"Notícias aéreas"

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Marcelo Reis Batista
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Re: "Notícias aéreas"

#1081 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Ter Mai 29, 2012 8:04 pm

Penso que enquanto a Azul tiver tamanho que incomode, mas não seja grande ainda, seja mais favorável ao meu ver.

A Azul desde quase sempre pratica preços mais baixos que as duas gigantes do setor, a trip não tinha musculatura suficiente pra influenciar no preço do mercado. A Azul ao menos por enquanto, ao adquirir a trip, ganhar mais musculatura e sua politica de preço acaba por ter maior efeito positivo no mercado... Mas tudo isso depende de ela manter a sua politica atual onde a gangorra de suas tarifas é bem mais suave que as das concorrentes... Tanto na Azul quanto na trip, é possível voar daqui 4, 5 dia sem ter o bolso estuprado, como ocorre na Tam e na Gol.




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Re: "Notícias aéreas"

#1082 Mensagem por wagnerm25 » Qui Mai 31, 2012 2:04 pm

Voo da Austral com tripulação composta exclusivamente por mulheres. Avião é um Embraer 190.

http://www.lanacion.com.ar/1477941-las- ... -del-vuelo




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Re: "Notícias aéreas"

#1083 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jun 03, 2012 7:09 pm

2 graves acidentes na África em 2 dias! :(

=============================

Official: No survivors after plane with 153 aboard crashes in Nigerian neighborhood

By the CNN Wire Staff
June 3, 2012 -- Updated 2128 GMT (0528 HKT)

(...)

http://edition.cnn.com/2012/06/03/world ... ?hpt=hp_t3


============================


Officials: 10 killed after plane slams into bus in Ghana

From Israel Laryea, for CNN
June 3, 2012 -- Updated 0958 GMT (1758 HKT)

(...)

http://edition.cnn.com/2012/06/02/world ... ?hpt=hp_t3




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Re: "Notícias aéreas"

#1084 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 04, 2012 4:36 pm

Voar la', infelizmente, ainda e' uma loteria.




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Re: "Notícias aéreas"

#1085 Mensagem por rodrigo » Ter Jun 26, 2012 12:12 pm

Gol deve demitir mais 1.500 até o fim deste ano, afirma diretor

A reestruturação na Gol vai levar a um enxugamento de 2.500 vagas, o dobro do que havia sido anunciado até dois meses atrás.

A informação é do diretor financeiro da Gol, Leonardo Pereira, em entrevista à agência Bloomberg em Nova York. Desde o início do ano, a Gol demitiu mais de mil funcionários.

Segundo Pereira, o número inclui, além das demissões, desligamentos voluntários e congelamentos de vagas.

A companhia planeja encerrar o ano com menos de 18 mil trabalhadores, ante 20,5 mil no fim de 2011.

O plano de reestruturação e corte de custos inclui também redução, já anunciada, de 20% na malha de voos.

A Gol teve prejuízo de R$ 710 milhões no ano passado, em meio a um cenário de redução da demanda e aumento de custos por conta de câmbio e da alta do preço do petróleo.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/11 ... etor.shtml

Gol teria comunicado demissão de 84 comandantes, diz sindicato

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... cato.shtml




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Re: "Notícias aéreas"

#1086 Mensagem por binfa » Ter Jun 26, 2012 5:38 pm

Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar

Após prejuízo de R$ 751 milhões em 2011, empresa adere a "economia da azeitona" Pedro Carvalho - iG São Paulo 26/06/2012 05:55:30 - Atualizada às 26/06/2012 11:21:37

Uma azeitona a menos na salada, 40 mil dólares a menos na folha de despesas. A história da economia feita pela American Airlines no final dos anos 1980 é tão famosa que ganhou ares de lenda urbana corporativa. Pois a Gol, após amargar prejuízo de R$ 751 milhões em 2011, anda em busca de suas "azeitonas". Além das medidas mais visíveis como demissões, cortes de lanches gratuitos e eliminação de voos deficitários – para economizar, a empresa faz ajustes até no tamanho do papel usado para imprimir passagens e na quantidade de água no banheiro dos aviões.

