ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2221 Mensagem por Clermont » Qui Jul 05, 2012 6:45 pm

Sei lá, mas parece questão de lógica. Se as brigadas de cavalaria mecanizada estão dotadas de obuseiros autorebocados - um evidente contrasenso devido apenas à falta de dinheiro - e existem M108 à disposição para elas, por quê não aproveitá-los? Supondo-se que estejam em boas condições de funcionamento.

Futuramente, se deslanchar o projeto de construção de um obuseiros 155 mm sobre viatura "Guarani", então, será a hora de enviar os autopropulsados 105 mm para o desmanche.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2222 Mensagem por jauro » Qui Jul 05, 2012 7:28 pm

Clermont escreveu:Sei lá, mas parece questão de lógica. Se as brigadas de cavalaria mecanizada estão dotadas de obuseiros autorebocados - um evidente contrasenso devido apenas à falta de dinheiro - e existem M108 à disposição para elas, por quê não aproveitá-los? Supondo-se que estejam em boas condições de funcionamento.

Futuramente, se deslanchar o projeto de construção de um obuseiros 155 mm sobre viatura "Guarani", então, será a hora de enviar os autopropulsados 105 mm para o desmanche.
Essa é a visão.
Os M108, não são o Ó do borogodó, mas quando comparados aos M101, estão bem à frente.
Comprar mais M109? É fugir das compras de oportunidade e cair na prateleira.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2223 Mensagem por jauro » Qui Jul 05, 2012 7:39 pm

Sobre compras e aquisição de materiais é bom observar um trecho do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED):
Um dos objetivos não escritos, mas que está nas mesas importantes da Defesa Nacional, é a preocupação com as chamadas “compras de oportunidade”. Vários países e indústrias têm oferecido ofertas de equipamentos usados em condições vantajosas.

As “compras de oportunidade” são interessantes para preencher necessidades nas Forças. Porém, o Ministério da Defesa quer uma aderência a um compromisso formal de que se uma compra for realizada, ela terá reflexo na lista do PAED. Assim como modificações de prioridades e inconstâncias de programas e projetos, fato comum aos comandos militares.

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em reunião com a imprensa, através do seu presidente Orlando Ferreira Neto, fez um veemente libelo contra as “compras de oportunidade”.

O Ministério da Defesa apoia que o PAED seja apresentado como um plano de investimentos e aquisição da área de Defesa. Assim será mais defensável frente à burocracia.
Se as compras de oportunidade virarem compras de rotina, adeus indústria de defesa.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2224 Mensagem por Centauro » Qui Jul 05, 2012 7:49 pm

Túlio escreveu:Também resisti à idéia de frisar algumas coisas, seja em negrito, seja sublinhando. A preocupação para com as VTRs de apoio (remuniciadoras, por exemplo), porque tenho lido muitos textos anunciando com grande estardalhaço a vinda desses novos 36 howitzers mas nem uma linha sobre elas...
A viatura M992 FAASV realiza especificamente o remuniciamento dos tiros de Artilharia. O Exército dos EUA utiliza essa viatura na dosagem de 1 (um) M992 FAASV para 1 (um) M109 (Paladim). No momento, existem 3 versões do M992, da original (de 1982) até a versão A2 (de 1993). O que se estaria oferecendo são 30 (trinta) M992 FAASV da versão original, que possuem os patins da lagarta T-136 (fora de linha nos EUA, pois as novas versões usam os patins T-154). Da mesma forma, os M992 continuarão em uso até 2080 (100 anos de uso).

Srs, não sei se encaixa como resposta ao questionamento do Túlio ou foi apenas erro grafico a segunda sitação por mim sublinhada, sobre o oferecimento de 30 veiculos remuniciadores para os M109.

Será que poderia vir no pacote com os M109 ou maionese de artilheiro.

Grato.

