Delmardelmar escreveu:Hélio, a tua sugestão é a mais lógica e racional, fechar temporariamente uma sucursal que não tem condições, no momento, de operar a contento. Numa empresa privada seria fácil de fechar e fácil de reabrir. Na administração pública brasileira as coisas são mais dificeis. Não sou militar e nem conheço os trâmites burocráticos do exército mas não deve ser muito diferente dos demais órgãos público federais. Se uma unidade é desativada parcialmente as despesas não diminuem muito pois continua a ser necessária a manutenção dos prédios e equipamentos e a permanência de um núcleo base de pessoal. Se for desativada totalmente, com transferência total do efetivo e remanejamento do material e equipamento, dificilmente voltará a ser reativada.Delmar
Eu dei aqui a minha sugestão de desativar 2 RCB pois conheci in loco várias unidades de cavalaria do EB nestes ultimos 5 anos.
Já vi EsqCMec equipado com apenas UM EE-9 Cascavel + Jipes Willys, já vi RCMec equipado com apenas 3 EE-9, e RCB com menos de um esquadrão de CC em operação.
Sinceramente, não acho producente ter tais OM em atividade.
Estive há menos de 2 semanas nu RCC que foi renascido após quase 5 anos de inatividade, e entendi que mais vale uma OM equipada para poder treinar de forma adequada do que várias OM meia boca, aonde os oficiais passam anos sem poder exercer a contento as atividades, desperdiçando a carreira, e mais tendo um onus grande para o EB.
Não se trata apenas de comprar equipamento novo, repito já foram oferecidos ao EB os tão sonhados por alguns foristas Leo 2, mas o EB sábiamente declinou.
Comprar é fácil, manter em operação é que é a questão.
Abraços
Hélio
O melhor exemplo do que estou defendendo, é o 3RCC, que ficou durante décadas no Rio de Janeiro, utilizando instalações completamente obsoletas. Ficou desativado por quase 5 anos e foi reativado em Ponta Grossa-PR com instalações e infra-estrutura para dar inveja a outras RCC. Foi preferível desativar por alguns anos e reabrir quando realmente estivesse apto.
Custo por custo, temos dezenas de OM no Brasil, que tem um custo altissimo pois tem instalações obsoletas.
Se eu escrevi antes que nem todas as OM estão completas em equipamento, saiba também que muito menos stão completas em homens. Saiba que os CC não são operados por conscritos.
É preferivel ter uma FA menor e bem treinada e equipada do que grande e mal treinada e mal equipada.
Abraços
Hélio