Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4381 Mensagem por helio » Qua Mai 30, 2012 10:37 am

delmar escreveu:
Delmar

Eu dei aqui a minha sugestão de desativar 2 RCB pois conheci in loco várias unidades de cavalaria do EB nestes ultimos 5 anos.
Já vi EsqCMec equipado com apenas UM EE-9 Cascavel + Jipes Willys, já vi RCMec equipado com apenas 3 EE-9, e RCB com menos de um esquadrão de CC em operação.
Sinceramente, não acho producente ter tais OM em atividade.
Estive há menos de 2 semanas nu RCC que foi renascido após quase 5 anos de inatividade, e entendi que mais vale uma OM equipada para poder treinar de forma adequada do que várias OM meia boca, aonde os oficiais passam anos sem poder exercer a contento as atividades, desperdiçando a carreira, e mais tendo um onus grande para o EB.
Não se trata apenas de comprar equipamento novo, repito já foram oferecidos ao EB os tão sonhados por alguns foristas Leo 2, mas o EB sábiamente declinou.
Comprar é fácil, manter em operação é que é a questão.

Abraços
Hélio
Hélio, a tua sugestão é a mais lógica e racional, fechar temporariamente uma sucursal que não tem condições, no momento, de operar a contento. Numa empresa privada seria fácil de fechar e fácil de reabrir. Na administração pública brasileira as coisas são mais dificeis. Não sou militar e nem conheço os trâmites burocráticos do exército mas não deve ser muito diferente dos demais órgãos público federais. Se uma unidade é desativada parcialmente as despesas não diminuem muito pois continua a ser necessária a manutenção dos prédios e equipamentos e a permanência de um núcleo base de pessoal. Se for desativada totalmente, com transferência total do efetivo e remanejamento do material e equipamento, dificilmente voltará a ser reativada.
Delmar
O melhor exemplo do que estou defendendo, é o 3RCC, que ficou durante décadas no Rio de Janeiro, utilizando instalações completamente obsoletas. Ficou desativado por quase 5 anos e foi reativado em Ponta Grossa-PR com instalações e infra-estrutura para dar inveja a outras RCC. Foi preferível desativar por alguns anos e reabrir quando realmente estivesse apto.
Custo por custo, temos dezenas de OM no Brasil, que tem um custo altissimo pois tem instalações obsoletas.
Se eu escrevi antes que nem todas as OM estão completas em equipamento, saiba também que muito menos stão completas em homens. Saiba que os CC não são operados por conscritos.
É preferivel ter uma FA menor e bem treinada e equipada do que grande e mal treinada e mal equipada.

Abraços

Hélio

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2849 vezes

#4382 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 30, 2012 10:54 am

O problema é que o Exército Brasileiro já é curto para o território brasileiro, se diminuirem ainda mais o efectivo, então a situação vai de mal a pior.

Talvez a solução mais prática e lógica seria uma maior concentração das unidades mais "convencionais".

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#4383 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Mai 30, 2012 11:42 am

helio escreveu:
delmar escreveu: Hélio, a tua sugestão é a mais lógica e racional, fechar temporariamente uma sucursal que não tem condições, no momento, de operar a contento. Numa empresa privada seria fácil de fechar e fácil de reabrir. Na administração pública brasileira as coisas são mais dificeis. Não sou militar e nem conheço os trâmites burocráticos do exército mas não deve ser muito diferente dos demais órgãos público federais. Se uma unidade é desativada parcialmente as despesas não diminuem muito pois continua a ser necessária a manutenção dos prédios e equipamentos e a permanência de um núcleo base de pessoal. Se for desativada totalmente, com transferência total do efetivo e remanejamento do material e equipamento, dificilmente voltará a ser reativada.
Delmar
O melhor exemplo do que estou defendendo, é o 3RCC, que ficou durante décadas no Rio de Janeiro, utilizando instalações completamente obsoletas. Ficou desativado por quase 5 anos e foi reativado em Ponta Grossa-PR com instalações e infra-estrutura para dar inveja a outras RCC. Foi preferível desativar por alguns anos e reabrir quando realmente estivesse apto.
Custo por custo, temos dezenas de OM no Brasil, que tem um custo altissimo pois tem instalações obsoletas.
Se eu escrevi antes que nem todas as OM estão completas em equipamento, saiba também que muito menos stão completas em homens. Saiba que os CC não são operados por conscritos.
É preferivel ter uma FA menor e bem treinada e equipada do que grande e mal treinada e mal equipada.

