Agora fiquei curioso... O que seria? A Embraer comprar a SAAB (Como se rumorizava havia uns anos atrás)?mmatuso escreveu:Mas existe um fator surpresa que fez o caça sueco ir para a lista final de candidatos, mesmo sem estar pronto e que talvez possa surpreender(perguntei por aqui e ninguém sabe responder qual é a razão de tão obscura que é ). Então esse fator poderia ajudar também a vencer a disputa.
JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
bcorreia escreveu:Amor platônico?P44 escreveu:Como se pode sofrer por algo que não existe?
Para isso é preciso que o alvo/objecto do amor exista....
Re: JAS-39 Gripen
Mais de 60 anos de história de construção aeronáutica.
Como alguém disse em um fórum. 5 caças e apenas 1 treinador.
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Re: JAS-39 Gripen
Saab atrasa entrega de aeronaves para Tailândia devido a recusa no fornecimento de peças por parte dos EU
Publicado em 09/06/2012 por Fernando Valduga em Militar
A entrega de seis aeronaves adicionais da fabricante sueca Saab para Tailândia foi adiada, disse nessa sexta-feira uma fonte da Real Força Aérea da Tailândia. A razão foi a recusa do fornecedor norte-americano de vender algumas partes importantes da aeronave.
A entrega dos seis aviões de caça Gripen e uma aeronave de alerta aéreo antecipado Saab 340 estava marcada para terça-feira passada, na Base Aérea de Don Muang, e uma cerimônia de recebimento oficial estava agendada para quarta-feira passada, junto a Ala 7 em Surat Thani.
As duas datas foram adiadas devido ao fornecedor de peças norte americano se recusar a vender alguns produtos-chave para o fabricante sueco, por razões que ainda não estão claras, disse a fonte.
O Saab 340 AEW é usado para controlar em voo a frota de caças Gripen.
“Certos itens fundamentais das aeronaves a jato Gripen e do sistema radar do Saab 340 produzido pela empresa dos EUA não foram autorizadas para venda a outros países”, disse a fonte. “E isso resultou num atraso na montagem [na empresa sueca] da aeronave, que eu realmente não tenho idéia de quando será concluída”.
“Eu não tenho certeza se este é um jogo ou não, porque a Real Força Aérea da Tailândia escolheu o Gripen da Suécia ao invés de caças da série F dos Estados Unidos. Os EUA não devem estar felizes com isso”, disse a fonte.
O Comandante da Força Aérea da Tailândia Itthaporn Subha-wong viajou para a Suécia no mês passado para discutir a entrega com a Saab, mas sem sucesso, disse a fonte.
Anteriormente, a força aérea tailandesa havia comprado um total de 12 caças Gripen da Suécia, juntamente com duas aeronaves AEW Saab 340 e uma aeronave de transporte Saab 340, num total avaliado em US$ 1,1 bilhão.
O primeiro lote de seis aeronaves de caça Gripen, um Saab 340 AEW e um Saab 340 de transporte já foi entregue e comissionado junto a Ala 7.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=51224#more-51224
Triste sina ter nascido português
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Re: JAS-39 Gripen
Essa notícia da a entender que os 6 Gripens e o 340AEW deveriam ser entregues agora, mas na realidade o prazo se estende até 2013.
Conforme postado por colegas do fórum BM(Caçador e Alberto):
Fonte da notícia original do rumor:
http://www.bangkokpost.com/news/local/2 ... b-aircraft
No meu entender, se houve algum atraso não foi da ENTREGA dos caças. Houve no mínimo um exagero.
[]'s
Conforme postado por colegas do fórum BM(Caçador e Alberto):
E recentemente, o Comandante da RTAF esteve visitando a SAAB para acompanhar a evolução da produção desse segundo lote:Delivery of Gripen fighter aircraft to Thailand
At a ceremony in Thailand February 22 FMV handed over six Gripen fighter aircrafts from the latest C- and D-version to the Royal Thai Air Force. This completes the final delivery of the first phase of the integrated air defense system that Thailand procured.
Just before Christmas, FMV delivered the first parts of the air defense systems that Sweden and Thailand agreed on in 2008. And today FMV completed its commitment by delivering the six Gripen aircrafts. They arrived in Thailand after having flown from Sweden via Hungary, Crete, Jordan, Saudi Arabia, Oman and India.
