Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#1936 Mensagem por Marino » Qui Mai 17, 2012 8:20 pm

Do Junker:

Data: 15/05/2012
Ação: 2048 - MANUTENÇÃO E SUPRIMENTO DE MATERIAL AERONÁUTICO

Citação:
Favorecido: EXW0A3460 - AVIO SPA
Valor original: USD 837,214.16 Valor convertido: R$ 1,583,841.75*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 1.8918

FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE MATERIAL DE CONSUMO CONSTANTE DO PROCESSO NR. 12T001081 - REQ. GL, PAG NR. 075444, DE 21DEZ07

PN: W/O CONTRATO 034/CABW/07. AQUISICAO DE PECAS DO GRUPO "A" DO MOTOR SPEY MK 807 AERONAVES A-1(AM-X) DA FAB. Requisition: GLF131802CO


http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE001081




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1937 Mensagem por henriquejr » Qui Mai 17, 2012 8:42 pm

Olhai a modernização dos RR Spey dos A-1!!!




.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#1938 Mensagem por Túlio » Sex Mai 18, 2012 12:50 pm

Pelo valor, que não chega nem a USD um milhão, me parece mais MANUTENÇÃO do que MODERNIZAÇÃO. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Modernização dos AMX!!!

#1939 Mensagem por Marino » Sáb Mai 19, 2012 6:10 pm

Do Junker:

Data: 18/05/2012
Ação: 20IH - MODERNIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE AERONAVES

Citação:
Favorecido: EXW0FB459 - EMBRAER
Valor original: USD 2,669,778.78 Valor convertido: R$ 5,050,687.50*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 1.8918

FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE MATERIAL DE CONSUMO CONSTANTE DO PROCESSO NR. 12T001149 - REQ. CA, PAG NR. 085523, DE 23DEZ08

PN: W/O CONTRATO 010/CTA-SDDP/08. FORNECIMENTO DE UMA NOVA AVIONICA E SISTEMAS DE AUTODEFESA, COMPOSTO DE EQUIPAMENTOS, SENSORES, COMPONENTES E KITS, NECESSARIOS MODERNIZACAO DE QUARENTA E TRES AERONAVES A-1. MSG 43/SDFIN/224 DE 20/03/09. PAG 085523. ETAPA DE CONSUMO. Requisition: CAF138801CO


http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE001149

Citação:
Favorecido: EXW0FB459 - EMBRAER
Valor original: USD 3,004,489.54 Valor convertido: R$ 5,683,893.31*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 1.8918

FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE MATERIAL DE CONSUMO CONSTANTE DO PROCESSO NR. 12T001155 - REQ. CA, PAG NR. 085523, DE 23DEZ08

PN: W/O CONTRATO 010/CTA-SDDP/08. FORNECIMENTO DE UMA NOVA AVIONICA E SISTEMAS DE AUTODEFESA, COMPOSTO DE EQUIPAMENTOS, SENSORES, COMPONENTES E KITS, NECESSARIOS MODERNIZACAO DE QUARENTA E TRES AERONAVES A-1. MSG 43/SDFIN/224 DE 20/03/09. PAG 085523. ETAPA DE CONSUMO. Requisition: CAF138802CO


http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE001155




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1940 Mensagem por Alitson » Sáb Mai 19, 2012 7:00 pm

henriquejr escreveu:Olhai a modernização dos RR Spey dos A-1!!!
Por esse valor? Nunca!!! Tá mais para manutenção ou revisão...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Re: Modernização dos AMX!!!