Abraços

Hélio
Bom dia a todos,

Hélio, infelizmente concordo em gênero, número e grau. Operacionalmente, essas unidades são pífias, porém, continuam drenando preciosos e escassos recursos.

Abraços.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#4384 Mensagem por Marino » Qua Mai 30, 2012 12:21 pm

Eu não tenho a capacitação dos amigos para discutir o tema.
Mas vou transcrever para este tópico um post que coloquei na seção de vídeos e deixo a discussão para os que podem agregar algo.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#4385 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 30, 2012 12:28 pm

Eu dei aqui a minha sugestão de desativar 2 RCB pois conheci in loco várias unidades de cavalaria do EB nestes ultimos 5 anos.
Já vi EsqCMec equipado com apenas UM EE-9 Cascavel + Jipes Willys, já vi RCMec equipado com apenas 3 EE-9, e RCB com menos de um esquadrão de CC em operação.
Sinceramente, não acho producente ter tais OM em atividade.
Estive há menos de 2 semanas nu RCC que foi renascido após quase 5 anos de inatividade, e entendi que mais vale uma OM equipada para poder treinar de forma adequada do que várias OM meia boca, aonde os oficiais passam anos sem poder exercer a contento as atividades, desperdiçando a carreira, e mais tendo um onus grande para o EB.
Não se trata apenas de comprar equipamento novo, repito já foram oferecidos ao EB os tão sonhados por alguns foristas Leo 2, mas o EB sábiamente declinou.
Comprar é fácil, manter em operação é que é a questão.

Abraços
Hélio[/quote]

Se os caras não tem condições de manter e operar uma centena de Leo II, em um país que e a 6ª economia do mundo, então que fechem as portas e se transformem em uma Guarda Nacional. Porra...pago uma exorbitância de impostos para que afinal de contas..falta saúde, educação, infra-estrutura, segurança pública, defesa ....etc.

Fui :evil: :evil: :evil:

Sds

Lord Nauta[/quote]

Prezado Paulo
Não se trata de ter ou não ter condições de operar uma centena de Leo 2, se trata sim se é conveniente. É producente termos 100 blindados de um tipo diferente para equipar 2 RCC? É conveniente desfazer o contrato, e transferir para 3 RCB os Leo 1A5? É conveniente gastar mais U$1 milhão para poder comprar mais ferramental para um terceiro RCB. É necessário também rever o contrato com a KMW pois aumentaria em mais unidade a ser atendida.
O EB gastou 21 milhões de euros com a KMW para atender a espinha dorsal da cavalaria, os RCC
Este investimento visa mudar toda uma doutrina de operação de blindados no Brasil. Não se trata apenas de um novo equipamento, se trata sim de uma implantação de todo um novo sistema de treinamento, manutenção e cadeia logistica, coisa nunca vista na historia da cavalaria do EB!!!!!
Voce é um forista destacado, pois faz parte daqueles que realmente conhecem a realidade das FA do Brasil , sendo assim me perdoe
mas seu post não tem o mínimo fundamento, apenas serve para botar napalm numa fogueira acesa sem motivo.

Um abraço

Hélio

Hélio[/quote]

Creio que um aditamento ao contrato de suporte logístico com a KMW atenderia as demandas para o LEO II. Quanto a operar equipamentos diferentes, como conheço a capacidade de nossa gente do EB também acredito que seria possível em tempo record termos equipes de instrutores, manutenção ...etc, aptas a tirar o melhor do MTB sugerido.
Mas infelizmente como as ONG's tem mais recursos que as FAA's fica realmente difícil o Brasil ter verdadeira capacidade militar compatível com sua expressão econômica mundial.
Vamos de LEO 1A5 então. Estamos podendo e temos a FORÇA. :mrgreen:

Para mim o assunto LEO II esta encerrado.

''as nações que continuaram a lutar conseguiram se reerguer, mas aquelas que se renderam docilmente foram destruídas''

W. Churchill

P.S - gostaria que tivéssemos pelo menos os meios necessários para lutar e continuar lutando.

Sds

Lord Nauta

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

#4386 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 31, 2012 3:15 pm

Marino, vendo este vídeo, me traz à memoria o quanto ainda precisamos avançar não só em matéria de doutrina, mas e principalmente, materialmente.