"We have now successfully delivered a complete air defense system. Swedish pilots and technicians will now help Thailand to start using the system", says Arne Héden, head of Gripen Thailand at FMV.
The agreement of 2008 between FMV, as a representative of Sweden and Thailand, covers six Gripen aircraft (four Jas 39D and two Jas 39C) with associated equipment and services, a Saab 340 aircraft with airborne radar surveillance system, a Saab 340 for transport and education and an integrated Command and Control system with data links.
The agreement contains, in addition, an extensive logistical support, training for Thai pilots and technicians as well as simulators. Sweden will also help as advisors in Thailand during the introduction of the Gripen and the Erieye system in the Royal Thai Air Force.
The equipment, together with the commitment to train pilots and technicians as well as bilateral agreements for the development of advanced data link and transfer of technology, form a comprehensive solution.
In November 2010 FMV signed a new agreement with Thailand, which covers additional six Gripen fighters of the latest C version, along with a Saab 340 with Erieyeradar and the Swedish missile RB 15F. Delivery of the components will take place during 2012 and 2013.
As part of the contract, Sweden will transfer the latest technology in advanced military aircraft to Thailand. The purpose of this is through long-term partnership develop the aerospace and defense skills in Thailand. This will also serve as a base for industry in Thailand in terms of future development.
Royal Thai Air Force Checked out Manufacture of Gripen 39 C in Sweden
The chief commander of the Royal Thai Air Force, Major General Itthiporn Supawong, and the Royal Thai Air Force officers recently visited Saab in Sweden to check out the manufacturing progress of the GRIPEN fighter air craft 39 C/D, ordered by the Royal Thai Air Force.
The visit is on May 28 - June 2. The welcome dinner was hosted by the Swedish Air Force at KAYALLERIMÄSS.
31 May 2012 in Regional, Views: 23
Original news source:http://www.rtaf.mi.th/rtafnews/rtafnews ... asp?id=192 read more.
Fonte da notícia original do rumor:
http://www.bangkokpost.com/news/local/2 ... b-aircraft
No meu entender, se houve algum atraso não foi da ENTREGA dos caças. Houve no mínimo um exagero.
[]'s
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Re: JAS-39 Gripen
Foto de uma Formação de Gripen tirada na recente Aerospace Forum que ocorreu na Suécia (Notar o Gripen Tailândes 70107-do 2º lote embargado )
Na mesma ocasião, a cerimônia de entrega do 2º SAAB 340 AEW(também do 2º lote):
Link abaixo:
fonte:http://www.thaiarmedforce.com/taf-milit ... ivery.html
[]'s
Na mesma ocasião, a cerimônia de entrega do 2º SAAB 340 AEW(também do 2º lote):
Link abaixo:
fonte:http://www.thaiarmedforce.com/taf-milit ... ivery.html
[]'s
- NovaTO
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Re: JAS-39 Gripen
No Cavok:
[]'s
Suécia e Suíça seguem em frente com o programa conjunto Gripen
Publicado em 19/06/2012 por Fernando Valduga em Militar
A aeronave Gripen NG Demo está servindo de base para o desenvolvimento da nova versão Gripen E/F.
Entregues os planos aprovados a nível nacional na Suécia e na Suíça para sobreviver aos distúrbios políticos ou econômicos, os caças JAS39 E/F, o produto do Gripen Demo e dos programas da Próxima Geração (NG) do Gripen, serão entregues aos clientes em 2018. Isto significa que a Saab e a sua equipe fornecedora terá criado o que é em muitos aspectos, uma aeronave totalmente nova, em comparação com os originais JAS9 A/B, já que o desenvolvimento da versão em serviço C/D começou em junho de 1997.
Isso tem sido feito até agora em contratos de preço fixo para o desenvolvimento, produção nova e modernizações, de acordo com uma apresentação pela FMV, o organismo sueco de aquisição em defesa. Após a entrega do último Gripen C/D, a Saab devolveu um montante não especificado de dinheiro para o governo sueco, porque os custos eram mais baixos do que o previsto.
Mais detalhes da versão JAS39 E/F surgiram numa conferência aeroespacial organizada pela Força Aérea Sueca e Saab no início deste mês, na Base Aérea de Malmen, com a participação de operadores atuais e potenciais do Gripen.