#1941 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Mai 22, 2012 3:22 pm

Alitson escreveu:
henriquejr escreveu:Olhai a modernização dos RR Spey dos A-1!!!
Por esse valor? Nunca!!! Tá mais para manutenção ou revisão...
:lol: :lol:




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1942 Mensagem por GDA_Fear » Ter Mai 22, 2012 10:42 pm

Esse troço ainda voa ?: faz um Super AMX logo




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1943 Mensagem por binfa » Sex Jun 15, 2012 4:50 pm

Juntei todas as informações publicadas referente a manutenção das turbinas RR SPEY MK 807

2012
talharim escreveu:PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DO GALEÃO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo nº 67112.000735/2011-16; INEXIGIBILIDADE nº 001/PAMAGL/2012;
OBJETO: Aquisição de peças do Grupo A, para motores das aeronaves A-1 (AM-X), pertencentes à Força Aérea Brasileira; CONTRATADA: ROLLS ROYCE PLC (Sede Inglaterra);
VALOR: £ 8,777,923.94 (oito milhões, setecentos e setenta e sete mil, novecentos e vinte e três libras esterlinas e noventa e quatro centavos de libras esterlinas);
FUNDAMENTO LEGAL: Inciso I, do Artigo 25, da Lei nº 8.666, de 21 Jun 93 e suas alterações posteriores; JUSTIFICATIVA:
Parecer Técnico nº 001/TTEC-CPA1/2012; SOLICITANTE: Brig Ar ANTONIO RICARDO PINHEIRO VIEIRA (Ordenador de Despesas do PAMAGL); e RATIFICAÇÃO: Maj Brig Ar PAULO JOÃO CURY (Diretor da DIRMAB). Rio de Janeiro, 22 de maio de 2012
Marino escreveu:Do Junker:

Data: 15/05/2012
Ação: 2048 - MANUTENÇÃO E SUPRIMENTO DE MATERIAL AERONÁUTICO
Citação: Favorecido: EXW0A3460 - AVIO SPA
Valor original: USD 837,214.16 Valor convertido: R$ 1,583,841.75* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 1.8918
FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE MATERIAL DE CONSUMO CONSTANTE DO PROCESSO NR. 12T001081 - REQ. GL, PAG NR. 075444, DE 21DEZ07
PN: W/O CONTRATO 034/CABW/07. AQUISICAO DE PECAS DO GRUPO "A" DO MOTOR SPEY MK 807 AERONAVES A-1(AM-X) DA FAB. Requisition: GLF131802CO
http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE001081
2007
talharim escreveu:Caro colega Binfa,

O topico se chamava Balanço Geral da Uniao e ficava na seçao Assuntos Gerais. Esta aqui o que procuras :

COMANDO-GERAL DE APOIO

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 10/DIRMAB/07
OBJETO: Aquisição de peças do Grupo "A" do motor SPEY MK 807 para a aeronave A-1 (AM-X) da Força Aérea Brasileira.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Cel Int GERSON CHERUBIM DOS SANTOS CASTRO - ORDENADOR DE DESPESAS.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Maj Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR - Diretor da DIRMAB.
CONTRATADO: Empresa Italiana AVIO S.P.A.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de material nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, promulgado pelo Decreto nº 84.967, de 28 de julho de 1980.
VALOR: € 17.579.240,00 (Dezessete milhões quinhentos e setenta e nove mil duzentos e quarenta Euros)
AMPARO LEGAL: Inciso XIV do Art 24 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações.

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 11/DIRMAB/07
OBJETO: Aquisição de peças do Grupo "A" do motor SPEY MK 807 para a aeronave A-1 (AM-X) da Força Aérea BrasileiraAUTORIDADE SOLICITANTE: Cel Int GERSON CHERUBIM DOS SANTOS CASTRO - ORDENADOR DE DESPESAS.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Maj Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR - Diretor da DIRMAB.CONTRATADO: Empresa inglesa ROLLS-ROYCE.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de material nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, promulgado pelo Decreto nº 84.967, de 28 de julho de 1980.
VALOR: £ 8.479.600,00 (oito milhões quatrocentos e setenta e nove mil e seiscentas libras esterlinas)
AMPARO LEGAL: Inciso XIV do Art 24 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações.