Esta mistura mambembe de meios mec, mtz e bldos que o EB ainda faz me surpreende em pleno sec XXI.

Mas enfim, vamos ver se com o advento da NFBR-MR, e dos veículos bldos da Avibrás, faço questão de citar, as coisas comecem a mudar, ou ao menos a entrar nos eixos.

Porque ver pel de apoio e rec equipados com jipes e morteiros tracionados, como dizem colegas aqui, é sodas... :|

abs

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#4387 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mai 31, 2012 4:45 pm

FCarvalho escreveu:Mas enfim, vamos ver se com o advento da NFBR-MR, e dos veículos bldos da Avibrás, faço questão de citar, as coisas comecem a mudar, ou ao menos a entrar nos eixos.
Desculpe-me, mas não entendi!

O que é NFBR-MR e o que são estes veiculos blindados da AVIBRAS?

Bacchi

Marino
Sênior
Sênior

#4388 Mensagem por Marino » Qui Mai 31, 2012 5:25 pm

FCarvalho escreveu:Marino, vendo este vídeo, me traz à memoria o quanto ainda precisamos avançar não só em matéria de doutrina, mas e principalmente, materialmente.

Esta mistura mambembe de meios mec, mtz e bldos que o EB ainda faz me surpreende em pleno sec XXI.

Mas enfim, vamos ver se com o advento da NFBR-MR, e dos veículos bldos da Avibrás, faço questão de citar, as coisas comecem a mudar, ou ao menos a entrar nos eixos.

Porque ver pel de apoio e rec equipados com jipes e morteiros tracionados, como dizem colegas aqui, é sodas... :|

abs
Os M-60 cumprem a função esperada para um meio pertencente a um RCB?

Barão do Rio Branco
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#4389 Mensagem por helio » Qui Mai 31, 2012 6:57 pm

Marino escreveu:
FCarvalho escreveu:Marino, vendo este vídeo, me traz à memoria o quanto ainda precisamos avançar não só em matéria de doutrina, mas e principalmente, materialmente.

abs
Os M-60 cumprem a função esperada para um meio pertencente a um RCB?

Marino
O M60 é um daqueles equipamentos que o EB adotou mas não era do desejo dele.
Entretanto com o tempo o CC mostrou ser um equipamento de fácil manutenção, e logo os oficiais da cavalaria passaram a respeitar. Infelizmente, nunca foi o preferido, pois o EB prefere MBT mais leves, e ele nunca teve um estoque de sobressalentes no EB. Ele sempre foi canibalizado, e acredito que após a doação dele para nós nunca houve aquisição de monta de sobressalentes.
Embora seja pesado e lento( em comparação aos Leo 1), além de ser de fácil manutenção seu "defeito" passou a ser uma qualidade: os M113B sem o upgrade não conseguem acompanhar o Leo 1A5 em QT, enquanto os M60 podem ser acompanhados pelos M113.
Aliás estou "pagando para ver" se os M113 após o upgrade da BAE conseguirão acompanhar os Leo 1A5.....
Outra grande vantagem em relação ao Leo 1A5, é que existe ainda um grande estoque de peças nos EUA, que podem ser adquiridos via FMS , já os Leo 1A5 estão até sendo desmanchados para servir de
peças de reposição.
Caso o EB resolva investir nos M60, recolocando alguns deles em operação, é preciso pensar qual Pq irá dar apoio logistico, visto que o Pq de Curitiba, agora está sendo utilizado para reformar os M113. Muitos M60 já viraram sucata, um deles já é gateguard do 3ºRCC.

Abraços
Hélio

Marino
Sênior
Sênior

#4390 Mensagem por Marino » Qui Mai 31, 2012 8:14 pm

Obrigado Hélio.

Barão do Rio Branco
mat
Júnior
Júnior

#4391 Mensagem por mat » Qui Mai 31, 2012 9:20 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Mas enfim, vamos ver se com o advento da NFBR-MR, e dos veículos bldos da Avibrás, faço questão de citar, as coisas comecem a mudar, ou ao menos a entrar nos eixos.
Desculpe-me, mas não entendi!

Bacchi
X2 tambem não entendi .

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

#4392 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 01, 2012 11:38 am

mat escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Desculpe-me, mas não entendi!