Centauro>




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
fabioglobo10
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 8:41 pm

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2225 Mensagem por fabioglobo10 » Qui Jul 05, 2012 7:50 pm

jauro escreveu:
Clermont escreveu:Sei lá, mas parece questão de lógica. Se as brigadas de cavalaria mecanizada estão dotadas de obuseiros autorebocados - um evidente contrasenso devido apenas à falta de dinheiro - e existem M108 à disposição para elas, por quê não aproveitá-los? Supondo-se que estejam em boas condições de funcionamento.

Futuramente, se deslanchar o projeto de construção de um obuseiros 155 mm sobre viatura "Guarani", então, será a hora de enviar os autopropulsados 105 mm para o desmanche.
Essa é a visão.
Os M108, não são o Ó do borogodó, mas quando comparados aos M101, estão bem à frente.
Comprar mais M109? É fugir das compras de oportunidade e cair na prateleira.
Senhores, boa noite.

Por acaso existe este "projeto de construção de um obuseiro 155mm sobre viatura Guarani"? Seria realmente viável?
Pergunto porque o EB tem apresentado sérios indicativos de que a VBR - Viatura de Reconhecimento Armada da família "Guarani" - utilizará canhão de 90mm a fim de manter a configuração 6x6 e, assim, manter os custos de operação/manutenção dentro da realidade brasileira. Para que fosse adotado o canhão de 105mm na VBR, teria de se adotar a configuração 8x8 para manter a estabilidade do veículo durante os disparos.

Portanto, um veículo da família Guarani portando um obuseiro de 155mm teria que ser no mínimo na configuração 8x8, contrariando essa "diretriz" do EB.

Abraços,

Fabio.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2226 Mensagem por jauro » Qui Jul 05, 2012 8:11 pm

Senhores, boa noite.

Por acaso existe este "projeto de construção de um obuseiro 155mm sobre viatura Guarani"? Seria realmente viável?
Não e não.
Pergunto porque o EB tem apresentado sérios indicativos de que a VBR - Viatura de Reconhecimento Armada da família "Guarani" - utilizará canhão de 90mm a fim de manter a configuração 6x6 e, assim, manter os custos de operação/manutenção dentro da realidade brasileira.
Positivo. É isso mesmo.
Para que fosse adotado o canhão de 105mm na VBR, teria de se adotar a configuração 8x8 para manter a estabilidade do veículo durante os disparos.
Provavelmente.
Portanto, um veículo da família Guarani portando um obuseiro de 155mm teria que ser no mínimo na configuração 8x8, contrariando essa "diretriz" do EB.
Correto. A idéia ou diretriz que há, é o desenvolvimento de um Casco com Chassi, sobre lagartas, que venha acolher futuramente uma VBTP, um MBT e um obuseiro AP.
A Fundação Ricardo Franco já trabalha o projeto.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2227 Mensagem por faterra » Qui Jul 05, 2012 9:07 pm

Oziris escreveu:Exército Brasileiro adquire 36 obuseiros autopropelidos M-109A5

[ Imagem ]
O Exército Brasileiro (EB) anunciou a aquisição de um lote de 36 carros do tipo M-109A5 SPG (self propeled gun), obuseiros autopropelidos de 155 mm com alcance de até 30 km. Comprados dos estoques do Exército dos Estados Unidos, estes obuseiros são bem mais modernos que os 37 exemplares da versão M-109A3 atualmente em uso no Brasil, adquiridos da Bélgica em 1999.

Esta compra demonstra a satisfação do EB com seus M-109 e reforça a idéia da aposentadoria dos M-108, considerados obsoletos devido ao baixo alcance da arma principal de 105 mm (15 km), em que pese sua ótima eficiência mecânica.

Os cerca de 50 carros ainda operacionais devem dar baixa na medida em que os novos M-109A5 forem entregues aos grupos de artilharia de campanha auto propulsado (GAC AP) baseados na região sul do Brasil que utilizam o M-109A3. Estes SPG de 155 mm mais antigos serão submetidos a um trabalho de modernização, elevando-os para o mesmo padrão dos novos M-109 adquiridos, sendo então gradativamente repassados aos GAC AP usuários de M-108, padronizando assim a artilharia de campanha auto propulsada do EB com um único modelo.

