BRASICONGUES

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: BRASICONGUES

#16 Mensagem por henriquejr » Qua Mai 23, 2012 2:15 am

Sinceramente só acredito nesse negócio de guerra de resistência e guerrilha quando o exército, e o povo, são movidos por um forte fator ideológico, como uma guerra levado pro lado religioso ou numa nação onde o povo tem grande sentimento ideologia política. Só isso para manter os soldados motivados a deixarem suas famílias para continuarem lutando. Pelo que vejo, o capitalismo torna essa noção de ideologia muito enfraquecida, o povo só quer saber do seu bem estar e não acredito muito que passem por muito tempo se sacrificando na marginalidade para continuar lutando por um ideal.

Dada a história do povo brasileiro, que nunca tiveram que lutar por praticamente nada, sempre com cultura conformista, não acredito nunca ver no Brasil algo parecido com o que aconteceu no Vietnam!




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36500
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: BRASICONGUES

#17 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 23, 2012 12:00 pm

Henrique, se perceberes com um pouco mais de pormenores a historia brasileira, verás que a gente brasileira sempre foi por demais aguerrida sempre que chamada à luta. Mas em função de seu despreparo intelectual, social e politico, sabidamente sua participação nos momentos mais importantes ou destacados da vida nacional sempre aconteceram a reboque das lideranças de seu tempo.

Portanto, hoje com a população mais pobre, ascendendo a níveis sócio-econômicos mais elevados e passando a ter preocupações outras que não a simples subsistência individual, fica claro que tal aguerrimento não se encontra mais como o de outrora. As pessoas e a sociedade são outras, mesmo os valores são outros, assim como os modelos de relação pessoal, institucional e politico. Mas creio que o patriotismo da brasileiro médio está na mesma proporção da sua formação educacional. Quanto maior a educação, melhor o patriotismo. Já o contrário, infelizmente também é verdadeiro. São duas contas que muitas vezes não batem.

Eu particularmente entendo o patriotismo do brasileiro está ligado efetivamente ao seu modo/estilo de vida. Desta relação se pode tirar conclusões a priori sobre como nosso povo lutaria, e até onde iria nessa luta. Mas esse modelo de "guerra de guerrilhas" é um modelo ao qual não estamos acostumados e nem mesmo preparados, já que a maioria da população hoje tem verdadeira ogeriza a qualquer tipo de violência, fruto de uma cultura de mentalidades politicamente corretas dos tempos de hoje.

Creio eu que não fugiríamos à luta, mas também creio, que não nos disporíamos a ficar tanto tempo nela, principalmente se esta luta se encontrar fora e longe dos grandes espaços urbanos e dos centros das decisões político-econômicas.
Afinal, a quem interessaria ver milhares de sacos pretos voltando, ou não, de um fronte do qual a maioria da população não tem a menor identificação pessoal, cultural ou sócio-econômica? A quem interessa ter a sua vida apartada de seus mais recentes ganhos de bem estar social por um lugar ou pessoas que não lhe dizem respeito? Talvez hoje só mesmo os militares e punhado de loucos foristas como nós, acreditem realmente nisso.

O tal "ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil..." para a maioria da população hoje só vale mesmo até começar a novela, terminar o futebol ou não atrapalhar a saída ao shopping... :?

Conviva-se com isso. Esse é o Brasil potência(politicamente correto) do sec. XXI.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceram: 320 vezes

Re: BRASICONGUES

#18 Mensagem por NettoBR » Qua Mai 23, 2012 1:43 pm

Beronha escreveu:
Túlio escreveu:COVEIRO DE JOSTA!!! :evil: :evil: :evil: :evil:
Não aguentei, pedido de caixa baixa... novo post em caixa alta... titulo do tópico... lugar errado...

i :mrgreen: !
Putz!!! Hauhuahuahuahuaha quase caí de tanto rir... :mrgreen:
O Beronha deve estar comemorando o aniversário de 8 anos de enterro do tópico dia 19 de maio...


