EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#2851 Mensagem por Clermont » Ter Jul 10, 2012 10:51 am

Paulo Bastos escreveu:Tecnicamente, o 105mm é muito superior ao 90mm, mas, como estamos discutindo aqui, para a missão proposta ao VBR-MR, creio que o 90mm atenda com sobra.
Esta é uma das coisas que eu tenho muita dificuldade em entender. Por quê, nem mesmo em planejamento a longo prazo, depois de um momento ideal onde a infantaria mecanizada já seja uma realidade, com muitas centenas de VBTP "Guarani" rodando por aí; depois de o Guarani-90 mm ter saído do papel e começar a aposentar os velhos "Cascavél" dentro dos pelotões de cavalaria. Por quê, então, não pensar numa versão 8x8, tanto para acomodar um obuseiro 155 mm, como para acomodar um canhão 105 mm?

Se o Exército estuda uma viatura de Engenharia 8x8, por quê não usar tal chassis para outras versões? Um regimento de cavalaria mecanizada não ficaria mais poderoso, caso dispusesse, digamos, de um quarto esquadrão dotado de Guarani-105 mm 8x8, como apoio antitanque dos demais esquadrões de reconhecimento?

O desinteresse do Exército por viaturas 8x8 (de combate, não de apoio de engenharia) deve-se a crença de que não haverá dinheiro no futuro, ou à razões doutrinárias profundas que favorecem, exclusivamente, viaturas 6x6?

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#2852 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jul 10, 2012 10:57 am

Clermont escreveu:
Paulo Bastos escreveu:Tecnicamente, o 105mm é muito superior ao 90mm, mas, como estamos discutindo aqui, para a missão proposta ao VBR-MR, creio que o 90mm atenda com sobra.
Esta é uma das coisas que eu tenho muita dificuldade em entender. Por quê, nem mesmo em planejamento a longo prazo, depois de um momento ideal onde a infantaria mecanizada já seja uma realidade, com muitas centenas de VBTP "Guarani" rodando por aí; depois de o Guarani-90 mm ter saído do papel e começar a aposentar os velhos "Cascavél" dentro dos pelotões de cavalaria. Por quê, então, não pensar numa versão 8x8, tanto para acomodar um obuseiro 155 mm, como para acomodar um canhão 105 mm?

Se o Exército estuda uma viatura de Engenharia 8x8, por quê não usar tal chassis para outras versões? Um regimento de cavalaria mecanizada não ficaria mais poderoso, caso dispusesse, digamos, de um quarto esquadrão dotado de Guarani-105 mm 8x8, como apoio antitanque dos demais esquadrões de reconhecimento?

O desinteresse do Exército por viaturas 8x8 (de combate, não de apoio de engenharia) deve-se a crença de que não haverá dinheiro no futuro, ou à razões doutrinárias profundas que favorecem, exclusivamente, viaturas 6x6?
Clermont, esse assunto ja foi muito discutido aqui, e se quiser ve-lo sugiro ler as mensagens anterior nesse tópico, mas resumindo tudo, a preferencia pelo 6x6/90mm se dá pelo menor custo e por considerar que essa configuração atenda as necessidades do EB.

Outra coisa, não se pensa em criar uma "viatura de Engenharia 8x8", mas, caso o VBR-MR for 8x8, essa configuração ira se repetir na versão VBR-Socorro.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6465 vezes
Agradeceram: 6826 vezes
Contato:

#2853 Mensagem por Túlio » Sex Jul 13, 2012 1:35 pm

Sei lá mas se for a intenção de se criar unidades AC especializadas, mesmo gostando muito da torre 105 sobre a qual escrevi, me pareceria mais custo-efetivo um 6 x 6 comum com lançador de mísseis AC, até por poderem atirar a distâncias maiores (talvez o mítico MSS 3.2) e serem dotados de ogivas poderosas o suficiente para acabar com qualquer CC. De resto, no caso de se notar uma necessidade AC móvel, mesmo assim seriam poucas unidades, o que encareceria um bocado o desenvolvimento de um 8 x 8 dedicado e a compra das poucas torres com peça 105. E, tirando a capacidade AC, o 90 funciona tão bem quanto o 105...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#2854 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 13, 2012 1:54 pm

Túlio escreveu:Sei lá mas se for a intenção de se criar unidades AC especializadas, mesmo gostando muito da torre 105 sobre a qual escrevi, me pareceria mais custo-efetivo um 6 x 6 comum com lançador de mísseis AC, até por poderem atirar a distâncias maiores (talvez o mítico MSS 3.2) e serem dotados de ogivas poderosas o suficiente para acabar com qualquer CC. De resto, no caso de se notar uma necessidade AC móvel, mesmo assim seriam poucas unidades, o que encareceria um bocado o desenvolvimento de um 8 x 8 dedicado e a compra das poucas torres com peça 105. E, tirando a capacidade AC, o 90 funciona tão bem quanto o 105...
Tulio, você escreveu tudo aquilo que eu gostaria de escrever.

Se é para ser anticarro a melhor opção é missil guiado!!!

A vantagem do canhão é ser uma arma mais polivalente, tanto anti carro, como anti pessoal, como anti material não blindado.

O interessante é que uma grande quantidade de foristas (eu quase digo: a maioria) fala em canhão como arma anti carro, esquecendo completamente todas suas qualidades.

Mais uma vez eu menciono a Brigada Stryker estadunidense: apesar de ter em cada companhia um pelotão de veículo M1128 Mobile Gun System (MGS) para apoio direto da infantaria, mobiliado com canhão 105 mm familia L7/M68, a brigada tem uma companhia de veiculo M1134 Anti-Tank Guided Missile Vehicle (ATGM), mobiliado com missil guiado AC TOW para defesa AC especializada.

