NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9946 Mensagem por Justin Case » Ter Jul 03, 2012 8:02 am

knigh7 escreveu:Alguém sabe o que motivou a queda dos outros 2 Rafales M (o M22 e o M25) no fim de 2009?
Amigos,

Pelo que ouvi, o motivo foi bem tradicional:
Estariam ambos em um padrão de aproximação visual para pouso. O líder parece ter alongado demais seu tráfego no afastamento. O ala teria iniciado sua curva base, mesmo sem contato visual com o líder, cortando a curva deste e colidindo por cima.
Mas é só papo de cafezinho. Nunca tive conhecimento de qualquer informação proveniente de fonte oficial.
Abraços,

Justin




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9947 Mensagem por alcmartin » Ter Jul 03, 2012 1:33 pm

É vero, infelizmente acontece. Aqui, na AFA, anos atras, um colega de turma, quando dando instrução na AFA, em T25, durante um procedimento de mudança de pista, colidiu subindo com outro colega, ponta de asa com ponta de asa. No caso, o toque provocou um parafuso na aeronave tocada, que veio descontrolada até o solo, vitimando os dois a bordo. :(

Voo em ala foi, é e sempre será algo arriscado.




Avatar do usuário
BARAK
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
Localização: Sierra Sierra Oscar Lima
Agradeceu: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9948 Mensagem por BARAK » Ter Jul 03, 2012 8:43 pm

alcmartin escreveu:É vero, infelizmente acontece. Aqui, na AFA, anos atras, um colega de turma, quando dando instrução na AFA, em T25, durante um procedimento de mudança de pista, colidiu subindo com outro colega, ponta de asa com ponta de asa. No caso, o toque provocou um parafuso na aeronave tocada, que veio descontrolada até o solo, vitimando os dois a bordo. :(

Voo em ala foi, é e sempre será algo arriscado.
Este acidente foi em 1994. Pelo que me lembro o T25 cravou no solo a 4 metros de profundidade. O instrutor foi encontrado com as mãos nos controles, como se estivesse quase conseguindo recuperar.




"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9949 Mensagem por Andre Correa » Qua Jul 04, 2012 11:45 pm

Imagem
FRENCH NAVY . MARINE NATIONALE
Rafale M
Flottille de Chasse 12F
Décoration spéciale 1000 heures de vol - Automne 2005

Artwork Stéphane GARNAUD

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9950 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 05, 2012 12:00 pm

BARAK escreveu:
alcmartin escreveu:É vero, infelizmente acontece. Aqui, na AFA, anos atras, um colega de turma, quando dando instrução na AFA, em T25, durante um procedimento de mudança de pista, colidiu subindo com outro colega, ponta de asa com ponta de asa. No caso, o toque provocou um parafuso na aeronave tocada, que veio descontrolada até o solo, vitimando os dois a bordo. :(

Voo em ala foi, é e sempre será algo arriscado.
Este acidente foi em 1994. Pelo que me lembro o T25 cravou no solo a 4 metros de profundidade. O instrutor foi encontrado com as mãos nos controles, como se estivesse quase conseguindo recuperar.
:wink: Valeu, barak. Nao me recordava da data. Eu vi o video do pessoal "desenterrando" o aviao. Do In. nao lembro, mas quando puxaram o corpo do cadete e a face dele virou, ainda estava com os olhos abertos. Foi muito chocante. :(

O cara da minha turma envolvido no acidente ficou bastante abalado. Mas ele sempre foi "faca na boca". Caçador. Antes de entrar para a EPCAR, foi aluno da academia Barro Branco, da PM de SP. Depois desse acidente, anos depois, veio a ficar em evidencia novamente por bater o recorde de permanencia no ar em missao de ataque, naquele longo voo de AMX, cortando o Brasil inteiro.

Abs!




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55254
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9951 Mensagem por P44 » Qui Jul 05, 2012 12:57 pm

Rafale AESA to be delivered in September
rafalenews.blogspot.com Tmor

July 4th, 2012

Initially expected during the summer, DGA will receive the aircraft first so as to conduct some trials at Istres.
Only then, this Rafale will fly toward Mont-de-Marsan where it will start a 18 month period of experimentation before operational service.
The C137 is still a F3-O, but with some F3-O4T equipments, like the new AESA, of course, but also DDM-NG and the brand new OSF-IT.
http://www.air-cosmos.com/defense/rafal ... arsan.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9952 Mensagem por Justin Case » Sex Jul 06, 2012 11:21 pm

Amigos, boa noite.

Sobre o armamento disponível para o Rafale, vejam a nota sobre os ensaios da AASM com guiagem final a laser:

http://www.defpro.com/news/details/3718 ... 85598cf4e3

Imagem
Successful First Qualification Firing Test of Sagem’s Hammer Air-to-Ground Guided Weapon with Laser Terminal Guidance

15:11 GMT, July 6, 2012 Paris | The French defense procurement agency DGA has successfully carried out the first qualification firing test of the laser terminal guidance version of the AASM Hammer modular air-to-ground weapon built by Sagem (Safran group).

The test was carried out by the DGA’s missile test department at the Cazaux air base on May 31, with the Hammer weapon being fired from a production Rafale fighter. The target, a bridge pier located more than 50 kilometers from the release point, was illuminated by an airborne illuminator that was activated during the last few seconds of the weapon’s flight.

The AASM Hammer’s guidance was deliberately initialized by offsetting the target’s GPS coordinates by over 50 meters. Thanks to its navigation, laser spot detection and terminal guidance algorithms, the AASM hit its target to within a meter. Prior to the impact, the missile steered itself to a glide slope of 20°, preferred for this type of operational scenario.