Bacchi
X2 tambem não entendi .
Esclarecendo. O comentário foi no sentido da utilização de veículos motorizados (jipes) no RCB, nos pelo de apoio(morteiro) e rec, e no pel e/ou cia. de comando do regimento. Penso que uma unidade blda deveria, em tese, ser mobiliada com todos os seus veículos bldos - sejam Lagartas ou Rodas - e portanto, com capacidade de acompanhar a tropa no terreno e fazer-lhe o apoio necessário em iguais condições de operação, o que não é o caso dos veículos mtz apresentados no vídeo.

A mesma coisa vale para o RCM, equipados com veículos bldos sobre rodas, e que hora também tem em suas dotações, inclusive as de combate, veículos mtz. É no mínimo uma discrepância não condizente com a lógica da operação de meios em iguais condições no terreno.

Assim, presumo que no futuro, tanto RCB quanto RCM, venham a ser equipados com a nova família dos bldos SR "Guarani" e/ou Avibrás e derivados SL, no sentido de proporcionar não só uma melhor logística àquelas om's, assim como manutenir um ordem de recursos ótimos para o exercício das funções que lhes cabem em seus respectivos TO.

Os veículos da Avibrás que citei são os AV-VB4 Guará e AV-VBL e seus derivados. Espero que a experiência colhida com a utilização destes veículos não seja mais uma vez desperdiçada pelo EB, já que todos eles podem e devem, em minha opinião, mobiliar várias unidades não só de cavalaria, mecanizada e/ou blda, mas também de inf. engenharia, com e artilharia. Basta decisão e investimento. Não precisamos mais de soluções importadas ou de continuidade. Temos os recursos, a necessidade. Falta clareza de idéias e investimento concreto.

abs

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#4393 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jun 01, 2012 4:07 pm

FCarvalho escreveu:
mat escreveu: X2 tambem não entendi .
Esclarecendo. O comentário foi no sentido da utilização de veículos motorizados (jipes) no RCB, nos pelo de apoio(morteiro) e rec, e no pel e/ou cia. de comando do regimento. Penso que uma unidade blda deveria, em tese, ser mobiliada com todos os seus veículos bldos - sejam Lagartas ou Rodas - e portanto, com capacidade de acompanhar a tropa no terreno e fazer-lhe o apoio necessário em iguais condições de operação, o que não é o caso dos veículos mtz apresentados no vídeo.

A mesma coisa vale para o RCM, equipados com veículos bldos sobre rodas, e que hora também tem em suas dotações, inclusive as de combate, veículos mtz. É no mínimo uma discrepância não condizente com a lógica da operação de meios em iguais condições no terreno.

Assim, presumo que no futuro, tanto RCB quanto RCM, venham a ser equipados com a nova família dos bldos SR "Guarani" e/ou Avibrás e derivados SL, no sentido de proporcionar não só uma melhor logística àquelas om's, assim como manutenir um ordem de recursos ótimos para o exercício das funções que lhes cabem em seus respectivos TO.

Os veículos da Avibrás que citei são os AV-VB4 Guará e AV-VBL e seus derivados. Espero que a experiência colhida com a utilização destes veículos não seja mais uma vez desperdiçada pelo EB, já que todos eles podem e devem, em minha opinião, mobiliar várias unidades não só de cavalaria, mecanizada e/ou blda, mas também de inf. engenharia, com e artilharia. Basta decisão e investimento. Não precisamos mais de soluções importadas ou de continuidade. Temos os recursos, a necessidade. Falta clareza de idéias e investimento concreto.

abs
FCarvalho, muito obrigado por seu esclarecimento.

Abraços

Bacchi

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#4394 Mensagem por eligioep » Sex Jun 01, 2012 8:06 pm

Concordo Hélio....
Pode ser este o rumo das coisas. Pelo que sei, está mais fácil revitalizar/recuperar os M60 do que os Leo 1BE.

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#4395 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jun 01, 2012 8:22 pm

eligioep escreveu:Concordo Hélio....
Pode ser este o rumo das coisas. Pelo que sei, está mais fácil revitalizar/recuperar os M60 do que os Leo 1BE.

Acredito que esta solução deva ser pensada com a devida atenção. Além da possibilidade de revitalizar/recuperar os M60 existentes no EB existem estoques destes veículos e sobressalentes em boas condições nos EUA. Estes estoques podem permitir a obtenção de mais destes CC que ainda serviriam em condições operacionais adequadas por um bom tempo na Força Terrestre.

Sds

Lord Nauta

Responder