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/DIRMAB/07
OBJETO: Aquisição de serviços e atividades de suporte logístico no motor SPEY MK 807 da aeronave A-1 (AM-X) da Força Aérea Brasileira.AUTORIDADE SOLICITANTE: Cel Int GERSON CHERUBIM DOS SANTOS CASTRO - ORDENADOR DE DESPESAS.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Maj Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR - Diretor da DIRMAB.
CONTRATADO: Empresa Italiana AVIO S.P.A.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de serviços nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, promulgado pelo Decreto nº 84.967, de 28 de julho de 1980.
VALOR: € 64.975.141,42 (sessenta e quatro milhões novecentos e setenta e cinco mil cento e quarenta e um Euros e quarenta e dois centavos)
AMPARO LEGAL: Inciso XIV do Art 24 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações.

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 13/DIRMAB/07
OBJETO: Aquisição de serviços de engenharia de desenvolvimento de discos de turbina de alta pressão de primeiro estágio (HPT1) e de segundo estágio (HPT2), aplicados no motor SPEY MK 807 de fabricação da empresa inglesa ROLLS-ROYCE.AUTORIDADE SOLICITANTE: Cel Int GERSON CHERUBIM DOS SANTOS CASTRO - ORDENADOR DE DESPESAS.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Maj Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR - Diretor da DIRMAB.
CONTRATADO: Empresa inglesa ROLLS-ROYCE.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de serviços nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, promulgado pelo Decreto nº 84.967, de 28 de julho de 1980.
VALOR: £ 2.000.000,00 (dois milhões de libras esterlinas)
AMPARO LEGAL: Inciso XIV do Art 24 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1944 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jun 15, 2012 7:43 pm

Na edição 129 da revista Tecnologia & Defesa foi publicada uma ampla matéria referente a modernização do AMX. A matéria foi produzida pelo renomado jornalista Ivan Plavetz, ganhador do prêmio Santos Dumont.


Sds


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Re: Modernização dos AMX!!!

#1945 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 15, 2012 7:52 pm

Lord Nauta escreveu:Na edição 129 da revista Tecnologia & Defesa foi publicada uma ampla matéria referente a modernização do AMX. A matéria foi produzida pelo renomado jornalista Ivan Plavetz, ganhador do prêmio Santos Dumont.

Sds

Lord Nauta
A T&D tinha que ter Edição "Digital" para as almas aqui do outro lado do planeta Terra. :(

[]s
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Re: Modernização dos AMX!!!

#1946 Mensagem por WSANTANA » Dom Jun 17, 2012 6:37 pm

Prezados,

Feitas as contas, a partir de 2007, foram empregados em torno de 106 milhões de euros (feitas as conversões de libras pra euros com valores desta semana).

Mais de 2.000.000 por turbina (será que estão manutenindo todos os motores???)

Parece se tratar de uma intervenção de monta nos motores.

Abraço a todos.

Wsantana




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1947 Mensagem por dafranca » Ter Jun 19, 2012 2:29 pm

Embraer realiza primeiro voo do A-1M e entrega últimas unidades do A-29 Super Tucano e do F-5M para a FAB
19
jun
2012
Categoria: Geral
Autor: Jornalismo AgoraVale
A Embraer realizou com sucesso o primeiro vôo do protótipo do A-1M na sua planta industrial em Gavião Peixoto, no interior paulista, durante cerimônia que contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e oficiais do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB). A campanha de ensaios em vôo da aeronave terá início em breve. O programa A-1M prevê a revitalização e a modernização de 43 caças subsônicos AMX da FAB. Dez aeronaves já se encontram nas instalações da Empresa e as primeiras entregas estão previstas para 2013.

A ocasião também marcou a entrega do 99º e último turboélice de ataque leve A-29 Super Tucano para a FAB, assim como os dois últimos caças F-5M do primeiro lote modernizado. Por meio do programa AL-X, a FAB tornou-se o cliente de lançamento do Super Tucano, em dezembro de 2003. Atualmente, a aeronave é empregada no treinamento avançado de pilotos de caça e tem atuação importante no Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). O A-29 Super Tucano já foi selecionado por dez clientes da África, Américas e Ásia-Pacífico.