Developed and produced by Sagem, with the DGA as contracting authority, the AASM Hammer is a family of air-to-ground weapons comprising guidance and range augmentation kits attached to standard bombs.

The GPS/inertial/laser guidance version, designated SBU-64 Hammer, joins the AASM range which already includes two other versions qualified for deployment by Rafale: GPS/inertial and GPS/inertial/infrared versions. The SBU-64 features a semi-active laser seeker in place of the infrared imager, plus dedicated algorithms that are activated during the terminal phase. This version of the AASM can be used to attack moving targets.

The AASM has been deployed in foreign theaters of operation, demonstrating its performance and reliability. During long-range missions on the Rafale fighter, the AASM has shown its ability to engage high-value targets, previously reserved for cruise missiles. It has also shown that it can neutralize opportunity targets, in short time loop, as well as enemy air defenses, day or night and at standoff distance.

The French armed forces will start taking delivery of the AASM SBU-64 at the end of 2012, as part of a contract that provides for the production of several hundred units.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9953 Mensagem por Andre Correa » Ter Jul 10, 2012 1:16 am

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9954 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Jul 10, 2012 7:14 am

Muito bom o Video

:D :D :D :D




Imagem
FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9955 Mensagem por FoxHound » Qua Jul 11, 2012 11:11 am

Bomba guiada foi testada com sucesso em caça Rafale.
A empresa americana Raytheon demonstrou com sucesso as capacidades de tecnologia sem fios de guiação de bombas Enhanced Paveway II no avião caça Rafale da Marinha da França.

A tecnologia WiPAK torna possivel transformar bombas tradicionais em bombas teleguiadas com a ajuda de recetor sem fios montado na bomba e um transmissor no cockpit do piloto. O sistema Enhanced Paveway II compreende um conjunto de lemes e uma ogiva dotada de sistema de controlo a laser e GPS. O sistema é universal, podendo ser montado nos 17 modelos de aviões em 42 países.

Na França, as bombas aéreas com base na tecnologia Enhanced Paveway II eram usadas com sucesso nos aviões de assalto Super Etendard no decorrer dos últimos seis anos. Por exemplo, as bombas guiadas foram utilizadas na operação militar de OTAN contra a Líbia em 2011.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_07_09/ra ... ada-teste/




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55254
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9956 Mensagem por P44 » Qui Jul 12, 2012 7:56 am

Path Clear for Rafale Fighter Deal: Antony


(Source: Hindustan Times; published July 11, 2012)



NEW DELHI --- India’s hunt for the acquisition of 126 medium multi-role combat aircraft (MMRCA) is coming to a close, with the defence ministry giving the green signal to the evaluation process that led to selection of the French Rafale fighter. The plane was chosen as it was the lowest bidder on the basis of its lifecycle cost and technology transfer. The total deal is worth $20 billion (Rs 1.12 lakh crore) with options for further purchases.

Replying to a letter written on February 27, 2012 by TDP Rajya Sabha member MV Mysura Reddy alleging manipulation of the MMRCA evaluation process, defence minister AK Antony said: "The issues raised by you were examined by independent monitors who have concluded that the approach and methodology adopted by the Contract Negotiations Committee (CNC) in the evaluation of the commercial proposals thus far, have been reasonable and appropriate and within the terms of the Request for Proposals (RFR) and Defence Procurement Procedure, 2006."

The Indian Air Force on January 31 had declared Rafale as the preferred bidder, overriding the claims of the multi-nation Eurofighter. According to negotiations, 18 Rafale fighters will arrive in India from mid-2015, with another 108 to be built in India under collaboration.

As reported in the Hindustan Times, Reddy had written to Antony stating: "The alleged manipulation of the evaluation process in picking the (Rafale), which resulted in the decision to procure 126 MMRCA has raised serious apprehensions not only across the country but also worldwide. If a proper decision is not taken, the country's credibility will be at stake."

Two days later, Antony ordered an inquiry into all the points raised by Reddy.

Talking to HT after receiving Antony's final response on Monday evening in Hyderabad, Reddy said he was not satisfied with the reply. "I will wait for the report after the defence ministry has examined the finalised CNC recommendations as promised by the defence minister," he said.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... -says.html




Triste sina ter nascido português 👎
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9957 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 12, 2012 8:41 am

:cry: :cry: :cry: mamae, eu quero tambem... :mrgreen:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55254
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9958 Mensagem por P44 » Qui Jul 12, 2012 8:45 am

alcmartin escreveu::cry: :cry: :cry: mamae, eu quero tambem... :mrgreen:

no ano 3200... :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9959 Mensagem por Bourne » Qui Jul 12, 2012 8:59 am

Nem tanto. Lá por 2020-25 devem chegar os primeiros Rafales usados para GDA. Seguindo a tradição brasileira veem capados e como tampões para o FX-XX (versão adulta) ou no aguardo da sexta geração. O importante é que voam e tem radar. O resto é luxo. [023]




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9960 Mensagem por mmatuso » Qui Jul 12, 2012 9:57 am

Bourne escreveu:Nem tanto. Lá por 2020-25 devem chegar os primeiros Rafales usados para GDA. Seguindo a tradição brasileira veem capados e como tampões para o FX-XX (versão adulta) ou no aguardo da sexta geração. O importante é que voam e tem radar. O resto é luxo. [023]
Seu otimismo é impressionante. [003]




Responder