ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2236 Mensagem por faterra » Qui Jul 05, 2012 10:20 pm

Sei não, viu! Tenho cá minhas dúvidas quanto à integridade física destes M-109A5! Eles devem estar bem arruinados. Acho que os M-108, que também não estão lá essas coisas, devem estar em melhores condições. Se vão revitalizar os 109, por que não fazer o mesmo nos 108?
Apenas palpite. De minha parte, tenho verdadeira ojeriza a sucata... mas... o povo gosta e/ou acha viável... quem sou eu para achar alguma coisa!




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2237 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:23 pm

Pelo que eu me lembro..e faz muito tempo - e posso estar enganado..o GAC fazia um estrago da porra nos exercícios em comum.

ps: comentário ao post do Juseara.




Editado pela última vez por gribel em Qui Jul 05, 2012 10:28 pm, em um total de 1 vez.
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2238 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:26 pm

faterra escreveu:Sei não, viu! Tenho cá minhas dúvidas quanto à integridade física destes M-109A5! Eles devem estar bem arruinados. Acho que os M-108, que também não estão lá essas coisas, devem estar em melhores condições. Se vão revitalizar os 109, por que não fazer o mesmo nos 108?
Apenas palpite. De minha parte, tenho verdadeira ojeriza a sucata... mas... o povo gosta e/ou acha viável... quem sou eu para achar alguma coisa!
É torcer pras peças não ficarem 10 anos em guaribação.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2239 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:27 pm

Eu achei bão demás a aquisição...pena serem apenas 36...




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2240 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jul 05, 2012 10:29 pm

henriquejr escreveu:
O EB está negociando com os EUA a aquisição de 36 obuseiros autopropulsados VBC OAP M109A5, de 155mm. Atualmente, o material está sendo selecionado, [destacar]e a intenção é que sejam elevados ao padrão M109A5+ antes de serem incorporados[/destacar];
Pelo jeito os M109 passarão por uma revitalização e modernização antes de serem entregues ao EB!


Em minha opinião deveria ser obtido um segundo lote de M109A5. Entendo que cada um dos 72 M108 deveriam ser substituídos por igual numero de M109. Os M109 existentes se somariam ao total proposto totalizando assim 109 veículos. Também deveriam ser adquiridos mais alguns exemplares que seriam utilizados no Centro de Blindados e para formação de uma reserva estratégica, talvez mais 24/30 veículos seriam suficientes.

Sds


Lord Nauta




Juseara
Júnior
Júnior
Mensagens: 124
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:38 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2241 Mensagem por Juseara » Qui Jul 05, 2012 10:30 pm

Na guerra do paraguai tínhamos mais canhões. Minha decepção é tremenda. Agora entendo porque nossos desfiles de 7 de setembro são tão pobres. A gente fica aguardando um comboio e só vem 8. E olha que ainda vem um atrás do outro só pra alongar a fila. Se ficarem lado a lado passam de uma vez e acabou.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2242 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:57 pm

Lord Nauta escreveu:
henriquejr escreveu: Pelo jeito os M109 passarão por uma revitalização e modernização antes de serem entregues ao EB!


Em minha opinião deveria ser obtido um segundo lote de M109A5. Entendo que cada um dos 72 M108 deveriam ser substituídos por igual numero de M109. Os M109 existentes se somariam ao total proposto totalizando assim 109 veículos. Também deveriam ser adquiridos mais alguns exemplares que seriam utilizados no Centro de Blindados e para formação de uma reserva estratégica, talvez mais 24/30 veículos seriam suficientes.

Sds


Lord Nauta
De facto, isto lá é berdade, ó pá!




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2243 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 11:00 pm

Juseara escreveu:Na guerra do paraguai tínhamos mais canhões. Minha decepção é tremenda. Agora entendo porque nossos desfiles de 7 de setembro são tão pobres. A gente fica aguardando um comboio e só vem 8. E olha que ainda vem um atrás do outro só pra alongar a fila. Se ficarem lado a lado passam de uma vez e acabou.

Engoma a farda, passa vela no but, estufa o peito, camarada.....que desfile não põe a mesa. Marche!




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2244 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 05, 2012 11:14 pm

Juseara escreveu:Eu não entendo de artilharia. Visitei um grupo de artilharia e esperei ver uns cinquenta daqueles canhaozinhos mas pra minha surpresa fiquei sabendo que no quartel todo só tinham 8!!! Incríveis 8!!! Inicialmente vimos 4 canhões e pensei que depois viríamos o resto, mas que nada. Um quartel com 8 canhões. Acho que isso não dá pra nada.
A quantidade dos meios utilizados pelas forças armadas do Brasil é realmente uma PIADA. E daqueles de MUITO mal gosto. :evil:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2245 Mensagem por Bourne » Sex Jul 06, 2012 6:09 am

O camarada queria ver o que? Algo assim?