Aproveitando, acho que se isso acontecer um dia, os que tem condições e os que não valem nada vão ser os primeiros a cruzar a fronteira. Vão ficar apenas os que não podem fazer nada e os que querem lutar.
Acho também que a motivação seria criada de alguma forma e que iriamos dar muito mais trabalho que vietcongues ou Al-Qaeda, dado a quantidade.




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: BRASICONGUES

#19 Mensagem por rodrigo » Qua Mai 23, 2012 5:11 pm

Quem espera resistência de uma população diariamente catequizada com idéias de desarmamento, não-violência, politicamente correto, vai se decepcionar. E se houver uma mudança radical nesses conceitos, não existem números mínimos de pessoal para empreender uma resistência minimamente efetiva. Um exemplo era o tamanho do Exército iraquiano, que mesmo depois da derrota para os EUA, criou um pesadelo de guerrilha, com apoio sírio e iraniano, à presença americana em seu território.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: BRASICONGUES

#20 Mensagem por Clermont » Qua Mai 23, 2012 6:53 pm

Um exemplo era o tamanho do Exército iraquiano, que mesmo depois da derrota para os EUA, criou um pesadelo de guerrilha, com apoio sírio e iraniano, à presença americana em seu território.
No Iraque, mesmo sob um governo ditatorial, a posse de armas longas era ampla, acho que por tradições tribais. Eu já li uma mensagem de um soldado americano, ex-combatente no Iraque, que dizia ser anteriormente contra a posse de armas pelas pessoas nos Estados Unidos. Só que, depois da temporada de combate no Iraque ele dizia ter mudado de idéia: agora, ele sabia do que é capaz uma população armada.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: BRASICONGUES

#21 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 23, 2012 9:35 pm

Beronha, o arqueologo... :mrgreen:

Abs!!




Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: BRASICONGUES

#22 Mensagem por gingerfish » Qui Mai 24, 2012 8:19 pm

Eu sou a favor do reflorestamento total do Brasil, da 'destruição' de São Paulo etc., para os brasileiros poderem se esconder e defender o país em meio a um monte de árvores. Pronto! Por isso, sou a favor do reflorestamento!




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: BRASICONGUES

#23 Mensagem por gingerfish » Qui Mai 24, 2012 8:27 pm

Sabe? De vez em quando eu viajo aqui em Minas Gerais e olho um monte de lugar que poderia ter árvores, mas não tem! Porque eu penso, inevitavelmente, num confronto, mas não é bem assim, porque eu vejo hoje o Brasil como um país maduro lá fora. Eles gostam do Brasil, e sabem que aqui não é aquela terra de doido, tal como eles exibem de quem eles querem que eles pensem que sejam doidos, como os iranianos, iraquianos, afegãos etc. Porque eles precisam de guerra, porque isso dá um $$$ violento pra eles. Aí, ficam mostrando imagens de países africanos, orientais etc., numa cena mais ou menos assim: "Olha lá! Está vendo? Aquilo é terra de doido! Só tem doido naquilo!". Já 'legitimam' uma invasão... "A gente tem que entrar lá, porque aquele povo é doido e se mata!". Coisas por aí.
Eu acho que a imagem que têm do Brasil ser diferente. Acho que, aqui, eles veem um país, sabe?
Independentemente disso, eu fico na paranoia, e acho melhor a gente ter um 'continente arborizado', e em clima tropical e equatorial, o que desanimaria qualquer soldado, e, se eles vierem... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: , saca?




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceram: 81 vezes

Re: BRASICONGUES

#24 Mensagem por romeo » Sex Mai 25, 2012 12:28 am

Em Minas eles não vão, com medo do ET de Varginha...

:D




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: BRASICONGUES

#25 Mensagem por mmatuso » Sex Mai 25, 2012 2:50 pm

Tivesse uma invasão metade da população ia na hora revindicar cidadania americana para pode comprar iPhone sem pagar impostos.




Responder