Bom dia Fernando.faterra escreveu:JT, bom dia!JT8D escreveu: Só lembrando que no FX-1, mesmo com 20% das ações da Embraer nas mãos dos franceses eles não levaram nada.
No caso atual a Boeing não tem nem uma açãozinha da Embraer.
Outra coisa: você acha que a Dassault tem alguma tecnologia que a Boeing já não tenha? E que a Boeing precisa da Embraer para "descobrir" o que os franceses estão fazendo?
[]´s,
JT
A questão não é a sociedade com uma ou a parceria com outra em si, o que ganhou ou deixou de levar, mas a atitude e o momento escolhido. A meu ver, no mínimo, incovenientes.
Em 1999, a Embraer assustou todo mundo quando declarou a sociedade com os franceses assumindo publicamente a adoção do Mirage-BR como seu caça na disputa, passando a representar assim a Dassault e a pressionar os tomadores da decisão. Pelo que já li, havia um compromisso entre a Embraer e a FAB para que ela assumisse a montagem do caça ganhador. As empresas concorrentes passaram a procurar pelo país por parceiro também. A Sukhoi procurou a Avibrás para o seu Su-35 e a Lockheed a VEM/Varig para o seu F-16/BR, por exemplo.
Desta vez é a parceria com a Boeing em um momento final de definição do FX-2. O que podemos aguardar desta parceria? O que ambas declararam no anunciado pela imprensa? Pode até ser, mas...!
Não vejo nada de estranho nisto. Toda empresa protege seus projetos dos concorrentes. Se a Boeing precisa ou não da Embraer para espionar a Dassault... depende! Todos têm sempre uma carta na manga, o que atiça a curiosidade da concorrência, portanto, procurarão utilizar sempre os meios mais fáceis que têm nas mãos no momento.
Lamento muito, mas é o que penso.
Entendo seu ponto de vista e respeito sua opinião. A Embraer não teria de enfrentar esses dilemas se a novela do FX já tivesse acabado. Eu pessoalmente acredito que a Embraer não tome nenhuma decisão estratégica sem a concordância do governo, mas essas coisas nunca são reveladas ao público, por motivos óbvios. Então só nos resta torcer para que eles saibam o que estão fazendo.
Abraços,
JT