Isto é Brasil!!!! Onde até um caça desdentado assusta. :|




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2246 Mensagem por Clermont » Sex Jul 06, 2012 8:01 am

jauro escreveu:
Por acaso existe este "projeto de construção de um obuseiro 155mm sobre viatura Guarani"? Seria realmente viável?
Não e não.
Mas, se o Exército descarta desde o início, a possibilidade de - em algum momento futuro - construir uma versão reforçada do "Guarani" que sirva como plataforma para um obuseiro 155, então, qual será a alternativa para a artilharia das brigadas mecanizadas de infantaria e cavalaria?




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2247 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Jul 06, 2012 8:26 am

Clermont escreveu:Mas, se o Exército descarta desde o início, a possibilidade de - em algum momento futuro - construir uma versão reforçada do "Guarani" que sirva como plataforma para um obuseiro 155, então, qual será a alternativa para a artilharia das brigadas mecanizadas de infantaria e cavalaria?
Clermont, desconheço completamente alguma intenção de se fabricar um Guarani OAP, pois não existe nenhum ROB, porem, respondendo a sua pergunta, a alternativa são os obuseiros rebocados.


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2248 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 06, 2012 8:38 am

Paulo Bastos escreveu:
Clermont escreveu:Mas, se o Exército descarta desde o início, a possibilidade de - em algum momento futuro - construir uma versão reforçada do "Guarani" que sirva como plataforma para um obuseiro 155, então, qual será a alternativa para a artilharia das brigadas mecanizadas de infantaria e cavalaria?
Clermont, desconheço completamente alguma intenção de se fabricar um Guarani OAP, pois não existe nenhum ROB, porem, respondendo a sua pergunta, a alternativa são os obuseiros rebocados.
Abraços,Paulo
Eu considero uma otima opção os autopropulsados tipo Caesar.

Bacchi




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2249 Mensagem por Clermont » Sex Jul 06, 2012 10:31 am

Depois da completa implantação da linha de produção dos "Guarani" 6x6, é possível ter a idéia de qual seria o custo de uma nova linha para a fabricação de um chassis 8x8 que comportasse obuseiros 155 mm (ou outra coisa qualquer?)

Será que tal custo seria, assim tão proibitivo que leve a descartar, desde agora, alguma possibilidade futura que não seja a adoção de uma viatura importada como o "Caesar"?

Evidente: sempre raciocinando de que o Brasil não vá sofrer alguma capotagem econômica no futuro imediato.

Quanto a obuseiros autorebocados, eu penso que uma coisa assim só pode ser admitida pela falta de recursos financeiros, já que brigadas móveis como as mecanizadas - suponho eu - devam ter um apoio de fogo dispondo da mesma mobilidade que suas peças de manobra.

Ou não?




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2250 Mensagem por FoxHound » Sex Jul 06, 2012 11:04 am

Exército Brasileiro adquire 36 obuseiros autopropelidos M-109A5.
O Exército Brasileiro (EB) anunciou a aquisição de um lote de 36 carros do tipo M-109A5 SPG (self propeled gun), obuseiros autopropelidos de 155 mm com alcance de até 30 km. Comprados dos estoques do Exército dos Estados Unidos, estes obuseiros são bem mais modernos que os 37 exemplares da versão M-109A3 atualmente em uso no Brasil, adquiridos da Bélgica em 1999.

Esta compra demonstra a satisfação do EB com seus M-109 e reforça a idéia da aposentadoria dos M-108, considerados obsoletos devido ao baixo alcance da arma principal de 105 mm (15 km), em que pese sua ótima eficiência mecânica.

Os cerca de 50 carros ainda operacionais devem dar baixa na medida em que os novos M-109A5 forem entregues aos grupos de artilharia de campanha auto propulsado (GAC AP) baseados na região sul do Brasil que utilizam o M-109A3. Estes SPG de 155 mm mais antigos serão submetidos a um trabalho de modernização, elevando-os para o mesmo padrão dos novos M-109 adquiridos, sendo então gradativamente repassados aos GAC AP usuários de M-108, padronizando assim a artilharia de campanha auto propulsada do EB com um único modelo.

Uma equipe de oficiais de cavalaria do EB deverá seguir para os Estados Unidos em agosto, onde terão a missão de selecionar os 36 veículos em melhores condições para aquisição, dentre os oferecidos pelo Exército dos Estados Unidos via FMS.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... re-36.html




Responder