Imagem
"Não tem mais conta de um milhão para cortar, estamos procurando conta de trinta mil", diz diretor

"Quando calculado em escala, levando em conta que a companhia faz 300 mil voos anuais, o impacto dos pequenos ajustes é absurdo", afirma Pedro Scorza, diretor de controle de operações da Gol. "A 'força bruta' já está cuidada, não tem mais conta de um milhão para cortar. Estamos procurando conta de trinta mil", diz – embora o mercado preveja mais demissões neste ano. "Sempre acabamos achando um 'cem milzinho' para economizar em algum lugar", afirma.

Só para reduzir o consumo de combustível, a empresa definiu 19 iniciativas. Quatro delas já são aplicadas, as outras estão em teste. São coisas como manter a superfície do avião "obsessivamente limpa" – palavras de Scorza – para diminuir o atrito com o ar, calcular com mais precisão o peso de querosene que precisa ser levado em cada trecho, substituir o sistema que alimenta a parte elétrica dos aviões em solo por outro, mais econômico.

No fim, tudo isso mudou uma azeitona – na verdade, um segundo – na queima de combustível. Até o ano passado, um barril de 200 litros de querosene da Gol durava, em média, três minutos e quarenta e cinco segundos. Agora, dura um segundo a mais. A diferença só parece pequena. Os 120 aviões da companhia voam 12 horas em cada jornada. Numa conta rápida, a empresa economizou mais de 20 mil litros de querosene por dia. O cálculo exato, mostrando quantos reais a menos isso representa, deve aparecer no balanço do segundo trimestre, que a empresa divulgará em breve.

Nem a água do banheiro escapou. Até essa "intimidade" das aeronaves agora faz parte das iniciativas para reduzir o peso dos voos – e, consequentemente, o consumo de combustível. Os aviões da Gol têm dois reservatórios de água para atender os lavatórios, cada um com capacidade de 80 litros. Antes, eles voavam sempre cheios. "Mas, em alguns trechos curtos, como a ponte aérea Rio-São Paulo, isso significava peso extra desnecessário", diz Scorza.

O diretor afirma que cada 100 quilos de peso eliminado significam 3,8 quilos a menos de combustível queimados por hora de voo. E combustível, diga-se, é a principal despesa das companhias aéreas – cerca de 40% dos gastos. "A variável mais relevante é o combustível. Qualquer economia que impacte essa área pode ter resultado significativo", diz Cláudia Oshiro, economista que acompanha o setor aéreo na consultoria Tendências. Mas os ajustes também miram outros departamentos.

O passageiro mais atento vai reparar, por exemplo, que o tíquete de passagem ficou menor. "Antes, ele era impresso num papel enorme. Mudamos a diagramação, encurtamos o código de barras e agora a passagem está menor. Para economizar bobinas de papel, mesmo", explica Felipe Sommer, diretor de operações aeroportuárias da companhia. "É mais uma 'azeitona', que só faz sentido quando vista na perspectiva da escala", completa Scorza.

Imagem
Check-in da Gol, no aeroporto de Congonhas: bilhete menor para economizar bobinas de papel

A tripulação que trabalha em voos do final do dia também passou a ser escolhida de olho no balanço financeiro. Quando um avião "dorme" no Rio de Janeiro ou em Porto Alegre, a Gol dá preferência para escalar tripulantes que morem nessas cidades. Assim, eles ficam em casa, não em hotéis. "A economia com hotelaria e alimentação será na casa dos R$ 10,5 milhões neste ano", diz Scorza. Para comparação, apenas com juros sobre empréstimos e financiamentos, a Gol gastou quase 40 vezes esse valor no ano passado.

Companhias aéreas tiveram perdas de R$ 1,4 bilhão em 2011, diz sindicato

A rotina dos tripulantes acaba afetada de diferentes formas pelas mudanças. Segundo um passageiro recente conta ao iG, um comissário que viajava "de carona" na poltrona ao lado, no trecho São Paulo-Brasília, teve de pagar – assim como os passageiros comuns pelo lanchinho que pediu.

"Em 2011, as principais companhias aéreas fizeram uma guerra tarifária agressiva, enquanto o preço do combustível subiu bastante. Isso fez muitas terem problemas de balanço", diz Ohara, para explicar alguns fatores que agora levam a Gol a economizar cada centavo. "Mas as tarifas também atraíram um novo público, que antes viajava mais de ônibus. Para esse público, acredito que os pequenos ajustes não signifiquem um prejuízo na imagem da companhia", avalia a economista.