A programação está definida por dois compromissos interligados. O governo sueco decidiu substituir os seus C/D pelo E/F e tem o compromisso de desenvolver a aeronave a tempo de atender aos requisitos da Suíça. O governo suíço escolheu o E/F como a única substituição acessível para o F-5E/F, e sujeito a um referendo e negociações, vai assinar um contrato em 2014, desencadeando um avanço em grande escala por parte da Suécia.
Alguns trabalhos de desenvolvimento continuarão a lançar as bases para o programa de quatro anos. Enquanto o processo político permanece em andamento, as duas primeiras aeronaves de desenvolvimento do E/F, fabricadas desde o início, identificados como 39-8, vão voar no final de 2013. O Gripen Demo foi equipado como um protótipo do radar de matriz ativa digital Selex ES-05 Raven, e será usado para testar os sistemas de aviônicos revisados e armas do E/F.
A célula E/F será largamente nova, embora deva ser possível utilizar alguns componentes principais das existentes células C/D, incluindo as asas. As seções médias e posteriores da fuselagem vão ser ser novas, para acomodar o motor General Electric F414 (e ao seu maior fluxo de ar) e o novo trem de pouso. As seções das raízes das asas serão maiores, colocando o ponto de fixação da asa cerca de 30 polegadas mais distante. O objetivo é manter a mesma carga alar do E/F que teve um aumento de 2,5 toneladas de peso bruto. A fuselagem será ligeiramente maior, mantendo ou melhorando a relação de estreitamento. Fontes sugerem que o projeto vai incorporar as entradas de ar supersônicas no estilo do F-35.
O caça Gripen E/F até agora teve interesse pela Suécia e Suíça, mas nenhum contrato foi assinado.
A versão E/F deve atingir velocidade supercruzeiro com carga de armas. Ainda sob discussão é se vai usar a versão F414 com Motor de Desempenho Reforçado (EPE), que poderia ser configurado para fornecer mais empuxo, uma melhor eficiência de combustível ou uma combinação dos dois.
Um mock-up do conjunto de sensores Selex Galileo para a versão E/F estava em exposição em Malmen, confirmando as importantes características do projeto. O ES-05 Raven possui um “reposicionador”: o AESA está fortemente inclinado e montado num rolamento girando, dando-lhe um campo de atuação de +-100 graus, quase o dobro de um AESA fixo. Ele tem uma influência única, ao contrário do mais complexo projeto de dois rolamentos, previsto para o Eurofighter Typhoon, reduzindo o peso e custo.
O radar AESA incorpora uma função de identificação amigo ou inimigo (IFF), que funciona em conjunto com o Interrogador Amigo ou Inimigo 426 SIT. O segundo apresenta grandes antenas de matriz ativa nas laterais da fuselagem, e atrás da redoma, fornecendo uma cobertura IFF sem precedentes em azimute e alcance. Finalmente, o sistema de busca e rastreamento infravermelho Skyward-G é refrigerado a ar, reduzindo seu peso.
O projeto conjunto de sensores, centrado em baixo peso, suporta parte da estratégia do E/F, que é o de proporcionar um caminho de atualização comum para os novos clientes do E/F e atuais operadores dos C/D, tornando os novos sensores, e o sistema de aviônica revisado, como upgrade para o C/D.
Este por sua vez, apoia a estratégia econômica subjacente do Gripen. Embora os custos flyaway do caça não sejam citados, um oficial sênior sueco observa que “não é o avião mais barato” para adquirir. Por outro lado, o novo ministro da Defesa sueca, Karin Enstrom disse numa entrevista em Malmen, que “as alternativas também não são viáveis.” Isso reflete o fato de que os custos de operação do Gripen são reivindicados como sendo muito menor do que os de qualquer concorrente.
De acordo com o Chefe da Força Aérea Suíça, o tenente-general Marcus Gygax, a avaliação nacional mostrou que o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon teriam custos por hora de vôo dentro de um pequena porcentagem uma da outra, mas aproximadamente o dobro do JAS39 E/F. (Gygax também confirma que os relatórios vazados da agência de aquisição de armas da Suíça, a armasuisse, são baseados em dados antigos e não refletem a configuração Gripen escolhida pela Suíça.)