Uma equipe de oficiais de cavalaria do EB deverá seguir para os Estados Unidos em agosto, onde terão a missão de selecionar os 36 veículos em melhores condições para aquisição, dentre os oferecidos pelo Exército dos Estados Unidos via FMS.Posted 2 hours ago by Michel Medeiros

Fonte: O informante.
Eita tarefinha difícil, viu! Vai ser difícil achar 36 carros com boa aparência, pelo menos. Isto deve estar moído até o tutano (substância encontrada dentro do osso :mrgreen: ) Acho que farão uma garibada neles primeiro antes de se aventurarem.




Editado pela última vez por faterra em Qui Jul 05, 2012 10:08 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2228 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 05, 2012 9:13 pm

O EB está negociando com os EUA a aquisição de 36 obuseiros autopropulsados VBC OAP M109A5, de 155mm. Atualmente, o material está sendo selecionado, [destacar]e a intenção é que sejam elevados ao padrão M109A5+ antes de serem incorporados[/destacar];
Pelo jeito os M109 passarão por uma revitalização e modernização antes de serem entregues ao EB!




.
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2229 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 9:59 pm

jauro escreveu:
Clermont escreveu:Sei lá, mas parece questão de lógica. Se as brigadas de cavalaria mecanizada estão dotadas de obuseiros autorebocados - um evidente contrasenso devido apenas à falta de dinheiro - e existem M108 à disposição para elas, por quê não aproveitá-los? Supondo-se que estejam em boas condições de funcionamento.

Futuramente, se deslanchar o projeto de construção de um obuseiros 155 mm sobre viatura "Guarani", então, será a hora de enviar os autopropulsados 105 mm para o desmanche.
Essa é a visão.
Os M108, não são o Ó do borogodó, mas quando comparados aos M101, estão bem à frente.
Comprar mais M109? É fugir das compras de oportunidade e cair na prateleira.
Coronel...

Qual a diferença entre oportunidade e prateleira?
Agradeço desde já a paciência e a atenção.

Abraço Cordial;

Arnaud.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2230 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:00 pm

henriquejr escreveu:
O EB está negociando com os EUA a aquisição de 36 obuseiros autopropulsados VBC OAP M109A5, de 155mm. Atualmente, o material está sendo selecionado, [destacar]e a intenção é que sejam elevados ao padrão M109A5+ antes de serem incorporados[/destacar];
Pelo jeito os M109 passarão por uma revitalização e modernização antes de serem entregues ao EB!
Puts...10 anos, na sombra....




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2231 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:01 pm

Véio...as mina ( e os mano ) pira na autopropulsada : )




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2232 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:04 pm

Me lembro da umas imagens da artilharia de Israel tocando o zaralho e detonando , se não me falha a memória, a Síria. Rapaz...eu fui ( e devo ser ) infante...mas troquei de time na hora. Artilharia é o cara : )
ps: O livro Afrika Korps do Paul Carell ajudou bastante na subversão!!!




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2233 Mensagem por gogogas » Qui Jul 05, 2012 10:08 pm

Se não me falha a memória,-- -o exército chileno comprou e esta modernizando alguns M-109 dos US-Army para um padrão mais moderno , usados mais em boas condições de uso ,é melhor 36 m-109 usados do que M-108 enferrujando




Gogogas !
Juseara
Júnior
Júnior
Mensagens: 124
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:38 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2234 Mensagem por Juseara » Qui Jul 05, 2012 10:08 pm

Eu não entendo de artilharia. Visitei um grupo de artilharia e esperei ver uns cinquenta daqueles canhaozinhos mas pra minha surpresa fiquei sabendo que no quartel todo só tinham 8!!! Incríveis 8!!! Inicialmente vimos 4 canhões e pensei que depois viríamos o resto, mas que nada. Um quartel com 8 canhões. Acho que isso não dá pra nada.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2235 Mensagem por gribel » Qui Jul 05, 2012 10:17 pm

ô Juseara....canhão é maldade...rs..aliás...imagino que 50 "canhões", só na chegada dos russos em Berlim...




Responder