Bacchi

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#2855 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 13, 2012 2:30 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Túlio escreveu:Sei lá mas se for a intenção de se criar unidades AC especializadas, mesmo gostando muito da torre 105 sobre a qual escrevi, me pareceria mais custo-efetivo um 6 x 6 comum com lançador de mísseis AC, até por poderem atirar a distâncias maiores (talvez o mítico MSS 3.2) e serem dotados de ogivas poderosas o suficiente para acabar com qualquer CC. De resto, no caso de se notar uma necessidade AC móvel, mesmo assim seriam poucas unidades, o que encareceria um bocado o desenvolvimento de um 8 x 8 dedicado e a compra das poucas torres com peça 105. E, tirando a capacidade AC, o 90 funciona tão bem quanto o 105...
Tulio, você escreveu tudo aquilo que eu gostaria de escrever.

Se é para ser anticarro a melhor opção é missil guiado!!!

A vantagem do canhão é ser uma arma mais polivalente, tanto anti carro, como anti pessoal, como anti material não blindado.

O interessante é que uma grande quantidade de foristas (eu quase digo: a maioria) fala em canhão como arma anti carro, esquecendo completamente todas suas qualidades.

Mais uma vez eu menciono a Brigada Stryker estadunidense: apesar de ter em cada companhia um pelotão de veículo M1128 Mobile Gun System (MGS) para apoio direto da infantaria, mobiliado com canhão 105 mm familia L7/M68, a brigada tem uma companhia de veiculo M1134 Anti-Tank Guided Missile Vehicle (ATGM), mobiliado com missil guiado AC TOW para defesa AC especializada.

Bacchi
Imagem

E há chances de termos uma versão desta no Guarani? Digo, há intere$$e do EB?

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 133 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#2856 Mensagem por prp » Sex Jul 13, 2012 3:13 pm

Eu acho que o desenvolvimento do MSS 3.2 é justamente pra isso, porém acho que será no gurani 6x6.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#2857 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 13, 2012 3:45 pm

prp escreveu:Eu acho que o desenvolvimento do MSS 3.2 é justamente pra isso, porém acho que será no gurani 6x6.
Um grande erro...
O engraçado é que sempre que leio de versões "improved" de APC, IFV, etc, vejo versões 8x8 e não 6x6...

Olha essa imagem de um Pandur II na configuração APC com torre de 105mm:

Imagem
The Pandur II 8x8 is an improved modular all-wheel-drive version of the Pandur 6x6 APC wheeled armoured vehicle. It was developed as a private venture by the Austrian company Steyr-Daimler-Puch Spezialfahrzeuge and is currently in production for the Portuguese Armed Forces.
8x8...

[005]

Audaces Fortuna Iuvat
Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#2858 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 13, 2012 3:55 pm

Outra versão que seria muito interessante:

Imagem

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6465 vezes
Agradeceram: 6826 vezes
Contato:

#2859 Mensagem por Túlio » Sex Jul 13, 2012 4:02 pm

André, por que achas ERRO colocar mísseis AC num 6 x 6? Onde estaria a vantagem em colocá-los num 8 x 8?

Nas buenas, não entendi... :? :? :? :?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#2860 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 13, 2012 4:22 pm

Túlio escreveu:André, por que achas ERRO colocar mísseis AC num 6 x 6? Onde estaria a vantagem em colocá-los num 8 x 8?

Nas buenas, não entendi... :? :? :? :?
Um veículo 8x8 possui maior mobilidade em terrenos acidentados, maior estabilidade, e como um carro sobre rodas não possui a mesma blindagem de um carro de combate sobre lagartas, é mais fácil disparar e fugir, do que um veículo 6x6, que, até onde sei, apenas consegue curvar melhor do que um 8x8.

Alguém poderia citar veículos modernos, ou que estão a ser modernizados, ou mesmo Forças, que não estão a priorizar os 8x8 sobre os 6x6?

[009]

Ah, vejam essas 3 versões do NORINCO, um atrás do outro:
Imagem
VCI, Assalto e Obuseiro Autopropulsado de 122mm .

Audaces Fortuna Iuvat
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#2861 Mensagem por Paisano » Sex Jul 13, 2012 4:33 pm

Andre Correa escreveu:Outra versão que seria muito interessante:

Imagem

[009]
Vejo a configuração desse veículo e me vem a mente um nome: HMS Hood. :?

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#2862 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 13, 2012 4:38 pm

Pela quinquagesima vez vai começar a discussão 6X6 ou 8X8!!!

Bacchi

Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#2863 Mensagem por Andre Correa » Sex Jul 13, 2012 4:42 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Pela quinquagesima vez vai começar a discussão 6X6 ou 8X8!!!

Bacchi
Caro Mestre Bacchi, não digo que a família toda deva ser baseada em 8x8, apenas que, nas versões chave, e quando necessário, siga-se pelo 8x8, pois a economia de hoje pode ser o prejuízo de amanhã, percebes?

De qualquer maneira, não desejo interromper o debate, e sim apenas expressar a minha opinião. :wink:

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#2864 Mensagem por talharim » Sex Jul 13, 2012 4:58 pm

Poderiamos entao ter um Guarani 10X10 8-] :mrgreen: Maior autonomia,maior proteçao balistica,poder instalar um canhao de 105mm fora o grande mix de configuraçoes que uma viatura desse porte permite .

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: nao sei se o custoxbeneficio vale .

Imagem

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#2865 Mensagem por REGATEANO » Sex Jul 13, 2012 5:03 pm

Bacchi e Paulo, quais livros vocês poderiam nos indicar para melhor conhecimento de blindados sobre rodas e/ou lagartas?

Abraços

Responder