Segundo um diretor da empresa, o balanço do segundo trimestre ainda deve registrar prejuízo. Mas a expectativa é que o seguinte, do terceiro trimestre, possa vir no azul. Isso porque, além de diversas economias terem sido feitas, as férias de julho tornam essa época boa para o setor. Se isso acontecer, será o primeiro trimestre superavitário desde o início de 2011 para a companhia. A comemoração, nesses tempos de prudência, bem poderia ser brindada em copinhos de plástico.

http://economia.ig.com.br/empresas/2012 ... mizar.html




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Re: "Notícias aéreas"

#1087 Mensagem por binfa » Ter Jun 26, 2012 5:39 pm

Daqui a pouco o sindicato vai falar sobre as manutenções que não estão de acordo.




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Re: "Notícias aéreas"

#1088 Mensagem por Skyway » Ter Jun 26, 2012 7:56 pm

Ó, por enquanto a manutenção está inalterada, mas todo o resto está sim sendo alterado. Até horários dos funcionários de terra(eu, por exemplo) mudaram visando economia. É um tal de prender o fôlego pra conter despesas impressionante.

A única consequência mais grave que isso causa é a desestimulação do funcionário, que vendo outras empresas pagando melhor, ou cansados de trabalhar na aviação e não ter fim de semana e feriado, acabam saindo da empresa e migrando pra outras, ou até saindo da aviação.

Por enquanto as demissões estão tentando, veja bem, tentando, seguir os pedidos de quem queria ser mandado embora.

Vamos aguardar e ver como o resto se desenrola.




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Re: "Notícias aéreas"

#1089 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 26, 2012 10:49 pm

De terra, ne sky... porque o povo de voo com que tenho falado esta de cabelo em pe... :?
Mas eu ainda acho que isso e manobra para investir na web.




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Re: "Notícias aéreas"

#1090 Mensagem por Skyway » Qua Jun 27, 2012 2:28 am

alcmartin escreveu:De terra, ne sky... porque o povo de voo com que tenho falado esta de cabelo em pe... :?
Mas eu ainda acho que isso e manobra para investir na web.
Bom, isso é pelo que eu tenho observado no dia a dia no GIG, não reparei em nenhuma mudança na "manut". O pessoal ta com a mesma disponibilidade e etc. Pode ser que em outras bases, a coisa seja diferente mesmo.

Se for verdade isso, aí sim a situação da GOL vai ficar mais complicada ainda. Lembro que a um ano atrás todos comentavam que o Brasil estava próximo de mais um grande acidente aeronáutico, e que a TAM era a forte candidata pela manutenção precária. AGORA, confirmando que a "manut" está também sendo afetada, já não sei se o primeiro lugar da fila é a TAM.

Se estiver falando das demissões, a coisa ta feia pro pessoal de voo mesmo. Tem vários conhecidos com a corda no pescoço. É que em terra a coisa é mais pessoal, as pessoas de uma base se conhecem mais, sabem que quer e quem não quer sair. No voo a coisa é mais complicada de se analisar assim.




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Re: "Notícias aéreas"

#1091 Mensagem por alcmartin » Qua Jun 27, 2012 9:52 am

No pessoal de voo o que pega e' que entra a conversa de qual sera' o criterio para as demissoes. O que esta na lei, no acordo sindical, e' que primeiro vao os voluntarios, depois os aposentaveis e depois e' senioridade/antiguidade. Mas, normalmente, TAM e GOL normalmente primeiro mandam por file(ficha), aos poucos, para nao configurar demissao coletiva e depois pelos criterios normais. Dizem que a galera que voava se arrastando, os mais radicais, ja' rodaram.

Quanto a manutencao, eu nao concordo muito com esses boatos. E e' complicado isso que dizem sobre a TAM. Tanto o 402, do F100, quanto o 3054(alegadamente erro de pilotagem :roll: ) foram por falhas de projeto. Nenhuma firma grande hoje em dia da' mole em termos de material. Todo mundo pensa no juridico. Pessoalmente, nao pego um aviao com restricao de saida de MEL significante faz anos, nem tampouco presenciei nada que desabonasse.
O que pega e' o fator humano. Como em qualquer corporacao grande. Ai' esses momentos delicados, como crise na empresa, com demissoes anunciadas ou quando ha' crescimento desenfreado e ha' falta de pessoal qualificado no mercado obriga a correria. Ai ha o potencial...