A Noruega, na sua avaliação de 2008 do Gripen contra o F-35, o caça sueco foi penalizado com as estimativas do custo de ciclo de vida com base nos elevados custos de atualização de desenvolvimento, ao longo de um pequeno número de aviões. Contudo, os líderes suecos sinalizam que o C/D, que inclui um novo cockpit, link de dados e sistema de guerra eletrônica, foi desenvolvido a um custo muito menor do que as atualizações mais comparáveis. O novo sistema central de aviônicos do E/F destina-se a apresentar um grau sem precedentes de divisão entre sistemas de missão crítica e de funções de vôo, reduzindo o tempo e custos de desenvolvimento e atualizações. De acordo com a Saab, os sistemas críticos de voo consomem tempo e dinheiro na verificação e ensaio enquanto eles estão na fase inicial de projeto, mas os sistemas de missão do E/F devem ser verificados em 10-15% desse tempo. Gygax aponta que, com um caminho de atualização comum C/D, os operadores do E/F farão parte da mesma atual comunidade dos operadores do tipo.
Fonte: Bill Sweetman, Aviation Week – Tradução: Cavok
[]'s
Re: JAS-39 Gripen
Artigo que traduzi sobre a compra suiça, publicado no jornal suiço "Le Matin". Traz informações interessantes sobre o que poderia acontecer no Brasil caso o Gripen vença o FX-2.
http://www.lematin.ch/suisse/Les-nouvea ... y/25769697
http://www.lematin.ch/suisse/Les-nouvea ... y/25769697
Os novos Gripens não estarão prontos antes de 2020
Caso Gripen - O desenvolvimento do futuro jato de combate sueco vai levar tempo. Eis por que a Suécia propõe emprestar Gripens C/D, a versão atual. "E a operação da ultima chance !", analisa Yvan Perrin.
"A ministra da defesa sueca, Sra Enström, é uma boa vendedora. Ela quer atrelar a Suiça ao Gripen, porque ela esta nos vendendo um avião que ainda não existe. Então ela tem a amabilidade de assegurar o serviço pré-venda !" O conselheiro nacional Verde Geri Müller, integrante da comissão da segurança, reage com determinação e um pouco de ironia à oferta da Suécia de emprestar à Suiça Gripens C/D na espera da entrega dos Gripens E/F.
Essa divulgação foi feita hoje (29/6/2012, NdT) em Meiringen durante uma entrevista coletiva que seguia um encontro de trabalho oficial dois dias (sic) entre o chefe do Departamento da defesa (DDPS) Ueli MAurer e sua homologa sueca Karin Enström. O objectivo desse entendimento ? Permetir a baixa dos Tiger F-5 que devem ser substituidos.
No entanto não foi questão de cronograma de entrega dos aviões comprados. O atraso ja seria programado ? Até agora, Ueli Maurer ficou com a agenda seguinte : uma vez a encomenda assinada, quatro anos de desenvolvimento na Suécia seriam necessarios. A entrega do primeiro avião de combate sueco occorreria então em 2018. E as entregas, à razão de um aparelho por mês, se estenderão até 2020, repetiu mais de uma vez o conselheiro federal.
Armasuisse antecipa 2020 no melhor dos casos
Segundo nossas informações, do lado da Armasuisse, ja avançam as datas de 2020 (hipotese otimista) e de 2023 (pessimista) para a entrega do primeiro aparelho. E mais dois a três anos de prazo para receber toda a frota dos 22 aparelhos Gripen E/F. "Os mais temerarios se arriscam a dar prazos. A unica coisa certa : vai ter um certo atraso. Isso parece com uma operação da ultima chance, maneira de assegurar-se de que a Suiça não mude de idéia.", reconhece Yvan Perrin. O politico da UDC também é integrante da comissão de segurança.
Para lembrança, o desenvolvimento futuro do Gripen E/F pela Suécia depende também de uma encomenda de exportação. O exército sueco deseja renovar sua frota de Gripen com 60 aviões da nova geração por volta de 2020. Mas o governo sueco tem que dar o seu aval em setembro e o parlamento sueco debatera disso no fim do ano.
A Suécia quer a Suiça
Por isso os dois paises dependem um do outro. Isso sendo quando questões importantes permanencem em suspenso. Notadamente aquela da participação da Suiça nos custos de desenvolvimento. Ueli Maurer sempre assegurou que o orçamento de 3,1 bilhões de francos era intocavel. Incluindo a oferta da SAAB por 2,2 bilhões, segundo nossas informações, e o resto para a adaptação das infraestruturas e certos equipamentos. Na SAAB, também,
asseguram que o preço é fixo.