O programa F-5M abrange a modernização e revitalização de 46 caças supersônicos. Cada aeronave modernizada recebeu novos sistemas de navegação, armamentos, computadores e radar multimodal. Esses equipamentos, aliados ao reparo estrutural, aumentam a capacidade operacional destes caças por, pelo menos, mais quinze anos. Em dezembro de 2010, foi assinado novo contrato para a modernização de 11 aeronaves F-5 adicionais, sendo que a modernização da primeira aeronave terá início em outubro de 2012. As primeiras entregas deste segundo lote estão previstas para 2013.

“Os A-1M estão recebendo sistemas modernos similares aos que já equipam os F-5M e A-29. Todas as modernizações e aquisições estão relacionadas com os objetivos que fazem parte do Planejamento Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), um posicionamento da FAB, estudado para o médio e o longo prazo, condicionados à Política Militar de Defesa (PMD) e à Estratégia Nacional de Defesa (END). Uma premissa deste processo é a busca de compensação comercial, industrial e tecnológica com vistas ao desenvolvimento de material de defesa e ao fortalecimento da indústria nacional,” disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. “Sendo assim, nossos equipamentos aproveitam da similaridade entre os aviônicos destas aeronaves, o que ajuda na adaptação dos nossos pilotos e representa uma padronização que oferece inúmeras vantagens operacionais, tais como o aprimoramento da doutrina de emprego da FAB e o melhor rendimento das horas de voo. Essa capacidade técnica da Embraer para atender nossas necessidades fortalece a Força Aérea e, consequentemente, fortalece o Brasil enquanto nos deixa prontos para responder a alguma ameaça à soberania do nosso espaço aéreo”.

“Essas conquistas reforçam o compromisso da Embraer Defesa e Segurança como parceira estratégica do Brasil e, em especial, da Força Aérea Brasileira, contribuindo para o seu processo de reaparelhamento e para a modernização de seus recursos materiais”, disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. “O Super Tucano continua nossa tradição de desenvolver aeronaves que atendam aos requisitos da Força Aérea e, ao mesmo tempo, sejam capazes de se tornar sucessos comerciais no mercado externo enquanto a modernização do A-1 e do F-5 demonstram a nossa capacidade de desenvolver soluções integradas, em sistemas complexos, para nossos clientes”.

Sobre a Embraer Defesa e Segurança

A Embraer Defesa e Segurança é uma unidade de negócios da Embraer S.A. e conta com mais de 40 anos de experiência. Com presença crescente no mercado global, cumpre papel estratégico no sistema de defesa do Brasil, fornecendo mais de 70% da frota de asa fixa da Força Aérea Brasileira (FAB). O portfólio de produtos da Embraer Defesa e Segurança inclui aviões militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não-tripulados (VANT) e avançados sistemas de informação e comunicação, como as aplicações de Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR). Os aviões e as soluções militares da Embraer estão presentes em 48 países, servindo a mais de 50 forças armadas.
http://www.pindavale.com.br/blog/?p=9764




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1948 Mensagem por Andre Correa » Ter Jun 19, 2012 7:44 pm

Caça AMX modernizado voa pela primeira vez no interior de SP
19 de junho de 2012 • 18h22 • atualizado às 18h45

Imagem
Cerimônia de entrega do primeiro A-1 modernizado ocorreu em SP
Foto: CB V. Santos/Agência Força Aérea/ Divulgação


A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta terça-feira o primeiro voo do caça AMX modernizado, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Um contrato entre a FAB e a Embraer prevê a revitalização e modernização de 43 caças subsônicos A-1, como a aeronave é designada na Força Aérea Brasileira, nas versões A e B. Dez aeronaves já estão nas instalações da Embraer e as primeiras entregas, segundo a empresa, serão em 2013.

Conheça o AMX, marco da aviação brasileira
"O A-1 é um avião genuinamente nosso, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira. A modernização que estamos fazendo o tornará um avião muito superior à versão anterior. O piloto vai ter um avião com um grande incremento na sua capacidade operacional", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.
As aeronaves A-1 estão passando por uma revitalização estrutural e vão receber novos equipamentos, entre eles o radar SCP-01, com modos ar-ar, ar-solo e ar-mar. Serão mantidas características elogiadas da aeronave, como o raio de ação, a capacidade de reabastecimento em voo e os dois canhões de 30mm.

Além do radar, os caças também vão receber um sistema integrado de autodefesa com alerta de detecção de radar e de aproximação de mísseis e lançadores de iscas para mísseis. Os A-1M - designação das aeronaves modernizadas - também terão sistemas de reconhecimento e designação de alvos, além do Skyshield, que tem a capacidade de bloquear e despistar radares de busca em solo, embarcados ou de guiagem de mísseis.

"Os A-1M estão recebendo sistemas modernos semelhantes aos que já equipam os nossos F-5M e A-29. A similaridade entre os aviônicos destas aeronaves ajudará na adaptação dos nossos pilotos e representa uma padronização que oferece inúmeras vantagens operacionais, tais como o aprimoramento da doutrina de emprego da FAB e o melhor rendimento das horas de voo", afirma o Juniti Saito, comandante da Aeronáutica.

A ocasião também marcou o recebimento do 99º e último turboélice de ataque leve A-29 Super Tucano. Também foram entregues os dois últimos caças F-5M do lote de 46 aeronaves modernizadas. Em breve, mais onze F-5 comprados pela FAB junto à Jordânia deverão passar por uma modernização.
FONTE




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1949 Mensagem por Andre Correa » Ter Jun 19, 2012 7:52 pm

19/06/2012 - 17h02
REAPARELHAMENTO - Caça A-1 modernizado voa pela primeira vez no interior de São Paulo

Imagem

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (19/06), o primeiro voo do caça A-1M na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior paulista. A cerimônia de demonstração da primeira aeronave modernizada teve a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e oficiais do Alto Comando da Aeronáutica, além de executivos da Embraer Defesa e Segurança.

O contrato entre a FAB e a Embraer prevê a revitalização e a modernização de 43 caças subsônicos A-1, nas versões A e B. Dez aeronaves já estão nas instalações da Embraer e as primeiras entregas, segundo a empresa, serão em 2013. A campanha de ensaios em voo da aeronave terá início em breve.

“O A-1 é um avião genuinamente nosso, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira. A modernização que estamos fazendo o tornará um avião muito superior à versão anterior. O piloto vai ter um avião com um grande incremento na sua capacidade operacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança.
As aeronaves A-1 estão passando por uma revitalização estrutural e vão receber novos equipamentos, entre eles o radar SCP-01, com modos ar-ar, ar-solo e ar-mar. Serão mantidas características elogiadas da aeronave, como o raio de ação, a capacidade de reabastecimento em voo e os dois canhões de 30mm.

Além do radar, os caças também vão receber um sistema integrado de autodefesa com alerta de detecção de radar (RWR) e de aproximação de mísseis (MAWS), contramedidas (AECM) e lançadores de iscas para mísseis (chaff e flare). Os A-1M também terão sistemas de reconhecimento e designação de alvos, além do Skyshield, que tem a capacidade de bloquear e despistar radares de busca em solo, embarcados ou de guiagem de mísseis.

“Os A-1M estão recebendo sistemas modernos semelhantes aos que já equipam os nossos F-5M e A-29. A similaridade entre os aviônicos destas aeronaves ajudará na adaptação dos nossos pilotos e representa uma padronização que oferece inúmeras vantagens operacionais, tais como o aprimoramento da doutrina de emprego da FAB e o melhor rendimento das horas de voo”, afirma o Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

A ocasião também marcou o recebimento do 99º e último turboélice de ataque leve A-29 Super Tucano. Também foram entregues os dois últimos caças F-5M do lote de 46 aeronaves modernizadas. Em breve, mais onze F-5 comprados pela FAB junto à Jordânia deverão passar por uma modernização.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... stra=11599




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Re: Modernização dos AMX!!!

#1950 Mensagem por WSANTANA » Qua Jun 20, 2012 1:12 pm

Prezados,

Alguém entre os colegas do fórum tem informações sobre a distribuição dos nossos "caças" após o fim das entregas (A-29) e da atualização do primeiro lote (F5)?? Alguma perspectiva de distribuição dos A1-M após a atualização?

Forte abraço.

Wsantana.




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