O episodio recente em Natal com o A320 foi tipico. Manutencao diaria, simples. Um cara efetuava o cheque diario e foi chamado, ou acabou o turno. So' fechou o capo, a tampa, mas nao travou. Passou o servico. Passou para o proximo, mas parece que esse passou para um terceiro. O que assumiu viu o capo fechado... na decolagem... :?

Mas vamos torcer. Pessoalmente, acho que essa "crise" sera' mole para a Gol. Mas, para variar, alguns "peoes" serao sacrificados... :?

abs!




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Re: "Notícias aéreas"

#1092 Mensagem por rodrigo » Qua Jun 27, 2012 11:59 am

Quanto tempo a GOL aguenta até ser vendida, como foi a TAM com a LAN? Porque essa avalanche de más notícias não só retira clientes, mas investidores também.




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Re: "Notícias aéreas"

#1093 Mensagem por gral » Qua Jun 27, 2012 8:43 pm

rodrigo escreveu:Gol teria comunicado demissão de 84 comandantes, diz sindicato

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... cato.shtml
Nessa quinta, meu pai vai passar lá na chefia de pilotos da Gol. Todo mundo aqui em casa tem certeza que é pra receber o pé na bunda. Ainda bem que tanto eu quanto meu irmão trabalham.




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Re: "Notícias aéreas"

#1094 Mensagem por Skyway » Qua Jun 27, 2012 9:17 pm

alcmartin escreveu:No pessoal de voo o que pega e' que entra a conversa de qual sera' o criterio para as demissoes. O que esta na lei, no acordo sindical, e' que primeiro vao os voluntarios, depois os aposentaveis e depois e' senioridade/antiguidade. Mas, normalmente, TAM e GOL normalmente primeiro mandam por file(ficha), aos poucos, para nao configurar demissao coletiva e depois pelos criterios normais. Dizem que a galera que voava se arrastando, os mais radicais, ja' rodaram.

Quanto a manutencao, eu nao concordo muito com esses boatos. E e' complicado isso que dizem sobre a TAM. Tanto o 402, do F100, quanto o 3054(alegadamente erro de pilotagem :roll: ) foram por falhas de projeto. Nenhuma firma grande hoje em dia da' mole em termos de material. Todo mundo pensa no juridico. Pessoalmente, nao pego um aviao com restricao de saida de MEL significante faz anos, nem tampouco presenciei nada que desabonasse.
O que pega e' o fator humano. Como em qualquer corporacao grande. Ai' esses momentos delicados, como crise na empresa, com demissoes anunciadas ou quando ha' crescimento desenfreado e ha' falta de pessoal qualificado no mercado obriga a correria. Ai ha o potencial...

O episodio recente em Natal com o A320 foi tipico. Manutencao diaria, simples. Um cara efetuava o cheque diario e foi chamado, ou acabou o turno. So' fechou o capo, a tampa, mas nao travou. Passou o servico. Passou para o proximo, mas parece que esse passou para um terceiro. O que assumiu viu o capo fechado... na decolagem... :?

Mas vamos torcer. Pessoalmente, acho que essa "crise" sera' mole para a Gol. Mas, para variar, alguns "peoes" serao sacrificados... :?

abs!
Bem, é que acredito que até mesmo pelas diferenças entre os dois fabricantes(airbus e boeing) existe sim uma diferença nítida entre a filosofia de manutenção da GOL e da TAM. Existe todo um cuidado aos detalhes na GOL que nunca observei na TAM. E isso só reforça esses boatos. Talvez tenha a ver com aquele pensamento da TAM, "lucro acima de tudo".

Mas não digo que a manut da TAM seja como da Web, um show de horrores. :lol:




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Re: "Notícias aéreas"

#1095 Mensagem por alcmartin » Qua Jun 27, 2012 9:58 pm

gral escreveu:
rodrigo escreveu:Gol teria comunicado demissão de 84 comandantes, diz sindicato

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... cato.shtml
Nessa quinta, meu pai vai passar lá na chefia de pilotos da Gol. Todo mundo aqui em casa tem certeza que é pra receber o pé na bunda. Ainda bem que tanto eu quanto meu irmão trabalham.

:( O Gral, torco aqui para que seu pai esteja fora dessa...

sds e tomara que de tudo certo...




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