Clermont escreveu:
Pelo que Jauro escreveu, existem 72 M-108 em uso. E serão destinados às brigadas de cavalaria mecanizada.
De qualquer modo, se eles fossem mesmo destinados ao desmanche, seria interessante saber se alguns não poderiam ser distribuídos aos regimentos de carros de combate e batalhões de infantaria blindada, para servirem de "artilharia de assalto do comandante do batalhão", assim como prescrevia a organização do antigo batalhão de carros de combate do Exército brasileiro na década de 1950 que era dotado - pelo menos nos manuais - com um pelotão de três "Shermans" armados de obuseiro 105 mm. E mais um "Sherman-105" para cada uma das três companhias de carros médios.
Deve dar dificuldades logísticas, mas até que seria um bom reforço de apoio de fogo, não?
Clermont,
Você poderia, por favor, me passar o nome do "manual" citado para eu dar uma olhada.
Eu e o Hélio pesquisamos sobre o Sherman no EB por quatro anos para publicar o livro, e a unica referencia a um Sherman com canhão de 105mm apareceu no manual
T-9-2800 - Características Gerais das Viaturas do Exército, de 1947, onde na página 36 existe a descrição do "CARRO DE COMBATE MÉDIO, M4" e a citação "Canhão 75mm, M3, ou Obus 105mm", porem nunca encontramos qualquer documento de compra, BI de unidade que a utilizou ou mesmo uma imagem desse carro.
Abraços,
Paulo Bastos