de gerenciamento de voo, afirmei que naõ procedia. Mas o Justin bem lembrou que poderia envolver parafusos chatos e baixa altura. Concordei.
Sobre o Airbus, quis dizer que ficaria PARECIDO, pois ele entrou num "estol chato", devido as falhas de unrealible speed e stall e após isso, a tripulação tentou sair dando 100% de potencia, mas que isso num airbus e outras aeronaves modernas, é tanta potencia e eles tem tendencia a levantar o nariz novamente, o que pode causar, se nao bem administrado, a novo estol.
Só isso, comentarios, sem maiores pretensoes.
Abs a ambos!
PS- kekosam, um comentario comparativo que se tem feito na aerovia sobre o acidente do 330: é como se ele nao pudesse recuperar de um estol do primeiro tipo. a potencia faz ele levantar o nariz de novo e estolar novamente. Então, o procedimento oficial da Airbus é como o estol de 3º tipo de aeroclube: baixa o nariz, reduz motor, ganha velocidade e sai do estol. Apos isso, recupera-se a potencia. Coisa nova, que um tal de S.Dumont descobriu...
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Só explicando, meu comentário não foi sobre os post do alc ou do justin, mas sobre o primeiro que falou do caso
...
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Procurei fontes e tudo que achei é esse post no blog Rafale News que cita a revista Air&Cosmos como fonte da informação. Não consegui achar uma versão eletrônica desse artigo.
Parece que o Justin acertou com suas hipoteses de parafuso chato e baixa altitude :
http://rafalenews.blogspot.fr/2012/07/m ... xaust.html
Abs
Parece que o Justin acertou com suas hipoteses de parafuso chato e baixa altitude :
http://rafalenews.blogspot.fr/2012/07/m ... xaust.html
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
bingo! E fica ai a curiosidade de quando pudermos saber maiores detalhes, se foi devido as manobras do aviao que provocaram o "achatamento", ou se e' uma tendencia do aviao, mesmo.
sds!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Sei lá, se fosse tendência ia viver despencando Rafale em treinamento. Para mim, como depreendi do acima escrito, foi episódico mesmo, ou seja, em nada desmerece essa baita aeronave de caça que eu bem que gostaria de ver ali em Canoas...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Só faltam os cocares da FAB e MB (por que diabos todo mundo tem que ter cocar diferente? Bobear e ainda dá josta num caso de ações reais)...
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