helio escreveu:O cenário que pode acontecer, apesar de improvável devido a restrições orçamentárias:
- aquisição de um lote adicional de Leopard 1A5 (um lote bem menor que os 120 propostos pela KMW)
- o inicio de um financiamento para construir um protótipo de uma familia de blindados sobre lagartas, para quem sabe daqui a dez anos equipar todos os RCC e RCB.
Eu espero que o Exército adote estas duas opções: a primeira como caráter imediato, e não um número "bem menor" mas todos os Leopard 1A5 necessários para os quatro regimentos de cavalaria blindada, incluindo aquele que deveria continuar com M-60. Esta viatura americana e todas as viaturas Leopard Be deveriam ir para o desmanche.
(ou então, enfiem elas dentro de iglus de concreto armado e as transformem em "bunkers". Depois é só selecionar o traçado da nossa futura Linha Maginot
)
E a última opção deveria ser um objetivo estratégico a um prazo maior (médio? longo? Só o futuro econômico e político do Brasil determinará...). Realmente, seria opção perfeita, como os argentinos tentaram com seus TAM, uma família de viaturas blindadas - tanques, viaturas de combate de fuzileiros, viaturas de transporte de pessoal. Tudo como for considerado pelo Estado-Maior do Exército do tamanho e capacidades adequadas para seus cenários operacionais.