So que entre a Suécia e a Suiça divergências de interpretação sobre a participação nos custos de desenvolvimento existem. Ainda na terça passada, a comissão de segurança anunciou que ela esperava esclarecimentos por parte dos parlamentares suecos. Uma coisa esta certa : o Gripen E/F não estara pronto antes de 2020 no melhor dos casos. Isso aborrece os parlamentares suiços, opositores como partidarios do avião, porque a oferta basica (?) recomendava a compra de um avião ja existente, a fim de reduzir ao maximo os riscos industriais. O prazo de entrega é um deles.
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Re: JAS-39 Gripen
Boa tarde, como pode a FAB encomendar 23 KC-390 se ele "só existe no papel"?
ESSES CARAS DA FAB SÃO MUITO LOUCOS.
OU... quem são os loucos?
ESSES CARAS DA FAB SÃO MUITO LOUCOS.
OU... quem são os loucos?
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Re: JAS-39 Gripen
tonixerife escreveu:Boa tarde, como pode a FAB encomendar 23 KC-390 se ele "só existe no papel"?
ESSES CARAS DA FAB SÃO MUITO LOUCOS.
OU... quem são os loucos?
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
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Re: JAS-39 Gripen
Uma coisa é bancar projeto próprio, a outra é bancar projeto dos outros....tonixerife escreveu:Boa tarde, como pode a FAB encomendar 23 KC-390 se ele "só existe no papel"?
ESSES CARAS DA FAB SÃO MUITO LOUCOS.
OU... quem são os loucos?
O engraçado disso é que em pouco tempo o KC-390 teve vários países interessados, enquanto o Gripen por um bom tempo não tinha nem o país pátrio como interessado, sem falar que um transportador é um projeto mais simples, menos arriscado e que possui uma menor quantidade de concorrentes que o de caças (na categoria de carga só um e que é um projeto da década de 50, apesar do vendedor ser muito forte politicamente).
Acho que se é para ser louco e bancar um paper plane cheio de peças da Yanquelândia, então que se banque então um projeto nacional e não um gringo que foi projetado para países com dimensões do estado de Espirito Santo, ao menos assim realmente existira desenvolvimento e pesquisa.
- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Não pegou bem...
Do Junker no outro F'orum...
E vamos ver se isso ser'a traduzido
[]s
CB_Lima
http://www.defenceweb.co.za/index.php?o ... Itemid=107:
SANDF denies knowledge of Gripen fighter school
Written by defenceWeb
Wednesday, 18 July 2012 14:25
The South African National Defence Force (SANDF) says it has no plans to partner with defence company Saab to establish a Gripen Fighter Weapon School at Air Force Base Overberg.
The SANDF in a statement this afternoon says it has noted “with concern the insinuations by media reports to partner with SAAB to establish a Gripen Fighter Weapon School at Air Force Base Overberg as reported. We would like to place on record that there has never been any discussion between SAAB and the SANDF.
“It is with dismay that we read such in the media when no interaction whatsoever with regard to the purported school. The Air Force Base Overberg is a sensitive security establishment of the SANDF and will remain solely in the hands of the SANDF. The suggestion therefore that such a school will be established is devoid of truth,” the SANDF said.
CE and President of Saab South Africa Magnus Lewis-Olsson made the announcement last week Tuesday at the Farnborough Air Show in the UK. He said the first course was scheduled to take place late 2013. It would use between four and six South African Air Force (SAAF) Gripen C/D fighters and will have at least six students for the first course in October.
A 1 000 square metres building at AFB Overberg would be dedicated to the school and would include briefing and debriefing rooms, a lecture hall, lunchroom, locker rooms, a gym and sauna, offices and IT infrastructure. Both South African and Swedish Air Force instructors will conduct the course, Saab added.
Saab said the Overberg site offers "exceptional training with extensive airspace over mountain ranges, deserts and the Indian and Atlantic Oceans". The school will have access to the Denel Overberg Test Range, which has become a well-known venue for the in-flight performance measurement of missiles and aircraft systems. The course will be run during the South African summer, “which offers favourable metrological conditions,” Saab said. The training will focus on different multirole aspects every year and the advanced airborne exercises will be mixed with academia and survival training in an African context.
Saab said it was 100% committed to the project while the SAAF was onboard and supporting the project, “but final and formal approval with South African government bodies is still outstanding.”
Do Junker no outro F'orum...
E vamos ver se isso ser'a traduzido
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima