Entendo sua preocupação Lord.Lord Nauta escreveu:Luís Henrique escreveu:O problema dos M2000-9 é que eles só seriam entregues APÓS os Emirados começar a receber seus Rafale.
Os EAU AINDA não decidiram se compram ou não o Rafale.
Se, repito, SE os EAU decidiram adquirir o Rafale em 2012.
Um contrato for assinado em 2013.
Os primeiros Rafale forem entregues em 2016 e os últimos em 2020.
Será que vale a pena receber M2000-9 nesta época???
Vale muito mais a pena receber Rafales NOVOS nesta época.
A Força Aérea Francesa também possui os MK-9. Seriam uns 24/36 aviões para complementar os RAFALE. Eu raciocínio da seguinte forma; a compra de 36 RAFALE e ridícula considerando, por exemplo, apenas as dimensões do país e que recursos para um lote adicional vai demorar uma eternidade. Qual a solução? Os chilenos mostraram o caminho. Um mix de aviões novos x aviões de segunda mão. Nesta equação temos então os MK-9, que podem receber mais a frente uma modernização de meia vida. Os poucos RAFALE seriam distribuídos entre o 1º GDA e o 1º GAvCa e os MK 9 entre as outras unidades de caça. O mesmo se aplica ao F18 E/F, aonde poderiam ser recebidos F18 C/D de segunda mão. Considero pouco pragmático ficar pensando em 140 aviões de caça novos na FAB. Em minha opinião uma alternativa pé no chão e esta ideia que coloco em debate.
Sds
Lord Nauta
Existem dois problemas. Se enrolarmos mais um pouco, vamos precisar de caça tampão.
Os m2k9 não resolveriam pois só estariam disponíveis daqui alguns anos.
Os m2k5f franceses dificilmente serão vendidos. Eles ainda vão demorar para substitui-los por Rafales novos.
Outra questão é o preço. Os chilenos compraram F-16MLU BARATO. Duvido que consigamos um preço semelhante nestes m2k9.
Mas que seria um ótimo complemento, sem dúvida alguma.
Porém, acho mais fácil que se o FX2 for adquirido, não compraremos complemento algum.
Pelo menos o caça do FX2 terá o apoio político, no sentido de que gerará empregos e tecnologias para o Brasil.
Acho mais fácil adquirir um segundo lote de Rafale pagando U$ 80 mi cada, do que pagar U$ 45 mi em m2k9.